Portal do Professor

Início do Conteúdo

As Ordens de Cavalaria: hospital?rios, templ?rios e os cavaleiros teut?nicos

Autor e Co-autor(es)

Bruno Pimenta Starling imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

L?gia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Hist?ria Cultura
Ensino M?dio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Ensino M?dio Hist?ria Poder
Ensino M?dio Hist?ria Sujeito hist?rico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?

- As origens das Ordens de Cavalaria.

- As Ordens e as Cruzadas.

- A import?ncia militar, social e econ?mica das Ordens.

- Sua import?ncia religiosa.

- Templ?rios, hospital?rios e teut?nicos: semelhan?as e diferen?as.

Duração das atividades

Quatro aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

?

- As Cruzadas.       

- As principais estruturas pol?ticas, sociais, religiosas, militares e econ?micas do per?odo medieval.

Estratégias e recursos da aula

?

INTRODU??O

Antes do in?cio da aula, o professor dever? explicar que a iniciativa de se criar ordens militares e religiosas ? completamente nova para o mundo medieval e est? intrinsecamente ligada ?s Cruzadas e ? defesa dos peregrinos crist?os.

DESENVOLVIMENTO

Aula 1

Ao iniciar a aula, o professor dever? dispor seus alunos em semic?rculo e question?-los:

- Voc?s j? ouviram falar nas ordens militares?

- O que voc?s sabem a respeito delas?

- Conhecem a hist?ria dos templ?rios, hospital?rios e dos cavaleiros teut?nicos?

Este pequeno debate dever? ser intercalado com a seguinte sequ?ncia de imagens, que dar? uma melhor no??o do tema da aula aos alunos:

- Imagem 1: Cavaleiro Teut?nico. Dispon?vel em:

http://3.bp.blogspot.com/_oRxdPVBPDLg/TF8sXXEE0LI/AAAAAAAAChY/2wdR1fL82A4/s1600/Ordem+Teut%C3%B4nica.jpg

Teut??nico

- Imagem 2: Hospital?rio. Dispon?vel em:

http://s2.subirimagenes.com/otros/3725215hospitalario.jpg

Hospital??rio

- Imagem 3: Templ?rio. Dispon?vel em:

http://3.bp.blogspot.com/_sbf9dlna9lg/TQZ6ThTw8kI/AAAAAAAAESs/m0OzgdGvkco/s1600/freemasons-3.jpg

Templ??rio

- Imagem 4: Outras Ordens Militares. Dispon?vel em:

http://img.terra.com.br/i/2005/12/13/286416-9552-cp.jpg

Ordens Militares

Aula 2

Dando prosseguimento ao debate da aula anterior, o professor dever? distribuir entre os estudantes o seguinte texto, dispon?vel em:

http://www.infopedia.pt/$ordens-religiosas-militares.

Uma vez feita a leitura do texto, o professor dever? dar sequ?ncia ? discuss?o, desta vez incitando os alunos com as seguintes perguntas:

- O que caracterizavam as ordens militares?

- Qual a sua raison d??tre?

- Qual a import?ncia delas para o mundo medieval?

Em seguida, o professor dever? pedir aos alunos que redijam um texto, de aproximadamente 15 a 20 linhas, contendo os principais aspectos debatidos nas duas aulas. Os textos dever?o ser entregues ao t?rmino da segunda aula.

Aula 3

Para a terceira aula, o professor dever? levar os estudantes ? Sala de Inform?tica, onde os dividir? em quatro grupos. Cada grupo ser? respons?vel por uma pesquisa de levantamento de dados e imagens da seguinte forma:

- Grupo 1: ?Ordem dos Templ?rios?

Links:

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/antiga/2005/12/13/000.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_dos_Templ%C3%A1rios

- Grupo 2: ?Ordem dos Hospital?rios?

Links:

http://rpg_ficcao.sites.uol.com.br/Outro/Ordem_Malta.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_Soberana_e_Militar_de_Malta

- Grupo 3: ?Ordem dos Teut?nicos?

Links:

http://rpg_ficcao.sites.uol.com.br/Outro/Ordem_Teutonica.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_Teut%C3%B3nica

http://robertodearaujocorreia.blogspot.com/2010/08/ordem-teutonica-ordem-dos-cavaleiros.html

- Grupo 4: ?Ordens de Avis, Calatrava e outras?

Links:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_de_Avis

http://www.infopedia.pt/$ordem-de-calatrava

Os alunos dever?o ficar atentos aos seguintes aspectos:

- Data, local e motivo que levou ? funda??o da Ordem;

- Contexto em que se deu sua funda??o e sua hist?ria;

- Hist?ria da Ordem.

Aula 4

Atividade

Na quarta aula, os alunos apresentar?o um trabalho em grupo, tomando como base a pesquisa feita na aula anterior. As apresenta??es dever?o durar em torno de 10 minutos, na qual dever?o apresentar imagens, e poder?o ser feitas de acordo com a criatividade dos grupos. Sugerimos a ordem de apresenta??o de acordo com a ordem num?rica dos grupos, ou seja: o Grupo 1 ser? o primeiro a se apresentar, seguido do Grupo 2 que, por sua vez, ser? sucedido pelo Grupo 3, etc.

CONCLUS?O

Uma vez terminadas as aulas, os alunos entender?o o importante papel realizado pelas ordens militares religiosas da Idade M?dia. Compreender?o que elas foram uma inova??o, tanto militar, quanto religiosa, sobressaindo, inclusive, nas esferas pol?ticas e econ?micas do medievo.

Recursos Complementares

Sites:

?

- http://www.dedechi.hd1.com.br/heraldXIII.html

- http://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_de_Calatrava

Document?rio:

- O Julgamento dos Cavaleiros Templ?rios (2008). Dire??o: National Geographic Channel.

Filme:

- O Sangue dos Templ?rios (2004). Dire??o: Florian Baxmeyer.

Avaliação

?

O professor dever? tomar como base de avalia??o a compreens?o dos alunos dos conceitos adquiridos ao longo das tr?s aulas. Basear? sua an?lise na participa??o dos alunos nos debates da primeira e da segunda aulas. Os textos produzidos dever?o ser avaliados em sua consist?ncia, reda??o e conte?do. J? a pesquisa e as apresenta??es em grupo dever?o ser avaliadas de acordo com a participa??o e intera??o de cada aluno.