Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de leitura |
?
As crian?as de quatro anos a cinco anos de idade, da Educa??o Infantil, poder?o:
- Experimentar os movimentos de equil?brio de uma forma l?dica; e
- Ampliar o ?leque? de experi?ncias com o corpo e o movimento.
Esta aula poder? ser mais significativa dependendo da forma como o professor a prop?e. O momento requer que o professor se incline para um ?mergulho? no imagin?rio infantil, isto ?, perceber o movimento das crian?as ?s propostas, a faixa et?ria e as suas curiosidades.
Etapa 1:? Opa! Tem pirata na ?rea, vamos ca?ar um Tesouro??
Dura??o: aproximadamente 30 minutos.
Material:- Mapa do tesouro (qualquer papel cortado, sem forma espec?fica, que pode ou n?o receber uma chama de fogo nas suas bordas, para dar um tom de envelhecido, ou ainda um tecido no qual possa ser feito um desenho);
-Pistas (peda?os de papeis, com a mesma semelhan?a do mapa quanto a n?o especificidade, com pistas que est?o conciliadas umas ?s outras. Exemplo: a 1? pista remete ao lugar no qual estar? a 2? e assim por diante);
-Roupas e apetrechos para o Pirata (tapa olho, pano para colocar na cabe?a, uma m?o de gancho, dentre outros);
-Uma Ponte e dois blocos, podendo ser 02 tijolos (uma trave retangular para sobrepor a dois tijolos);
-Colchonetes;
-Confetes (peda?os de papel prateado picado).
Proposta: Neste in?cio de atividade, o professor deve fazer a proposta como se estivesse encenando uma pe?a teatral. Convida as crian?as displicentemente, meio que sem inten??o para fazer outra atividade. Na verdade, a proposta deste dia com as crian?as ser? a de uma ca?a ao Tesouro.
O professor deve articular com algu?m, de prefer?ncia algu?m desconhecido ?s crian?as para colocar roupas que lembrem um pirata (Tapa olho, um bra?o de gancho, cord?es, pano na cabe?a etc.).
O(A) convidado(a) dever? fazer uma encena??o como se levasse um grande susto ao ver as crian?as. Neste momento, sai correndo, meio que fugindo, e vai embora, n?o aparecendo mais, encerrando-se assim a participa??o deste personagem na proposta. Por?m, ao fugir, o Pirata deixa cair um mapa e uma pista. O professor se aproxima, encenando: pega o mapa e a 1? pista, e convida as crian?as de uma forma desafiadora e instigante para ?Ca?arem um Tesouro.
Esta atividade tem um tom de um circuito, em que as pistas ser?o dirigidas para ?reas do local onde ser? desenvolvido o ?Ca?a ao Tesouro?. A cada novo local, as crian?as ser?o desafiadas pelo Pirata a executarem alguma tarefa. Ao cumprirem o desafio (equil?brio, express?o corporal, interatividade, entre outras possibilidades), elas avan?am para a pista seguinte at? acharem o Tesouro, finalizando, assim, esta etapa. As pistas dever?o estar escritas em letra de caixa alta e o momento da leitura deve ser feito junto com as crian?as, acompanhando a leitura e seus conhecimentos com as letras e frases.
Os espa?os escolhidos para os desafios devem ser pensados e organizados previamente. A escolha dos locais deve ser cuidadosa para eliminar qualquer ambiente que exponha as crian?as ao perigo. Em cada momento, as propostas poder?o ser dificultadas e/ou problematizadas, conforme as observa??es do professor quanto ao interesse das crian?as. Segue abaixo sugest?es de pistas e desafios, podendo o professor propor outras:
A primeira pista estar? junto com o Mapa do Tesouro.
?
"A Primeira Pista est? escondida em tal lugar... Por?m, para voc?s irem adiante, voc?s ter?o de passar por esta ponte perigosa. Depois as crian?as dever?o ir de m?os dadas."
?
Foto 1: Crian?as passando na ?Ponte Perigosa?.
Acervo Pessoal.
?
"Parab?ns o tesouro est? pr?ximo! Por?m, para voc?s avan?arem, dever?o passar por estes desafios na Montanha: Rolar 1 a 1, Rolar 2 a 2 e imitar uma cobrinha se arrastando.
?
Foto 2: Crian?as rolando na "Montanha".
Acervo pessoal.
?
A segunda pista estar? escondida perto de um lugar a que a primeira pista a remeteu.
Estamos chegando ao nosso Tesouro, por?m, neste momento, o Pirata mandou as crian?as imitarem bichos: Borboletas, sapos, caranguejos, le?es e dar um susto nos professores....
?
Foto 3: Crian?as e professores imitando bichos.
Acervo Pessoal.
?
A terceira pista estar? escondida perto de um lugar a que a Segunda pista a remeteu.
?
Etapa 2: ?Vamos brincar com o Tesouro do pirata??
Material: Corda de nylon medindo, no m?nimo, 04 metros de comprimento, sendo o mais grossa poss?vel, e canetas hidrocor.
Dura??o: Em torno de 30 minutos, dependendo do interesse das crian?as.
Local: Parque, p?tio ou quadra. Recomenda-se que o local seja agrad?vel.
Proposta: O tesouro ser? desvendado na roda com as crian?as num tom de vit?ria e descoberta em parceria (o professor deve estar atento ao que percebeu durante a proposta e, neste momento, ressaltar com o grupo). Sugerimos, como Tesouro, um pote de uma gostosa salada de frutas para ser degustada ao final (que pode ser feita em conjunto com as crian?as em momento anterior ? atividade) e uma corda de Nylon bem grossa de, mais ou menos, 04 metros de comprimento, e umas canetas de hidrocor.
O professor provoca as crian?as, perguntando-lhes o porqu? das canetas e da corda, instigando-as a pintar a corda, com os desenhos que quiserem, com o intuito de faz?-la parecer com uma grande cobra. Neste momento, o professor pode se apoiar nas sugest?es nos Recursos Complementares para mostrar ?s crian?as as diferentes cobras, bem como comentar com elas a respeito de onde vivem estes animais, seus h?bitos e do que se alimentam.
Depois de a cobra estar pintada, o professor prop?e algumas brincadeiras, por exemplo:
?
?
Foto 4: Crian?as saltando a Cobrinha
Acervo pessoal
?
?
Foto 5: Crian?as passando por baixo da cobra perigosa
Acervo Pessoal.
?
Ao final das estripulias, as crian?as s?o convidadas a sentarem na roda para degustarem o pote de salada de frutas e conversarem como se sentiram nesta ca?a ao tesouro do pirata.
No final, ap?s compartilharem a salada de frutas, o professor convida as crian?as para uma ?ltima roda e instiga uma conversa sobre as experi?ncias que elas tiveram, como estas ocorreram e se algum desafio foi dif?cil no in?cio, ou se ficaram com receio etc.
Em seus registros, o professor avalia como as crian?as reagiram ?s propostas, e como foi a intera??o e a movimenta??o do grupo.