| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino M?dio | Literatura | Estudos liter?rios: an?lise e reflex?o |
| Ensino M?dio | Literatura | Literatura brasileira, cl?ssica e contempor?nea: cria??es po?ticas, dram?ticas e ficcionais da cultura letrada |
| Ensino M?dio | Literatura | Outras express?es: letras de m?sica, hip hop, quadrinhos, cordel |
analisar as composi??es trovadorescas identificando as respectivas caracter?sticas.
reconhecer a import?ncia do artista regional no cen?rio liter?rio nacional.
relacionar as caracter?sticas das cantigas de amor e de amigo ? m?sica contempor?nea.
identificar na literatura de cordel, elementos e temas trovadorescos .
produzir textos po?ticos com caracter?sticas trovadorescas.
Conhecimento hist?rico e liter?rio sobre a primeira ?poca medieval, o Trovadorismo.
Habilidade em leitura, an?lise e produ??o de textos po?ticos.
1? AULA
Conduzir os alunos ao laborat?rio de inform?tica e solicitar que se organizem em duplas por computador escolham um dos sites a seguir e acessem:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Trovadorismo ,
http://www.brasilescola.com/literatura/trovadorismo.htm,
http://educacao.uol.com.br/portugues/trovadorismo-poesia.jhtm,
http://www.jackbran.pro.br/literatura/trovadorismo_portugues.htm,
em seguida, dever?o fazer anota??es nos cadernos seguindo o roteiro:
- as origens do Trovadorismo;
- a classifica??o das composi??es po?ticas e suas respectivas caracter?sticas;
- os principais compositores, tamb?m chamados de trovadores.
De volta a sala de aula, dividir a turma em grupos formados por 4 (quatro) componentes cada um e pedir que socializem a pesquisa, utilizando um painel tabela, confeccionado em papel metro pelo professor e pr? fixado na parede, o qual dever? ser preenchido por cada representante de grupo, eleito pelos pr?prios integrantes, com as informa??es coletadas, seguindo o esquema:
Trovadorismo - origem:
Caracter?sticas das cantigas trovadorescas:
Cantiga de amigo:
Cantiga de amor:
Cantiga de esc?rnio:
Cantiga de maldizer;
Principais autores (trovadores)
A turma dever? concluir a aula identificando as semelhan?as e diferen?as entre as cantigas pesquisadas.
2 ? e 3? AULAS:
Apresentar,atrav?s do projetor,os seguintes textos e imagem e solicitar que a turma identifique, oralmente, as caracter?sticas trovadorescas pesquisadas na aula anterior:
Exemplo de cantiga Joan Garcia de Guilhade
Exemplo (de D. Dinis)
Chamar a aten??o para a l?ngua usada nas composi??es ( Galego portugu?s).
Apresentar aos alunos, atrav?s do Datashow, as seguintes figuras:
?
http://fremosinha.wordpress.com/2008/05/20/tematica-das-cantigas-de-amigo/
?
Pedir que os alunos levantem hip?teses acerca da ?poca representada nas imagens, identificando os indiv?duos representados e os diferentes ambientes, estabelecendo rela??o com as cantigas trovadorescas .
Espera-se que os alunos associem as imagens ao per?odo hist?rico da Idade M?dia, por causa das vestes, identificando os trovadores, atrav?s dos instrumentos musicais assim como os diferentes ambientes : Campo relacionando ?s cantigas de amigo e Corte, relacionando ?s cantigas de amor.
Antes de apresentar alguns textos de nossa m?sica popular, que trazem as caracter?sticas das cantigas trovadorescas, mostrar aos alunos a imagem do "Violeiro" (1899), do pintor Almeida J?nior, pedindo-os que analisem a imagem:
O que faz o homem ao centro?
Para quem ele dirige sua cantiga?
Em que ambiente ele se encontra (urbano ou rural)?
Retirado de: http://www.cecac.org.br/Artes_Almeida_Jr.htm
?
Ap?s a participa??o dos alunos, explicar qual a rela??o entre o meio rural, o caipira (violeiro), seu viol?o e sua amada, ressaltando que o violeiro ? um cantador solit?rio como eram os trovadores e menestr?is e ? com sua cantiga que se comunica com a amada (senhora). Abordar tamb?m as pelejas(desafios) entre trovadores do sert?o nordestino, os quais tamb?m assemelham-se aos poetas trovadores,que tematizam a simplicidade do ambiente campestre e a cultura popular. A literatura popular, ou literatura de cordel foi trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses e tornou-se uma forma de express?o t?pica do interior do Nordeste, principalmente nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Cear?. Aproveitando o contexto, falar que na nossa m?sica popular tamb?m ocorrem algumas manifesta??es desses cantadores, os quais se assemelham aos trovadores. Alguns deles , se inspiram na tem?tica medieval e a uma variante arcaica ou regionalista da l?ngua, com termos de pouco uso contempor?neo, sobretudo nos ambientes urbanos e que um dos maiores exemplos dessa tradi??o, na atualidade, ? Elomar Figueira de Melo. Muita gente desconhece, mas Elomar, baiano, de Vit?ria da Conquista, ? reconhecido internacionalmente pela sua forma simples de cantar a vida. Exibir o v?deo com 4 min e 30 segundos de dura??o, atrav?s da TV pen drive ou datashow " Concerto L? na Casa dos Carneiros", o qual aborda a trajet?ria art?stica de Elomar.http://www.youtube.com/watch?v=mqx8wB-CBt8 Em seguida apresentar a letra da m?sica "Cantiga de amigo"http://www.letras.com.br/elomar/cantiga-de-amigo ,atrav?s do datashow e solicitar que os alunos relacionem individualmente, por escrito, as caracter?sticas das cantigas trovadorescas ? letra da m?sica apresentada e logo ap?s, interagirem socializando a atividade, enquanto o professor far? as infer?ncias necess?rias.
4? AULA
Exibi??o do v?deo "O pobre e o rico", com 4 min. e 17 seg., de Caju e Castanha http://www.youtube.com/watch?v=ewne2yBzx0U&feature=related e an?lise, juntamente com a turma, oralmente, a respeito da semelhan?a entre o conte?do mostrado no v?deo e as cantigas sat?ricas do Trovadorismo, em seguida solicitar que a turma se divida em grupos com 4 componentes cada e elaborem um resumo acerca do conte?do estudado.
Solicitar a produ??o de um texto po?tico para cada grupo de 8 alunos, com caracter?sticas trovadorescas,o qual dever? ser musicado e gravado pelo referido grupo, em atividade extra classe e socializado atrav?s de exibi??o do v?deo na 5? AULA destinada ao estudo. Ap?s aprecia??o do professor e dos demais colegas, os v?deos poder?o ser veiculados na rede.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Elomar_Figueira_Mello
http://letras.terra.com.br/elomar/
http://www.infoescola.com/literatura/literatura-de-cordel/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_de_cordel
Observa??o do desempenho e da participa??o dos alunos nas atividades propostas.
Aprecia??o e an?lise do v?deo produzido pelos alunos.