Denize Donizete Campos Rizzotto, La?s de Castro Agranito, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Rones Aureliano de Sousa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produ??o cultural e hist?rica |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | G?neros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens |
-Retratar por meio de texto o ambiente observado e as modifica??es sofridas por ele;
-Descrever e argumentar sobre a a??o do homem na transforma??o do ambiente;
-Caracterizar o lugar retratado utilizando texto, desenho ou colagem;
-Estruturar o texto de forma coerente.
?
Professor, ? importante que seu aluno esteja no n?vel alfab?tico da escrita, ou seja, estruturando pequenos textos, mas para o aluno que ainda n?o consegue escrever de forma aut?noma, voc? poder? ser o escriba para ele, desafiando-o a rever suas hip?teses.
? necess?rio ainda, que os alunos tenham desenvolvido no??es sobre a utiliza??o de recursos do Classmate como: navegar com o Mozilla Firefox, utilizar o Kword, o WxCam e o KPresenter.
?
O contato que alunos, de diferentes regi?es do Brasil, t?m com os ambientes naturais ou com os ambientes modificados pelo homem, ? muito ecl?tico, assim como o nosso pa?s.
A grande extens?o geogr?fica do Brasil, bem como a sua diversidade, seja ela econ?mica, cultural, ou outra; faz com que, muitas vezes, o aluno tenha contato maior apenas com um tipo de ambiente.
Um aluno de um grande centro urbano, por exemplo, pode ter poucas oportunidades de ter contato com ambientes naturais, da mesma forma que um aluno morador de regi?es rurais, tem menos contato com ?reas urbanas.
Por isso, a proposta ? resgatar os conhecimentos pr?vios dos alunos, instigar a imagina??o e propiciar uma maior aproxima??o do ambiente menos comum em sua vida, proporcionando maiores recursos para que este aluno possa descrev?-lo.
Esta aula foi baseada na viv?ncia dos alunos da Escola de Educa??o B?sica da UFU, a ESEBA, que fica em um centro urbano, mas possibilita adapta??es para outras realidades.
Professor, num primeiro momento, em rodinha, questione-os sobre como ? o ambiente que seus alunos vivem, como por exemplo:
- O que voc?s sabem dizer sobre o ambiente em que vivem?
- Voc?s acreditam que a paisagem dominante ? natural ou ? modificada?
- Por que voc?s afirmam que ? uma paisagem modificada? O que tem nela?
- E se fosse um ambiente natural, o que teria nele?
- O que poderia ser diferente na sua vida se voc? morasse em um lugar onde o ambiente fosse predominantemente natural?
-Ser? que ? poss?vel viver em um ambiente onde tudo ? modificado ou em um ambiente onde tudo ? natural?
- Somente a a??o dos seres humanos pode modificar um ambiente?
Posteriormente, convide os alunos para dar uma volta pelos arredores da escola para perceberem o ambiente que os cercam.
Solicite que registrem, utilizando o WxCam, aspectos que foram constru?dos ou modificados pelo homem e aspectos naturais, caso existam.
WxCam: [Metasys>Aplicativos>Multim?dia>WxCam]
Professor, para este momento, a sugest?o ? a impress?o das fotografias para que os alunos possam compartilhar seus olhares e percep??es sobre o ambiente visitado.
Estas fotografias poder?o ser coladas em um painel e poder?o servir de registro para as aulas.
Al?m disso, elas ser?o subs?dios para a elabora??o de um texto coletivo, ditado pelos alunos e escrito pelo professor, onde estas percep??es ser?o registradas.
Por fim, digite este texto, imprima e distribua c?pias para que possam colar em seus cadernos.
Este momento ? para que possamos perceber as ideias e conceitos que os alunos j? possuem sobre um ambiente que n?o seja tipicamente o seu, neste caso o ambiente natural.
Para isso, primeiramente separe alguns materiais que possam ser utilizados em sala para estimular a imagina??o dos alunos como odores e som. Isso porque, ao se pensar em ambientes o aluno tende a descrev?-lo apenas com imagens, esquecendo que outros elementos tamb?m comp?em o ambiente, portanto s?o necess?rios para a percep??o completa de um ambiente.
Na internet, ? poss?vel encontrar sons que podem colaborar com a atividade, como por exemplo, os sons encontrados no s?tio www.soundsnap.com
Podemos usar o som do ?nibus que utilizaremos para chegar at? este lugar, que pode ser encontrado em: http://www.soundsnap.com/search/audio/bus/score. Aperte o ?play? para ouvir e depois aperte MP3 para baixar, conforme imagem abaixo:
Outros sons, podem variar de acordo com o lugar que forem visitar. Em uma floresta, por exemplo, voc? poder? usar sons como:
Som de p?ssaros: http://www.soundsnap.com/search/audio/birds/score
Som de cachoeira: http://www.soundsnap.com/search/audio/waterfall/score
Som de macacos: http://www.soundsnap.com/search/audio/monkey/score
Se formos a uma fazenda, encontraremos sons de:
Som de vaca: http://www.soundsnap.com/search/audio/cow+horn/score
Som de galinha: http://www.soundsnap.com/search/audio/chicken/score
Procure os sons que achar mais apropriados, lembrando da necessidade de pesquisar neste s?tio com os nomes em ingl?s.
Para isso, professor, utilize o computador-UCA, acessando o Mozilla Firefox pelo caminho: [Metasys> Favoritos>Navegador de internet].
Nossa op??o foi por irmos a uma floresta, no Pantanal, segundo os alunos.
Para isso, apague a luz, solicite que fechem os olhos e coloque o som do ?nibus. Inicie descrevendo coisas que remetam a uma viagem, tais como:
- Vacas no caminho;
- Que m?sica voc?s cantar?o?
- A modifica??o da paisagem que est? observando;
- Dentre outros.
VEJA UM EXEMPLO:
Para irmos ao Pantanal, vamos de ?nibus. Ent?o podem se sentar e estiquem bem, pois a viagem ? longa. Olhem pela janela e vejam a paisagem.
Observem aquela fazenda! Quantas vacas! E aquelas casinhas marrons, de terra, algu?m sabe o que ?? ? um cupinzeiro.
Agora come?ou a mudar a paisagem. O que voc?s est?o vendo de diferente? Viram quantas ?rvores?
Acho que estamos quase l?.
Pronto! Podem descer do ?nibus, pois vamos come?ar a caminhar pela floresta.
=> Neste momento, lembre-se de trocar o som e exalar um aroma de campo ou flores.
Assim, ? medida que voc? conversa com os alunos, eles podem imaginar o ambiente.
Para ampliar as sensa??es, quando passarem pelo rio ou cachoeira, por exemplo, solicite que toquem na ?gua e, neste momento, encoste um pano molhado em suas m?os; se avistarem um animal, como uma on?a, voc?s podem acariciar um bichinho de pel?cia, se tiverem coragem de tocar neste animal perigoso; e assim por diante.
Esta atividade ? interessante, pois pode ser utilizada com crian?as com baixa vis?o ou cegos, pois explora a imagina??o e estimula outros recursos, como sensa??es t?teis, sons e odores.
Continue a viagem at? que eles possam ter explorado bem a floresta, lembrando de alternar o som a cada animal que avistam ou rio. Convide-os a voltarem devagar, come?ando novamente pelo som do ?nibus, at? chegarmos ? escola e retomarmos nossos lugares.
Ao final da ?viagem? eles poder?o descrever tudo o que viram, ouviram e sentiram em um texto descritivo individual, que poder? ser digitado no KWord. Lembre-os que, descrever vai al?m das imagens, que ? preciso pensar em todo o contexto.
KWord: [ Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>su?te de escrit?rio> Processador de textos]
Para este momento, a sugest?o ? solicitar que os alunos fa?am pelo menos 6 desenhos, cada um, sob um momento ( viagem, entrando na floresta, vendo a on?a...) utilizando o KolourPaint : [Metasys>Aplicativos>Aplica??es Gr?ficas>Ferramenta de Pintura]
Depois, re?na todas estas imagens em um pen drive e monte um clipe, utilizando novamente os sons do momento anterior. Para isso, voc? poder? usar o programa KPresenter [Metasys> Aplicativos> Ferramentas de produtividade> Gerador de Apresenta??es] e exibir a apresenta??o com um projetor de imagens.
VEJA UM EXEMPLO DE COMO FICARIA A APRENTA??O:
- A viagem: re?na as imagens da viagem e coloque o som do ?nibus;
- Entrando na floresta: a soma dos desenhos relativos ? esse momento e o som dos p?ssaros;
- Avistando uma cachoeira: figuras da cachoeira e o seu som;
-E assim por diante, at? o retorno ? sala de aula.
VOC?S SUGERIRAM QUE FOSSEMOS AO PANTANAL, MAS ONDE ESTE LUGAR FICA?
|
Converse com os alunos sobre as tarefas de casa, proporcionando que contem aos colegas as suas descobertas.
Depois, solicite que pensem, o que tem de diferente e de igual nas duas paisagens que conhecemos: a natural e a modificada.
Finalize esta aula, solicitando que montem um texto coletivo, para que digam as semelhan?as e diferen?as e dois pontos positivos e negativos de cada uma.
VEJA O EXEMPLO:
PAISAGEM NATURAL x PAISAGEM MODIFICADA |
|
SEMELHAN?AS | DIFEREN?AS |
? |
? ? ? ? ? ? ? |
?
? PAISAGEM NATURAL |
PAISAGEM MODIFICADA |
||
ASPECTOS POSITIVOS ? ? ? ? |
ASPECTOS NEGATIVOS ? ? ? ? |
ASPECTOS POSITIVOS ? ? ? ? |
ASPECTOS NEGATIVOS ? ? ? ? |
Pesquisando sobre o pantanal:
Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pantanal
Sua pesquisa: http://www.suapesquisa.com/geografia/pantanal.htm
Rios vivos: http://www.riosvivos.org.br/Canal/Pantanal/260
Brasil turismo: http://www.brasil-turismo.com/pantanal.htm
No caso de uma aula onda a imagina??o ? o tema motivador de uma produ??o de texto, ou seja, algo abstrato, ? preciso atentar-se para o interesse e entusiasmo dos alunos.
Sem estes dois fatores o texto poder? ter qualidade inferior, o que prejudicar? o processo de avalia??o.
Outro fator importante ? perceber se os alunos conseguiram montar um texto descritivo sobre o ambiente estudado, com coes?o, coer?ncia e sequ?ncia l?gica dos fatos.
Por fim, ? preciso observar tamb?m se conseguiram perceber as diferen?as entre estes dois espa?os e a a??o do homem e da natureza sobre eles.
?