Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Ci?ncias Naturais | Vis?es de mundo |
Ensino M?dio | F?sica | Universo, terra e vida |
- Entender os tr?s principais marcos da hist?ria da Conquista Espacial: o lan?amento do primeiro sat?lite artificial, a ida do primeiro ser vivo ao espa?o e a ida do primeiro ser humano ao espa?o.
- Associar uma hist?ria da mitologia grega e o sonho da humanidade em conquistar o Universo e voar como p?ssaros.
- Entender o grande feito do brasileiro Santos Dumont.
- No??es b?sicas de Astronomia: composi??o do Sistema Solar, defini??o de Gal?xia e o modelo mais aceito academicamente de forma??o e expans?o do Universo
- No??es b?sicas de Din?mica: Leis de Newton
Sugerimos que a aula seja apresentada em um laborat?rio de inform?tica ou em um espa?o (sala de aula ou audit?rio) que disponibilize para o professor o acesso a um computador, com sistema de som, e a um projetor multim?dia. Propomos que a aula seja apresentada em tr?s momentos conforme se segue:
1o Momento
Sugerimos que a aula tenha in?cio com a apresenta??o da lenda de D?dalo e ?caro. Como refer?ncias para a realiza??o dessa atividade propomos:
"Com as imagens obtidas por sat?lites artificiais temos uma vis?o da forma do planeta no qual vivemos. Desde a Gr?cia antiga j? se imaginava a Terra como uma esfera. Ideia, naquela ?poca, restrita a estudiosos. Imaginava-se popularmente limites para o nosso planeta. Bordas. Abismos. Eram corajosos os primeiros navegadores que partiam em busca de novas terras. Nos tempos modernos, a primeira viagem de circunavega??o da Terra foi conclu?da em 1522. Fern?o de Magalh?es a iniciou e Sebasti?o Del Cano a encerrou.
Diz a lenda que D?dalo, a pedido do Rei Minos de Creta, construiu o labirinto onde se encontrava o Minotauro. Apesar desse fato, auxiliou Teseu a derrotar o Minotauro e a encontrar a sa?da do labirinto. Foi punido pelo Rei Minos. Ele e seu filho ?caro foram colocados prisioneiros no labirinto. D?dalo, inteligente e criativo, imaginou uma forma de escapar. Desenvolveu asas com penas e as colou ao corpo com cera. Fugiram voando. Alertou seu filho de que n?o deveria voar muito alto. A aproxima??o ao Sol faria a cera derreter. ?caro por?m n?o resistiu e subiu, subiu, subiu... Sonho desfeito. Queda abrupta. Par?bola do mundo moderno? Coragem e prud?ncia seguem caminhos distintos?
A observa??o do v?o dos p?ssaros levou o ser humano a sonhar tamb?m em voar. O Padre Bartolomeu Louren?o de Gusm?o e Alberto Santos Dumonts?o dois geniais cientistas sonhadores brasileiros que contribu?ram para a realiza??o desse sonho.
Conta-se, que Bartolomeu de Gusm?o ao observar uma bolha de sab?o se movendo no ar, teve inspira??o para o desenvolvimento de um aparelho mais leve que o ar. Um bal?o, que chamou de Passarola. Sua primeira demonstra??o foi realizada, segundo alguns autores, em 5 de agosto de 1709, para a corte portuguesa.
Em 23 de outubro de 1906, Santos Dumont realiza na Fran?a o primeiro voo de um aparelho mais pesado do que ar, o famoso 14-bis. No pr?ximo ano, 2006, foi comemorado o centen?rio desse pioneiro voo. O Brasil teve o seu astronauta, o Tenente-Coronel Marcos C?sar Pontes, realizando atividades na Esta??o Espacial Internacional (EEI). Como ele enfatiza esse seu voo ao espa?o foi uma homenagem a Santos Dumont. O astronauta brasileiro foi ao espa?o a bordo da nave russa Soyuz. Nave que tem sido utilizada mais intensamente como transporte de astronautas ? EEI, desde o surgimento de problemas com os ?nibus espaciais americanos.
Os russos foram os principais respons?veis e herdeiros do sucesso da ind?stria aeroespacial da antiga Uni?o Sovi?tica. Contaram, desde o final do s?culo XIX, com o incentivo dos livros e artigos escritos por um grande cientista sonhador, o Konstantin Eduardovich Tsiolkovsky. Ele ? mundialmente reconhecido como um dos pioneiros da conquista espacial. Nasceu em uma fam?lia pobre. Foi autodidata em Matem?tica e F?sica. Pela leitura dos livros de Jules Verne, Santos Dumont tamb?m os leu, se interessou desde cedo pelos v?os planet?rios. Instalou um laborat?rio em sua casa, onde realizou diversas experi?ncias. Em seus artigos e livros concebeu a coloca??o de um sat?lite em ?rbita da Terra, prop?s o desenvolvimento de um foguete a propuls?o, imaginou foguetes com diversos est?gios,.... Foi tamb?m um escritor de fic??o cient?fica. Foi, provavelmente, a fonte hist?rica do interesse dos russos pela conquista espacial.
Nossa fronteira agora ? a conquista espacial. Os astronautas s?o os navegadores do futuro. H? bordas e abismos ainda a serem superados nessa nova caminhada. Sonhos de ?caros modernos."
Fonte: Livro "Um Passeio pelo C?u" de autoria de Marcelo de Oliveira Souza, p?ginas 25 e 26, editora Muiraquit?, 2007
?
Figura 1 - Imagem do v?deo com o cantor Biafra e dispon?vel para acesso no Youtube
V?deo dispon?vel no Youtube com apresenta??o do cantor Byafra: http://youtu.be/eg6quvqQm0g
Figura 2 - "?caro e D?dalo" de autoria de Charles Paul Landon
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Landon-IcarusandDaedalus.jpg
Figura 3 - "D?dalo e ?caro" - Pintura de autoria de Frederic Leighton
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Lord_Frederick_Leighton_FLL006.jpg
- http://www.infopedia.pt/$lenda-de-dedalo-e-icaro
- http://mitologia.blogs.sapo.pt/54997.html
Figura 4 - Imagem do V?deo "Voo de ?caro" dispon?vel para acesso no Youtube
- V?deo "Voo de ?caro" dispon?vel para acesso no endere?o: http://www.youtube.com/watch?v=mRj-CbjjXjQ
Sugerimos que o professor organize ap?s a apresenta??o (com aux?lio de recursos de multim?dia) da Lenda de D?dalo e ?caro um debate com os estudantes tendo como tema o modo como cada estudante interpreta o sonho de ?caro e se a humanidade j? conseguiu realiz?-lo. Uma outra atividade que sugerimos ? a cria??o por parte dos estudantes de uma hist?ria em quadrinhos ou um pequeno v?deo relatando de modo criativo a lenda de D?dalo e ?caro. O v?deo pode ser produzido utilizando recursos simples, como o celular. Abaixo duas refer?ncias para a produ??o de um v?deo simples:
Como fazer um v?deo
http://www.youtube.com/watch?v=K1Q5GBXcUCk
http://www.istoe.com.br/reportagens/90354_COMO+FAZER+UM+VIDEO+DE+SUCESSO+NA+INTERNET
Sugerimos que sejam v?deos de curta dura??o. Propomos que seja estipulada uma dura??o m?xima de cinco minutos por v?deo.Os estudantes podem produzir v?deos utilizando uma narra??o sobre uma sequ?ncia de imagens (fotografias ou ilustra??es). Podem, por exemplo, buscar fazer uma associa??o entre a Lenda de ?caro e D?dalo e a conquista espacial.
2o Momento
Nesse momento propomos a apresenta??o de dados sobre Santos Dumont e do voo do 14 Bis. A primeira vez que o ser humano conseguiu com sucesso voar com aux?lio de um aparelho mais pesado do que ar. Em Paris, no Campo de Bagatelle, no dia 23 de outubro de 1906, o brasileiro Santos Dumont tornou-se o primeiro ser humano a pilotar uma m?quina mais pesada que o ar. O grande feito foi realizado por um brasileiro!!! Um grande orgulho para todos n?s. O sonho de ?caro tornando-se real...
Abaixo apresentamos refer?ncias sobre Santos Dumont e sobre o lend?rio 14 Bis.
Figura 5 - Imagem de v?deo sobre Santos Dumont dispon?vel no Youtube
- Document?rio com imagens do voo realizado no dia 23 de outubro de 1906: http://www.youtube.com/watch?v=vhE7UPOlmeQ
Figura 6 - Imagem de v?deo com imagens raras do 14 Bis dispon[ivel no Youtube
- Imagens raras do voo do 14 Bis: http://www.youtube.com/watch?v=3CPaOB7mUcI
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Santos_Dumont
- http://www.santos-dumont.net/
- http://www.aer.mil.br/portal/personalidades/sdumont/index.htm
Sugerimos que o professor organize um debate com os estudantes ap?s a apresenta??o das informa??es sobre Santos Dumont e sobre o voo do 14 Bis. Propomos que o tema desse debate seja o 14 Bis e as modernas aeronaves do s?culo XXI, alguma mudan?a? Uma outra atividade que sugerimos ? a elabora??o de uma simula??o do voo do 14 Bis. Os estudantes devem ser criativos e usarem os materiais e o espa?o dispon?vel para realizar a simula??o. Como refer?ncia b?sica os estudantes podem acessar a p?gina citadas abaixo e copiar o modelo em papel do 14 Bis.
http://www.recortecole.com.br/14bis/14bis.htm
No link abaixo os estudantes poder?o acessar a planta do 14 Bis:
http://www.aeromodelismoonline.com.br/wp-content/uploads/14Bis.zip
Usando o modelo em papel e a planta do 14 Bis os estudantes devem colocar a imagina??o em a??o e criar o seu pr?prio modelo para o 14 Bis. O modelo pode ser produzido individualmente ou em equipe. Ap?s a cria??o dos modelos sugerimos que seja realizada uma exposi??o com todos os modelos. Pode haver uma premia??o para o melhor modelo escolhido pela turma.
3o Momento
Nesse momento propomos que o professor apresente as informa??es sobre tr?s marcos do in?cio da conquista espacial: o lan?amento do sat?lite artificial Sputnik, o voo da cadela Laika e o voo de Yuri Gagarin.
No dia 4 de outubro de 1957, a Uni?o Sovi?tica conseguiu colocar o sat?lite artificial Sputnik, com sucesso, em ?rbita da Terra. O primeiro objeto desenvolvido pela humanidade colocado para girar em torno da Terra. Um sonho imaginado por diversos idealistas, com destaque para os pioneiros da conquista espacial: o russo Konstatntin Tsiolkovsky, o norte-americano Robert Goddard e o romeno Hermann Oberth.
No dia 3 de novembro de 1957, foi lan?ada a nave sovi?tica Sputnik 2. A bordo dessa nave estava a cadela Laika. O primeiro ser vivo terrestre a realizar um voo espacial.
No dia 12 de abril de 1961, foi lan?ada a nave sovi?tica Vostok 1. A bordo dessa nave estava o cosmonauta Yuri Gagarin, o primeiro ser humano a realizar um voo espacial.
Refer?ncias sobre os tr?s primeiros marcos da conquista espacial:
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Sputnik
- http://www.feg.unesp.br/~orbital/sputnik/Capitulo-1.pdf
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Laika
- http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/021028_caomtc.shtml
- http://www.zenite.nu/06/laika-2.php
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Iuri_Gagarin
- http://blogs.estadao.com.br/radar-cientifico/2011/04/11/saiba-mais-sobre-yuri-gagarin/
- http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/fotos/conheca-a-trajetoria-de-yuri-gagarin-20110411.html
Sugerimos que seja apresentado para os estudantes o filme "O C?u de Outubro" . ? um excelente filme com tem?tica relacionada a conquista espacial. Abaixo disponibilizamos uma sinopse do filme:
"No final dos anos 50, o adolescente Homer Hickam (Jake Gyllenhaal) vive em uma cidade onde a minera??o ? a maior empregadora local. Ao saber que os russos colocaram o sat?lite Sputnik em ?rbita, Homer come?a a sonhar em tamb?m colocar um foguete seu em ?rbita. Logo ele convence alguns amigos a participarem do projeto e, com o apoio de uma professora, d? in?cio ao projeto que ir? mudar sua vida para sempre."
Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-22351/
O sonho de ?caro foi realizado? Ap?s a apresenta??o de informa??es sobre esses tr?s primeiros marcos da conquista espacial, propomos que o professor retome o debate inicial e avalie se houve mudan?as na posi??o dos estudantes. Uma outra atividade que sugerimos ? a realiza??o, por parte dos estudantes, de uma exposi??o multim?dia sobre os primeiros marcos da conquista espacial.
Abaixo apresentamos refer?ncias sobre a conquista espacial:
- http://www2.tvcultura.com.br/aloescola/historia/guerrafria/guerra4/corridaespacial.htm
- http://www2.tvcultura.com.br/aloescola/historia/guerrafria/guerra4/corridaespacial2.htm
- http://www2.tvcultura.com.br/aloescola/historia/guerrafria/guerra4/corridaespacial3.htm
- http://ufpa.br/ensinofts/artigos/breve%20historia%20dos%20foguetes.pdf
- http://360graus.terra.com.br/expedicoes/default.asp?did=13102&action=reportagem
Propomos tr?s avalia??es:
- Produ??o de material de multim?dia (apresenta??o power-point, v?deo ou p?gina na internet) associando a lenda de D?dalo e ?caro ao desenvolvimento do 14 Bis e a conquista espacial.
- Avalia??o oral sobre o voo do 14 Bis e sobre os tr?s marcos iniciais da conquista espacial.
- Pesquisa sobre outros grandes marcos da conquista espacial ap?s o voo de Yuri Gagarin.