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Trabalho e cotidiano oper?rio no Brasil - 1889/1930

Autor e Co-autor(es)

Lucimar Divina Alvarenga Prata imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Hist?ria Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es
Ensino Fundamental Final Hist?ria Rela??es de trabalho

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Apontar os principais aspectos que configuram o contexto pol?tico, econ?mico, social e cultural da sociedade brasileira nas primeiras d?cadas do s?culo XX;

Refletir sobre o cotidiano dos oper?rios nas primeiras ind?strias brasileiras, identificando as suas prec?rias condi??es de vida e de trabalho;

Caracterizar as condi??es de moradia dos oper?rios no per?odo analisado, refletindo sobre os significados da emerg?ncia dos bairros/vilas oper?rias e corti?os. 

Duração das atividades

03 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A instaura??o do regime republicano no Brasil.

As origens do processo de industrializa??o na sociedade brasileira.

Estratégias e recursos da aula

Alunos UCA ESEBA

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Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula os alunos devem ter acesso a um computador e ? internet. Portanto, a aula poder? acontecer no Laborat?rio de Inform?tica ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto UCA (Um Computador por Aluno).   

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I- Panorama da sociedade brasileira nas primeiras d?cadas do s?culo XX

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Professor, a proposta ? iniciar a aula propondo aos alunos que assistam ao v?deo "S?culo XX: Os primeiros Tempos - Panorama Hist?rico Brasileiro", para que retomem o contexto social, pol?tico, econ?mico e cultural do per?odo que ser? focalizado nesta aula.

Primeiros Tempos 2  

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=RKlGUQOKP7g&feature=relmfu 

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Orienta??es para a atividade:

1. Acessar o v?deo no link indicado e, depois de assisti-lo, fazer um resumo no caderno com as ideias centrais.

2. Promover entre os alunos um debate das ideias centrais do v?deo, como por exemplo:

  • A acelera??o da industrializa??o sob o impulso da eletricidade.
  • O deslocamento da popula??o mais pobre para a periferia e morros da cidade.
  • Medidas de saneamento b?sico s?o recebidas com hostilidade pela popula??o levando ? "revolta da vacina" no Rio de Janeiro.
  • O processo de moderniza??o e as novas linhas ferrovi?rias no Brasil.
  • A chegada em massa de imigrantes, a partir da segunda metade do s?culo XIX.

3. Solicitar aos alunos que anotem no caderno as principais ideias discutidas no debate.

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 II - O cotidiano oper?rio nas f?bricas

 Fabrica

F?brica de Tecidos Crespi. Os oper?rios da f?brica: homens, mulheres e crian?as.

Fonte: http://www.assis.unesp.br/folquito/foto_bras_g02.jpg 

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Professor, para trabalhar as condi??es de trabalho dos oper?rios nas primeiras f?bricas brasileiras, colocamos a voc? duas sugest?es:

1. O livro "Ind?stria, Trabalho e Cotidiano - Brasil 1889 a 1930", de Maria Auxiliadora Guzzo, da Cole??o Hist?ria em Documentos, Atual Editora.

2. O texto "As condi??es de trabalho e de vida dos oper?rios brasileiros, 1850 ? 1930", de  Cl?udia M?rcia Rudek. No texto, a autora apresenta depoimentos de trabalhadores citados por estudiosos do tema. Confira um excerto abaixo, o qual "destaca um depoimento a respeito do trabalho infantil, dado pelo oper?rio Jacob Penteado, trabalhador na f?brica de vidros Cristalina It?lia, em S?o Paulo" e que permite observar as prec?rias condi??es de trabalho nas primeiras f?bricas brasileiras:

"O ambiente era o pior poss?vel. Calor insuport?vel, dentro de um barrac?o coberto de zinco, sem janelas nem ventila??o. Poeira micidial, saturada de miasmas, de p? de drogas mo?das. Os cacos de vidro espalhados pelo ch?o representavam outro pesadelo para as crian?as, porque muitas trabalhavam descal?as ou com os p?s protegidos por alpercatas de corda, quase sempre furadas. A ?gua n?o primava pela higiene nem ela salubridade [...] Os meninos deviam estar na f?brica uma hora antes dos oficiais, porque tinham que encher de ?guas os lat?es e tinas, onde os vidreiros mergulhavam as canas e os ferros de fazer bocas, quando 14 necessitavam arrefec?-los, e, tamb?m, deviam ascender os forninhos onde as pe?as eram reaquecidas para acabamento. Assim, em dias normais, as horas de trabalho dos meninos eram dez e, quando a fus?o do vidro retardava, aumentavam para onze, doze, e at? quinze [...] Os lat?es de ?gua ou tintas pesavam, em geral, de vinte a trinta quilos. Os pobres meninos levavam-nos junto ao peito, com a orla do recipiente colada ao rosto. Devido ao peso, andavam a passos incertos, trope?ando a cada instante, e a ?gua, ent?o, sacudida, transbordava e ensopava as m?seras roupinhas, que acabavam secando no corpo [...] Fazia-se fila junto ? torneira, na maior afli??o. Cada qual ansiava por desobrigar-se quanto antes, porque, ao chegarem os vidreiros, se a ?gua n?o estivesse no lugar apropriado, os meninos apanhavam feio. Havia sempre uns infelizes, os menores, de 7 ou 8 anos, que ficavam por ?ltimo, pois n?o podiam enfrentar os maiores, que empregavam a for?a, tomando-lhes a dianteira na bica. Era a lei do mais forte. Os meninos sempre foram indispens?veis, nas f?bricas de vidro. Muitas tarefas auxiliares s? eles podiam executar, sem contar que representavam m?o de obra a pre?os dos mais vis. Ganh?vamos apenas setecentos r?is p? dia.? (LUCA, 2001, p. 26) 

Fonte: Cl?udia M?rcia Rudek . As condi??es de trabalho e de vida dos oper?rios brasileiros, 1850 ? 1930 . Link para acesso ao texto completo: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/762-4.pdf 

Professor, este e outros depoimentos podem ser lidos e interpretados pelos alunos para, posteriormente, socializarem na turma as suas conclus?es a respeito das condi??es de trabalho nas primeiras ind?strias brasileiras.

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III-  A vida fora da f?brica e as condi??es de moradia dos trabalhadores: corti?os e vilas oper?rias

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Corti??o 

Corti?o no Rio de Janeiro no come?o do s?culo XX. Fonte: http://acertodecontas.blog.br/wp-content/uploads/2008/01/tipico-cortico.gif 
 

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Semin??rio 

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A proposta para esta aula ? um semin?rio de textos a partir dos quais os alunos possam aprofundar as suas reflex?es e socializar as suas conclus?es com os colegas, a respeito do cotidiano dos primeiros oper?rios brasileiros. O Semin?rio ? uma din?mica muito rica porque tem como uma de suas principais finalidades a socializa??o de informa??es e conclus?es em torno de um tema de estudo. 

Orienta??es para a realiza??o do Semin?rio:

a. Dividir os alunos em 4 grupos e atribuir a cada grupo a responsabilidade pelo estudo e apresenta??o, para a turma, de um texto relativo ao tema em discuss?o. 

b. Os textos devem ser entregues com anteced?ncia para que os grupos tenham tempo de estudar o conte?do e preparar a apresenta??o. Portanto, a divis?o da turma em grupos, a defini??o do texto de cada grupo e as orienta??es para a apresenta??o devem preceder a execu??o da atividade proposta.

c. Nas orienta??es aos alunos, o professor deve destacar que as ideias centrais do texto devem ser discutidas e apresentadas pelo grupo. Em hip?tese alguma os alunos devem ler o texto para a turma durante a apresenta??o.  Apenas um ou outro par?grafo mais significativo pode ser lido. O grupo deve evidenciar a sua compreens?o sobre o texto estudado e tamb?m o seu posicionamento em rela??o ?s quest?es propostas pelo autor. Desta forma, ? imprescind?vel que os alunos compreendam as ideias estudadas e as apresente numa fala espont?nea.

d. Na prepara??o do Semin?rio, os alunos devem procurar solucionar poss?veis d?vidas em rela??o ao conte?do dos textos com o professor. 

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e. Sugest?o de textos para o Semin?rio e seus respectivos links:  

Corti?o e Vila Oper?ria. Ana Rita Corr?a. http://anaritacorrea.blogspot.com/2010/11/cortico-e-vila-operaria.html 

Trabalho e vida oper?ria no final s?culo XIX no Brasil. Rodrigo Janoni Carvalho. http://www.ceedo.com.br/agora/agora9/trabalhoevidadaoperaraianofinaldoseculoXIXnobrasil_RodrigoJanoniCarvalho.pdf

Vilas significaram dist?ncia entre patr?es e oper?rios. http://www.comciencia.br/reportagens/cidades/cid17.htm

Bairros Oper?rios. http://www.aprenda450anos.com.br/450anos/vila_metropole/2-3_bairros_operarios.asp

 Habita??o e modos de vida em vilas oper?rias. M?nica Peixoto Vianna . http://www.eesc.usp.br/nomads/SAP5846/mono_Monica.pdf

 Casas e vilas oper?rias paulistanas. Eudes Campos. http://www.arquiamigos.org.br/info/info19/i-estudos.htm

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f. Professor, acima foram indicados textos dispon?veis na internet. Mas, evidentemente, os alunos tamb?m podem e devem consultar livros e revistas que tratem do tema do Semin?rio. Ap?s o trabalho de leitura e interpreta??o das fontes, cada grupo dever? preparar a apresenta??o para o restante da turma. Para tanto, poder?o utilizar o aplicativo do Netbook do Projeto UCA (no caso de escolas vinculadas ao projeto) ou o aplicativo para apresenta??o de slides correspondente ao sistema operacional do computador ao qual ter?o acesso. 

Apresenta??o do Semin?rio

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g. Na organiza??o da apresenta??o, o grupo poder? apresentar dados num?ricos e/ou estat?sticos, ?udio, v?deos, etc. As ideias centrais contidas nas fontes pesquisadas, bem como as conclus?es do grupo, ficar?o mais claras (e mais interessantes) para a turma se outros recursos, al?m da fala e do texto escrito, forem utilizados. 

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Pesquisa no Livro Did?tico de Hist?ria

A proposta ? que os alunos fa?am uma investiga??o sobre se e como ? tratado, no livro did?tico, o tema desta aula: as condi??es de vida e de trabalho dos primeiros oper?rios brasileiros. Para tanto:

1- Dividir os alunos em grupos. Cada grupo ficar? respons?vel pela an?lise de um livro did?tico.

2- Quest?es norteadoras do trabalho de an?lise/investiga??o a ser realizado pelo grupo:

Inicialmente os grupos devem observar: o livro did?tico investigado menciona esta tem?tica? H? uma discuss?o espec?fica sobre o assunto? Em caso afirmativo, devem prosseguir com a an?lise, de acordo com o roteiro abaixo:

  • Como o autor do livro did?tico introduz o tema? H? uma unidade espec?fica do livro para o mesmo? 
  • Quais sujeitos sociais s?o destacados na an?lise do autor?
  • O autor apresenta fontes diversas na discuss?o do tema? Quais? Elas s?o importantes para a compreens?o do assunto?  

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3- Cada grupo deve apresentar as suas conclus?es para os colegas, anotando-as posteriormente no caderno de Hist?ria. 

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   Produ??o de Texto Dissertativo

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4- Na culmin?ncia das atividades realizadas, o professor pode solicitar que os alunos elaborem um texto dissertativo, no qual exponham as suas conclus?es sobre o tema desta aula.

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Aten??o, professor! Esta aula pode ser trabalhada conjuntamente com o professor de Portugu?s, que poder? auxiliar os alunos na elabora??o do texto dissertativo, apontando as principais caracter?sticas deste tipo de texto.

Recursos Complementares

Texto para o professor:

"Lugares de Mem?ria": Habita??es oper?rias no in?cio do s?culo XX. Vivian da Silva Paulitsch. http://www.unicamp.br/chaa/rhaa/downloads/Revista%207%20-%20artigo%202.pdf 

Texto para alunos e professor:

MUNDOS DO OPERARIADO NO BRASIL (1889-1930). Juvenal Martins Neto. http://www.webartigos.com/artigos/mundo-do-operariado-no-brasil/36598/ 

Avaliação

A a??o avaliativa deve permear toda a pr?tica pedag?gica do professor dando-lhe constantemente elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante no seu desenvolvimento. Desta maneira, o professor poder? avaliar os alunos a cada etapa do trabalho, por meio das atividades desenvolvidas a partir dos recursos utilizados: atividades de interpreta??o de textos e v?deo, debates, semin?rio, pesquisa em livro did?tico, sistematiza??o de informa??es e de conclus?es no caderno, elabora??o de texto dissertativo, entre outras. A avalia??o deve permitir ao professor observar se os objetivos propostos para a aula foram efetivamente alcan?ados pelos alunos.