Portal do Professor

Início do Conteúdo

Da carta ao e-mail

Autor e Co-autor(es)

Karen Alves de Andrade imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Prof. Dr. Luiz Prazeres

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: varia??o lingu?stica: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: processos de interlocu??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?

?         Reconhecer os elementos que comp?em o g?nero carta e utiliz?-los de maneira eficiente;

?         Reconhecer os elementos que comp?em o g?nero e-mail e utiliz?-los de maneira eficiente;

?         Comparar os g?neros carta e e-mail, utilizando-os de maneira adequada e reconhecendo seus usos sociais.

Duração das atividades

5 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

?

  • No??es de g?neros textuais.

Estratégias e recursos da aula

?

?         Computador/ internet (sala de inform?tica)

?         Data show

?         Caixas de som

Aula 1:

?

A carta ? um dos mais antigos meios de comunica??o existentes na sociedade. Ela cumpre o seu prop?sito quando chega ?s m?os de seu leitor e transmite a mensagem desejada pelo remetente. Ainda que seja um g?nero t?o conhecido, ? necess?rio destacar que a escrita de uma carta pode ser orientada por diversos fatores. Veremos alguns deles nesta sequ?ncia did?tica.

?

Na aula 1, falaremos um pouco sobre os diferentes tipos de carta. Para isso, leve seus alunos ao laborat?rio de inform?tica e pe?a      que acessem os endere?os eletr?nicos a seguir e descrevam os diferentes tipos de carta existentes neles:

?

?

Depois de verificar o cumprimento dessa tarefa, divida a turma em equipes de 4 alunos. Construa situa??es de comunica??o, como as descritas a seguir, copie-as em cart?es de papel e entregue para as equipes.

?

a)      EX-PATR?O RECOMENDA FUNCION?RIO PARA TRABALHAR EM OUTRA EMPRESA.

b)     TIA PARABENIZA SOBRINHA PELA CONCLUS?O DO CURSO SUPERIOR DE CONTABILIDADE.

c)      JOVEM REC?M-FORMADO PEDE EMPREGO EM UMA MULTINACIONAL.

d)     AMIGO EXPRESSA SEUS SENTIMENTOS PARA AMIGO QUE PERDEU O AV?.

e)      RAPAZ COMPRA UM CELULAR NA INTERNET QUE N?O FUNCIONA MUITO BEM.

f)       VIZINHO SE CANSA DO BARULHO FEITO POR JOVENS QUE MORAM NO ANDAR DE CIMA DE SEU APARTAMENTO.

g)      M?E DESEJA CONTAR AS NOVIDADES PARA A FILHA QUE EST? MORANDO FORA DO PA?S.

?

Entregue a cada equipe um cart?o com todas as situa??es apresentadas. Voc? pode acrescentar outras que fa?am parte das viv?ncias de sua comunidade. Explique para os alunos que os cart?es recebidos trazem situa??es de comunica??o que podem ser efetivadas na escrita de uma carta. Utilizando a pesquisa feita, eles devem identificar o tipo de carta ? qual as situa??es se relacionam.

?

Professor, ao terminar essa atividade, converse com os alunos para verificar as respostas dadas. Na medida em que eles forem apresentando as associa??es feitas, oriente-os a pensar em justificativas para essas associa??es.

?

Aula 2:

?

Nessa aula, trabalharemos como as rela??es de interlocu??o podem influenciar e modificar a escrita de uma carta. Para come?ar, escreva no quadro a seguinte quest?o e pe?a que, em equipes, os alunos a discutam:

?

Linguagem formal e informal: quando utiliz?-las?

?

Discuta com eles, em seguida, a necessidade de sempre avaliar a situa??o comunicativa para escolher entre os dois tipos de registro.

?

Retome, ent?o, as situa??es de comunica??o propostas na aula anterior. Os alunos dever?o identificar que tipo de registro ? o mais adequado para que as cartas sejam escritas.

?

Imagem dispon?vel em: http://www.imagensdahora.com.br/clipart/cliparts_imagens/03Comemoracoes//escrevendo_carta.jpg

?

A seguir est?o algumas imagens que podem ser exibidas em data show ou impressas em cart?es de papel. Os alunos dever?o imaginar que, em algum momento de suas vidas ir?o escreve uma carta para os destinat?rios representados nas imagens. Eles devem escrever em seus cadernos o tipo de registro mais adequado para se dirigir a cada interlocutor.

?

AMIGO

http://www.dasgurias.com/wp-content/2010/11/link_amigo.jpg

?

IRM?O

http://www.zippy.pt/upload/content/201005/acdfbe21-9093-4d74-9f03-55225e929edf_tLtfS3Bx_contentimage.jpg

?

PROFESSORA

http://4.bp.blogspot.com/_r42O6mWV2EE/TLhO_MbHpsI/AAAAAAAAAQY/BJrjNzXy0Nw/s1600/professor2.jpg

?

PRESIDENTE DO BRASIL

?

?

http://blog.planalto.gov.br/wp-content/uploads/2011/01/dilma_oficial2.jpg

?

DONO DE UMA EMPRESA

?

?

http://static.photaki.com/top-empresario-falando-no-celular-e-verificar-as-condicoes-meteorologicas_256941.jpg

?

Professor, aproveite para relembrar alguns pronomes de tratamento. Os alunos podem acessar o site http://www.brasilescola.com/gramatica/pronomes-tratamento.htm e verificar a tabela de pronomes.

?

?

Aula 3:

?

Nesta aula, ser?o retratados a forma e os conte?dos da carta. O prot?tipo ser? o da carta pessoal, j? que os outros tipos de carta derivam dela.

?

Comece a aula levantando os conhecimentos pr?vios dos alunos em rela??o ? forma da carta. Pergunte o que comp?e uma carta, o que n?o pode faltar nela, o que ela n?o deve conter, que varia??es pode sofrer. ? importante, professor, que os alunos saibam que as cartas precisam ser localizadas espacial e temporalmente, para que o destinat?rio tenha ci?ncia maior do contexto de comunica??o. Al?m disso, deve haver sauda??o, o corpo do texto, uma despedida e a assinatura. Pe?a que eles identifiquem esses elementos na carta a seguir:

?

?

http://www.doceshop.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/01/modelo-de-carta-de-demissao2.jpg

?

?

Agora, retome as imagens da aula 2. Os alunos, em grupos, dever?o identificar assuntos poss?veis para serem tratados com cada um dos destinat?rios. Em seguida, eles dever?o escolher um deles para redigir uma pequena carta.

?

Professor, utilize essa atividade para diagnosticar o aprendizado dos alunos. Caso haja alguma dificuldade recorrente na escrita, trabalhe-a com toda a turma.

?

Aula 4:

?

Um meio de comunica??o que vem facilitando e agilizando a comunica??o entre as pessoas ? o e-mail. Ele possui caracter?sticas semelhantes ?s da carta, principalmente no que se refere ? adequa??o dos registros, mas apresenta tamb?m algumas diferen?as.

Proponha aos alunos as seguintes perguntas:

?

  • Para que serve o e-mail?
  • Que utilidades ele possui a mais do que a carta?
  • O que a carta permite e o e-mail n?o permite?
  • Destaquem semelhan?as e diferen?as entre os dois g?neros.
  • Qual deles voc? gosta mais de enviar? E de receber?

?

Agora, os alunos dever?o transformar a carta escrita na aula anterior em um e-mail, fazendo as altera??es necess?rias. Eles devem criar a imagem do suporte, o provedor e o endere?o eletr?nico do destinat?rio. Professor, destaque a import?ncia do campo ?ASSUNTO? no e-mail, inexistente na carta, al?m da inexist?ncia de necessidade de colocar a data no e-mail.

?

Aula 5:

?

Proponha uma troca de cartas na turma ou entre turmas diferentes. Os destinat?rios podem ser sorteados ou escolhidos pelos pr?prios alunos. Pe?a que eles levem para a sala pap?is de carta e envelopes para realizar a atividade. O mesmo procedimento pode ser adotado com os e-mails. Fa?a uma lista dos endere?os eletr?nicos dos alunos e leve-os ao laborat?rio de inform?tica para escreverem para seus colegas.

Recursos Complementares

Avaliação

?

Professor, avalie o aluno durante todo o processo. Verifique a qualidade de suas pesquisas e as contribui??es que ele d? na equipe e nas discuss?es. Veja tamb?m a qualidade da carta que ele produziu em rela??o aos crit?rios estabelecidos na proposta e a sua retextualiza??o para um e-mail. Caso perceba dificuldades em algum dos elementos trabalhados, retome-o com a turma. Atividades de ortografia, coes?o e coer?ncia tamb?m podem ser inclu?das nesta sequ?ncia did?tica.