Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
o Analisar, interpretar e produzir coment?rios sobre textos caricatos, entre eles, os cartuns, as charges e as tirinhas;
o Produzir trabalhos de apresenta??o oral sobre esses textos, utilizando o Power Point (ou equivalente);
o Entender melhor o compromisso da sociedade com a ?tica e a cidadania.
Duração das atividades
2 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Desde os prim?rdios da humanidade, o ser humano sempre se organizou em sociedades com interesses comuns. Seja em uma cidade, seja em um distinto grupo social, seja em uma classe representativa, o homem est? sempre envolvido com outras pessoas, de forma que ? necess?rio estabelecer algumas regras para uma boa conviv?ncia. As regras sociais, com as quais os alunos j? lidam em seu cotidiano, surgem com o intuito de permitir a toda a popula??o daquele grupo, uma boa conviv?ncia entre si, respeitando os direitos e cumprindo os deveres estabelecidos. Entre essas regras para a boa conviv?ncia, os alunos certamente ser?o capazes de destacar os bons h?bitos, tais como o respeito ? diversidade, a educa??o, o pagamento dos impostos, o respeito ? vida, a dignidade, etc. Esses valores s?o externos ao humano, ent?o precisam ser incutidos pela cultura, atrav?s de um longo processo educacional. Mas tamb?m existem os valores humanos que s?o intr?nsecos ao indiv?duo, como, por exemplo, o desejo de querer sempre mais, o amor, o ?dio, liberdade, entre tantos outros com os quais os alunos j? est?o acostumados a lidar. Como ent?o juntar esses dois tipos de valores, o externo e o interno, em prol da humanidade? Essa ? a grande quest?o do Estado, sendo respons?vel pela boa integra??o dos indiv?duos na sociedade. Ter consci?ncia desse processo faz parte da forma??o de um indiv?duo enquanto um cidad?o que reconhece os seus direitos e pratica os seus deveres em prol da cidadania, para forma??o de uma sociedade mais igualit?ria, mais justa e, sobretudo, mais humana.
Estratégias e recursos da aula
?
Atividade 01
?
O professor deve iniciar a aula com uma discuss?o sobre os conhecimentos pr?vios que os alunos t?m sobre quest?es relacionadas ? rela??o ser humano, sociedade e cidadania. Para tanto, ele deve promover a discuss?o, por exemplo, ao perguntar aos alunos sobre que problemas as pessoas t?m enfrentado ao se deparar na sociedade, com o diferente, o outro, a diversidade, a desigualdade social, a corrup??o, etc. Para desenvolver a discuss?o, os alunos, junto ao professor devem analisar as seguintes imagens:

Acesso em: 11 Dez. 2011
?
?

Acesso em: 11 Dez. 2011
?

Acesso em: 11 Dez. 2011
?

Acesso em: 11 Dez. 2011
?

Acesso em: 11 Dez. 2011

Acesso em: 11 Dez. 2011
?
?
?
?

Acesso em: 11 Dez. 2011
?
?

?
Acesso em: 11 Dez. 2011

Acesso em: 11 Dez. 2011
?

Acesso em: 11 Dez. 2011
?
Ap?s a apresenta??o das imagens, o professor far? uma an?lise, considerando algumas perguntas para interpreta??o dos alunos. Essas perguntas servir?o como norte para o professor promover a discuss?o.
-
Qual a tem?tica principal de cada cartum? Que elementos os cartuns apresentam para comprovar essa tem?tica?
-
Os cartuns t?m como objetivo principal a cr?tica a um determinado comportamento social, considerado anti?tico. Qual a principal cr?tica presente em cada um dos cartuns?
-
Qual a import?ncia da utiliza??o da linguagem mista (verbal e n?o verbal) em cada um dos cartuns?
-
Os cartuns abordam determinados comportamentos das pessoas. Que comportamento ? esse?
-
Quais seriam as poss?veis consequ?ncias (positivas ou negativas) nesse tipo de comportamento adotado pelas pessoas?
?
Observa??o:Essas perguntas devem ser feitas oralmente, em forma de debate, para que os alunos aprofundem suas reflex?es a respeito da rela??o existente entre o humano, sociedade e cidadania..
?
Atividade 02
Ap?s analisar os cartuns, os alunos podem buscar outros semelhantes em seu teor cr?tico, para serem analisados em sala. Para tanto, oriente seus alunos para digitar palavras relacionadas ao humano, ? sociedade e ? cidadania, no site de buscas e pesquisas que julgar mais conveniente, por exemplo, o Google: www.google.com.
Eles podem digitar express?es como ??tica e Cidadania?, ?Ser humano e sociedade?, ?desigualdade social?, etc., acrescido de palavras chave como ?cartuns, charges, tirinhas?, para encontrar textos a serem analisados. Se eles tiverem dificuldade nesse processo, eles podem direcionar a pesquisa nos sites listados na se??o ?Recursos Complementares?.
Esses textos, ap?s an?lise conjunta entre o professor e os alunos, devem ser compilados e postados no blog da turma, junto aos cartuns analisados na Atividade 01, que tamb?m dever?o ser disponibilizados no blog. Esses cartuns recolhidos ser?o utilizados pelos alunos na pr?xima atividade.
?
Observa??o:
Se a turma ainda n?o tiver seu pr?prio blog, este dever? ser feito e atualizado passo a passo pelo professor e pelos alunos. No blog, dever?o ser colocados todos os textos, v?deos e imagens discutidos durante as aulas, bem como os coment?rios e impress?es dos alunos a respeito deles.
Passo a Passo
Fazendo o Blog da Turma

?
Caso o professor n?o saiba criar o blog para a turma, ele seguir? os passos do seguinte v?deo retirado do Youtube.

Acesso em: 17 mar. 2011.
?
Atividade 03
O professor dever? dividir a turma em pequenos grupos de no m?ximo 04 componentes, para que os alunos escolham 03 textos, entre cartuns, charges e tirinhas dos que j? foram pesquisados, que mais lhes chamaram a aten??o. Eles devem fazer uma apresenta??o de slide para a turma, analisando-as oralmente perante a turma.
Nessa an?lise os alunos devem considerar suas respostas ?s seguintes perguntas j? abordadas na Atividade 01:
1. Por que escolheram essas imagens?
2. Qual a tem?tica principal de cada cartum? Que elementos os cartuns apresentam para comprovar essa tem?tica?
3. Os cartuns t?m como objetivo principal a cr?tica a um determinado comportamento social, considerado anti?tico. Qual a principal cr?tica presente em cada um dos cartuns?
4. Qual a import?ncia da utiliza??o da linguagem mista (verbal e n?o verbal) em cada um dos cartuns?
5. Os cartuns abordam determinados comportamentos das pessoas. Que comportamento ? esse?
6. Quais seriam as poss?veis consequ?ncias (positivas ou negativas) nesse tipo de comportamento adotado pelas pessoas?
Para realizar a apresenta??o de slide, o aluno dever?, sob orienta??o do professor, utilizar o programa ?BROffice? do Linux (equivalente ao Microsoft PowerPoint). Na cria??o dos slides, eles dever?o fazer:
? Uma capa, contendo o t?tulo do trabalho;
? O corpo do trabalho, composto pelas tr?s imagens;
? Um ?ltimo slide, contendo a rela??o dos integrantes do grupo.
?
Ap?s as apresenta??es, os alunos podem postar no blog cada slide e a turma pode tecer coment?rios que julgarem pertinentes sobre os trabalhos apresentados. Nesta etapa final, ? muito importante que o professor tamb?m comente o trabalho dos alunos, como uma forma de incentivo ?s atividades que est?o desenvolvendo.
Recursos Complementares
Livros:
? ALC?NTARA, Ivan. O Futuro Cidad?o ? ?tica e Cidadania ? Todo Mundo ? Igual. S?o Paulo: Editora Escala, 2004.
? GALLO, S?lvio. (Org.) ?tica e Cidadania ? Caminhos da Filosofia. Campinas: Papirus Editora, 1997.
? BRASIL, MEC. ?tica e Cidadania: Construindo valores na escola e na sociedade. Bras?lia: Minist?rio da Educa??o, Secretaria de Educa??o B?sica, 2007. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015509.pdf
? BRASIL, MEC. ?tica e Cidadania: Construindo valores na escola e na sociedade. Bras?lia: Minist?rio da Educa??o ? Secretaria Especial de Direitos Humanos, 2003. Dispon?vel em: http://www.oei.es/quipu/brasil/ec_intro.pdf
?
Sites:
?
Filmes:
? Ilha das Flores
? Cronicamente Invi?vel
? Carandiru
? Cidade de Deus
? Tropa de Elite (1 e 2)
Avaliação
As avalia??es ocorrer?o de forma processual, ao longo de todas as atividades ministradas, as quais contemplam o desenvolvimento das habilidades de leitura, e, sobretudo, de express?o oral.
Os alunos, frequentemente, ter?o oportunidade de participar de discuss?es para que o professor perceba o desenvolvimento da capacidade interpretativa de cada um, apresentada por meio da oralidade. Nesse momento, o professor dever? estar alerta para o processo de argumenta??o do aluno, visando ? pertin?ncia das informa??es apresentadas bem como ?s marcas de registro popular e padr?o utilizadas concomitantemente. Em outras palavras, nessas situa??es, o professor deve perceber, portanto, como cada aluno tem avan?ado na produ??o e fundamenta??o do pr?prio texto oral.
O trabalho em grupo ressaltar? a criatividade, a participa??o e integra??o de todos, tanto na apresenta??o, quanto na colabora??o e dedica??o da turma, levando em conta o grau de envolvimento e de desenvoltura de cada aluno com o conte?do a ser apresentado. Nessa atividade, o professor ter? a oportunidade de avaliar a originalidade e a capacidade de intera??o entre alunos. Por isso, ele deve se atentar ao desenvolvimento da criatividade de cada um deles, lembrando que dela depende, em grande parte, o sucesso de todo o trabalho.