Dal?nea Cristina Fl?r
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
- Expressar-se de maneira autoral por meio de pinturas.
- Pintar, criar e deixar marcas de sua experi?ncia de pensar, imaginar, sentir e expressar-se.
- Desenvolver imagina??o por meio da experi?ncia com a linguagem da pintura.
A proposta pressup?e que as crian?as tenham acesso ? pintura com variadas tintas, tanto industrializadas (n?o t?xicas) quanto naturais (feitas com terra, urucum, beterraba, etc.). Al?m de utilizar pinc?is e rolos, passar?o a contar com outros instrumentos. Indicada para crian?as de 02 a 04 anos de idade.
1? momento:
Pintura utilizando carrinhos de brinquedo.
Reunir o grupo para apresentar a proposta de pintura e acomod?-los em mesas. Entregar folhas de papel of?cio A3, um carrinho para cada crian?a (poder?o escolher o seu) e tintas, cada cor disposta em pratos de isopor (reutilizados de embalagens de frutas, p?es e legumes).
As crian?as passar?o o carrinho na tinta e depois o deslizar?o, pintar?o, desenhar?o e brincar?o no papel.
Observar e registrar os olhares indagativos e curiosos das crian?as durante a realiza??o da proposta. Registrar com fotos e anota??es.
Depois de pronta, colocar para secar. Organizar um local para expor e convidar as crian?as para falarem ao grupo sobre suas pinturas.
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Fotos acervo NDI ? UFSC, 2010.
Dica: Se n?o houver acervo de carrinhos na Institui??o, ? f?cil adquiri-los em casas de artigos para festa infantil.
2? momento:
Pintura sobre saco de embalagem de batatas ( do tipo polipropileno). Recortar sacos de embalagem de batatas em tamanho maior do que uma folha of?cio A3. Colocar cada recorte sobre a folha A3 e prender as margens com fita adesiva.
Utilizar pincel e guache para pintar. Encerrada a pintura, passar um rolo de massa sobre a tinta e depois retirar para observar a pintura e os poss?veis desenhos que formaram.
Todo o processo, desde o recorte das embalagens de batatas, conta com a participa??o das crian?as. Em alguns momentos da prepara??o, o adulto assumir? a organiza??o, por?m pode contar com a ajuda de meninas e meninos. Exemplo: Se o professor est? recortando a embalagem, uma ou duas crian?as podem ajudar a estic?-la. Ao prender nas mesas, outras crian?as auxiliam a segurar e cortar peda?os de fita adesiva. Buscam juntas as tintas e demais materiais.
Os professores podem registrar com fotos, anota??es e filmagem, bem como expor as pinturas, que tamb?m registram autoria e express?o das crian?as.
Dica: Cuide da est?tica do espa?o, privilegie as produ??es infantis e n?o desenhos prontos e estereotipados. N?o ? necess?rio expor todas as pinturas e desenhos, pois corremos o risco de produzir polui??o visual na pr?pria sala. Se h? pouco espa?o para expor, combine com as crian?as que as pinturas ser?o exibidas ao poucos, portanto, numa semana, ser?o colocadas, por exemplo, cinco e, na semana posterior mais cinco e, assim, sucessivamente, at? todas as pinturas e desenhos serem contemplados. Aproveite o momento e convide as crian?as para falarem sobre suas pinturas, desenhos e demais experi?ncias art?sticas.
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Fotos acervo NDI ? UFSC, 2010.
3? momento:
Pintura utilizando esponjas. Organizar folhas de cartolina A3, brancas ou coloridas, coladas com fita adesiva em uma parede ou muro. Convidar as crian?as para pintarem na posi??o vertical, em p? e utilizando esponjas. Dispor pequenos recipientes (se for poss?vel, utilize a pr?pria tampa do pote de guache) com diferentes cores de tinta guache. A parede, antes de receber a folha, pode ser forrada com papel kraft.
A participa??o das crian?as pode come?ar desde a organiza??o do espa?o para realiza??o da proposta. Quando poss?vel, as crian?as podem emitir suas opini?es e ajudarem a eleger o local.
A pintura proposta sugere que a esponja, depois de colocada na tinta, seja colocada no papel em suaves movimentos de toque. O professor pode demonstrar para o grupo como fazer, mas deve respeitar e considerar que algumas crian?as preferir?o deslizar no papel e, at? mesmo, experimentar apertar a esponja com as m?os para ver a tinta pingar ou escorrer.
Retomo a import?ncia de registrar e recomendo que algumas fotos sejam reveladas, assim, al?m das produ??es exibidas, apresentamos as crian?as em a??o ? n?o somente para as fam?lias, mas para elas mesmas se observarem, relembrarem e comentarem sobre suas experi?ncias.
4? momento:
Pintura com dedos. Misturar tinta guache com creme dental branco. Dispor de recipientes, preferencialmente transparentes e reutilizados, como potes de requeij?o, de doce ou de iogurte. A quantidade de tinta a ser produzida depender? do n?mero de crian?as, portanto, uma bisnaga de creme dental pode ser divida em at? tr?s recipientes. Cada recipiente receber? uma cor de tinta guache (ou podemos misturar cores para descobrir ou chegar a outras). Sempre contando com a participa??o das crian?as, elas poder?o ajudar a misturar a tinta ao creme dental utilizando palitos de churrasco ou de picol?.
A pintura poder? ser realizada em folha cartolina A3 ou em tela 20X30.
Organizar o grupo em mesas, num espa?o interno ou externo. Dispor as tintas e realizar a pintura e o desenho com os dedos.
Assim como as propostas anteriores, o registro ampliar? a visibilidade da experi?ncia e deixar? marcas do experienciado. Al?m das fotos e anota??es do professor, as produ??es infantis tamb?m s?o registros da viv?ncia e autoria das crian?as.
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http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37246Sugerimos que o professor consulte a aula sobre desenho infantil ? dispon?vel em:
sugerimos que o professor consulte a aula sobre como fazer tintas - dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38037
DAY, Gisele. A produ??o de desenhos na proposta pedag?gica para a Educa??o infantil: Que lugar ocupam as crian?as? Disserta??o de Mestrado: Centro de Educa??o/Universidade Federal de Santa Catarina, 2008.
CUNHA, Susana Rangel Vieira. As imagens na Educa??o Infantil: Uma abordagem a partir da Cultura Visual. Dispon?vel em: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/10896
VIANNA. Maria Let?cia Rauen. Desenhos estereotipados: um mal necess?rio ou ? necess?rio acabar com este mal? Dispon?vel em: http://www.artenaescola.org.br/pesquise_artigos_texto.php?id_m=38
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Imagina??o e Cria??o na inf?ncia. Trad. Zoia Prestes. S?o Paulo: Editora ?tica, 2009.
A avalia??o ser? processual, mediante observa??o da participa??o das crian?as, dos registros e dos objetivos propostos.