Portal do Professor

Início do Conteúdo

Os direitos da mulher ao longo da hist?ria do Brasil - UCA

Autor e Co-autor(es)

Get?lio Ribeiro imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Hist?ria Cidadania e cultura no mundo contempor?neo
Ensino Fundamental Final Hist?ria Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es
Ensino Fundamental Final Hist?ria Rela??es de trabalho
Ensino Fundamental Final Hist?ria Rela??es sociais, a natureza e a terra

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Analisar o hist?rico de luta das mulheres por seus direitos, no Brasil.
  • Refletir sobre a desigualdade de g?nero em nosso pa?s.
  • Entender a legisla??o em defesa das mulheres que sofrem de viol?ncia dom?stica e/ou familiar.

Duração das atividades

06 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Descobrimento do Brasil.

Estratégias e recursos da aula

?

1

-

Abaixo, a discrimina??o dos aplicativos utilizados na aula e as especifica??es para execut?-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos.

WxCam - Menu K - Aba Aplicativos ? Multim?dia. O Aplicativo ?Visualizador de Imagens? abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em mem?ria externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre"  localizado na ?rea de trabalho (Desktop).

-

Atividade 1- "As mulheres fazem Hist?ria"

Nesta primeira atividade, propomos uma visita ao site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica (IBGE). Analisaremos as informa??es do link intitulado "As mulheres fazem Hist?ria", da p?gina IBGE Teen.

DIN?MICA sugerida:

  • Os alunos devem localizar o link abaixo informado.
  • Fazer leitura e vocabul?rio do texto. Nesta ?ltima tarefa, utilizar o dicion?rio virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 09 de dezembro de 2011
  • Responder as quest?es que se prop?e.

-

http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/mulher/mulherhistoria.html. Acesso em 09 de dezembro de 2011

IBGE teen

-

QUEST?ES relevantes na an?lise:

  1. Qual a primeira lei a beneficiar as mulheres no Brasil?
  2. Quando as mulheres puderam cursar o Ensino Superior?
  3. Quais as figuras femininas de fins do s?culo XIX s?o destacadas?
  4. Em que ?poca concedeu-se o voto feminino no Brasil?
  5. Quais as principais conquistas femininas nos esportes?
  6. E quais os principais eventos da participa??o de mulheres na pol?tica brasileira?
  7. Quais as iniciativas em prol das mulheres a partir da d?cada de 1980?

-

As quest?es devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo ? que os alunos conhe?am sobre o hist?rico de conquistas das mulheres no Brasil, apresentado na p?gina do IBGE.

-

Atividade 2- "O voto feminino"

Agora, indicamos a leitura de uma mat?ria publicada no site do Minist?rio P?blico Federal (MPF). Nela, s?o expostos alguns epis?dios da hist?ria do voto feminino no mundo e no Brasil. 

DIN?MICA sugerida:

  • Os alunos devem localizar a mat?ria por meio do link abaixo informado.
  • Realizar a leitura at? o subt?tulo "O voto feminino no Brasil".
  • Fazer o vocabul?rio do texto. Nesta ?ltima tarefa, utilizar o dicion?rio virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 09 de dezembro de 2011
  • Responder e debater as quest?es.

-

http://www.prr3.mpf.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=180&Itemid=2. Acesso em 09 de dezembro de 2011

voto feminino Brasil

-

QUEST?ES relevantes na an?lise:

  1. Qual a decis?o do C?digo Eleitoral Brasileiro (1934) em rela??o ao voto feminino?
  2. Quais as circunst?ncias de cria??o do Dia Internacional da Mulher?
  3. Quais os primeiros pa?ses a conceder o voto feminino? Como isso ocorreu?
  4. Como foi o processo de conquista do voto feminino nos EUA?
  5. Quais as atividades do jornal "Nova Luz Brasileira" em prol das mulheres?
  6. E do peri?dico "A Fam?lia", criado no final do s?culo XIX?
  7. O que impediu o Brasil de se tornar o primeiro pa?s a conceder o voto feminino?
  8. Caracterize a atua??o de Leolinda Daltro para a causa feminina.

-

As quest?es devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo ? que os alunos entendam importantes epis?dios na luta pelo voto feminino, no mundo e principalmente no Brasil.

-

Atividade 3- "Do voto feminino ? Lei das Cotas"

Nesta terceira atividade, analisaremos o artigo assinado por Mary Ferreira, professora da Universidade Federal do Maranh?o. O texto foi publicado na Revista Espa?o Acad?mico - http://www.espacoacademico.com.br/. Acesso em 09 de dezembro de 2011

DIN?MICA sugerida:

  • Os alunos devem localizar o artigo por meio do link abaixo informado.
  • Fazer leitura e vocabul?rio do texto. Nesta ?ltima tarefa, utilizar o dicion?rio virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 09 de dezembro de 2011
  • Responder as quest?es se prop?e.

-

http://www.espacoacademico.com.br/037/37cferreira.htm. Acesso em 09 de dezembro de 2011

voto feminino lei cotas

-

QUEST?ES relevantes na an?lise:

  1. Segundo o autor, qual ? o marco inicial da participa??o feminina na pol?tica brasileira?
  2. Como a d?cada de 1980 permitiu uma significativa amplia??o de espa?os para a mulher?
  3. Qual a avalia??o da participa??o feminina nas Elei??es 2002? Quais partidos elegeram mais mulheres?
  4. Do que se trata a Lei das Cotas?
  5. Qual ? a sua relev?ncia na garantia da representatividade feminina?

?

As quest?es devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo ? que os alunos entendam e reflitam acerca dos direitos da mulher na pol?tica brasileira, desde a conquista do voto at? a Lei das Cotas.

-

Atividade 4- "Lei Maria da Penha"

Esta atividade ser? dividida em duas etapas.

ETAPA 1

Nesta etapa, propomos a an?lise da Lei Maria da Penha, sancionada em 2006, no Brasil, em defesa das mulheres que sofrem viol?ncias dom?stica e familiar. O documento est? dispon?vel integralmente no site do Governo Federal - http://www2.planalto.gov.br/. Acesso em 11 de dezembro de 2011

DIN?MICA sugerida:

  • Os alunos devem localizar o documento por meio do link abaixo informado.
  • Fazer leitura e vocabul?rio do texto. Nesta ?ltima tarefa, utilizar o dicion?rio virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 11 de dezembro de 2011
  • Responder as quest?es se prop?e.

-

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Lei/L11340.htm. Acesso em 11 de dezembro de 2011

maria da penha

-

QUEST?ES relevantes na an?lise:

  1. Quais os objetivos da lei?
  2. Quais as formas de viol?ncia contra a mulher s?o contempladas na lei?
  3. Quais as medidas de assist?ncia, integra??o e preven??o previstas na Lei Maria da Penha?
  4. Quais os ?rg?os/autoridades acolhedores para as mulheres expostas ? viol?ncia?
  5. Quais as normas aplic?veis aos agressores?
  6. E quais as medidas para prote??o da mulher agredida?

?

As quest?es devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo ? que os alunos conhe?am e debatam os principais pontos da Lei Maria da Penha, tal como instrumento para garantir direitos das mulheres no Brasil.

-

ETAPA 2

3 atividades de casa

ORIENTA??ES gerais:

  • Os alunos devem fazer uma REDA??O DISSERTATIVA acerca do seguinte tema:

-

"As mulheres na luta por seus direitos no Brasil"

-

  • A reda??o dever? considerar informa??es e reflex?es das atividades desta aula.

-

  • A socializa??o das reda??es poder? ocorrer num dos meios a seguir:
  1. Leitura para o professor e a turma, pelos autores.
  2. Exposi??o no mural ou corredores da escola.
  3. Publica??o no blog da turma e/ou no jornal da escola. Em caso de cria??o de blog, acesse este link - http://www.dicasblogger.com.br/2009/02/criando-um-blog-no-blogger-em-10-passos.html. Acesso em 11 de dezembro de 2011

-

Recursos Complementares

Sugest?es de links para alunos:

-

Sugest?es de links para professores:

-

-

-

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

-

Avaliação

Nesta aula, o professor poder? avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade dos textos e da lei; al?m da realiza??o da atividade final e demais registros produzidos na aula.