Selma Gonzaga Silva; L?rida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino M?dio | Qu?mica | Energia qu?mica no cotidiano |
Ensino M?dio | Biologia | Qualidade de vida das popula??es humanas |
? Identificar aspectos espec?ficos da biologia do corpo humano.
? Descrever o impacto dos lip?deos no funcionamento do sistema circulat?rio, no desenvolvimento de problemas dermatol?gicos e na sa?de de forma geral.
? Diferenciar gorduras saturadas e insaturadas.
? Refletir a respeito de sua pr?pria alimenta??o.
Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a apresentar aos/as alunos/as as Imagens 1, 2, 3 e 4, utilizando, para tanto, um kit multim?dia e um data show.
Imagem 1
Dispon?vel < http://dermatologia.net/novo/base/doencas/acne.shtml > acesso feito dia 13/03/2012
Imagem 2
Dispon?vel < http://marlivieira.blogspot.com/2010/02/blog-post_13.html > acesso feito dia 13/03/2012
Imagem 3
Dispon?vel < http://www.edgarlisboa.com.br/?attachment_id=6713 > acesso feito dia 13/03/2012
Imagem 4
Dispon?vel < http://www.sacadafashion.com.br/afinal-chocolate-faz-bem-a-saude/ > acesso feito dia 13/03/2012
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Finalizada a apresenta??o das Imagens 1, 2, 3 e 4, cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate. As quest?es abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular esse debate:
Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em cinco grupos para acessar o site abaixo, no qual o V?deo 1 se encontra dispon?vel.
O/a professor pode executar previamente o download do V?deo 1 no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit multim?dia e um data show. Essa estrat?gia seria uma alternativa caso o acesso ? internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer raz?o ou os/as alunos/as n?o tenha acesso aos netbooks.
V?deo 1 - Dispon?vel < http://www.youtube.com/watch?v=H8kZo1q_y2w > acesso feito dia 13/03/2012
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Conclu?da a visualiza??o do V?deo 1, cada um dos grupos dever? utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresenta??o de slides com as informa??es que considerarem mais relevantes, de modo a fomentar a interpreta??o do conte?do abordado. Tabelas ou gr?ficos podem compor a apresenta??o, de modo a favorecer a visualiza??o dos dados.
Finalizada a montagem das apresenta??es, os grupos dever?o socializ?-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multim?dia e um data show conectados ao netbooks.
Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em quatro grupos para acessarem os sites abaixo. Como se v? abaixo, dois grupos dever?o acessar um dos sites, ao passo outros dois grupos dever?o acessar o outro site. Em ambos os sites se encontram dispon?veis simula??es did?ticas sobre o conte?do da aula.
Grupos 1 e 2
Dispon?vel <http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_espinhanorosto.htm > acesso feito dia 13/03/2012
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Grupos 3 e 4
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Dispon?vel < recursos/mec_18560/Condigital_base.swf > acesso feito dia 13/03/2012
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Finalizadas as consultas aos sites, cabe ao/a professor/a solicitar que um/a representante do grupo 1 e outro do grupo 2 apresentem oralmente aos/as integrantes dos outros grupos o conte?do do site consultado. O mesmo deve ser feito por um/a representante do grupo 3 e outro do grupo 4 em rela??o ao conte?do do outro site. Feitas essas apresenta??es, cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate. As quest?es abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular esse debate. Vale destacar que as quest?es s?o espec?ficas em fun??o das simula??es visualizadas, mas todos/as os/as alunos/as devem acompanhar e participar do debate para promover a socializa??o do conte?do, sendo que, para tanto, o/a professor/a poder? fazer as devidas contextualiza??es, se necess?rio.
Quest?es para os grupos 1 e 2
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Quest?es para os grupos 3 e 4
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Nessa atividade da aula, os/as alunos/as ser?o convidados a ouvir em seus netbooks os ?udios 1 e 2. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os ?udios 1 e 2 se encontram dispon?veis. Vale destacar que o software Amarok dever? ser utilizado para abrir os ?udios 1 e 2.
O/a professor/a pode executar previamente o download dos ?udios 1 e 2 nos sites mencionados para, empregando seu netbook, apresent?-los durante a aula utilizando um kit multim?dia. Essa estrat?gia seria uma alternativa caso o acesso ? internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer raz?o ou os/as alunos/as n?o tenha acesso ao netbooks.
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A partir da apresenta??o dos ?udios 1 e 2, cabe o/a professor/a orientar os/as alunos/as a elaborar um Relat?rio Alimentar, no qual dever?o registrar, ao longo de um dia, informa??es sobre os alimentos que consumirem. O modelo a seguir deve ser usado para tanto.
Relat?rio Alimentar
Nome da Escola: |
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Nome dos Alunos: |
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S?rie: |
Classe: |
Data: |
Turno: |
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Qual foi o hor?rio em que voc? comeu? |
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Caf? da manh? |
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Lanche |
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Almo?o |
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Lanche |
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Jantar |
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Ceia |
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Quais alimentos voc? comeu? |
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Caf? da manh? |
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Lanche |
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Almo?o |
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Lanche |
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Jantar |
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Ceia |
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Voc? comeu muito ou pouco? |
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Voc? comeu com pressa ou devagar? |
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Cada aluno/a dever? utilizar o software Kpresenter do netbook para apresentar os principais resultados decorrentes da elabora??o do Relat?rio Alimentar, os quais devem ser organizados em tabelas ou gr?ficos de modo a favorecer a visualiza??o.
Encerrando essa atividade, cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate. As quest?es abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular esse debate:
Nessa atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a realiza??o do Experimento 1 no Laborat?rio de Qu?mica.
No primeiro momento da atividade cabe ao/a professor/a providenciar os materiais necess?rios para elabora??o do Experimento 1, os quais se encontram especificados a seguir. No segundo momento, o/a professor/a dever? separar todos os materiais necess?rios para a elabora??o do Experimento 1. No terceiro momento, o/a professor/a, posicionado na bancada do Laborat?rio de Qu?mica, dever? apresentar cada um dos materiais aos alunos/as. No quarto momento, o professor/a dever? explicar, tamb?m posicionado na bancada, o procedimento pertinente, tal como detalhado a seguir, salientando a import?ncia do cuidado no manuseio das vidrarias e solu??es qu?micas.
No quinto momento da aula, o/a professor/a dever? conduzir uma discuss?o sobre os fen?menos observados durante o Experimento 1. As quest?es apresentadas a seguir podem ser adotadas para tanto.
Experimento: Teste do Iodo
Material por grupo:
40 mL ?leo de amendoim
40 mL ?leo de girassol
10 mL solu??o de iodo
Procedimento:
O/a professor/a dever? orientar os/as alunos/as a colocar em um recipiente de vidro cerca de 40 mL de ?leo de amendoim e, em outro recipiente, 40 mL de ?leo de girassol.
Em seguida, o/a professor/a dever? orientar os/as alunos/as a adicionarem 10 mL de solu??o de iodo e observar o que acontece. Quanto menos intensa for a colora??o final, maior ter? sido o consumo de iodo, e maior o n?mero de instaura??es apresentadas.
OBSERVA??O: Este teste ? utilizado pelo INMETRO, por?m com an?lise de quantidades mais precisas, para verifica??o da qualidade dos azeites de oliva.
Fonte: Levorato; A. R. et al. Qu?mica: Ensino M?dio, 2 ? Edi??o. 2007. Paran?
Cabe ao/a professor/a entrar em contato com o/a professor/a de Educa??o F?sica e pedir sua contribui??o para que, durante sua aula, seja feita com os/as alunos/as uma demonstra??o sobre os exerc?cios f?sicos s?o mais relevantes para quem quer combater problemas card?acos associados ao consumo exagerado de gorduras. Com isso, eles/as podem obter um melhor aproveitamento do conte?do trabalhado anteriormente, assim como podem apresentar um bom engajamento e maior interesse durante as aulas de Educa??o F?sica.
A import?ncia da atividade f?sica para o sistema circulat?rio
Dispon?vel < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10802 > acesso feito dia 13/03/2012
Colesterol x Atividade F?sica
Dispon?vel < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1502 > acesso feito dia 13/03/2012
Exerc?cios F?sicos versus Colesterol
Dispon?vel < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22183 > acesso feito dia 13/03/2012
Nome | Tipo |
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Alimentos - Fonte de subst?ncias b?sicas - A Import?ncia do Colesterol | Anima??o/simula??o |
Colesterol nem sempre um vil?o | ?udio |
Colesterol | ?udio |
A qu?mica na pele | Anima??o/simula??o |
Sugest?o de pesquisa e leitura para o/a alunos/a http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3237&ReturnCatID=667 > acesso feito dia 13/03/2012
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V?deo ?Cardiologistas explicam como identificar e atender v?timas de infarto? - G1 http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/02/cardiologistas-explicam-como-identificar-e-tratar-vitimas-de-infarto.html > acesso feito dia 13/03/2012
A avalia??o dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribui??es individuais ou das contribui??es do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as mesmos/as nas atividades solicitadas.