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Jogo das palavras

Autor e Co-autor(es)

Karen Alves de Andrade imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Prof. Dr. Luiz Prazeres

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Reconhecer a divisão silábica das palavras;
  • Conhecer algumas normas ortográficas da língua portuguesa;
  • Formar diferentes palavras com diversas sílabas.

Duração das atividades

Mínimo de 2 aulas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

  • Classes morfológicas
  • Separação de sílabas
  • Acentuação 

Estratégias e recursos da aula

 

  • Computador/ internet (sala de informática)
  • Data show
  • Caixas de som

Aula 1:

 

Professor, este jogo tem como objetivo revisar o tópico classes de palavras. Entendemos que a simples classificação das palavras não é um método de ensino e de aprendizagem eficiente por si mesmo. Entretanto, após, atividades de compreensão e de aplicação desses conteúdos, atividades que visem à fixação e a identificação das classes de palavras podem ser uma maneira divertida de revisar os conteúdos relativos a esse tópico.

 

Professor, leve para a sala de aula jornais, revistas, cola, tesoura e cartolina.

1)      Peça que os alunos recortem diversas palavras, separando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas. Junte-as num quadro, como o que se segue:

 

 

http://www.reporternet.jor.br/wp-content/uploads/2011/11/palavras-poder.jpg

 

2)      Peça que os alunos colem as palavras na folha de cartolina e, depois, recortem as palavras em sílabas, colocando-as em um saquinho.

3)      Divida os alunos em equipes. Cada equipe deverá fazer um tabuleiro, com casas de 1 a 25. Além da numeração, pode haver casas com brindes e pegadinhas (Ex: volte 2 casas, troque de lugar com o participante mais próximo, avance 3 casas.)

4)      Cada aluno deve, também, criar o seu próprio peão.

 

Aula 2:

Como jogar:

 

Cada aluno deve manter consigo o saquinho com as sílabas. Um jogador escolhe uma de suas sílabas e a coloca sobre a mesa. Em sentido horário, os demais jogadores devem completar a sílaba formando palavras. Palavras de 2 sílabas valem 2 pontos, de 3 sílabas 3 pontos e de 4 ou mais sílabas, 4 pontos. Caso não sejam formadas palavras, o jogador que iniciou a jogada ganha 1 ponto.

 

Além de formar palavras, os jogadores podem ganhar pontos:

 

a)      Dizendo a classe a que a palavra formada pertence (2 pontos).

b)      Aplicando a palavra em uma frase (2 pontos).

c)      Classificando a palavra quanto à sílaba tônica (2 pontos).

 

O jogador deve mover seu peão no tabuleiro, conforme os pontos que fizer em cada rodada.

 

http://ensa.org.br/blog/wp-content/uploads/2010/03/Jogo-do-tabuleiro.jpg

Recursos Complementares

Avaliação

 

Professor, avalie não somente os acertos de seus alunos, mas verifique suas dificuldades para retornar alguma classe de palavras, caso seja necessário. O envolvimento do aluno é importante desde a seleção de palavras até seus palpites para acumular mais pontos. Aproveite os resultados dos jogos para formar duplas de trabalho, unindo alunos que obtiveram mais pontos àqueles que completaram menos pontos.