Leide Divina Alvarena Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Natureza e as quest?es socioambientais |
- Entender o que ? saneamento b?sico;
- Conhecer os problemas socioambientais decorrentes da falta de saneamento b?sico;
- Conhecer as condi??es de saneamento b?sico na cidade, no espa?o de viv?ncia.
N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios sobre a tem?tica.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), ou em um laborat?rio de inform?tica. Os alunos ter?o contato com os seguintes softwares:
?
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre" localizado na ?rea de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresenta??o. |
?
- Prezado(a) Professor(a),
- Inicie a discuss?o comentando com os alunos que em nosso pa?s, os problemas sociais e ambientais urbanos que antes eram predominantes apenas nas grandes cidades, atualmente est?o presentes tamb?m nas pequenas cidades. Vamos compreender a import?ncia do saneamento b?sico para a sa?de p?blica?
- Apresente as seguintes imagens:
Dispon?vel em: <http://envolverde.com.br/sociedade/brasil-sociedade/o-simbolo-perene-do-nosso-atraso/>. Acesso em 10/12/2011.
?
Dispon?vel em: <http://www.institutobrasil.com/site_antigo/web/saneamento/cenario.htm> Acesso em 10/12/2011.
Dispon?vel em: <http://envolverde.com.br/sociedade/brasil-sociedade/o-simbolo-perene-do-nosso-atraso/>. Acesso em 10/12/2011.
?
- Pergunte aos alunos:
?
- Permita que os alunos expressem suas compreens?es. Posteriormente, oriente-os a acessarem o endere?o web <http://www.infoescola.com/saude/saneamento-basico/> e lerem, com aten??o, o texto: ?Saneamento b?sico?. Questione:
- O que se entende por saneamento b?sico?
- Qual a import?ncia do saneamento b?sico para as pessoas que vivem nas cidades?
- Como surgiu o saneamento b?sico?
- Permita que os alunos expressem verbalmente suas compreens?es. Posteriormente, oriente os alunos a acessarem o endere?o web <http://www.tratabrasil.org.br/detalhe.php?secao=20> e observarem os dados informativos sobre a situa??o do saneamento b?sico no Brasil.
- Permita que os alunos expressem suas compreens?es e esclare?a as poss?veis d?vidas, mediando a constru??o de novos conhecimentos. Proponha aos alunos que examinem o gr?fico a seguir, representando a evolu??o dos servi?os de saneamento b?sico dos munic?pios brasileiros, entre os anos de 1989 a 2000:
Dispon?vel em: <http://educacao.uol.com.br/geografia/saneamento-basico.jhtm>. Acesso em 10/12/2011.
?
- Pergunte aos alunos:
?
- Permita que os alunos expressem suas interpreta??es sobre o gr?fico. Destaque e discuta com os alunos a precariedade nos servi?os p?blicos - especialmente nos bairros de baixa renda - de saneamento b?sico, como fornecimento de ?gua tratada e encanada, coleta e transporte de esgoto, coleta de lixo, ilumina??o e pavimenta??o;
- Oriente-os a registrarem suas compreens?es em um arquivo Kword.
?
- Pergunte aos alunos:
- Oriente os alunos a realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet (sugerimos o endere?o web <http://www.esgotoevida.org.br/saude_saneamento.php>), em livros e revistas, buscando compreender e explicar os principais problemas socioambientais decorrentes da falta de saneamento b?sico. Destaque:
- Doen?as relacionadas com a aus?ncia de rede de esgotos;
- Doen?as relacionadas com ?gua contaminada;
- Doen?as e outras consequ?ncias da aus?ncia de tratamento do Esgoto Sanit?rio.
?
- A partir da compreens?o que tiveram sobre a problem?tica pesquisada, cada grupo dever? organizar uma apresenta??o ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter, promovendo a intera??o e a troca de conhecimento entre os alunos.
Fonte: Clip-Art.
- O professor deve acompanhar os grupos, esclarecendo as poss?veis d?vidas e mediando a constru??o de novos conhecimentos, por parte dos alunos, sobre a tem?tica pesquisada.
- Ao final dos debates, solicite que elaborem um quadro-s?ntese com os principais pontos destacados e elaborem uma disserta??o sobre o tema em um arquivo Kword.
?
- Oriente os alunos a acessarem o endere?o web <http://www.tratabrasil.org.br/detalhe.php?secao=23> para que conhe?am a Lei do Saneamento B?sico. Pergunte aos alunos:
?
- Medie a constru??o de conhecimentos por parte dos alunos sobre as diretrizes nacionais para o saneamento b?sico. Posteriormente, apresente o filme "Saneamento B?sico", dispon?vel para download no endere?o web <http://www.youtube.com/watch?v=lXvYcvunQrA>.
?
Cena do filme Saneamento B?sico. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=lXvYcvunQrA>. Acesso em 10/12/11.
?
?
?
?
- Ap?s assistirem ao filme, questione:
?
- Debata com os alunos, dentre outras quest?es, a import?ncia dada pelo poder p?blico ao saneamento b?sico. Aproveite a oportunidade para conhecer as condi??es de saneamento b?sico do bairro e da cidade onde os alunos moram/estudam. Pergunte:
?
- Promova atividades de pesquisa em que os alunos, divididos em grupos, levantem informa??es sobre:
- Para auxili?-los na compreens?o dessas quest?es, oriente-os a acessarem o endere?o web <http://www.economiabr.net/economia/3_saneamento_basico.html> e lerem o texto "Saneamento B?sico". A partir da leitura deste texto e outras fontes bibliogr?ficas, solicite que fa?am uma pesquisa nas institui??es respons?veis pelo saneamento b?sico da cidade onde os estudantes vivem, buscando levantar as condi??es desse sistema em seu espa?o de viv?ncia.
- Instrua-os a levantarem informa??es sobre os servi?os de atendimento a sa?de p?blica, investigando se h? (e com que frequ?ncia) atendimento de pessoas com doen?as, dentre algumas, c?lera, ameb?ase, v?rios tipos de diarreia, peste bub?nica, lepra, meningite, p?lio, herpes, sarampo, hepatite, febre amarela, gripe, mal?ria, leptospirose, ebola, etc., relacionadas ? precariedade do sistema de saneamento b?sico.
- A partir da compreens?o que tiveram sobre a problem?tica pesquisada, cada grupo dever? organizar uma apresenta??o ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter, expondo seus conhecimentos e promovendo a intera??o e a troca de conhecimento entre todos os alunos.
- O professor deve acompanhar os grupos esclarecendo as poss?veis d?vidas e mediando a constru??o de novos conhecimentos, por parte dos alunos, sobre a tem?tica pesquisada.
- Ao final dos debates, solicite que elaborem, individualmente, um quadro-s?ntese com os principais pontos destacados e escreva uma disserta??o sobre o tema em um arquivo Kword.
- Aproveite a relev?ncia dessa tem?tica e realize um trabalho em conjunto com professores de outras ?reas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplica??es no cotidiano. Em Portugu?s, os alunos podem trabalhar com produ??o e interpreta??o de textos sobre a tem?tica; Com Hist?ria e Sociologia pode-se fazer um estudo sobre o surgimento das diversas atividades econ?micas e as principais mudan?as decorrentes da mesma em nossa sociedade; em Ci?ncias podem-se fazer estudos sobre as os problemas socioambientais decorrentes das principais atividades econ?micas; em Artes, confeccionar pain?is tem?ticos; em Matem?tica, tabular dados quantitativos e construir gr?ficos, tabelas, dentre outras in?meras possibilidades.
Aulas sobre o tema dispon?vel no Portal do Professor:
?
Saneamento B?sico: voc? sabe o que ? isso? E qual a sua import?ncia? <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12486>. Acesso em 10/12/11.
Saneamento B?sico no Brasil. <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26914>. Acesso em 10/12/11.
?
Outros
Saneamento B?sico no Brasil. <http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u86510.shtml>. Acesso em 10/12/11.
Cartilha pesquisa Percep??es sobre Saneamento B?sico. <http://www.tratabrasil.org.br/novo_site/cms/APRESENTACAO_IBOPE_TRATA/Apresentacao_coletiva_12ago.pdf>. Acesso em 10/12/11.
Sa?de P?blica. <http://pt.wikipedia.org/wiki/Sa%C3%BAde_p%C3%BAblica>. Acesso em 10/12/11.
Coleta seletiva. <http://pt.wikipedia.org/wiki/Coleta_seletiva>. Acesso em 10/12/11.
site <http://www.esgotoevida.org.br/saude_saneamento.php>. Trata do funcionamento o sistema de saneamento. Acesso em 10/12/11.
Entendemos que a avalia??o deve acontecer durante todo o processo, considerando a participa??o, o desempenho e a colabora??o dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, ap?s o desenvolvimento das atividades:
1. Pesquisa: verificar a capacidade dos alunos para realizarem pesquisa:
- Valorizar a busca de informa??es sobre o tema em sites de pesquisa, em cada uma das atividades propostas.
2. Exposi??es: constatar se houve a compreens?o dos conceitos estudados.
- Discutir com os alunos sobre o que mudou em seus pontos de vista com rela??o aos conceitos abordados ap?s a realiza??o de cada atividade.
3. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudan?as significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.
4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.
- Observar a disponibilidade, iniciativa e colabora??o do aluno ao trabalhar em grupo.