Portal do Professor

Início do Conteúdo

Brinquedos de papelão: vamos construir?

Autor e Co-autor(es)

Vânia Maria Broering imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC NDI UFSC

Dalânea Cristina Flor

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Aprender que o papelão pode ser um recurso importante para oportunizar o brincar criativo;

- Possibilitar experimentos artísticos utilizando papelão;

- Compartilhar o espaço e as brincadeiras com outras crianças e adultos, ampliando o seu universo cultural e vivencial;

- Aprender a esperar a vez de participar, respeitar e ser respeitado, possibilitar trocas de conhecimentos; e

- Instigar a curiosidade, a memória, a percepção, a fantasia e socialização. 

Duração das atividades

Cinco momentos de aproximadamente 20 minutos cada um.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Brincadeira, linguagem, imitação e imaginação. 

Estratégias e recursos da aula

1º momento - Apresentando a história

            Para este primeiro momento, o professor conta a história “O trenzinho do Nicolau”, de Ruth Rocha; Editora Salamandra,2009.  Quando for apresentar a história é interessante que o professor, organize o grupo de crianças em roda, sentadas num tapete, num espaço aconchegante e tranquilo. Após contar a história, o professor deve chamar a atenção para os pontos principais da história e para as figuras do livro, instigando para que as crianças falem sobre suas impressões. O professor pode realizar algumas perguntas, como, qual era o meio de transporte usado por Nicolau para percorrer a cidade? Quais os meios de transportes temos em nossa cidade? Temos trem em nossa cidade? Como cada criança chegou à escola? Vieram caminhando, de ônibus, de carro, de bicicleta?  

 

capa livro

Fonte: http://salamandra.com.br/book.php?id_titulo=10021598, acesso em 17/12/2011.
 

 

2º momento – Vamos fazer um volante para brincar de dirigir?

            Professor, propõe às crianças a construção de um brinquedo. Mostre para as crianças pedaços de papelão cortados em forma de tiras, e junte as extremidades do papelão, com fita adesiva, formando um círculo. Mostre o círculo para as crianças e pergunte: o que o objeto parece?  Que brincadeira é possível fazer utilizando este objeto?

            Após estas perguntas, o professor compara o círculo a um volante e convida as crianças para construírem em conjunto com ele mais alguns volantes.

 

volante volante

Etapas da construção do volante feito de papelão.

Fonte: arquivo pessoal da autora.

NDI -UFSC 2011

 

3º momento - A construção do Volante.

            Solicite ajuda das crianças para rasgar jornal em tiras, enrolar e sobrepor o jornal sobre a estrutura de papelão, dando volume e forma arredondada. Fixe o jornal com fita adesiva.

            Na etapa a seguir use a técnica da papietagem para deixar mais forte o objeto. Solicite ajuda das crianças para forrar o objeto, utilizando o jornal rasgado com grude ou cola (a receita do grude pode ser encontrada na aula “Vamos fazer uma caixa registradora e moedas para brincar de supermercado”, postada anteriormente no Portal do Professor, o link desta aula encontra-se no item recursos complementares.

             Distribua o papel rasgado anteriormente e solicite que as crianças passem grude ou cola no papel, sobrepondo as camadas. Depois, coloque para secar.

volante

Enrolando jornal sobre a estrutura de papelão.Fonte: arquivo pessoal da autora.

NDI-UFSC 2011

 

4º momento - Vamos brincar de caminhão?

            Com o volante pronto, o professor poderá propor pintá-lo com tinta guache ou cola colorida. Nós optamos por deixar o volante com o jornal aparente.

            Professor, selecione várias caixas de papelão e organize uma brincadeira com o volante construído. Lembre-se de escolher caixas que sejam firmes e resistentes.  Em nosso caso, utilizamos as caixas de papelão que servem para transportar as frutas para o lanche das crianças.

            É interessante o professor brincar junto com as crianças e interagir criativamente, trazendo elementos novos e enriquecedores às brincadeiras.

             Em nosso caso, a brincadeira foi planejada e proposta junto ao grupo de crianças de dois anos de idade, da professora Josiana Piccole, no Núcleo de Desenvolvimento Infantil – UFSC. Chamamos de “brincadeira de caminhão”. A professora Josiana brincou com as crianças instigando-as a imaginarem diferentes situações. Primeiro, brincou que as crianças eram as frutas que estavam dentro do caminhão, perguntando-lhes que tipo de fruta elas eram. Depois, as crianças assumiram papel de motoristas e a professora perguntou-lhes qual fruta o caminhão delas estava levando. E as crianças respondiam: “o meu caminhão está levando mamão”; “o meu está levando melancia”. Também estavam lá o caminhão de maçã, o do bolo, entre outros. As crianças entravam e saiam do caminhão, numa divertida brincadeira.

            Professor, você pode usar sua criatividade e transformar os caminhões em diferentes propostas.

CARRINHOS CRIANÇAS BRINCANDO CARRO

Crianças de 2 anos brincando de caminhão.NDI-UFSC,2011.Fonte: arquivo pessoal da autora

5º momento – Transformando o caminhão em trem.

 

            Professor, relembrando a história “O trenzinho do Nicolau”, convide as crianças a brincarem de trem do Nicolau. Solicite ajuda delas para colocar as caixas enfileiradas e as instigue imitando o maquinista, apitando, fazendo o barulho do trem.  Para animar ainda mais a brincadeira, cante a canção “Eu vou andar de trem”, presente no site postado no item recursos complementares.

trem

Crianças de 2 anos brincando de trem.NDI-UFSC,2011.Fonte: arquivo pessoal da autora.

Recursos Complementares

ROCHA, Ruth O trenzinho do Nicolau/Ruth Rocha; ilustrações de Luiz Maia.-São Paulo: Salamantra,2009.

MACHADO, M.M. O brinquedo-sucata e a criança. São Paulo: edições Loyola, 1994.

http://www.embrart.com.br/p_e_d/brinquedos_po.pdf.

http://www.youtube.com/watch?v=kmK0X5f6NE0

Avaliação

Para avaliar as crianças o professor deve observar se elas participaram da construção dos volantes e das brincadeiras propostas; se interagiram umas com as outras e com a professora, ou predominou a brincadeira individual? Os recursos utilizados possibilitaram a imitação de diferentes papéis e enriqueceram as brincadeiras?