Selma Gonzaga Silva
Cl?udia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Aprecia??o significativa em artes visuais |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produ??o cultural e hist?rica |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Vida e ambiente |
Explicar a realidade dos catadores de materiais recicl?veis.
Expressar artisticamente a realidade social de pessoas que vivem no e do lixo.
Sensibilizar a comunidade escolar sobre as quest?es socioambientais relacionadas ao descarte de res?duos s?lidos.
Apreciar obras art?sticas feitas com materiais destinados ao lixo.
N?o requer conhecimentos pr?vios espec?ficos.
Fonte da imagem: http://dropsculturais.files.wordpress.com/2011/06/vikmuniz.jpg. Acessado em 10/12/2011.
Sugerimos que o professor oriente os alunos para que, utilizando seus laptops Classmate, acessem o v?deoclipe de abertura de "Passione" novela de rede globo que foi ao ar em 2010, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=vAs9-wh-dZA (acessado em 10/12/2011).
Para isso, dever?o seguir os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox. No campo de "endere?o" dever?o digitar o s?tio apontado anteriormente.
Ap?s esse primeiro momento de acesso individual, os alunos dever?o ser organizados em grupos de tr?s, para que possam discutir alguns destaques feitos pelo professor, como os sugeridos a seguir.
Quais s?o as suas impress?es ou interpreta??es sobre as imagens e cenas exibidas nessa abertura?
O que voc? considera que o autor gostaria de transmitir ao p?blico ao propor esse v?deo?
Que mat?ria prima ele usou para montar as imagens mostradas?
As respostas do grupo de alunos dever?o ser registradas diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto KWord (?rea de Trabalho > Processador de Textos).
Ap?s a discuss?o e registros, cada grupo de alunos dever? expor aos demais as suas considera??es. O professor dever? ficar atento, nesse momento de socializa??o, aos conhecimentos pr?vios dos alunos sobre o tema e aproveitar o espa?o para tecer considera??es e inserir novos conhecimentos.
Fonte da imagem: http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2010/05/12/vik_muniz_1.jpg. Acessado em 10/12/2011.
Para isso, dever?o seguir os passos: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox. O s?tio recomendado anteriormente dever? ser fornecido, por escrito aos alunos, para que digitem no campo de endere?o.
Itens para registro e discuss?o
Quem ? Vik Muniz?
Qual foi a proposta do autor neste trabalho?
O primeiro momento dever? ser de estudo individual, ap?s o qual o professor organizar? os alunos em grupos de tr?s para a discuss?o das quest?es propostas. Terminada a discuss?o, cada grupo dever? socializar aos demais e ao professor as suas considera??es.
Fonte da imagem: http://www.papeldeparede.etc.br/wallpapers/passione--abertura-3_6840_1920x1440.jpg. Acessado em 10/12/2011.
O professor dever? orientar os alunos para acessarem a mat?ria publicada no G1 sobre o lan?amento do document?rio "Lixo extraordin?rio" no Brasil, dispon?vel no endere?o http://planetasustentavel.abril.com.br/noticias/lixo-extraordinario-oscar-melhor-documentario-vik-muniz-617553.shtml (acessado em 10/12/2011).
Para isso, dever?o seguir os passos: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox. O s?tio recomendado anteriormente dever? ser fornecido, por escrito aos alunos, para que digitem no campo de endere?o.
Itens para registro e discuss?o
Qual ? a proposta de Vik Muniz ao idealizar esse document?rio?
Onde ? feito o document?rio? Por que esse local foi escolhido?
O que fazem as pessoas que trabalham e Jardim Gramacho?
O primeiro momento dever? ser de estudo individual, ap?s o qual o professor organizar? os alunos em grupos de tr?s para a discuss?o das quest?es propostas. Terminada a discuss?o, cada grupo dever? socializar aos demais e ao professor as suas considera??es.
Ap?s a socializa??o, cada grupo de alunos dever? produzir um texto tendo como refer?ncia as quest?es discutidas nas atividades 1, 2 e 3 e enviar ao professor, por e-mail, para corre??o. O texto poder? ser produzido diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto KWord (?rea de Trabalho > Processador de Textos).
Fonte da imagem: http://newattimes.files.wordpress.com/2011/04/lixo-extraordinario-sebastiao-montagem-700-525.jpg. Acessado em 09/12/2011.
Sugerimos que o professor leve os alunos ao cinema para ver o document?rio. Se isso n?o for poss?vel, a segunda op??o ? de que ele organize uma sess?o de cinema (com direito ? pipoca) em sala de aula ou de v?deo da escola e, neste caso, projete o document?rio para todos usando o data show. Os dados para acesso s?o: Lixo Extraordin?rio - Document?rio- Filme Completo. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=udpDCiLrg4k. Acessado em 10/12/2011.
Sinopse: Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), Lixo Extraordin?rio acompanha o trabalho do artista pl?stico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanit?rios do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. L?, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicl?veis, com o objetivo inicial de retrat?-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do esp?rito humano.
Sugerimos que o professor leve os alunos ao cinema para ver o document?rio. Se n?o for poss?vel, que ele organize uma sess?o de cinema (com direito ? pipoca) em sala de aula ou de v?deo da escola e, neste caso, projete o document?rio para todos usando o data show.
Ap?s a exibi??o do filme o professor dever? organizar um espa?o de discuss?o sobre o mesmo, no qual os alunos conversem livremente sobre o assunto. Ap?s essa intera??o, sugerimos que o professor apresente a proposta explicitada na atividade 5.
Fonte da imagem: http://brasilnowandwow.files.wordpress.com/2011/02/lixo4.jpg?w=640. Acessado em 09/12/2011.
Sugerimos que o professor de Ci?ncias proponha aos colegas das diferentes disciplinas, parcerias na elabora??o de um projeto multidisciplinar para dar continuidade ao estudo desse tema.
O professor de Artes poder? planejar e orientar a produ??o de trabalhos art?sticos a partir de materiais recicl?veis e descartados no ambiente escolar. Isso demandar? uma log?stica para que se fa?a a coleta seletiva desses materiais no ambiente escolar, que poder? ser montada pelo professor de Ci?ncias em parceria com a administra??o da escola.
O professor de matem?tica poder? fazer com os alunos a quantifica??o do material recolhido e utilizado nos trabalhos art?sticos. Aproveitando o momento, poder? especificar e quantificar o material recicl?vel descartado pela escola, expressando isso em gr?ficos a serem divulgados ? comunidade escolar. Esses dados subsidiar?o reflex?es acerca da destina??o inadequada e do desperd?cio no ambiente escolar. Os professores de Filosofia e Sociologia ter?o espa?o para discuss?es sobre valores, desperd?cio, o "ser e o ter" nas sociedades contempor?neas e as quest?es sociais inerentes ? realidade vivenciada pelos catadores de recicl?veis no meio daquilo que, genericamente, se denomina "lixo".
Toda essa produ??o dever? ser registrada no decorrer do processo e divulgada no momento da socializa??o do projeto. Para fazer os registros os alunos dever?o fotografar, filmar e produzir relat?rios, que dever?o ser orientados e corrigidos pelo professor de L?ngua Portuguesa.
Esses trabalhos depois de prontos ser?o expostos num momento oportuno na escola, como a Feira de Ci?ncias ou Momento Cultural. Ao promover esse movimento na escola, o grupo de docentes e de discentes estar? sensibilizando toda a comunidade para a import?ncia da coleta seletiva, que a partir desse trabalho, poder? ser implantada na escola.
Para registrar essa atividade, al?m do editor de texto do computador UCA (KWord), os alunos utilizar?o a webcam para fotografar e filmar, seguindo os passos: Metasys => Aplicativos => Multim?dia => WxCam. O bot?o "m?quina de retrato" tira uma foto atrav?s da webcam. O "bot?o vermelho" inicia a grava??o de um arquivo no formato de v?deo, atrav?s da webcam. O ?cone "Visualizador de imagens" abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em uma m?dia externa como, por exemplo, um pendrive.
GON?ALVES, P?lita. A Reciclagem Integradora dos Aspectos Ambientais, Sociais e Econ?micos. Ed. DP&A, 2003.
O Luxo do Lixo: A vida transformada com o nosso lixo. Dispon?vel em http://luxodolixo.blogspot.com/. Acessado em 10/12/201.
Sombras do lixo. Dispon?vel em: http://www.coletivoverde.com.br/sombras-do-lixo/. Acessado em 10/12/2011.
O ENSINO DA ARTE NO LIXO, O LIXO NO ENSINO DA ARTE. Dispon?vel em: http://www.artenaescola.org.br/pesquise_artigos_texto.php?id_m=6. Acessado em 10/12/2011.
GERESOL ? UFMG. Dispon?vel em http://www.ufmg.br/proex/geresol/CRL.html. Acessado em 10/12/2011.
Vik Muniz faz arte com lixo em document?rio indicado ao Oscar. Dispon?vel em: http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/973869-vik-muniz-faz-arte-com-lixo-em-documentario-indicado-ao-oscar.shtml. Acessado em 10/12/2011.
?
A avalia??o dever? ser processual e abranger todas as etapas do processo. Dever?o ser consideradas, al?m da participa??o dos alunos, as suas produ??es individuais e coletivas, orais e escritas.
Poder?o ser utilizados como instrumentos de avalia??o quantitativa as produ??es escritas individuais ou em grupo, especialmente o texto produzido ao final da atividade 3, al?m dos relat?rios e toda a produ??o dos alunos no projeto multidisciplinar, incluindo a apresenta??o para a comunidade escolar.