Portal do Professor

Início do Conteúdo

UCA - Da anima??o para a HQ: atividade de retextualiza??o

Autor e Co-autor(es)

Neli Edite dos Santos imagem do usuário

UBERLANDIA - MG EM PROF EURICO SILVA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa An?lise e reflex?o sobre a l?ngua
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Explorar recursos gr?ficos e lingu?sticos para se expressar.

- Retextualizar desenho animado para hist?ria em quadrinhos.

- Utilizar diferentes tipos de bal?o para construir uma HQ.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- No??es de interjei??o e onomatopeia.

Estratégias e recursos da aula

 Atividade 1 - Filme de anima??o: Amig?o Z?o, de Andr?s Lieban

3

 Alunos organizados em duplas.

Professor, solicite aos alunos que, por meio de seus laptops, assistam atentamente ao filme de anima??o brasileiro intitulado Amig?o Z?o, de Andr?s Lieban . O filme tem dura??o de 1 minuto e est? dispon?vel no site Curta na Escola: <http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?Cod=5160&exib=5937>. Para n?o sobrecarregar a rede, apenas 1 aluno por dupla acessar? a internet para a exibi??o do filme.

Oriente-os a ficarem atentos(a) aos detalhes e ? sequ?ncia dos fatos e a fazerem anota??es de aspectos como personagens, suas a??es, seus pensamentos e sentimentos, os lugares - entre outros. Como trata-se de um filme pleno de significa??o, mas r?pido, eles podem assistir v?rias vezes, sem preju?zo das demais atividades.  

Atividade 2 - Para se criar uma HQ, precisa do qu??

Alunos organizados em duplas.

Professor, como atividade de prepara??o para a produ??o de HQ, solicite aos alunos que pesquisem tipos de bal?o, interjei??es e onomatopeias, que s?o caracter?sticas marcantes da HQ, nos sites abaixo indicados.

- Tipos de bal?es usados na HQ:

<http://cantinholuluzinha.blogspot.com/2010/06/oficina-historia-em-quadrinhos-2010.html>.

- Onomatopeias:

<http://aartedeensinarblog.blogspot.com/2008/03/utilizando-histrias-em-quadrinhos.html>.

<http://aartedeensinarblog.blogspot.com/2008/03/utilizando-histrias-em-quadrinhos.html>.

- Interjei??es:

http://www.brasilescola.com/gramatica/interjeicao.htm

Durante a pesquisa, eles devem fazer anota??es de exemplos, os quais ser?o ?teis para a realiza??o da pr?xima atividade.

?

Atividade 3 - Da anima??o para a HQ

Alunos em c?rculo.

Professor, organize a turma em um grande c?rculo. A atividade ? individual, mas a realiza??o ? coletiva, com a participa??o dos vizinhos de carteira na troca de ideias e de materiais. ? fundamental que o professor tamb?m disponibilize materiais para todos que deles necessitarem: l?pis preto, borracha, r?gua, l?pis de cor, canetinha.

ORIENTA??ES PARA A PRODU??O DE HQ.

a) Sua HQ dever? ter, no m?nimo, 15 quadrinhos e, no m?ximo, 20. Lembre-se: cada quadrinho corresponde a uma cena que tem significado pr?prio.

b) Sua HQ dever? explorar, principalmente, os efeitos criados pelo uso das seguintes pontua??es: ponto de exclama??o; ponto de interroga??o; v?rgula; retic?ncias. As diferentes pontua??es contribuem para exprimir os mais diversos sentimentos. Experimente-as.

c) Sua HQ dever? utilizar at? 3 onomatop?ias conhecidas.

d) Sua HQ dever? utilizar, pelo menos, 2 onomatop?ias criadas por voc?.

e) Cada quadrinho deve ter, aproximadamente, entre 3 e 6 cent?metros.

f) Sua HQ deve apresentar, pelo menos, 3 tipos de bal?es.   

g) D? um t?tulo para sua HQ diferente daquele usado para a anima??o.

h) Utilize recursos gr?ficos para dar movimento aos corpos das personagens.

i) LEMBRE-SE: A linguagem verbal na HQ ? r?pida e econ?mica. Poucas palavras devem ser utilizadas, mas sempre de modo que o leitor possa compreender o sentido do texto. Escreva as falas das personagens respeitando essa caracter?stica da HQ.

j) Sua HQ dever? utilizar, pelo menos, 3 interjei??es diferentes.

k) Sua HQ dever? ter, pelo menos, 2 legendas n?o repetidas.

l) USE LETRA DE FORMA MAI?SCULA, que ? uma caracter?stica importante da HQ.

m) Para entregar seu trabalho, voc? deve mont?-lo como se fosse um pequeno gibi, dobrando no meio uma folha de papel A4 (ou com medidas pr?ximas). Fa?a uma capa, contendo o t?tulo de sua HQ. Informe ainda seu nome como autor(a), nome da disciplina e da professora, ano de ensino e turma, nome da institui??o de ensino, local e data. 

 Atividade 4 - Conhecendo a produ??o do colega.

Professor, para socializar a produ??o das hist?rias em quadrinhos, leve um aparelho de som para a sala e coloque uma m?sica para tocar. Combine com os alunos que, a cada pausa na m?sica, eles devem trocar suas produ??es. Para n?o tumultuar, eles devem seguir trocando em sentido hor?rio.  

Recursos Complementares

  No site Brasil Escola, do Minist?rio da Educa??o, assista ao programa Salto para o Futuro - S?rie Hist?ria em Quadrinhos: um recurso de aprendizagem.

Programa 1 ? Origem das Hist?rias em Quadrinhos
Programa 2 ? Quadrinhos al?m dos gibis
Programa 3 ? Quadrinhos na sala de aula
Programa 4 ? Outros Olhares sobre Hist?ria em Quadrinhos e Aprendizagem
Programa 5 ? Hist?ria em Quadrinhos em Debate

Dispon?vel em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=692:salto-para-o-futuro-serie-historia-em-quadrinhos-um-recurso-de-aprendizagem&catid=71:destaque>. Acesso em 10 dez. 2011.

Avaliação

Para avaliar o bom aproveitamento dos alunos, recolha as HQ e fa?a a corre??o obervando atentamente o cumprimento das orienta??es. Conforme cada caso, fa?a anota??es indicando aos alunos quais orienta??es n?o foram seguidas. No ato da devolu??o do trabalho, indague a cada um os motivos pelos quais determinadas orienta??es n?o foram seguidas. Se necess?rio, aplique atividades complementares para tentar sanar as d?vidas restantes.