Portal do Professor

Início do Conteúdo

Área de figuras planas

Autor e Co-autor(es)

Carlos Alberto Jesus de Oliveira imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Calcular área de figuras planas

Duração das atividades

Duas aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

•Operações básicas •Unidades de medidas

Estratégias e recursos da aula

1 – Em sala de aula

               Olá professor, vamos conversar um pouco sobre área de figuras planas. Coloque uma situação simples para que seus alunos possam aplicar este conteúdo, como por exemplo: 
               Em uma reunião de uma Associação de Pais e Mestre de uma determinada escola, decidiu-se que o piso das salas de aula seriam trocados. Para isto coletaram as seguintes informações:
                    • A escola possui 16 salas de aula. Cada sala tem as seguintes dimensões 3,2 m comprimento e 2,8 m de largura.
                    • A cerâmica a ser adquirida mede 40 cm por 40 cm. Ela custa R$ 4,35 o metro.
               Pergunta-se:
                    • Quantos metros da cerâmica a Associação deverá adquirir?
                    • Esta quantidade equivale a quantas peças?
                    • Qual será o custo desta compra?


2 – Laboratório de informática

               Leve seus alunos ao laboratório de informática e peça a eles que acessem o sítio http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/construtora/construtora.html. Será mostrada a tela abaixo onde o aluno deverá informar o seu nome.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/387/imagens/Aula_2009_59_Fig_01.jpg

               Professor, o aplicativo coloca uma situação onde deverão ser feitos cálculos para determinar a quantidade de piso para revestir a sala, o quarto e a cozinha de uma casa. Para isto ele deverá clicar com o mouse no ambiente sala, para escolher o tamanho do piso.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/387/imagens/Aula_2009_59_Fig_02.jpg

               Peça aos seus alunos que cliquem com o mouse no espaço “O que é área?”. Neste espaço eles aprenderam o conceito de área e como calcular área de figuras planas. Oriente-os para que observem e registrem:
                    • o conceito de área de figuras planas;
                    • as unidades de medidas de área;
                    • a adequação destas unidades de medidas de áreas ao objeto que se pretende medir;
                    • as fórmulas para cálculo de área das figuras apresentadas (quadrado, retângulo, triângulo, losango e trapézio).

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/387/imagens/Aula_2009_59_Fig_03.jpg

               Após esta navegação, peça aos seus alunos que clique na opção “Voltar para planta baixa” e em seguida selecione o ambiente “sala”. Nele eles deverão escolher um tipo de piso que irá revestir a sala, o quarto e a cozinha. Existem cinco tipos de medidas para as dimensões da sala, cada vez que esta opção for selecionada, serão modificadas as dimensões da sala e dos tipos de piso. Professor, peça aos seus alunos que:
                    • Façam e registrem o calculo valor da área da sala;
                    • Façam e registrem o calculo valor da área de cada tipo de piso;
                    • Observem e comparem as unidades de medidas da sala e de cada tipo de piso;
                   • Provoque um rápido debate perguntando a eles: “Como faremos para calcular a quantidade de piso na sala?”. Peça a eles que registrem todas as idéias que surgirem.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/387/imagens/Aula_2009_59_Fig_04.jpg
 

               Depois eles selecionaram um tipo de piso e fizeram os devidos cálculos, agora deverão informar a quantidade de peças do piso serão necessárias para revestir a sala. Após informar, clique com o mouse em “Confirmar”.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/387/imagens/Aula_2009_59_Fig_05.jpg

               O aplicativo informará se o valor da quantidade informada esta correto. Peça a eles que cliquem com o mouse em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/387/imagens/Aula_2009_59_Fig_06.jpg e repita o procedimento para os cálculos do quarto e da cozinha.

 

3 – Atividade prática

               Professor seria interessante colocar uma atividade prática para seus alunos. A situação colocada para motivação dos alunos no início da aula. Peça a eles que:
                    • Utilizando uma trena, meçam e registrem as dimensões da sala de aula.
                    • Calculem a área da sala de aula.
                    • Supondo que a cerâmica que vai ser colocada na sala tenha as mesmas dimensões, quantos metros de cerâmica deverá ser adquirido?
                    • Esta quantidade corresponde a quantas peças?
                    • Qual será o custo?
 

Avaliação

A avaliação será realizada no transcorrer dos questionamentos apresentados, primeiramente observando a formação de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, por meio do diálogo, perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos. Pela leitura das produções dos alunos, o professor avaliará sugerindo as mudanças e adequações necessárias, estimulando as leituras e quando necessário, o feedback dos conteúdos.