Portal do Professor

Início do Conteúdo

O papel da mulher durante o per?odo colonial brasileiro - UCA

Autor e Co-autor(es)

Get?lio Ribeiro imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Hist?ria Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es
Ensino Fundamental Final Hist?ria Rela??es sociais, a natureza e a terra

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Entender o papel da mulher no Brasil col?nia.
  • Refletir sobre a condi??o feminina naquela sociedade.
  • Analisar preconceitos e imposi??es ?s mulheres na hist?ria do Brasil.

Duração das atividades

06 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Descobrimento do Brasil.

Estratégias e recursos da aula

1

-

Abaixo, a discrimina??o dos aplicativos utilizados na aula e as especifica??es para execut?-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos.

WxCam - Menu K - Aba Aplicativos ? Multim?dia. O Aplicativo ?Visualizador de Imagens? abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em mem?ria externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre"  localizado na ?rea de trabalho (Desktop).

-

Atividade 1- "Desmundo"

Nesta primeira atividade, assistiremos a um trecho do filme "Desmundo" (2003), dirigido por Alain Frosnet, baseado no livro de mesmo nome, escrito pela romancista Ana Miranda. O filme aborda a tentativa da Corte portuguesa para minimizar a mesti?agem de europeus com nativos, enviando para o Brasil jovens mulheres ?rf?s, as quais se casariam com colonizadores j? instalados aqui, em 1570.

Para mais informa??es sobre o filme, use este link - http://pt.wikipedia.org/wiki/Desmundo. Acesso em 08 de dezembro de 2011

DIN?MICA sugerida

  • O professor poder? exibir o v?deo a partir de seu computador/aparelho, ou solicitar que os alunos localizem-no por meio do link abaixo informado.
  • Discutir e responder as quest?es propostas.

-

http://www.youtube.com/watch?v=2F6_feRYO2c&feature=related. Acesso em 08 de dezembro de 2011

desmundo

-

QUEST?ES essenciais na an?lise:

  1. Quais s?os as rea??es da senhora portuguesa diante das jovens mulheres?
  2. Quais as atividades/tarefas estavam reservadas para essas mo?as?
  3. Quais as dicas da senhora mais experiente quanto ao casamento?
  4. Como ? a "distribui??o" das ?rf?s?
  5. Qual ? o envolvimento da Igreja nesse processo?

-

As quest?es devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo ? que os alunos percebam e reflitam sobre a tentativa de minimiza??o da mesti?agem por parte dos portugueses, que impunha ?s mulheres uma condi??o subalterna no Brasil col?nia.

-

Atividade 2- "Ser m?e na col?nia"

Nesta atividade, propomos a an?lise do texto intitulado "Ser m?e na col?nia", assinado por  Renata Pedroso Ara?jo, publicado no site KLEPSIDRA.NET.

DIN?MICA sugerida:

  • Os alunos devem localizar o texto por meio do link abaixo informado.
  • Fazer o vocabul?rio do texto. Nesta ?ltima tarefa, utilizar o dicion?rio virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 08 de dezembro de 2011
  • Responder as quest?es e debater o documento conforme se prop?e.

-

http://www.klepsidra.net/klepsidra10/mulheres.html. Acesso em 08 de dezembro de 2011

ser m??e na col??nia

-

QUEST?ES relevantes no debate do texto:

  1. Quais as formas de maternidade s?o expostas pela autora?
  2. Quais as responsabilidades estavam reservadas ?s mulheres de elite?
  3. O que caracterizava a vida das mulheres pobres no Brasil col?nia?
  4. Com quais argumentos a autora para desconstruir as ideias de passividade e submiss?o feminina naquele contexto?
  5. Quais as principais situa??es enfrentadas pelas mulheres s?s?
  6. Quais as hip?teses para o abandono, aborto ou infantic?dio praticado por mulheres brancas pobres e escravas?

-

As quest?es devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo ? que os alunos reflitam sobre a condi??o de ser m?e no Brasil col?nia.

-

Atividade 3- "O lado feminino do Brasil colonial"

Agora, analisaremos uma reportagem publicada no site da revista Super Interessante, assinada por Janu?ria Cristina Alves.

DIN?MICA sugerida:

  • Os alunos devem localizar o texto por meio do link abaixo informado.
  • Fazer o vocabul?rio do texto. Nesta ?ltima tarefa, utilizar o dicion?rio virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 08 de dezembro de 2011
  • Responder as quest?es e debater o documento conforme se prop?e.

-

http://super.abril.com.br/superarquivo/1994/conteudo_114103.shtml. Acesso em 08 de dezembro de 2011

lado feminino

-

QUEST?ES relevantes na an?lise da mat?ria:

  1. Por que o casamento convencional era pouco praticado no Brasil col?nia?
  2. Quais as raz?es apontadas para o abandono de mulher e filhos por companheiros?
  3. Segundo a autora, como a coloniza??o prejudicou as mulheres?
  4. De que forma o Estado e a Igreja buscaram remodelar o papel da mulher no Brasil col?nia?
  5. Quais os pap?is estavam reservados ? mulher naquela sociedade?

-

As quest?es devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo ? que os alunos reflitam a situa??o da mulher no Brasil col?nia, especialmente diante dos dogmas cat?licos.

-

Atividade 4- "A mulher na Inquisi??o"

Agora, faremos a leitura da mat?ria intitulada "Bruxas, feiticeiras, curandeiras: a mulher na inquisi??o", assinado por Rita de C?ssia Lopes, publicada na revista MUNDO e MISS?O. No texto, a autora aborda a situa??o de mulheres diante da chamada Inquisi??o portuguesa (1536-1820), praticada no Brasil col?nia.

DIN?MICA sugerida:

  • Os alunos devem localizar o texto por meio do link abaixo informado.
  • Realizar a leitura at? o subt?tulo "Mas do que eram acusadas essas mulheres?".
  • Fazer o vocabul?rio do texto. Nesta ?ltima tarefa, utilizar o dicion?rio virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 08 de dezembro de 2011
  • Responder as quest?es e debater o documento conforme se prop?e.

-

http://www.pime.org.br/mundoemissao/mulhermaos.htm. Acesso em 08 de dezembro de 2011

bruxas

-

QUEST?ES relevantes no debate do texto:

  1. Do que se tratava a Inquisi??o portuguesa?
  2. Qual era o papel da mulher no curandeirismo?
  3. Como se associou curandeirismo ? bruxaria, no Brasil col?nia?
  4. Quais os casos de mulheres perseguidas pela Inquisi??o s?o expostos no texto?
  5. Como se deu a associa??o da feiti?aria com a prostitui??o feminina?

-

As quest?es devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo ? que os alunos reflitam acerca da condi??o de certas mulheres diante da Inquisi??o portuguesa no Brasil.

-

Atividade 5- "O papel da mulher no Brasil col?nia"

3 atividades de casa 

?

Nesta atividade final, propomos a realiza??o, pelos alunos, de um jornal.

Com base nas quest?es debatidas nas atividades anteriores, os estudantes devem expor:

os pap?is reservados ?s mulheres no Brasil col?nia.

-

DIN?MICA sugerida:

  • O professor dever? dividir a turma em grupos de at? 5 alunos.

-

-

  • Nos recursos complementares, os grupos encontrar?o links que tamb?m s?o relevantes na realiza??o da tarefa.

-

  • A socializa??o dos jornais poder? ocorrer no mural da escola, ou no p?tio do recreio. Outra possibilidade ? o blog da turma. Para saber como montar e manter um blog, acesse: http://comomontarseublog.blogspot.com/. Acesso em 08 de dezembro de 2011

-

Recursos Complementares

Sugest?es de links para alunos:

-

-

Sugest?es de links para professores:

-

-

-

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

-

-

Avaliação

Nesta aula, o professor poder? avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade do v?deo e dos textos; al?m da realiza??o da atividade final e demais registros produzidos na aula.