Portal do Professor

Início do Conteúdo

Das espinhas ao infarto: pesquisando os problemas associados ao consumo de gorduras

Autor e Co-autor(es)

Delma Faria Shimamoto imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Selma Gonzaga Silva; L?rida de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Qu?mica Energia qu?mica no cotidiano
Ensino M?dio Biologia Qualidade de vida das popula??es humanas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

? Identificar aspectos espec?ficos da biologia do corpo humano.

? Descrever o impacto dos lip?deos no funcionamento do sistema circulat?rio, no desenvolvimento de problemas dermatol?gicos e na sa?de de forma geral.

? Diferenciar gorduras saturadas e insaturadas.

? Refletir a respeito de sua pr?pria alimenta??o.

Duração das atividades

06 AULAS (50 MINUTOS CADA)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • No??es b?sicas de Fisiologia humana (Fisiologia hormonal - Ensino Fundamental).
  • No??es b?sicas de Nutri??o (Alimentos cal?ricos ? Ensino Fundamental).
  • No??es b?sicas de Anatomia humana (digest?o das gorduras ? Ensino Fundamental).
  • No??es b?sicas de Inform?tica.

Estratégias e recursos da aula

1? Atividade: Sensibiliza??o

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a apresentar aos/as alunos/as as Imagens 1, 2, 3 e 4, utilizando, para tanto, um kit multim?dia e um data show.

Imagem 1

espinhas 2

Dispon?vel < http://dermatologia.net/novo/base/doencas/acne.shtml > acesso feito dia 13/03/2012

Imagem 2

espinhas 3

Dispon?vel < http://marlivieira.blogspot.com/2010/02/blog-post_13.html > acesso feito dia 13/03/2012

Imagem 3

espinhas 9

Dispon?vel < http://www.edgarlisboa.com.br/?attachment_id=6713 > acesso feito dia 13/03/2012

Imagem 4

espinhas 5

Dispon?vel < http://www.sacadafashion.com.br/afinal-chocolate-faz-bem-a-saude/ > acesso feito dia 13/03/2012

?

Finalizada a apresenta??o das Imagens 1, 2, 3 e 4, cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate. As quest?es abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular esse debate:

  • Ao observar estas imagens, o que mais chamou a sua aten??o?
  • Na sua opini?o, qual a liga??o existente entre as imagens?
  • Os alimentos apresentados nas imagens 3 e 4 fazem parte dia sua dieta?
  • A imagem 2 se relaciona mais diretamente a qual das outras imagens?


2? Atividade: Pesquisando e aprendendo

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em cinco grupos para acessar o site abaixo, no qual o V?deo 1 se encontra dispon?vel.

O/a professor pode executar previamente o download do V?deo 1 no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit  multim?dia e um data show. Essa estrat?gia seria uma alternativa caso o acesso ? internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer raz?o ou os/as alunos/as n?o tenha acesso aos netbooks.

V?deo 1 - Dispon?vel < http://www.youtube.com/watch?v=H8kZo1q_y2w > acesso feito dia 13/03/2012
?

Conclu?da a visualiza??o do V?deo 1, cada um dos grupos dever? utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresenta??o de slides com as informa??es que considerarem mais relevantes, de modo a fomentar a interpreta??o do conte?do abordado. Tabelas ou gr?ficos podem compor a apresenta??o, de modo a favorecer a visualiza??o dos dados.

Finalizada a montagem das apresenta??es, os grupos dever?o socializ?-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multim?dia e um data show conectados ao netbooks.

3? Atividade: Interatividade

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em quatro grupos para acessarem os sites abaixo. Como se v? abaixo, dois grupos dever?o acessar um dos sites, ao passo outros dois grupos dever?o acessar o outro site. Em ambos os sites se encontram dispon?veis simula??es did?ticas sobre o conte?do da aula.

Grupos 1 e 2

espinhas 1

Dispon?vel <http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_espinhanorosto.htm > acesso feito dia 13/03/2012

?

?

?

?

Grupos 3 e 4

?

espinhas 7

Dispon?vel < recursos/mec_18560/Condigital_base.swf > acesso feito dia 13/03/2012

?

?

?

?

?

?

Finalizadas as consultas aos sites, cabe ao/a professor/a solicitar que um/a representante do grupo 1 e outro do grupo 2 apresentem oralmente aos/as integrantes dos outros grupos o conte?do do site consultado. O mesmo deve ser feito por um/a representante do grupo 3 e outro do grupo 4 em rela??o ao conte?do do outro site. Feitas essas apresenta??es, cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate. As quest?es abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular esse debate. Vale destacar que as quest?es s?o espec?ficas em fun??o das simula??es visualizadas, mas todos/as os/as alunos/as devem acompanhar e participar do debate para promover a socializa??o do conte?do, sendo que, para tanto, o/a professor/a poder? fazer as devidas contextualiza??es, se necess?rio.

Quest?es para os grupos 1 e 2

  • Qual foi a primeira rea??o da garota quando viu a espinha?
  • A primeira atitude tomada pela garota foi correta? Voc?s j? tomaram a mesma atitude?
  • Voc?s tiveram dificuldade para descobrir qual produto a garota deveria utilizar? 
  • Voc?s conheciam o produto utilizado pela correta? Algu?m j? o usou?

?

Quest?es para os grupos 3 e 4

  • Defina o que ? colesterol.
  • Quais s?o os malef?cios e os benef?cios do colesterol?
  • Como ? feito o transporte do colesterol no organismo?
  • Qual a diferen?a entre o LDL e o HDL? Explique.

?

4? Atividade: Pesquisando a pr?pria alimenta??o

Nessa atividade da aula, os/as alunos/as ser?o convidados a ouvir em seus netbooks os ?udios 1 e 2. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o  software  Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os ?udios 1 e 2 se encontram dispon?veis. Vale destacar que o software  Amarok dever? ser utilizado para abrir os ?udios 1 e 2.

O/a professor/a pode executar previamente o download dos ?udios 1 e 2 nos sites mencionados para, empregando seu netbook, apresent?-los durante a aula utilizando um kit  multim?diaEssa estrat?gia seria uma alternativa caso o acesso ? internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer raz?o ou os/as alunos/as n?o tenha acesso ao netbooks.

?

?

?

?

?

?

?

A partir da apresenta??o dos ?udios 1 e 2, cabe o/a professor/a orientar os/as alunos/as a elaborar um Relat?rio Alimentar, no qual dever?o registrar, ao longo de um dia, informa??es sobre os alimentos que consumirem. O modelo a seguir deve ser usado para tanto.

Relat?rio Alimentar

Nome da Escola:

Nome dos Alunos:

S?rie:

Classe:

Data:                

Turno:

?

Qual foi o hor?rio em que voc? comeu?

Caf? da manh?

?

Lanche

?

Almo?o

?

Lanche

?

Jantar

?

Ceia

?

Quais alimentos voc? comeu?

Caf? da manh?

?

?

Lanche

?

?

Almo?o

?

?

?

Lanche

?

?

?

?

Jantar

?

?

?

Ceia

?

?

Voc? comeu muito ou pouco?

?

?

Voc? comeu com pressa ou devagar?

?

?

Cada aluno/a dever? utilizar o software Kpresenter do netbook para apresentar os principais resultados decorrentes da elabora??o do Relat?rio Alimentar, os quais devem ser organizados em tabelas ou gr?ficos de modo a favorecer a visualiza??o.

Encerrando essa atividade, cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate. As quest?es abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular esse debate:

  • Quais s?o os alimentos que voc? mais consumiu? Com que frequ?ncia voc? consome esses alimentos no seu cotidiano?
  • O ambiente onde voc? fez as refei??es estava calmo ou agitado? Tinha TV, m?sica ou computador ligado?
  •  Na sua opini?o, a quantidade de gordura que voc? ingeriu foi adequada?
  •  Na sua opini?o, voc? vem se alimentando corretamente?
  •  Quais alimentos voc? pode consumir para ter uma vida mais saud?vel?
  • Qual ? a quantidade de chocolate que voc? consome por semana? 


5? Atividade: Experimentando no Laborat?rio Qu?mica

Nessa atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a realiza??o do Experimento 1 no Laborat?rio de Qu?mica.
No primeiro momento da atividade cabe ao/a professor/a providenciar os materiais necess?rios para elabora??o do Experimento 1, os quais se encontram especificados a seguir. No segundo momento, o/a professor/a dever? separar todos os materiais necess?rios para a elabora??o do Experimento 1. No terceiro momento, o/a professor/a, posicionado na bancada do Laborat?rio de Qu?mica, dever? apresentar cada um dos materiais aos alunos/as. No quarto momento, o professor/a dever? explicar, tamb?m posicionado na bancada, o procedimento pertinente, tal como detalhado a seguir, salientando a import?ncia do cuidado no manuseio das vidrarias e solu??es qu?micas.
No quinto momento da aula, o/a professor/a dever? conduzir uma discuss?o sobre os fen?menos observados durante o Experimento 1. As quest?es apresentadas a seguir podem ser adotadas para tanto.

Experimento: Teste do Iodo

Material por grupo:

40 mL ?leo de amendoim

40 mL ?leo de girassol

10 mL solu??o de iodo

Procedimento:

O/a professor/a dever? orientar os/as alunos/as a colocar em um recipiente de vidro cerca de 40 mL de ?leo de amendoim e, em outro recipiente, 40 mL de ?leo  de girassol.

Em seguida, o/a professor/a dever? orientar os/as alunos/as a adicionarem 10 mL de solu??o de iodo e observar o que acontece. Quanto menos intensa for a colora??o final, maior ter? sido o consumo de iodo, e maior o n?mero de instaura??es apresentadas.

OBSERVA??O: Este teste ? utilizado pelo INMETRO, por?m com an?lise de quantidades mais precisas, para verifica??o da qualidade dos azeites de oliva.

Fonte: Levorato; A. R. et al. Qu?mica: Ensino M?dio, 2 ? Edi??o. 2007. Paran?


6? Atividade: Praticando a interdisciplinaridade

Cabe ao/a professor/a entrar em contato com o/a professor/a de Educa??o F?sica e pedir sua contribui??o para que, durante sua aula, seja feita com os/as alunos/as uma demonstra??o sobre os exerc?cios f?sicos s?o mais relevantes para quem quer combater problemas card?acos associados ao consumo exagerado de gorduras. Com isso, eles/as podem obter um melhor aproveitamento do conte?do trabalhado anteriormente, assim como podem apresentar um bom engajamento e maior interesse durante as aulas de Educa??o F?sica.

Links do Portal que podem ser utilizados pelo/a professor/a como sugest?o de aulas rerentes ? tem?tica:

A import?ncia da atividade f?sica para o sistema circulat?rio
Dispon?vel <   http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10802 > acesso feito dia 13/03/2012

Colesterol x Atividade F?sica
Dispon?vel <  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1502 > acesso feito dia 13/03/2012

Exerc?cios F?sicos versus Colesterol
Dispon?vel <  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22183  > acesso feito dia 13/03/2012

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Alimentos - Fonte de subst?ncias b?sicas - A Import?ncia do Colesterol Anima??o/simula??o
Colesterol nem sempre um vil?o ?udio
Colesterol ?udio
A qu?mica na pele Anima??o/simula??o

Recursos Complementares

Sugest?es de links para aluno/as:

Sugest?o de pesquisa e leitura para o/a alunos/a http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3237&ReturnCatID=667  > acesso feito dia 13/03/2012

?

Sugest?es de links para professor/a:

V?deo ?Cardiologistas explicam como identificar e atender v?timas de infarto? - G1   http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/02/cardiologistas-explicam-como-identificar-e-tratar-vitimas-de-infarto.html > acesso feito dia 13/03/2012

Avaliação

A avalia??o dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribui??es individuais ou das contribui??es do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as mesmos/as nas atividades solicitadas.