L?gia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Rela??es de poder e conflitos sociais |
Ensino M?dio | Hist?ria | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
O aluno dever? compreender as divis?es pol?ticas e sociais da Inglaterra do s?culo XVII e a import?ncia da Revolu??o de 1640 no pensamento pol?tico e na hist?ria europeia.
O professor j? deve ter trabalhado com o aluno a situa??o social, pol?tica e econ?mica inglesa anterior a 1640, com ?nfase nas rela??es entre Monarquia e Parlamento e nas transforma??es sociais e econ?micas que levaram ao capitalismo industrial ingl?s.
AULA 1
Para introduzir os alunos na situa??o social e pol?tica que levou ? Revolu??o, o professor dever? pedir aos alunos que fa?am uma pesquisa em livros e na Internet sobre os diversos grupos religiosos do per?odo. Depois os alunos apresentar?o os resultados na forma de textos e cartazes. Todo o material produzido dever? ser guardado para futuras atividades.
Sugest?o delinks:
(acesso em: 8 dez. 2011);
http://www.jacareacademico.com/4.php
(acesso em: 8 dez. 2011);
http://pt.wikipedia.org/wiki/Diggers
(acesso em: 8 dez. 2011);
http://www.multilingualarchive.com/ma/enwiki/pt/Diggers
(acesso em: 8 dez. 2011).
?
AULA 2
O professor exibir? as imagens a seguir e pedir? aos alunos que as comente em voz alta e responda, por escrito, ?s perguntas correspondentes a cada uma delas.
Imagem 1
Fonte: http://historiacivilizacao.blogspot.com/2010/06/revolucao-inglesa-1640-1689.html.
Acesso em: 8 dez. 2011.
Perguntas:
- Que grupos sociais ou classes apoiavam o Parlamento e quais apoiavam o Rei?
- Voc? consegue perceber alguma rela??o entre a distribui??o geogr?fica dos beligerantes e os seus interesses e bases?
- Como acabou essa Guerra entre o Parlamento e o Rei?
Imagem 2
Fonte: http://www.putneydebates.com/The%20Debates.html.
Acesso em: 8 dez. 2011.
Perguntas:
- A imagem ? a representa??o dos Putney Debates. O que foi isso?
- Em que medida esses encontros foram uma amea?a ? Monarquia absolutista?
- O que foi decidido nesses Putney Debates?
Imagem 3
Acesso em: 8 dez. 2011.
Perguntas:
- Na imagem, vemos os Diggers no alto da colina ? espera das tropas. O que os Diggers tinham contra o Parlamento? Quais eram as suas reivindica??es?
- Como acabaram os Diggers? Qual o papel deles na Revolu??o?
?
AULA 3
Os alunos dever?o pesquisar, nesta terceira aula, sobre dois pensadores ingleses do per?odo da Revolu??o: Thomas Hobbes e John Locke. A pesquisa poder? ser feita na Internet e em livros e dever? ser apresentada em um mural para a escola (tamb?m poder? ser usado o material da primeira aula). A pesquisa dever? ter como norte os seguintes pontos:
- biografia dos pensadores;
- suas principais ideias;
- sua import?ncia no pensamento pol?tico e, portanto, o seu legado;
- qual a rela??o deles com os acontecimentos da Revolu??o e o que eles pensavam a respeito.
Sugest?o de links:
http://rhi.fl.uc.pt/vol/06/ltorgal.pdf
(acesso em: 8 dez. 2011);
(acesso em: 8 dez. 2011);
http://www.fflch.usp.br/primeirosestudos/ojs/index.php/primeirosestudos/article/view/42/3
(acesso em: 8 dez. 2011);
(acesso em: 8 dez. 2011);
(acesso em: 8 dez. 2011);
http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Locke
(acesso em: 8 dez. 2011);
http://jus.com.br/revista/texto/18963/o-pensamento-politico-de-john-locke
(acesso em: 8 dez. 2011);
http://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Hobbes
(acesso em: 8 dez. 2011);
(acesso em: 8 dez. 2011);
http://revistasiigg.sociales.uba.ar/index.php/anacronismo/article/view/156/136
?
CONCLUS?O
Ao final, os alunos ter?o compreendido os diferentes grupos religiosos e pol?ticos presentes na Revolu??o e as ideias da Revolu??o que influenciaram o pensamento pol?tico.
Links com informa??es complementares ou que aprofundam o assunto:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_civil_inglesa
(acesso em: 8 dez. 2011);
http://www.webartigos.com/artigos/a-revolucao-inglesa-de-1640/12019/
(acesso em: 8 dez. 2011);
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/absolutismo/revolucao-inglesa-ou-puritana.php
(acesso em: 8 dez. 2011);
http://www.slideshare.net/edgardhistoria/revoluo-inglesa-5236260
(acesso em: 8 dez. 2011);
http://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/2257/1350
(acesso em: 8 dez. 2011).
O professor dever? avaliar cada atividade das tr?s aulas de 0 a 10, depois somar e dividir o total por tr?s. Esta ? a primeira parte da avalia??o, a outra ? uma autoavalia??o que os alunos dever?o fazer.