Portal do Professor

Início do Conteúdo

Vamos ca?ar um tesouro aqui na nossa escola?

Autor e Co-autor(es)

Gilberto Lopes Lerina imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC NDI UFSC

Giandr?a Reuss Strenzel

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Coordena??o
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?

As crian?as de quatro anos a cinco anos de idade, da Educa??o Infantil, poder?o:

- Experimentar os movimentos de equil?brio de uma forma l?dica; e

- Ampliar o ?leque? de experi?ncias com o corpo e o movimento.

Duração das atividades

A atividade ser? dividida em duas etapas, compreendendo cerca de 30 minutos, cada uma delas, com um total de aproximadamente 60 minutos. Importante perceber o interesse das crian?as e as pistas que elas nos d?o ao longo da atividade.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula poder? ser mais significativa dependendo da forma como o professor a prop?e. O momento requer que o professor se incline para um ?mergulho? no imagin?rio infantil, isto ?, perceber o movimento das crian?as ?s propostas, a faixa et?ria e as suas curiosidades.

Estratégias e recursos da aula

Etapa 1:? Opa! Tem pirata na ?rea, vamos ca?ar um Tesouro??

Dura??o: aproximadamente 30 minutos.

Material:- Mapa do tesouro (qualquer papel cortado, sem forma espec?fica, que pode ou n?o receber uma chama de fogo nas suas bordas, para dar um tom de envelhecido, ou ainda um tecido no qual possa ser feito um desenho);

-Pistas (peda?os de papeis, com a mesma semelhan?a do mapa quanto a n?o especificidade, com pistas que est?o conciliadas umas ?s outras. Exemplo: a 1? pista remete ao lugar no qual estar? a 2? e assim por diante); 

-Roupas e apetrechos para o Pirata (tapa olho, pano para colocar na cabe?a, uma m?o de gancho, dentre outros);

-Uma Ponte e dois blocos, podendo ser 02 tijolos (uma trave retangular para sobrepor a dois tijolos);

-Colchonetes;

-Confetes (peda?os de papel prateado picado).

PropostaNeste in?cio de atividade, o professor deve fazer a proposta como se estivesse encenando uma pe?a teatral. Convida as crian?as displicentemente, meio que sem inten??o para fazer outra atividade. Na verdade, a proposta deste dia com as crian?as ser? a de uma ca?a ao Tesouro.            

O professor deve articular com algu?m, de prefer?ncia algu?m desconhecido ?s crian?as para colocar roupas que lembrem um pirata (Tapa olho, um bra?o de gancho, cord?es, pano na cabe?a etc.).

O(A) convidado(a) dever? fazer uma encena??o como se levasse um grande susto ao ver as crian?as. Neste momento, sai correndo, meio que fugindo, e vai embora, n?o aparecendo mais, encerrando-se assim a participa??o deste personagem na proposta. Por?m, ao fugir, o Pirata deixa cair um mapa e uma pista. O professor se aproxima, encenando: pega o mapa e a 1? pista, e convida as crian?as de uma forma desafiadora e instigante para ?Ca?arem um Tesouro.

Esta atividade tem um tom de um circuito, em que as pistas ser?o dirigidas para ?reas do local onde ser? desenvolvido o ?Ca?a ao Tesouro?. A cada novo local, as crian?as ser?o desafiadas pelo Pirata a executarem alguma tarefa. Ao cumprirem o desafio (equil?brio, express?o corporal, interatividade, entre outras possibilidades), elas avan?am para a pista seguinte at? acharem o Tesouro, finalizando, assim, esta etapa. As pistas dever?o estar escritas em letra de caixa alta e o momento da leitura deve ser feito junto com as crian?as, acompanhando a leitura e seus conhecimentos com as letras e frases. 

Os espa?os escolhidos para os desafios devem ser pensados e organizados previamente. A escolha dos locais deve ser cuidadosa para eliminar qualquer ambiente que exponha as crian?as ao perigo. Em cada momento, as propostas poder?o ser dificultadas e/ou problematizadas, conforme as observa??es do professor  quanto ao interesse das crian?as. Segue abaixo sugest?es de pistas e desafios, podendo o professor propor outras:

A primeira pista estar? junto com o Mapa do Tesouro.

?

 "A Primeira Pista est? escondida em tal lugar... Por?m, para voc?s irem adiante, voc?s ter?o de passar por esta ponte perigosa. Depois as crian?as dever?o ir de m?os dadas." 

?

   equilibrio

                  Foto 1: Crian?as passando na ?Ponte Perigosa?.

Acervo Pessoal.

?

"Parab?ns o tesouro est? pr?ximo! Por?m, para voc?s avan?arem, dever?o passar por estes desafios na Montanha: Rolar 1 a 1, Rolar 2 a 2 e imitar uma cobrinha se arrastando.

?

  crian??as rolando

Foto 2: Crian?as rolando na "Montanha".

Acervo pessoal.

?

A segunda pista estar? escondida perto de um lugar a que a primeira pista a remeteu.

Estamos chegando ao nosso Tesouro, por?m, neste momento, o Pirata mandou as crian?as imitarem bichos: Borboletas, sapos, caranguejos, le?es e dar um susto nos professores....

?

Crian??as imitando bichos

                  Foto 3: Crian?as e professores imitando bichos.

Acervo Pessoal.    

?

A terceira pista estar? escondida perto de um lugar a que a Segunda pista a remeteu.

?

Etapa 2: ?Vamos brincar com o Tesouro do pirata??

MaterialCorda de nylon medindo, no m?nimo, 04 metros de comprimento, sendo o mais grossa poss?vel, e canetas hidrocor.

Dura??o: Em torno de 30 minutos, dependendo do interesse das crian?as.

Local: Parque, p?tio ou quadra. Recomenda-se que o local seja agrad?vel.

Proposta: O tesouro ser? desvendado na roda com as crian?as num tom de vit?ria e descoberta em parceria (o professor deve estar atento ao que percebeu durante a proposta e, neste momento, ressaltar com o grupo). Sugerimos, como Tesouro, um pote de uma gostosa salada de frutas para ser degustada ao final (que pode ser feita em conjunto com as crian?as em momento anterior ? atividade) e uma corda de Nylon bem grossa de, mais ou menos, 04 metros de comprimento, e umas canetas de hidrocor.

            O professor provoca as crian?as, perguntando-lhes o porqu? das canetas e da corda, instigando-as a pintar a corda, com os desenhos que quiserem, com o intuito de faz?-la parecer com uma grande cobra. Neste momento, o professor pode se apoiar nas sugest?es nos Recursos Complementares para mostrar ?s crian?as as diferentes cobras, bem como comentar com elas a respeito de onde vivem estes animais, seus h?bitos e do que se alimentam.

            Depois de a cobra estar pintada, o professor prop?e algumas brincadeiras, por exemplo:

?

?

                   Crian??as pulando uma cobrinha agitada

                              Foto 4: Crian?as saltando a Cobrinha

                              Acervo pessoal

?

?

          crian??as por baixo

                       Foto 5: Crian?as passando por baixo da cobra perigosa

   Acervo Pessoal.

?

Ao final das estripulias, as crian?as s?o convidadas a sentarem na roda para degustarem o pote de salada de frutas e conversarem como se sentiram nesta ca?a ao tesouro do pirata. 

Recursos Complementares

Avaliação

No final, ap?s compartilharem a salada de frutas, o professor convida as crian?as para uma ?ltima roda e instiga uma conversa sobre as experi?ncias que elas tiveram, como estas ocorreram e se algum desafio foi dif?cil no in?cio, ou se ficaram com receio etc.

Em seus registros, o professor avalia como as crian?as reagiram ?s propostas, e como foi a intera??o e a movimenta??o do grupo.