Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Cidadania e cultura no mundo contempor?neo |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Rela??es de trabalho |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Rela??es sociais, a natureza e a terra |
-
Abaixo, a discrimina??o dos aplicativos utilizados na aula e as especifica??es para execut?-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K - Aba Aplicativos ? Multim?dia. O Aplicativo ?Visualizador de Imagens? abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em mem?ria externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre" localizado na ?rea de trabalho (Desktop). |
-
Nesta primeira atividade, propomos uma visita ao site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica (IBGE). Analisaremos as informa??es do link intitulado "As mulheres fazem Hist?ria", da p?gina IBGE Teen.
DIN?MICA sugerida:
-
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/mulher/mulherhistoria.html. Acesso em 09 de dezembro de 2011
-
QUEST?ES relevantes na an?lise:
-
As quest?es devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
-
PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo ? que os alunos conhe?am sobre o hist?rico de conquistas das mulheres no Brasil, apresentado na p?gina do IBGE.
-
Agora, indicamos a leitura de uma mat?ria publicada no site do Minist?rio P?blico Federal (MPF). Nela, s?o expostos alguns epis?dios da hist?ria do voto feminino no mundo e no Brasil.
DIN?MICA sugerida:
-
http://www.prr3.mpf.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=180&Itemid=2. Acesso em 09 de dezembro de 2011
-
QUEST?ES relevantes na an?lise:
-
As quest?es devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
-
PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo ? que os alunos entendam importantes epis?dios na luta pelo voto feminino, no mundo e principalmente no Brasil.
-
Nesta terceira atividade, analisaremos o artigo assinado por Mary Ferreira, professora da Universidade Federal do Maranh?o. O texto foi publicado na Revista Espa?o Acad?mico - http://www.espacoacademico.com.br/. Acesso em 09 de dezembro de 2011
DIN?MICA sugerida:
-
http://www.espacoacademico.com.br/037/37cferreira.htm. Acesso em 09 de dezembro de 2011
-
QUEST?ES relevantes na an?lise:
?
As quest?es devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
-
PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo ? que os alunos entendam e reflitam acerca dos direitos da mulher na pol?tica brasileira, desde a conquista do voto at? a Lei das Cotas.
-
Esta atividade ser? dividida em duas etapas.
Nesta etapa, propomos a an?lise da Lei Maria da Penha, sancionada em 2006, no Brasil, em defesa das mulheres que sofrem viol?ncias dom?stica e familiar. O documento est? dispon?vel integralmente no site do Governo Federal - http://www2.planalto.gov.br/. Acesso em 11 de dezembro de 2011
DIN?MICA sugerida:
-
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Lei/L11340.htm. Acesso em 11 de dezembro de 2011
-
QUEST?ES relevantes na an?lise:
?
As quest?es devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
-
PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo ? que os alunos conhe?am e debatam os principais pontos da Lei Maria da Penha, tal como instrumento para garantir direitos das mulheres no Brasil.
-
ORIENTA??ES gerais:
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Nesta aula, o professor poder? avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade dos textos e da lei; al?m da realiza??o da atividade final e demais registros produzidos na aula.