Portal do Professor

Início do Conteúdo

?M?sica da mulher?: as can??es e as causas femininas no Brasil - UCA

Autor e Co-autor(es)

Get?lio Ribeiro imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Hist?ria Cidadania e cultura no mundo contempor?neo
Ensino Fundamental Final Hist?ria Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es
Ensino Fundamental Final Hist?ria Rela??es de trabalho
Ensino Fundamental Final Hist?ria Rela??es sociais, a natureza e a terra

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Sensibilizar-se com as causas femininas no Brasil.
  • Refletir sobre a condi??o da mulher em nossa sociedade.
  • Valorizar as mulheres que fazem parte de seu cotidiano.

Duração das atividades

06 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Direitos Humanos.

Estratégias e recursos da aula

?

1

-

Abaixo, a discrimina??o dos aplicativos utilizados na aula e as especifica??es para execut?-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos.

WxCam - Menu K - Aba Aplicativos ? Multim?dia. O Aplicativo ?Visualizador de Imagens? abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em mem?ria externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre"  localizado na ?rea de trabalho (Desktop).

-

ORIENTA??O INICIAL

Nas tr?s primeiras atividades desta aula, faremos a audi??o e an?lise de "M?sicas da mulher", ou seja, m?sicas que abordam dilemas, dificuldades e anseios das mulheres no Brasil.

-

PROFESSOR!

Todas as atividades desta aula poder?o ser desenvolvidas com a colabora??o do(a) professor(a) de Artes e/ou M?sica.

-

Atividade 1- "Ai, que saudade da Am?lia"

Nesta primeira atividade, analisaremos duas m?sicas, as quais versam sobre a condi??o da mulher chamada "Am?lia", no Brasil.

DIN?MICA para desenvolvimento da atividade:

  • O professor poder? reproduzir as m?sicas para os alunos a partir de seu computador/aparelhagem de som.
  • Ou indicar aos alunos a localiza??o das m?sicas na Internet por meio de seus respectivos links, informados abaixo.
  • Ouvir as m?sicas buscando contextualiz?-las, ou seja, associ?-las ?s quest?es femininas.
  • Escutar acompanhando a letra e analisar os documentos musicais a partir das quest?es propostas.

-

M?sica 1- "Ai, que saudade da Am?lia" com Ataulfo Alves

Esta m?sica foi lan?ada em 1942, sendo uma das mais executadas composi??es de Ataulfo Alves.

Para ler uma breve biografia de Ataulfo Alves, use este link: http://www.mpbnet.com.br/musicos/ataulfo.alves/. Acesso em 10 de dezembro de 2011

-

http://www.youtube.com/watch?v=XDtAUiTRzac. Acesso em 10 de dezembro de 2011

ai que saudades am??lia

-

Compositores: Ataulfo Alves - Mario Lago

Int?rprete: Ataulfo Alves

Disco: Ai! Que saudades da Am?lia/N?o posso viver sem ela (disco de 78 rpm)

Gravadora, ano: Odeon, 1942

Para pesquisar sobre a carreira de Ataulfo Alves, acesse: http://www.dicionariompb.com.br/ataulfo-alves/discografia. Acesso em 10 de dezembro de 2011

-

LETRA

Nunca vi fazer tanta exig?ncia
Nem fazer o que voc? me faz
Voc? n?o sabe o que ? consci?ncia
N?o v? que eu sou um pobre rapaz

Voc? s? pensa em luxo e riqueza
Tudo o que voc? v?, voc? quer
Ai meu Deus que saudade da Am?lia
Aquilo sim que era mulher

As vezes passava fome ao meu lado
E achava bonito n?o ter o que comer
E quando me via contrariado dizia
Meu filho o que se h? de fazer

Am?lia n?o tinha a menor vaidade
Am?lia que era a mulher de verdade

Dispon?vel em: http://www.vagalume.com.br/mario-lago/ai-que-saudades-da-amelia.html. Acesso em 10 de dezembro de 2011

-

PARA AN?LISE da m?sica:

  1. Voc? sabe a qual g?nero musical pertence esta m?sica?
  2. Como ? a interpreta??o do cantor?
  3. Quais os "tipos" de mulher s?o abordados na letra? Caracterize cada uma deles. Para ajudar na resposta, leia o texto intitulado "Am?lia, mulher de verdade", do blog EU SOU A GRA?NA - http://eusouagrauna.blogspot.com/2011/03/amelia-mulher-de-verdade.html. Acesso em 14 de dezembro de 2011

?

-

As quest?es devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

M?sica 2- "Desconstruindo Am?lia" com Pitty

Esta m?sica foi composta pela cantora Pitty, nascida na Bahia. Assistiremos ao videoclipe oficial da m?sica.

-

http://www.youtube.com/watch?v=OVF-EhZ-QhE&ob=av3e. Acesso em 10 de dezembro de 2011

desconstruindo am??lia

-

Compositores: Pitty - Martin

Int?rprete: Pitty

Disco: Chiaroscuro

Gravadora, ano: Deckdisc, 2009

Para visitar o site oficial da artista, acesse: http://www.pitty.com.br/. Acesso em 10 de dezembro de 2011

-

LETRA

J? ? tarde, tudo est? certo
Cada coisa posta em seu lugar
Filho dorme, ela arruma o uniforme
Tudo pronto pra quando despertar

O ensejo a fez t?o prendada
Ela foi educada pra cuidar e servir
De costume esquecia-se dela
Sempre a ?ltima a sair

Disfar?a e segue em frente
Todo dia, at? cansar
E eis que de repente ela resolve ent?o mudar
Vira a mesa,
Assume o jogo
Faz quest?o de se cuidar
Nem serva, nem objeto
j? n?o quer ser o outro
hoje ela ? um tamb?m

A despeito de tanto mestrado
Ganha menos que o namorado
E n?o entende o porqu?
Tem talento de equilibrista
ela ? muitas, se voc? quer saber

Hoje aos trinta ? melhor que aos dezoito
Nem Balzac poderia prever
Depois do lar, do trabalho e dos filhos
Ainda vai pra night ferver

Disfar?a e segue em frente
Todo dia, at? cansar
E eis que de repente ela resolve ent?o mudar
Vira a mesa,
Assume o jogo
Faz quest?o de se cuidar
Nem serva, nem objeto
j? n?o quer ser o outro
hoje ela ? um tamb?m

Dispon?vel em: http://www.vagalume.com.br/pitty/desconstruindo-amelia.html#ixzz1gI50FItj. Acesso em 10 de dezembro de 2011

-

PARA AN?LISE da m?sica:

  1. Como ? a introdu??o da m?sica? Os sons de quais instrumentos voc? pode identificar? Sabe a qual g?nero ela pertence?
  2. Como ? a rotina descrita na letra? Quem vive essa rotina?
  3. Quais os problemas vividos por mulheres s?o apontados?
  4. Qual ? a mudan?a de vida sugerida pela m?sica?
  5. Relacione esta m?sica com a anterior.

-

As quest?es devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

PROFESSOR!

Durante a an?lise das m?sicas, o objetivo ? que os alunos entendam e reflitam sobre a condi??o de in?meras mulheres brasileiras, na atualidade.

-

Atividade 2- "Todas as mulheres do mundo"

Agora, analisaremos outras duas m?sicas, escritas e interpretadas a partir de um ponto de vista feminino, isto ?, da cantora e compositora paulista Rita Lee.

DIN?MICA para desenvolvimento da atividade:

  • O professor poder? reproduzir as m?sicas para os alunos a partir de seu computador/aparelhagem de som.
  • Ou indicar aos alunos a localiza??o das m?sicas na Internet por meio de seus respectivos links, informados abaixo.
  • Ouvir as m?sicas buscando contextualiz?-las, ou seja, associ?-las ?s quest?es femininas.
  • Escutar acompanhando a letra e analisar os documentos musicais a partir das quest?es propostas.

-

M?sica 1- "Luz Del Fuego" com Rita Lee & Tutti Frutti

Esta m?sica ? uma das mais representativas de Rita Lee, em sua express?o da for?a feminina.

-

http://www.youtube.com/watch?v=KqUtLWHoDWU&feature=fvst. Acesso em 10 de dezembro de 2011

luz del fuego

-

Compositor: Rita Lee

Int?rprete: Rita Lee & Tutti Frutti

Disco: Fruto proibido

Gravadora, ano: Som Livre, 1975

Para ler uma resenha sobre o disco "Fruto proibido", acesse este link do blog CAVERNA DO SOM: http://cavernadosom.blogspot.com/2009/05/rita-lee-tutti-fruti-fruto-proibido.html. Acesso em 10 de dezembro de 2011

-

LETRA

Eu hoje represento a loucura
Mais o que voc? quiser
Tudo que voc? v? sair da boca
De uma grande mulher, por?m louca!

Eu hoje represento o segredo
Enrolado no papel
Como Luz del Fuego n?o tinha medo
Ela tamb?m foi pro c?u, cedo!

Eu hoje represento uma fruta
Pode ser at? ma??
N?o, n?o ? pecado, s? um convite
Venha me ver amanh?, mesmo!

Amanh?! Amanh?! Amanh?!?

Eu hoje represento o folclore
Enrustido no metr?
Da grande cidade que est? com pressa
De saber onde eu vou, sem essa!

Eu hoje represento a cigarra
Que ainda vai cantar
Nesse formigueiro quem tem ouvidos
Vai poder escutar, meu grito!

Eu hoje represento a pergunta
Na barriga da mam?e
E quem morre hoje, nasce um dia
Pra viver amanh?, e sempre!

Amanh?! Amanh?! Amanh?!?
Sempre, sempre, sempre, sempre!?

Dispon?vel em: http://www.ritalee.com.br/?p=1228. Acesso em 10 de dezembro de 2011

-

PARA AN?LISE da m?sica:

  1. Como ? a introdu??o da m?sica? Os sons de quais instrumentos voc? pode identificar? Sabe a qual g?nero ela pertence?
  2. De que tipo de mulher a letra fala?
  3. Voc? sabe quem foi Luz Del Fuego? Para ajudar na resposta, visite este link do Wikip?dia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Luz_del_Fuego. Acesso em 15 de dezembro de 2011
  4. Em sua opini?o, qual ? a mensagem desta m?sica?

-

As quest?es devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

M?sica 2- "Todas as mulheres do mundo" com Rita Lee

Esta m?sica foi lan?ada em 1993. Assistiremos ao seu videoclipe oficial.

-

http://www.youtube.com/watch?v=iSRFjpeD1Tw. Acesso em 10 de dezembro de 2011

todas mulheres mundo

-

Compositor: Rita Lee

Int?rprete: Rita Lee

Disco: Rita Lee

Gravadora, ano: Som Livre, 1993

Para visitar o site oficial da artista, acesse: http://www.ritalee.com.br/. Acesso em 10 de dezembro de 2011

-

LETRA

M?es assassinas, filhas de Maria
Pol?cias femininas, nazijudias
Gatas gatunas, kengas no cio
Esposas drogadas, tadinhas, mal pagas

Toda mulher quer ser amada
Toda mulher quer ser feliz
Toda mulher se faz de coitada
Toda mulher ? meio Leila Diniz!

Garotas de Ipanema, minas de Minas
Loiras, morenas, messalinas
Santas sinistras, ministras malvadas
Imeldas, Evitas, Beneditas estupradas

Toda mulher quer ser amada
Toda mulher quer ser feliz
Toda mulher se faz de coitada
Toda mulher ? meio Leila Diniz!

Paquitas de paquete, Xuxas em crise
Macacas de audit?rio, velhas atrizes
Patroas babacas, empregadas mandonas
Madonnas na cama, Dianas corneadas

Toda mulher quer ser amada
Toda mulher quer ser feliz
Toda mulher se faz de coitada
Toda mulher ? meio Leila Diniz!

Socialaites pleb?ias, rainhas decadentes
Manecas alc?ias, enfermeiras doentes
Madrastas malditas, superhomem sapatas
Irm?s La Dulce beaid?tificadas

Toda mulher quer ser amada
Toda mulher quer ser feliz
Toda mulher se faz de coitada
Toda mulher ? meio Leila Diniz!

Dispon?vel em: http://www.ritalee.com.br/?p=1692. Acesso em 10 de dezembro de 2011

-

PARA AN?LISE da m?sica:

  1. Sabe a qual g?nero esta m?sica pertence?
  2. Quais grupos de mulheres s?o lembradas na letra?
  3. De acordo com a autora, quais os desejos s?o comuns ?s mulheres?
  4. Voc? sabe quem foi Leila Diniz? Visite este link para ler sobre sua vida - http://www.terra.com.br/istoegente/100mulheres/comportamento/leila.htm. Acesso em 10 de dezembro de 2011
  5. Em sua opini?o, qual ? a mensagem desta m?sica?

?

As quest?es devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

PROFESSOR!

Durante a an?lise das m?sicas, o objetivo ? que os alunos entendam ideais e desejos femininos, a partir do ponto de vista de uma mulher.

-

Atividade 3- "Voc?, mulher voc?"

Nesta terceira atividade, analisaremos mais duas m?sicas, as quais versam sobre a mulher a partir de pontos de vista masculinos.

DIN?MICA para desenvolvimento da atividade:

  • O professor poder? reproduzir as m?sicas para os alunos a partir de seu computador/aparelhagem de som.
  • Ou indicar aos alunos a localiza??o das m?sicas na Internet por meio de seus respectivos links, informados abaixo.
  • Ouvir as m?sicas buscando contextualiz?-las, ou seja, associ?-las ?s quest?es femininas.
  • Escutar acompanhando a letra e analisar os documentos musicais a partir das quest?es propostas.

?

M?sica 1- "Mulher (sexo fr?gil)" com Erasmo Carlos - ao vivo

Esta m?sica foi lan?ada no come?o dos anos 80. Assistiremos ? vers?o ao vivo da m?sica, gravada nos anos 2000.

-

http://www.youtube.com/watch?v=TMSfivTHSag&ob=av2e. Acesso em 10 de dezembro de 2011

mulher erasmo

-

Compositor: Erasmo Carlos 

Int?rprete: Erasmo Carlos

Disco: Erasmo Carlos Ao vivo

Gravadora, ano: Abril Music, 2001

Para visitar o site oficial da artista, acesse: http://www.erasmocarlos.com.br/. Acesso em 10 de dezembro de 2011

-

LETRA

Dizem que a mulher ? o sexo fr?gil
Mas que mentira absurda
Eu que fa?o parte da rotina de uma delas
Sei que a for?a est? com elas

Vejam como ? forte a que eu conhe?o
Sua sapi?ncia n?o tem pre?o
Satisfaz meu ego se fingindo submissa
Mas no fundo me enfeiti?a

Quando eu chego em casa ? noitinha
Quero uma mulher s? minha
Mas pra quem deu luz n?o tem mais jeito
Porque um filho quer seu peito
O outro j? reclama a sua m?o
E o outro quer o amor que ela tiver
Quatro homens dependentes e carentes
Da for?a da mulher

Mulher, mulher
Do barro de que voc? foi gerada
Me veio inspira??o
Pra decantar voc? nessa can??o

Mulher, mulher
Na escola em que voc? foi ensinada
Jamais tirei um dez
Sou forte mas n?o chego aos seus p?s

Dispon?vel em: http://letras.terra.com.br/erasmo-carlos/1162513/. Acesso em 10 de dezembro de 2011

-

PARA AN?LISE da m?sica:

  1. Como ? o arranjo desta can??o? Quais os instrumentos voc? reconhece?
  2. De que ponto de vista a letra ? narrada?
  3. Quais as qualidades da mulher s?o ressaltadas?
  4. Em sua opini?o, qual ? a mensagem desta m?sica?

-

As quest?es devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

M?sica 2- "Voc?, mulher voc?" com Ivan Lins & Trio Mocot?

Esta m?sica trata-se de uma rara grava??o lan?ada originalmente em 1971.

-

http://www.youtube.com/watch?v=b20FkJK4D2k. Acesso em 10 de dezembro de 2011

ivan lins

-

Compositor: Ivan Lins

Int?rprete: Ivan Lins e Trio Mocot?

Disco: "Voc?, mulher voc?" (compacto simples vinil 7 polegadas)

Gravadora, ano: Forma/Philips 1971

Para visitar o site oficial da artista, acesse: http://ivanlins.com.br/site/. Acesso em 10 de dezembro de 2011

-

LETRA

N?o lhe quero em casa, prisioneira
Voc?, mulher voc?
Do fog?o, tesoura enceradeira
Voc?, mulher voc?
Com mau-trato, feia e companheira
Voc?, mulher voc?
Deus lhe quer bonita a vida inteira
Voc?, mulher voc?

N?o est? longe a sua independ?ncia
Vida crua pede provid?ncia
Mas me lembra uma escravid?o
Pe?a aboli??o!

N?o lhe quero em casa, prisioneira
Voc?, mulher voc?
Do fog?o, tesoura enceradeira
Voc?, mulher voc?
Com mau-trato, feia e companheira
Voc?, mulher voc?
Deus lhe quer bonita a vida inteira
Voc?, mulher voc?
Sua ben??o quando tem ess?ncia
Todo homem perde a sapi?ncia
Tudo gira em torno de voc?
Mas voc? nem v?
Nem v?...

Dispon?vel em: http://letras.terra.com.br/ivan-lins/260694/. Acesso em 10 de dezembro de 2011

-

PARA AN?LISE da m?sica:

  1. Como ? a introdu??o da m?sica? Os sons de quais instrumentos voc? pode identificar?
  2. Quais as principais sugest?es ?s mulheres est?o presentes na letra?
  3. Em sua opini?o, qual ? a mensagem desta m?sica? Para orientar a sua resposta, leia o texto intitulado "Batalha destemida das mulheres", assinado pela advogada ?lida Pereira Jer?nimo - http://www.midianews.com.br/?pg=opiniao&idopiniao=2033. Acesso em 15 de dezembro de 2011

?

As quest?es devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

PROFESSOR!

Durante a an?lise das m?sicas, o objetivo ? que os alunos reflitam sobre as causas femininas no Brasil, sobretudo a busca por seus direitos b?sicos.

-

Atividade 4- Parodiando nas aulas de hist?ria

?

3 atividades de casa

Como ?ltima atividade desta aula, prop?e-se a realiza??o de par?dias pelos alunos.

Aten??o: aqui os alunos poder?o contar com a ajuda do(a) professor(a) de L?ngua Portuguesa, que ir? esclarec?-los acerca das possibilidades da par?dia e orient?-los na realiza??o da tarefa.

-

ORIENTA??ES gerais:

  • A atividade poder? ser desenvolvida individualmente, ou em duplas, conforme crit?rio do professor.
  • Os alunos devem fazer par?dias a partir de m?sicas que fazem parte de seu cotidiano.
  • Os temas a serem explorados nas par?dias devem ser relacionados ao seguinte tema:

As causas femininas no Brasil.

-

Conhe?a o projeto "Charge & Par?dia nas aulas de Hist?ria", que poder? ajudar na realiza??o desta atividade: http://gephiseseba.blogspot.com/2010/09/resumo-do-projeto-charge-parodia-nas.html. Acesso em 10 de dezembro de 2011

-

Algumas possibilidades de socializa??o e/ou exposi??o das par?dias:

  1. Leitura/interpreta??o em sala de aula, pelo(s) pr?prio(s) autor(es).
  2. Publica??o no jornal da escola, ou no blog da turma na Internet, das melhores par?dias. Para informa??es acerca de como montar um blog, acesse: http://comomontarseublog.blogspot.com/. Acesso em 10 de dezembro de 2011
  3. Apresenta??o no festival de calouros da escola, ou em evento similar.

Recursos Complementares

Sugest?es de links para professores e alunos

-

-

-

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

-

-

Avaliação

Nesta aula o professor poder? avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de analisar as m?sicas e de suas inquieta??es diante desses documentos, da leitura e interpreta??o dos textos sugeridos, da produ??o da par?dia e demais registros produzidos nas atividades da aula.