Portal do Professor

Início do Conteúdo

Saneamento B?sico no Brasil: quest?o de sa?de p?blica.

Autor e Co-autor(es)

Suely Aparecida Gomes Moreira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Faculdade Cat?lica de Uberl?ndia

Leide Divina Alvarena Turini

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Natureza e as quest?es socioambientais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Entender o que ? saneamento b?sico;

- Conhecer os problemas socioambientais decorrentes da falta de saneamento b?sico;

- Conhecer as condi??es de saneamento b?sico na cidade, no espa?o de viv?ncia.

Duração das atividades

03 aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios sobre a tem?tica.

Estratégias e recursos da aula

 hhh

Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), ou em um laborat?rio de inform?tica. Os alunos ter?o contato com os seguintes softwares:

?

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre"  localizado na ?rea de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresenta??o.

?

- Prezado(a) Professor(a),

- Inicie a discuss?o comentando com os alunos que em nosso pa?s, os problemas sociais e ambientais urbanos que antes eram predominantes apenas nas grandes cidades, atualmente est?o presentes tamb?m nas pequenas cidades. Vamos compreender a import?ncia do saneamento b?sico para a sa?de p?blica?

 hh  

Atividade 01

O que ? saneamento b?sico?

PASSO A PASSO 

- Apresente as seguintes imagens:

 hh

Dispon?vel em: <http://envolverde.com.br/sociedade/brasil-sociedade/o-simbolo-perene-do-nosso-atraso/>. Acesso em 10/12/2011.

?

hh

 Dispon?vel em: <http://www.institutobrasil.com/site_antigo/web/saneamento/cenario.htm> Acesso em 10/12/2011.

  hh

Dispon?vel em: <http://envolverde.com.br/sociedade/brasil-sociedade/o-simbolo-perene-do-nosso-atraso/>. Acesso em 10/12/2011.

?

- Pergunte aos alunos:

  • Que leitura pode-se fazer destas imagens?

?

- Permita que os alunos expressem suas compreens?es. Posteriormente, oriente-os a acessarem o endere?o web <http://www.infoescola.com/saude/saneamento-basico/> e lerem, com aten??o, o texto: ?Saneamento b?sico?. Questione:

- O que se entende por saneamento b?sico?

- Qual a import?ncia do saneamento b?sico para as pessoas que vivem nas cidades?

- Como surgiu o saneamento b?sico?

- Permita que os alunos expressem verbalmente suas compreens?es. Posteriormente, oriente os alunos a acessarem o endere?o web <http://www.tratabrasil.org.br/detalhe.php?secao=20> e observarem os dados informativos sobre a situa??o do saneamento b?sico no Brasil.

  • O que revelam os dados sobre a situa??o do saneamento b?sico no Brasil? 

- Permita que os alunos expressem suas compreens?es e esclare?a as poss?veis d?vidas, mediando a constru??o de novos conhecimentos. Proponha aos alunos que examinem o gr?fico a seguir, representando a evolu??o dos servi?os de saneamento b?sico dos munic?pios brasileiros, entre os anos de 1989 a 2000:

hh

Dispon?vel em: <http://educacao.uol.com.br/geografia/saneamento-basico.jhtm>. Acesso em 10/12/2011.

?

- Pergunte aos alunos:

  • Que leitura pode-se fazer deste gr?fico?

?

- Permita que os alunos expressem suas interpreta??es sobre o gr?fico. Destaque e discuta com os alunos a precariedade nos servi?os p?blicos - especialmente nos bairros de baixa renda - de saneamento b?sico, como fornecimento de ?gua tratada e encanada, coleta e transporte de esgoto, coleta de lixo, ilumina??o e pavimenta??o;

- Oriente-os a registrarem suas compreens?es em um arquivo Kword.

?

Atividade 02

Problemas socioambientais decorrentes da falta de saneamento b?sico

PASSO A PASSO 

hhh  

- Pergunte aos alunos:

  • Quais s?o os principais problemas socioambientais decorrentes da falta de saneamento b?sico?
  • Quem s?o e onde vivem as pessoas diretamente afetadas pela falta de saneamento no Brasil?
  • Quais as consequ?ncias da falta de saneamento para a sa?de da popula??o?

- Oriente os alunos a realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet (sugerimos o endere?o web <http://www.esgotoevida.org.br/saude_saneamento.php>), em livros e revistas, buscando compreender e explicar os principais problemas socioambientais decorrentes da falta de saneamento b?sico. Destaque:

- Doen?as relacionadas com a aus?ncia de rede de esgotos;

- Doen?as relacionadas com ?gua contaminada;

- Doen?as e outras consequ?ncias da aus?ncia de tratamento do Esgoto Sanit?rio.

?

- A partir da compreens?o que tiveram sobre a problem?tica pesquisada, cada grupo dever? organizar uma apresenta??o ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter,  promovendo a intera??o e a troca de conhecimento entre os alunos. 

hh

Fonte: Clip-Art.

- O professor deve acompanhar os grupos, esclarecendo as poss?veis d?vidas e mediando a constru??o de novos conhecimentos, por parte dos alunos, sobre a tem?tica pesquisada. 

 - Ao final dos debates, solicite que elaborem um quadro-s?ntese com os principais pontos destacados e elaborem uma disserta??o sobre o tema em um arquivo Kword. 

?

Atividade 03

As condi??es de saneamento b?sico na cidade em que voc? mora

PASSO A PASSO 

- Oriente os alunos a acessarem o endere?o web <http://www.tratabrasil.org.br/detalhe.php?secao=23>  para que conhe?am a Lei do Saneamento B?sico. Pergunte aos alunos:

  • Quais s?o diretrizes nacionais para o saneamento b?sico no Brasil?

?

- Medie a constru??o de conhecimentos por parte dos alunos sobre as diretrizes nacionais para o saneamento b?sico. Posteriormente, apresente o filme "Saneamento B?sico", dispon?vel para download no endere?o web <http://www.youtube.com/watch?v=lXvYcvunQrA>.

?

 HH

Cena do filme Saneamento B?sico. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=lXvYcvunQrA>.  Acesso em 10/12/11.

?

?

?

?

- Ap?s assistirem ao filme, questione:

  • O que mais despertou sua aten??o no filme?

?

- Debata com os alunos, dentre outras quest?es, a import?ncia dada pelo poder p?blico ao saneamento b?sico. Aproveite a oportunidade para conhecer as condi??es de saneamento b?sico do bairro e da cidade onde os alunos moram/estudam. Pergunte:

?

  • Que medidas s?o adotadas na cidade em que voc? mora, relacionadas ? preserva??o ou ? modifica??o das condi??es do meio ambiente, com a finalidade de prevenir doen?as e promover a sa?de p?blica?

hhh  

- Promova atividades de pesquisa em que os alunos, divididos em grupos, levantem informa??es sobre:

  • O abastecimento de ?gua
  • O sistema de esgoto
  • O sistema de tratamento do lixo

- Para auxili?-los na compreens?o dessas quest?es, oriente-os a acessarem o endere?o web <http://www.economiabr.net/economia/3_saneamento_basico.html> e lerem o texto "Saneamento B?sico". A partir da leitura deste texto e outras fontes bibliogr?ficas, solicite que fa?am uma pesquisa nas institui??es respons?veis pelo saneamento b?sico da cidade onde os estudantes vivem, buscando levantar as condi??es desse sistema em seu espa?o de viv?ncia.

- Instrua-os a levantarem informa??es sobre os servi?os de atendimento a sa?de p?blica, investigando se h? (e com que frequ?ncia) atendimento de pessoas com doen?as, dentre algumas, c?lera, ameb?ase, v?rios tipos de diarreia, peste bub?nica, lepra, meningite, p?lio, herpes, sarampo, hepatite, febre amarela, gripe, mal?ria, leptospirose, ebola, etc., relacionadas ? precariedade do sistema de saneamento b?sico. 

- A partir da compreens?o que tiveram sobre a problem?tica pesquisada, cada grupo dever? organizar uma apresenta??o ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter, expondo seus conhecimentos e promovendo a intera??o e a troca de conhecimento entre todos os alunos. 

- O professor deve acompanhar os grupos esclarecendo as poss?veis d?vidas e mediando a constru??o de novos conhecimentos, por parte dos alunos, sobre a tem?tica pesquisada. 

 - Ao final dos debates, solicite que elaborem, individualmente, um quadro-s?ntese com os principais pontos destacados e escreva uma disserta??o sobre o tema em um arquivo Kword. 

Professor, trabalhe a tem?tica em conjunto com outras ?reas!

- Aproveite a relev?ncia dessa tem?tica e realize um trabalho em conjunto com professores de outras ?reas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplica??es no cotidiano. Em Portugu?s, os alunos podem trabalhar com produ??o e interpreta??o de textos sobre a tem?tica; Com Hist?ria e Sociologia pode-se fazer um estudo sobre o surgimento das diversas atividades econ?micas e as principais mudan?as decorrentes da mesma em nossa sociedade; em Ci?ncias podem-se fazer estudos sobre as os problemas socioambientais decorrentes das principais atividades econ?micas; em Artes, confeccionar pain?is tem?ticos; em Matem?tica, tabular dados quantitativos e construir gr?ficos, tabelas, dentre outras in?meras possibilidades.

Recursos Complementares

Aulas sobre o tema dispon?vel no Portal do Professor:

?

Saneamento B?sico: voc? sabe o que ? isso? E qual a sua import?ncia? <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12486>. Acesso em 10/12/11.

Saneamento B?sico no Brasil. <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26914>. Acesso em 10/12/11.

?

Outros

Saneamento B?sico no Brasil.  <http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u86510.shtml>. Acesso em 10/12/11. 

Cartilha pesquisa Percep??es sobre Saneamento B?sico. <http://www.tratabrasil.org.br/novo_site/cms/APRESENTACAO_IBOPE_TRATA/Apresentacao_coletiva_12ago.pdf>. Acesso em 10/12/11.

Sa?de P?blica. <http://pt.wikipedia.org/wiki/Sa%C3%BAde_p%C3%BAblica>. Acesso em 10/12/11.

Coleta seletiva. <http://pt.wikipedia.org/wiki/Coleta_seletiva>. Acesso em 10/12/11.

 site <http://www.esgotoevida.org.br/saude_saneamento.php>. Trata do funcionamento o sistema de saneamento. Acesso em 10/12/11.

Avaliação

Entendemos que a avalia??o deve acontecer durante todo o processo, considerando a participa??o, o desempenho e a colabora??o dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, ap?s o desenvolvimento das atividades:

1. Pesquisa: verificar a capacidade dos alunos para realizarem pesquisa:

- Valorizar a busca de informa??es sobre o tema em sites de pesquisa, em cada uma das atividades propostas.

2. Exposi??es: constatar se houve a compreens?o dos conceitos estudados.

- Discutir com os alunos sobre o que mudou em seus pontos de vista com rela??o aos conceitos abordados ap?s a realiza??o de cada atividade. 

3. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudan?as significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.

4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.

- Observar a disponibilidade, iniciativa e colabora??o do aluno ao trabalhar em grupo.