Portal do Professor

Início do Conteúdo

Revolu??o Inglesa de 1640

Autor e Co-autor(es)

jo?o ricardo ferreira pires imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade do Estado de Minas Gerais

L?gia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Rela??es de poder e conflitos sociais
Ensino M?dio Hist?ria Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno dever? compreender as divis?es pol?ticas e sociais da Inglaterra do s?culo XVII e a import?ncia da Revolu??o de 1640 no pensamento pol?tico e na hist?ria europeia.

Duração das atividades

Tr?s aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor j? deve ter trabalhado com o aluno a situa??o social, pol?tica e econ?mica inglesa anterior a 1640, com ?nfase nas rela??es entre Monarquia e Parlamento e nas transforma??es sociais e econ?micas que levaram ao capitalismo industrial ingl?s.

Estratégias e recursos da aula

AULA 1

Para introduzir os alunos na situa??o social e pol?tica que levou ? Revolu??o, o professor dever? pedir aos alunos que fa?am uma pesquisa em livros e na Internet sobre os diversos grupos religiosos do per?odo. Depois os alunos apresentar?o os resultados na forma de textos e cartazes. Todo o material produzido dever? ser guardado para futuras atividades.

Sugest?o delinks:

http://www.historia.uff.br/nec/materia/grandes-processos/uma-inglaterra-de-radicais-revolucion%C3%A1rios-christopher-hill-e-o-mundo-de-p

(acesso em: 8 dez. 2011);

http://www.jacareacademico.com/4.php

(acesso em: 8 dez. 2011);

http://pt.wikipedia.org/wiki/Diggers

(acesso em: 8 dez. 2011);

http://www.multilingualarchive.com/ma/enwiki/pt/Diggers

(acesso em: 8 dez. 2011).

?

AULA 2

O professor exibir? as imagens a seguir e pedir? aos alunos que as comente em voz alta e responda, por escrito, ?s perguntas correspondentes a cada uma delas.

Imagem 1

Mapa

Fonte: http://historiacivilizacao.blogspot.com/2010/06/revolucao-inglesa-1640-1689.html.

Acesso em: 8 dez. 2011.

Perguntas:

- Que grupos sociais ou classes apoiavam o Parlamento e quais apoiavam o Rei?

- Voc? consegue perceber alguma rela??o entre a distribui??o geogr?fica dos beligerantes e os seus interesses e bases?

- Como acabou essa Guerra entre o Parlamento e o Rei?

Imagem 2

Putnuy Debates

Fonte: http://www.putneydebates.com/The%20Debates.html.

Acesso em: 8 dez. 2011.

 Perguntas:

- A imagem ? a representa??o dos Putney Debates. O que foi isso?

- Em que medida esses encontros foram uma amea?a ? Monarquia absolutista?

- O que foi decidido nesses Putney Debates?

Imagem 3

Diggers

Fonte: http://www.historia.uff.br/nec/imagem/defesa-da-comunidade-digger-da-colina-de-st-george-contra-os-proprietarios-locais-apoiados-pe.

Acesso em: 8 dez. 2011.

Perguntas:

- Na imagem, vemos os Diggers no alto da colina ? espera das tropas. O que os Diggers tinham contra o Parlamento? Quais eram as suas reivindica??es?

- Como acabaram os Diggers? Qual o papel deles na Revolu??o?

?

AULA 3

Os alunos dever?o pesquisar, nesta terceira aula, sobre dois pensadores ingleses do per?odo da Revolu??o: Thomas Hobbes e John Locke. A pesquisa poder? ser feita na Internet e em livros e dever? ser apresentada em um mural para a escola (tamb?m poder? ser usado o material da primeira aula). A pesquisa dever? ter como norte os seguintes pontos:

- biografia dos pensadores;

- suas principais ideias;

- sua import?ncia no pensamento pol?tico e, portanto, o seu legado;

- qual a rela??o deles com os acontecimentos da Revolu??o e o que eles pensavam a respeito.

Sugest?o de links:

http://rhi.fl.uc.pt/vol/06/ltorgal.pdf

(acesso em: 8 dez. 2011);

http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=kPSuV4hYGTIC&oi=fnd&pg=PA11&dq=Guerra+Civil+Inglesa&ots=KMR_6ZzW84&sig=RPDQ-hg_jt9OFlmZLG0wRrLhOO4#v=onepage&q=Guerra%20Civil%20Inglesa&f=false

(acesso em: 8 dez. 2011);

http://www.fflch.usp.br/primeirosestudos/ojs/index.php/primeirosestudos/article/view/42/3

(acesso em: 8 dez. 2011);

http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=lang_pt&id=Z2twFQihgKcC&oi=fnd&pg=PA15&dq=John+Locke&ots=i2R_Ow5nEZ&sig=zTR299qcKZP0Bn1oQbkA2F6vi6g#v=onepage&q=John%20Locke&f=false

(acesso em: 8 dez. 2011);

http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=lang_pt&id=M3-5zdXPkwEC&oi=fnd&pg=PA9&dq=John+Locke&ots=9p15oxa8Xp&sig=xRbzDo-BuFnptU0tKv-f1okddIU#v=onepage&q=John%20Locke&f=false

(acesso em: 8 dez. 2011);

http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Locke

(acesso em: 8 dez. 2011);

http://jus.com.br/revista/texto/18963/o-pensamento-politico-de-john-locke

(acesso em: 8 dez. 2011);

http://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Hobbes

(acesso em: 8 dez. 2011);

http://jus.com.br/revista/texto/2117/o-estado-natural-de-thomas-hobbes-e-a-necessidade-de-uma-instituicao-politica-e-juridica

(acesso em: 8 dez. 2011);

http://revistasiigg.sociales.uba.ar/index.php/anacronismo/article/view/156/136

?

CONCLUS?O

Ao final, os alunos ter?o compreendido os diferentes grupos religiosos e pol?ticos presentes na Revolu??o e as ideias da Revolu??o que influenciaram o pensamento pol?tico.

Recursos Complementares

Avaliação

O professor dever? avaliar cada atividade das tr?s aulas de 0 a 10, depois somar e dividir o total por tr?s. Esta ? a primeira parte da avalia??o, a outra ? uma autoavalia??o que os alunos dever?o fazer.