Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Rela??es sociais, a natureza e a terra |
-
Abaixo, a discrimina??o dos aplicativos utilizados na aula e as especifica??es para execut?-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K - Aba Aplicativos ? Multim?dia. O Aplicativo ?Visualizador de Imagens? abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em mem?ria externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre" localizado na ?rea de trabalho (Desktop). |
-
Nesta primeira atividade, assistiremos a um trecho do filme "Desmundo" (2003), dirigido por Alain Frosnet, baseado no livro de mesmo nome, escrito pela romancista Ana Miranda. O filme aborda a tentativa da Corte portuguesa para minimizar a mesti?agem de europeus com nativos, enviando para o Brasil jovens mulheres ?rf?s, as quais se casariam com colonizadores j? instalados aqui, em 1570.
Para mais informa??es sobre o filme, use este link - http://pt.wikipedia.org/wiki/Desmundo. Acesso em 08 de dezembro de 2011
DIN?MICA sugerida
-
http://www.youtube.com/watch?v=2F6_feRYO2c&feature=related. Acesso em 08 de dezembro de 2011
-
QUEST?ES essenciais na an?lise:
-
As quest?es devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
-
PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo ? que os alunos percebam e reflitam sobre a tentativa de minimiza??o da mesti?agem por parte dos portugueses, que impunha ?s mulheres uma condi??o subalterna no Brasil col?nia.
-
Nesta atividade, propomos a an?lise do texto intitulado "Ser m?e na col?nia", assinado por Renata Pedroso Ara?jo, publicado no site KLEPSIDRA.NET.
DIN?MICA sugerida:
-
http://www.klepsidra.net/klepsidra10/mulheres.html. Acesso em 08 de dezembro de 2011
-
QUEST?ES relevantes no debate do texto:
-
As quest?es devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
-
PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo ? que os alunos reflitam sobre a condi??o de ser m?e no Brasil col?nia.
-
Agora, analisaremos uma reportagem publicada no site da revista Super Interessante, assinada por Janu?ria Cristina Alves.
DIN?MICA sugerida:
-
http://super.abril.com.br/superarquivo/1994/conteudo_114103.shtml. Acesso em 08 de dezembro de 2011
-
QUEST?ES relevantes na an?lise da mat?ria:
-
As quest?es devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
-
PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo ? que os alunos reflitam a situa??o da mulher no Brasil col?nia, especialmente diante dos dogmas cat?licos.
-
Agora, faremos a leitura da mat?ria intitulada "Bruxas, feiticeiras, curandeiras: a mulher na inquisi??o", assinado por Rita de C?ssia Lopes, publicada na revista MUNDO e MISS?O. No texto, a autora aborda a situa??o de mulheres diante da chamada Inquisi??o portuguesa (1536-1820), praticada no Brasil col?nia.
DIN?MICA sugerida:
-
http://www.pime.org.br/mundoemissao/mulhermaos.htm. Acesso em 08 de dezembro de 2011
-
QUEST?ES relevantes no debate do texto:
-
As quest?es devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
-
PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo ? que os alunos reflitam acerca da condi??o de certas mulheres diante da Inquisi??o portuguesa no Brasil.
-
?
Nesta atividade final, propomos a realiza??o, pelos alunos, de um jornal.
Com base nas quest?es debatidas nas atividades anteriores, os estudantes devem expor:
-
DIN?MICA sugerida:
-
-
-
-
-
-
-
Artigo "As ra?zes da viol?ncia na sociedade patriarcal", por T?nia Mara Campos de Almeida - http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-69922004000100012&script=sci_arttext. Acesso em 08 de dezembro de 2011
-
-
-
-
Nesta aula, o professor poder? avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade do v?deo e dos textos; al?m da realiza??o da atividade final e demais registros produzidos na aula.