L?gia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Hist?ria | Cultura |
Ensino M?dio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Ensino M?dio | Hist?ria | Poder |
Ensino M?dio | Hist?ria | Sujeito hist?rico |
?
- As origens das Ordens de Cavalaria.
- As Ordens e as Cruzadas.
- A import?ncia militar, social e econ?mica das Ordens.
- Sua import?ncia religiosa.
- Templ?rios, hospital?rios e teut?nicos: semelhan?as e diferen?as.
?
- As Cruzadas.
- As principais estruturas pol?ticas, sociais, religiosas, militares e econ?micas do per?odo medieval.
?
INTRODU??O
Antes do in?cio da aula, o professor dever? explicar que a iniciativa de se criar ordens militares e religiosas ? completamente nova para o mundo medieval e est? intrinsecamente ligada ?s Cruzadas e ? defesa dos peregrinos crist?os.
DESENVOLVIMENTO
Aula 1
Ao iniciar a aula, o professor dever? dispor seus alunos em semic?rculo e question?-los:
- Voc?s j? ouviram falar nas ordens militares?
- O que voc?s sabem a respeito delas?
- Conhecem a hist?ria dos templ?rios, hospital?rios e dos cavaleiros teut?nicos?
Este pequeno debate dever? ser intercalado com a seguinte sequ?ncia de imagens, que dar? uma melhor no??o do tema da aula aos alunos:
- Imagem 1: Cavaleiro Teut?nico. Dispon?vel em:
- Imagem 2: Hospital?rio. Dispon?vel em:
http://s2.subirimagenes.com/otros/3725215hospitalario.jpg
- Imagem 3: Templ?rio. Dispon?vel em:
http://3.bp.blogspot.com/_sbf9dlna9lg/TQZ6ThTw8kI/AAAAAAAAESs/m0OzgdGvkco/s1600/freemasons-3.jpg
- Imagem 4: Outras Ordens Militares. Dispon?vel em:
http://img.terra.com.br/i/2005/12/13/286416-9552-cp.jpg
Aula 2
Dando prosseguimento ao debate da aula anterior, o professor dever? distribuir entre os estudantes o seguinte texto, dispon?vel em:
http://www.infopedia.pt/$ordens-religiosas-militares.
Uma vez feita a leitura do texto, o professor dever? dar sequ?ncia ? discuss?o, desta vez incitando os alunos com as seguintes perguntas:
- O que caracterizavam as ordens militares?
- Qual a sua raison d??tre?
- Qual a import?ncia delas para o mundo medieval?
Em seguida, o professor dever? pedir aos alunos que redijam um texto, de aproximadamente 15 a 20 linhas, contendo os principais aspectos debatidos nas duas aulas. Os textos dever?o ser entregues ao t?rmino da segunda aula.
Aula 3
Para a terceira aula, o professor dever? levar os estudantes ? Sala de Inform?tica, onde os dividir? em quatro grupos. Cada grupo ser? respons?vel por uma pesquisa de levantamento de dados e imagens da seguinte forma:
- Grupo 1: ?Ordem dos Templ?rios?
Links:
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/antiga/2005/12/13/000.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_dos_Templ%C3%A1rios
- Grupo 2: ?Ordem dos Hospital?rios?
Links:
http://rpg_ficcao.sites.uol.com.br/Outro/Ordem_Malta.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_Soberana_e_Militar_de_Malta
- Grupo 3: ?Ordem dos Teut?nicos?
Links:
http://rpg_ficcao.sites.uol.com.br/Outro/Ordem_Teutonica.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_Teut%C3%B3nica
http://robertodearaujocorreia.blogspot.com/2010/08/ordem-teutonica-ordem-dos-cavaleiros.html
- Grupo 4: ?Ordens de Avis, Calatrava e outras?
Links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_de_Avis
http://www.infopedia.pt/$ordem-de-calatrava
Os alunos dever?o ficar atentos aos seguintes aspectos:
- Data, local e motivo que levou ? funda??o da Ordem;
- Contexto em que se deu sua funda??o e sua hist?ria;
- Hist?ria da Ordem.
Aula 4
Atividade
Na quarta aula, os alunos apresentar?o um trabalho em grupo, tomando como base a pesquisa feita na aula anterior. As apresenta??es dever?o durar em torno de 10 minutos, na qual dever?o apresentar imagens, e poder?o ser feitas de acordo com a criatividade dos grupos. Sugerimos a ordem de apresenta??o de acordo com a ordem num?rica dos grupos, ou seja: o Grupo 1 ser? o primeiro a se apresentar, seguido do Grupo 2 que, por sua vez, ser? sucedido pelo Grupo 3, etc.
CONCLUS?O
Uma vez terminadas as aulas, os alunos entender?o o importante papel realizado pelas ordens militares religiosas da Idade M?dia. Compreender?o que elas foram uma inova??o, tanto militar, quanto religiosa, sobressaindo, inclusive, nas esferas pol?ticas e econ?micas do medievo.
Sites:
?
- http://www.dedechi.hd1.com.br/heraldXIII.html
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_de_Calatrava
Document?rio:
- O Julgamento dos Cavaleiros Templ?rios (2008). Dire??o: National Geographic Channel.
Filme:
- O Sangue dos Templ?rios (2004). Dire??o: Florian Baxmeyer.
?
O professor dever? tomar como base de avalia??o a compreens?o dos alunos dos conceitos adquiridos ao longo das tr?s aulas. Basear? sua an?lise na participa??o dos alunos nos debates da primeira e da segunda aulas. Os textos produzidos dever?o ser avaliados em sua consist?ncia, reda??o e conte?do. J? a pesquisa e as apresenta??es em grupo dever?o ser avaliadas de acordo com a participa??o e intera??o de cada aluno.