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Como descobrir algumas das propriedades do ar, por meio da experimentação, sistematização e discussão? (UCA)

Autor e Co-autor(es)

ALINE RODRIGUES CANTALOGO imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize Donizete Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Desenvolver a habilidade de registro a partir de experimentações.
-Reconhecer a estrutura do gênero “texto instrucional ou injuntivo”.
-Relatar oralmente suas observações para o grupo, em discussões coletivas.
- Experimentar o ar e suas propriedades.
 

Duração das atividades

Aproximadamente 360 min – seis (6) atividades de 60 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização dessa aula é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar o Kword,  o WxCam e o Tux Paint.  Estar inserido no processo de alfabetização.
Professor, é importante que antes de iniciar este trabalho resgate com seus alunos o que eles conhecem por texto instrucional. Questione-os sobre como são escritos e sua função.
 

Estratégias e recursos da aula

uca- todos

1° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN
TRABALHANDO COM O TEXTO INSTRUCIONAL

- Professor, para que os alunos consigam sistematizar e discutir sobre  algumas propriedades do ar, que serão trabalhadas nesta aula, é interessante que seja trabalhado primeiro como fazer isso.
-Para isso, antes da introdução do tema, leve para a sala de aula alguns exemplos de diferentes gêneros textuais como: instruções de jogos, bulas de remédios, poesias, músicas, dentre outros. Procure levar um modelo de cada, em tamanho grande, e cole na lousa, para que todos possam visualizar.
-De forma breve, leia cada um deles com os alunos, destacando como são diferentes, as peculiaridades de cada um.
-Como sugestão, segue algumas possibilidades para se fazer esta atividade, utilizando os computadores do UCA, por meio do Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].
Bula de remédio: http://www.bulas.med.br/bula/7367/paracetamol.htm
Regras do jogo “Damas”: http://fpdamas.home.sapo.pt/regrasinter.htm
Poema “O Gato” de Vinícius de Moraes: http://www.espie.cinted.ufrgs.br/~sdullius/objeto2/poesia.htm
Letra da Música “A Canoa Virou”: http://temas-infantis.musicas.mus.br/letras/956057/
-Após observar cada um destes gêneros textuais, discuta com seus alunos o que perceberam em cada um e se sabem qual ou quais destes textos é um texto instrucional.
-Pergunte ainda se sabem o que é um texto instrucional e para que serve. Diga a eles também, que estes podem aparecer com o nome de injuntivo, mas que significa a mesma coisa.
Para que possam familiarizar-se um pouco mais com um texto instrucional, finalize este momento com a distribuição de cópias de um texto instrucional, como um jogo, para que colem no caderno de Língua Portuguesa e para que possam fazer a tentativa de leitura e, posteriormente jogá-lo em sala.
Isso possibilitará que percebam a função social do texto instrucional, motivando-os posteriormente a realizarem tentativas de escrita.
Para isso, a sugestão é apresentar as regras do jogo da velha, por ser um jogo de fácil compreensão e que utiliza como material apenas papel e lápis, ou seja, recursos já disponíveis na sala de aula.

JOGO DA VELHA:


MATERIAL NECESSÁRIO:
FOLHA
LÁPIS DE ESCREVER


NÚMERO DE JOGADORES:
DOIS


REGRAS:
O TABULEIRO É UMA MATRIZ DE TRÊS LINHAS POR TRÊS COLUNAS.
DOIS JOGADORES ESCOLHEM UMA MARCAÇÃO CADA UM, GERALMENTE UM CÍRCULO (O) E UM XIS (X).
OS JOGADORES JOGAM ALTERNADAMENTE, UMA MARCAÇÃO POR VEZ, NUMA LACUNA QUE ESTEJA VAZIA.
O OBJETIVO É CONSEGUIR TRÊS CÍRCULOS OU TRÊS XIS EM LINHA, QUER HORIZONTAL, VERTICAL OU DIAGONAL , E AO MESMO TEMPO, QUANDO POSSÍVEL, IMPEDIR O ADVERSÁRIO DE GANHAR NA PRÓXIMA JOGADA.
QUANDO UM JOGADOR CONQUISTA O OBJETIVO, COSTUMA-SE RISCAR OS TRÊS SÍMBOLOS.
VEJA COMO FICARÁ SE O JOGADOR XIS (X) GANHAR:


 
Empate (chamado de velha no Brasil, costuma-se dizer que o jogo "deu velha"):
 

Fonte da regra do “Jogo da Velha”: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogo_da_velha


2° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN
INTRODUZINDO O TEMA

Agora que os alunos visualizaram como poderão fazer a sistematização de cada uma das experimentações que fizerem, poderemos introduzir o tema, neste caso: as propriedades do ar.
Para aguçar a curiosidade dos alunos, inicie este momento proporcionando que experimentem sentir o ar.
Você poderá fazer isso distribuindo folhas de papel e dizer a eles que coloram a folha dos dois lados e depois dobrem esta folha em tiras pequenas, alternando os lados, até que fique completamente dobrada, Depois, solicite que dobrem ao meio e colem as duas partes. Por fim, é só abrir o leque e experimentar o ar, de forma semelhante às imagens abaixo:

criar leque 1


  


Fonte: http://nossoamiguinhojunior.blogspot.com/p/luisa.html
Depois, questione os alunos:
- O que é o ar?
-Do que ele é feito?
-Para que ele serve?
-Será que ele ocupa espaço?
-Será que ele pesa?
- E elasticidade, será que ele tem?
Deixe que os alunos criem suas hipóteses iniciais, que deverão ser anotadas, para que após as experimentações eles possam retomá-las, confirmando ou não essas hipóteses.


3º MOMENTO: APROXIMADAMENTE DUAS AULAS DE 60 MIN.
EXPERIMENTANDO AS PROPRIEDADES DO AR

Professor,  neste momento, apenas algumas propriedades do ar serão trabalhadas, pois muitos registros e discussões, pode ser cansativo  para eles. Além disso, é interessante que todos experimentem todas as propriedades que serão trabalhadas, pois isto possibilita uma maior compreensão e consequentemente uma melhoria na aprendizagem.
Professor, se sua sala de aula é uma sala de 3º ano pra frente, é possível trabalhar mais propriedades.
Além disso, é importante ressaltar que este momento poderá ser dividido em dois momentos, sendo uma aula de 60 minutos pra cada experimento.


PROPRIEDADE 1: O AR TEM ELASTICIDADE?
As moléculas do ar tendem a ficar mais dispersas ou mais densas conforme a temperatura a que é submetida. Entretanto, aquecer ou esfriar o ar, não mostraria com clareza para os alunos este movimento de expansão e compressão do ar.
Assim, a sugestão é mostrar aos alunos a capacidade de expansão e contração do ar, que sem ser submetido a diferentes temperaturas, volta para sua forma inicial.
Para isso, vocês precisarão de seringas novas e sem agulhas. Não há necessidade de uma seringa por criança, eles podem passar trocar entre si o material.
uca- atividades

REGISTRANDO A EXPERIÊNCIA 1:


PASSO 1: ENCHA A SERINGA COM AR.
PASSO 2: COLOQUE UM DEDO NA EXTREMIDADE DA SERINGA.
PASSO 3:  EMPURRE O ÊMBOLO DA SERINGA.
 

O QUE VOCÊ CONSEGUIU OBSERVAR?
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POR QUE SERÁ QUE ISSO ACONTECE?
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O QUE PODEMOS CONCLUIR DISSO?
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O AR TEM ELASTICIDADE? POR QUÊ?
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Fonte da imagem: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ar/Ar3.php


Depois dos alunos fazerem o levantamento de suas hipóteses, mostre a eles o porquê  disto ter acontecido com o êmbolo da seringa.

VOCÊ OBSERVOU QUE NÃO CONSEGUIMOS EMPURRAR O ÊMBOLO?
ISSO ACONTECE PORQUE, MESMO SE VOCÊ EMPURRAR O ÊMBOLO COM MUITA FORÇA, MANTENDO E DEDO NA PONTA DA SERINGA, O ÊMBOLO MOVIMENTA-SE, MAS VOLTA PARA A POSIÇÃO INICIAL, POIS O AR QUE ESTAVA COMPRIDO EMPURROU O ÊMBOLO, MAS VOLTOU A OCUPAR O MESMO ESPAÇO QUE OCUPAVA ANTES DE SER COMPRIMIDO.

PODEMOS DIZER QUE:

• A MESMA QUANTIDADE DE AR PODE OCUPAR ESPAÇOS E TAMANHOS DIFERENTES;
• O AR TEM ELASTICIDADE POR QUE DIZEMOS QUE UMA SUSTÂNCIA É ELÁSTICA QUANDO VOLTA SOZINHA AO SEU VOLUME OU A SUA FORMA ORIGINAL, SE DEIXAR DE SER COMPRIMIDA OU ESTICADA.
E O AR CONSEGUE FAZER ISSO.


 Ao final, proporcione que os próprios alunos confrontem as suas hipóteses com o texto da experiência e tirem suas conclusões.

PROPRIEDADE 2: O AR TEM PESO?

uca- atividades

REGISTRANDO A EXPERIÊNCIA 2:


PASSO 1: ENCHA DOIS BALÕES COM UM MESMO TAMANHO.
PASSO 2: AMARRE CADA BICO COM UM FIO, FAZENDO UM LAÇO.
PASSO 3:  PRENDA COM UMA FITA ADESIVA, PELO LADO INVERSO AO BICO, A UMA VARETA  OU CABIDE, SENDO UM BALÃO EM CADA PONTA.
PASSO 4:  SUSPENDA  O CABIDE PELA ALÇA, DE MODO QUE OS DOIS BALÕES FIQUEM EQUILIBRADOS NA HORIZONTAL.
PASSO 5:  DESFAÇA O LAÇO DE UM DOS BALÕES, DEIXANDO O AR SAIR.


O QUE VOCÊ CONSEGUIU OBSERVAR?
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POR QUE SERÁ QUE ISSO ACONTECE?
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O QUE PODEMOS CONCLUIR DISSO?
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O AR TEM PESO? POR QUÊ?
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Fonte da imagem: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ar/Ar3.php


Depois, confronte novamente as hipóteses, mostrando a eles o porquê  disto ter acontecido com os balões

O BALÃO CHEIO IRÁ INCLINAR O CABIDE PARA BAIXO POR QUE É MAIS PESADO DO QUE O BALÃO SEM AR. ISTO QUER DIZER QUE O AR TEM PESO.

 

Observação 1: vale ressaltar que, a cada experiência, é importante fotografar os momentos de sua realização, pois estas fotos poderão servir de registro das experiências.
 Para isso, você poderá utilizar o WxCam, a webcam do netbook dos alunos, localizada na área de trabalho ou pelo atalho: [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam]
Observação 2: Os registros acima, poderão ser digitados com o auxílio do programa KWord: [ Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório> Processador de textos].



4° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN
CRIANDO MAIS UM TEXTO INSTRUCIONAL: BILHETE

Mostrando que também podemos utilizar o ar em nossas brincadeiras, proporcionando uma forma mais lúdica de trabalharmos com o ar, faça com os alunos uma oficina de brinquedos, onde poderão construir pipas, aviões de papel e cata ventos.
Para isso, retome o texto instrucional e faça com eles o levantamento do material que necessitarão como: varetas, papéis, linha, dentre outros.
Depois, solicite que, coletivamente, criem um bilhete solicitando estes materiais para a família.
O bilhete deve conter dados como:
- Quais materiais vamos precisar;
- Qual a quantidade;
- Que dia será a oficina;
- Para quem entregar os materiais;
- Dentre outros.
VEJA UM EXEMPLO:

SRS. PAIS E OU RESPONSÁVEIS

A TURMA DO 3º ANO E ESTÁ DESENVOLVENDO UM ESTUDO SOBRE AS PROPRIEDADES DO AR. JÁ DESCOBRIMOS QUE O AR EXERCE PRESSÃO, QUE TEM ELASTICIDADE E QUE TEM PESO. AGORA, PARA ENCERRAR NOSSOS ESTUDOS, QUEREMOS USAR O AR TAMBÉM PARA BRINCAR.
PARA ISSO, PRECISAMOS DE SUA COLABORAÇÃO, POIS NO DIA 10/12/2011, FAREMOS UMA OFICINA PARA CRIARMOS BRINQUEDOS COMO PIPA, CATA VENTO E AVIÃO DE PAPEL.
POR ISSO, SOLICITAMOS QUE ATÉ O DIA 07/12/2011 ENVIEM O SEGUINTE MATERIAL PARA A ESCOLA:

PARA A PIPA PRECISAREMOS DE:
-TRÊS VARETAS DE BAMBU
- PELO MENOS TRÊS FOLHAS COLORIDAS DE PAPEL DE SEDA;
- UM CARRETEL DE LINHA NÚMERO 10;
- UMA LATA DE REFRIGERANTE VAZIA.

PARA O CATA VENTO PRECISAREMOS DE:
- UM CANUDO
- ALFINETE.

PARA O AVIÃO DE PAPEL, NÃO É NECESSÁRIO O ENVIO DE MATERIAIS.
POR FIM, SE VOCÊ TIVER DISPONIBILIDADE PARA PARTICIPAR CONOSCO E AJUDAR  NA CONFECÇÃO DOS BRINQUEDOS, SERÁ MUITO BEM VINDO.


DESDE JÁ AGRADECEMOS,
ATENCIOSAMENTE, TURMA DO 3º ANO E



5° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN
UM POUCO DE MATEMÁTICA

Enquanto os materiais não chegam, que tal trabalhar com os alunos alguns problemas e estimativa de materiais a serem gastos.
Para isso, seguem algumas sugestões:

DESENHE E RESOLVA:


PARA FAZER UMA PIPA, CADA CRIANÇA PRECISARÁ DE TRÊS VARETAS DE BAMBU. SABENDO QUE A TURMA DO 3º ANO E TEM 24 CRIANÇAS, QUANTAS VARETAS RECEBEREMOS AO TODO?





A MÃE DA BRENDA GASTOU R$5,00 REAIS PARA COMPRAR OS MATERIAIS PEDIDOS E A MÃE DA ANA LAURA GASTOU R$ 3,00 REAIS PARA COMPRAR AS MESMAS COISAS.
QUANTO A MÃE DA BRENDA GASTOU A MAIS QUE A MÃE DA ANA LAURA?






SE A AVÓ DO FREDERICO GASTOU R$ 5,00 REAIS E A TIA DO AUGUSTO GASTOU R$6,00 REAIS. QUANTOS REAIS ELAS GASTARAM JUNTAS?






SE APENAS METADE DA TURMA DO 3º ANO E TROUXESSE CANUDOS PARA A CONFECÇÃO DE CATA VENTOS, QUANTOS CANUDOS TERÍAMOS RECEBIDO?  SE FOSSE O DOBRO DO QUE PEDIMOS, QUANTOS CANUDOS SERIAM? LEMBRE-SE QUE NOSSA TURMA POSSUI 24 CRIANÇAS.



 





6° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN
BRINCANDO COM O AR

Faça com os alunos e com os familiares, que se dispuseram os brinquedos citados. Logo após, converse com os alunos se seria bom irmos para um lugar que fosse amplo, aberto e com muito ar.
Além disso, lembre-se de reforçar a necessidade de irem para uma área que possam soltar pipas longe da rede elétrica. Caso o pátio da escola ou praça próxima a ela não ofereçam estas condições, será necessário agendar a ida a um parque ou uma fazenda, para soltar pipa, mas se isso não for possível, oriente-os a irem com seus familiares.
As demais atividades não requerem maiores cuidados.
Apenas lembre-se de registrar tudo com filmagens e fotos, que poderão ser feitas com o computador do programa UCA, com auxílio do WxCam: [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam]
 

Recursos Complementares

Por fim, professor, segue sugestões de sítios que ensinam como confeccionar estes brinquedos. A leitura destes textos com os alunos poderá proporcionar um contato ainda maior com o texto instrucional e sua função social.
Pipa: http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-722-3151-,00.html
Cata vento: http://www.umadicapordia.com.br/09-09-2009/como-fazer-um-cata-vento/
Avião de papel: http://pt.wikihow.com/Fazer-um-Avi%C3%A3o-de-Papel
http://www.colegioweb.com.br/ciencias-infantil/o-ar.html
 

Avaliação

Professor o objetivo desta aula é despertar o interesse dos alunos sobre as propriedades do ar e levantar dados para uma melhor observação frente aos aspectos como: ortografia, pontuação, coesão ou coerência. Porém, como fatores norteadores para os próximos planejamentos e não como objetivo da avaliação.
 Observe ainda, se perceberam a função de um texto instrucional, suas particularidades e sua função social.
Por fim, avalie se o tema apresentado realmente serviu como motivação para tentativas de leitura e escrita.