Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Artes | Artes visuais: leitura de imagens |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Cidadania e cultura contempor?nea |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Estrangeira | Compreens?o escrita |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Matem?tica | Estat?stica, probabilidade e combinat?ria |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Rela??es de poder e conflitos sociais |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produ??o cultural e hist?rica |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Cidadania e cultura no mundo contempor?neo |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Conquista do lugar como conquista da cidadania |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Estado, povos e na??es |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Mapas como possibilidade comparativa das diferentes paisagens e lugares |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Estrangeira | Organiza??o textual |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Fundamental Final | Matem?tica | Tratamento da informa??o |
Ensino M?dio | Matem?tica | An?lise de dados e probabilidade |
Ensino M?dio | Artes | Arte Visual: Contextualiza??o |
Ensino M?dio | Hist?ria | Cidadania: diferen?as e desigualdades |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Compreens?o leitora |
Ensino M?dio | Hist?ria | Cultura |
Ensino M?dio | Geografia | Organiza??o da geografia pol?tica do mundo atual, estado e organiza??o do territ?rio |
Ensino M?dio | Hist?ria | Processo hist?rico: na??es e nacionalidades |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Rela??es sociopragm?ticas e discursivas |
Para que os alunos consigam desenvolver esta pesquisa com mais profundidade reflexiva, ? importante que eles j? dominem conceitos e processos hist?ricos, que podem ser abordados atrav?s de aulas do Portal publicadas nos links citados abaixo:
Sugere-se que, a partir dos conhecimentos discentes sobre o processo de coloniza??o e emancipa??o das 13 Col?nias Inglesas, o professor instigue seus alunos a refletirem sobre as representa??es midi?ticas existentes sobre este processo hist?rico, ajudando-os a organizar um projeto de pesquisa para refletir sobre esta tem?tica.
Para fazer isto, o professor pode lan?ar as seguintes quest?es motivadoras da pesquisa:
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Depois deste debate inicial, sugere-se que o professor explique para os alunos que a melhor forma de responder estas quest?es com profundidade ? elaborando e desenvolvendo um projeto de pesquisa que se constituiu basicamente de: tema, problem?tica (situa??o-problema), justificativa, quest?es/objetivos, fontes, metodologia.
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Para defini??o do tema:Auxiliar os alunos a reconhecerem qual o assunto que ser? pesquisado. ? No caso desta aula ser?: O processo de emancipa??o das Treze Col?nias Inglesas e a Forma??o dos Estados Unidos da Am?rica. Observa??o: esta etapa da pesquisa deve ser realizada com e por todos os alunos juntos, pois este tema geral dever? nortear a pesquisa de todos eles. ? |
Google Imagens (link ao clicar) Acesso em 15 de mar?o de 2012. |
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Com a defini??o do tema, ? importante que se explique aos alunos que para desenvolvermos uma pesquisa, n?o basta escolhermos o tema. Precisamos ter bem claro porque ? importante a pesquisa deste tema (justificativa), o que queremos descobrir sobre ele (situa??o-problema), o que desejamos alcan?ar com a pesquisa (objetivos/quest?es) e como vamos conseguir realiz?-la (metodologia e fontes).
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Para delimita??o da situa??o-problema:A partir do debate sugerido no in?cio da aula, ajudar os alunos a definirem qual o questionamento/ interesse central que motivou a pesquisa sobre o tema. Nesta aula ser?: As representa??es midi?ticas produzidas sobre o processo de independ?ncia das Treze Col?nias Inglesas e forma??o dos EUA abordam da mesma maneira este processo hist?rico, destacando os mesmos acontecimentos, personagens, lugares, projetos e pr?ticas sociais? ? Observa??o: esta etapa da pesquisa deve ser realizada com e por todos os alunos juntos, pois todos eles dever?o pesquisar a mesma situa??o-problema. |
Google Imagens (link ao clicar) Acesso em 15 de mar?o de 2012. |
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Para constru??o da justificativa da pesquisa e seus objetivos:
Refletir com os alunos sobre por que ? importante conhecer diferentes representa??es midi?ticas sobre um mesmo processo hist?rico, al?m de estudar o processo hist?rico em si. Esta reflex?o pode se basear na ideia de que al?m de conhecermos os fatos que levaram ao fim da coloniza??o inglesa na Am?rica do Norte, ? importante conhecermos como este processo hist?rico ? interpretado na atualidade, na defesa e legitima??o de quais interesses e projetos sociais. Desta maneira, ao inv?s de consumirmos as produ??es midi?ticas como verdades absolutas ou como meros objetos de lazer, poderemos nos apropriar criticamente de suas representa??es, posicionando-nos em rela??o aos projetos e pr?ticas sociais que elas veiculam, que permeiam as a??es e rela??es dos cidad?os de diferentes partes do mundo, e que nos ajudam a pensar no nosso agir cotidiano. |
Google Imagens (link ao clicar) Acesso em 15 de mar?o de 2012. |
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Para defini??o das quest?es da pesquisa:Auxiliar os alunos a definirem quest?es que complementam e orientam a investiga??o da situa??o-problema. Na pesquisa aqui proposta, estas quest?es podem ser: H? filmes, jogos de videogames, hist?rias em quadrinhos, document?rios, v?deos no YouTube e outras produ??es midi?ticas que consumimos em nosso cotidiano que representam a independ?ncia das Treze Col?nias Inglesas e a forma??o dos EUA?; Como estas produ??es midi?ticas representam a participa??o dos negros escravos ou libertos na guerra da Independ?ncia, os interesses da burguesia colonial neste movimento e os grupos sociais beneficiados no processo?; Quais as quest?es sociais, pol?ticas e culturais do contexto em que cada representa??o foi produzida interferiram na sua cria??o?; Estas representa??es, ao privilegiarem algumas abordagens em detrimento de outras, quiseram legitimar quais projetos e pr?ticas sociais presentes em nosso dia a dia?; Mediante a presen?a de v?rias representa??es sobre um mesmo processo hist?rico, como devemos nos posicionar em rela??o a verdade na Hist?ria? Observa??o: esta etapa da pesquisa deve ser realizada com e por todos os alunos juntos, pois deve existir um consenso entre eles sobre as quest?es a serem analisadas nas v?rias fontes de pesquisa coletadas durante a pesquisa. |
Google Imagens (link ao clicar) Acesso em 15 de mar?o de 2012. |
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Para escolha e coleta das fontes de pesquisa:Ajudar os alunos a delimitarem quais fontes eles pesquisar?o para responder ? situa??o-problema e ?s quest?es da pesquisa, discutindo com eles que, na impossibilidade de conhecer todas as produ??es midi?ticas sobre o tema da pesquisa, ? preciso fazer um levantamento pr?vio do que existe e descobrir as que est?o mais acess?veis para serem analisadas. Decidir com eles onde este levantamento pr?vio das fontes de pesquisa mais acess?veis pode ser feito: Videolocadoras Sites de busca da Internet YouTube Indica??es apresentadas em livros did?ticos de Hist?ria Indica??o de familiares, professores e outros colegas. Observa??o: Para que os alunos tenham a experi?ncia da pesquisa por completo n?o ? interessante que o professor indique a priori quais filmes, sites, livros pesquisar. Os alunos ? que devem buscar este material. Para isto, o professor deve apenas mediar o levantamento, orientando os seguintes passos: 1) Organiza??o de grupos de at? 5 alunos para buscar as fontes. Cada grupo fica respons?vel por um local de busca; 2) Defini??o de palavras-chave para conduzir a busca das fontes: 13 Col?nias Inglesas, Revolu??o Americana, Independ?ncia dos EUA, Estados Unidos da Am?rica. |
Google Imagens (link ao clicar) Acesso em 15 de mar?o de 2012. |
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Para delineamento da metodologia da pesquisa:Discutir com os alunos os procedimentos e m?todos de pesquisa mais adequados para cada grupo dividido na etapa anterior:
Para organizar estas atividades, ? importante definir um cronograma e uma data limite para cada grupo apresentar, para os outros grupos, as fontes coletadas, selecionadas e analisadas conforme a situa??o-problema e as quest?es da pesquisa que devem ser comuns a todos os grupos. |
Google Imagens (link ao clicar) Acesso em 15 de mar?o de 2012. |
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Google Imagens (link ao clicar) Acesso em 15 de mar?o de 2012. |
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Ap?s elaborar e registrar o projeto de pesquisa conforme descrito na 1? atividade, inicia-se a coleta das fontes e a sua explora??o, por cada grupo de alunos dividido conforme explicado anteriormente.
As fontes poss?veis de serem encontradas s?o m?ltiplas conforme os procedimentos utilizados para levant?-las, o contexto social onde os estudantes/pesquisadores est?o inseridos.
Para exemplificar como as fontes encontradas devem ser exploradas, vamos apresentar um m?todo de an?lise comparativa de duas produ??es cinematogr?ficas sobre o processo de emancipa??o das Treze Col?nias Inglesas, criadas nas ?ltimas d?cadas do s?culo XX: O Patriota (Roland Emmerich, 2000) e Revolu??o (Hugh Hudson, 1984). Produ??es estas que sugerimos que o professor utilize para enriquecer, complementar as fontes coletadas pelos alunos. O professor pode, inclusive, iniciar o trabalho com estas duas fontes para os alunos entenderem melhor como analisar as representa??es hist?ricas de uma produ??o midi?tica.
O professor ou aluno deve levantar, registrar e socializar informa??es sobre o contexto de elabora??o da produ??o midi?tica (ano, local de produ??o, diretor, atores) e o como ela aborda a tem?tica estudada (sinopse, local, per?odo hist?rico e personagens que comp?em o cen?rio da produ??o). Por exemplo:
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FONTE 1 O Patriota T?tulo Original: The Patriot Diretor: Roland Emmerich Pa?s onde foi produzido: EUA, Alemanha Ano de Produ??o: 2000 Dura??o: 165 minutos Atores: Mel Gibson, Heath Ledger, Tch?ky KAryo G?nero: hist?rico, drama, guerra, a??o
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http://www.adorocinema.com/filmes/filme-25385/ Acesso em 15 de mar?o de 2012. Filme dispon?vel em videolocadoras. |
Sinopse: hist?ria de um pai de fam?lia, fazendeiro de uma das col?nias inglesas no sul da Am?rica do Norte, ex-combatente e her?i da Guerra dos 7 anos(guerra entre ingleses e franceses na disputa das terras ind?genas da Am?rica do Norte, colonizadas pela Fran?a. A Inglaterra venceu a guerra com a ajuda dos seus colonos que lutaram contra ?ndios e soldados franceses). Ap?s resistir a lutar na Guerra da Independ?ncia para ficar ao lado de sua fam?lia, este fazendeiro acaba liderando uma mil?cia (for?a militar de um pa?s, formada por pessoas que n?o t?m a profiss?o de soldado, mas que lutam como soldados em uma situa??o emergencial) nas batalhas contra o ex?rcito ingl?s, depois que sua fazenda ? incendiada por soldados ingleses e um de seus filhos ? morto. Ele lidera a luta at? os ex?rcitos ingleses serem derrotados e, ap?s a vit?ria, volta para suas terras do sul para recome?ar sua vida ao lado de seus familiares e de soldados que combateram ao seu lado. |
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FONTE 2 Revolu??o T?tulo Original: Revolution Diretor: Hugh Hudson Pa?s onde foi produzido: EUA, Reino Unido Ano de Produ??o: 1984 Dura??o: 120 minutos Atores: Al Pacino, Donald Sutherland, Nastassja Kinskj G?nero: Aventura ? ? ? |
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-1366/ Acesso em 15 de mar?o de 2012. Filme dispon?vel em videolocadoras. |
Sinopse: hist?ria de um trabalhador pobre norte-americano, que chega a Nova York para vender peles, quando uma parte dos habitantes desta cidade est?o fazendo protestos contra os colonizadores ingleses. Ele se v? for?ado pelos revoltosos e pelo ex?rcito americano a entrar na guerra junto com seu filho. Os dois lutam at? derrotar os ex?rcitos ingleses e, depois, voltam para Nova York para recome?ar suas vidas. |
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Os dois filmes encenam a fase final da coloniza??o inglesa sobre as 13 col?nias da Am?rica, quando na Inglaterra j? havia passado quase 100 anos da Revolu??o Gloriosa que substituiu a Monarquia Absolutista pela Monarquia Parlamentarista.
Na ?poca representada nos filmes,o rei da Inglaterra era George III (o quarto Rei da Inglaterra depois do Guilherme de Orange que, como j? estudamos, subira ao trono com a Revolu??o Gloriosa aceitando submeter-se as leis elaboradas pelo parlamento, formado de deputados que representavam, principalmente, os interesses da burguesia inglesa) que governou de 1760 a 1820.
Os dois filmes come?am no ano de 1776, depois que a Declara??o da Independ?ncia foi elaborada pelos deputados das 13 col?nias e os norte-americanos come?aram a guerrear com os ex?rcitos ingleses para conseguir conquistar a Independ?ncia, na pr?tica. Neles s?o encenadas v?rias das batalhas que aconteceram entre o ex?rcito ingl?s (jaquetas-vermelhas) e os ex?rcitos norte-americanos (uniforme azul) durante cinco anos, at? a batalha final em Yorktown ( na col?nia do sul chamada Virg?nia), em 1781, quando os ingleses aceitaram sua derrota. Apesar destes pontos em comum, os filmes t?m algumas diferen?as resumidas na tabela abaixo:
Cen?rios de cada filme |
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O Patriota |
A Revolu??o |
Local |
Col?nias de explora??o do sul da Am?rica do Norte: Carolina do Sul, Virginia |
Col?nias de Povoamento do norte da Am?rica do Norte: Nova Jersey (cidade de Filad?lfia), Nova York. |
Personagens envolvidos nas batalhas |
Propriet?rios das fazendas do sul, seus filhos empregados e escravos negros. ? |
Comerciantes, industriais, camponeses, trabalhadores das col?nias do centro e do Norte. |
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SELE??O DE CENAS PARA OBSERVAR REPRESENTA??ES CINEMATOGR?FICAS SOBRE A GUERRA DA INDEPEND?NCIA DAS TREZE COL?NIAS INGLESAS |
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Filme: REVOLU??O (cerca de 30 minutos) |
Filme: O PATRIOTA (cerca de 21 minutos) |
00 ? 00:05:45: apresenta??o dos personagens principais, tradicional cena da est?tua do rei ingl?s sendo derrubada, tomada do barco. ? 00:09:14 ? 00:13:15 (a partir de gritos de liberdade ou morte): alistamento for?ado em troca de dinheiro e terra; sa?da para guerra com mulheres apoiando e com pouca comida. ? 21:46- 24:41 (a partir de porta fechando): comerciante norte-americano do lado do vencedor da guerra e n?o da luta pela liberdade. ? 25:21 (fala ?coragem homens, eles n?o passam de seres inferiores?) ? 29:10 (a partir da fala ?n?o recuem?): guerra de ingleses (vermelho) contra americanos (sem uniforme, comandados por uniforme azul). ? 01:37:20 (Yorktown)- 1:38:38 (fala ?belo tiro?): cenas da ?ltima batalha. ? 01:47:00 (ingl?s de vermelho com bandeira branca)? 01:52:00 (fala ?aqui posso aprender a ler?): contrastes entre mortes no campo de batalha, soldados an?nimos e festa na cidade; resgate da d?vida ? recebe menos do que prometido, n?o recebe acres de terra; festa X frustra??o; pai fica para trabalhar, filho vai atr?s de terras... . 01:54:00 (Al Pacino no meio da festa) ? 01:55:00 (Al Pacino perdido no porto): discurso de deputado falando da nova na??o com confian?a m?tua X negros, ?ndios sendo discriminados por brancos na luta pelos direitos (debate r?pido em meio a festa). ? |
00:09:45 (movimenta??o na rua queimando rei George) ? 00:16:00 (jovens se alistando felizes, votam para isto): burgu?s reclamando de que lutou na Guerra dos 7 anos e recompensado com impostos; reuni?o da Assembleia para votar se Carolina do Sul entrar? na guerra que j? ? feita por outras col?nias; debate se guerra ou negocia??o; uns falam que ? trai??o; vence o recrutamento que ? feito com alegria. ? 57:49 (jovem soldado chegando no vilarejo com forca) ? 01:01 (homem pegando menina no colo):homens se alistando por patriotismo, por livre espont?nea vontade. ? 01:03:24 (velho com cachimbo) ? 01:04:11 (menino andando para fila): fazendeiro entregando seu escravo negro para lutar em seu lugar, e chefe da mil?cia querendo dar voz a ele. ? 01:09:54 (acampamento de noite) - 01:11:03 (closet do negro): soldados criticando um que tinha preconceito ao soldado negro e o her?i do filme, defendendo a possibilidade de construir uma sociedade mais igualit?ria. ? 01:16:57 (panfleto de negros) ? 01:17:53 (closet do negro): soldado preconceituoso ironizando lei de Washington que dar? liberdade para negros que lutarem e pagar? 5 xelins por m?s a eles. ? 02:19:00 (campo de batalha observado pelos ingleses) ? 02:20:30 (mil?cia iniciando marcha): soldado antes preconceituoso agora se sente honrado em lutar com o negro que j? adquiriu liberdade. ? 02:32:30 (ingl?s gritando ?retirada?) ? 02:34:36 (na praia, lendo carta em volta de crian?as): negro comemorando ao lado de branco a vit?ria; resumo das batalhas vencedoras at? Yorktown 1781 com vit?ria final ap?s chegada dos franceses; ingl?s indignado com derrota; o patriota falando de sonho por nova na??o. ? 02: 36:18 (carro?a chegando) ? 02:37:30 (escurece tela): negro trabalhando ao lado de branco que antes era preconceituoso; clima de paz e tranquilidade. |
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Conforme exemplificado na atividade 1 deste roteiro, as quest?es que podem nortear as an?lises das produ??es midi?ticas sobre a emancipa??o das Treze Col?nias Inglesas s?o:
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Google Imagens (link ao clicar) Acesso em 15 de mar?o de 2012. |
1) Sobre o personagem principal de cada um dos filmes, responda:
a) Eles faziam parte dos mesmos grupos sociais? Justifique.
b) Eles tinham a mesmo posto nos ex?rcitos/mil?cias que lutaram contra Inglaterra? Justifique.
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2) Sobre as motiva??es que levaram os americanos a ingressarem na Guerra da Independ?ncia, responda:
a) Nos dois filmes, os soldados entraram na guerra pelos mesmos motivos? Explique.
b) Nos dois filmes, todos os norte-americanos ficaram a favor da luta pela Independ?ncia? Explique.
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3) Sobre as condi??es de vida dos negros durante e ap?s a guerra da independ?ncia, responda:
a)Como o diretor do filme O Patriota representou a conviv?ncia entre brancos e negros durante e ap?s a guerra pela Independ?ncia? Justifique.
b) Como o diretor do filme Revolu??o, representou as condi??es de vida dos negros ap?s a independ?ncia? Justifique.
c) Os diretores dos dois filmes representaram da mesma maneira a concretiza??o das ideias liberais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, ap?s a Guerra da Independ?ncia? Justifique.
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4) Com base nas quest?es anteriores, responda:
a) Qual filme tem um olhar mais rom?ntico, ufanista, harmonioso sobre a Revolu??o Americana e sobre os EUA que se formaram ap?s a Independ?ncia? Justifique.
b) Qual filme tem um olhar mais cr?tico sobre a Revolu??o Americana e sobre os EUA que se formaram ap?s a Independ?ncia? Justifique.
c) Por que voc? acha que foram criadas estas duas representa??es t?o diferentes sobre a Revolu??o Americana?
d) Com qual destas duas representa??es, o livro did?tico que n?s estudamos mais se identifica? Justifique sua resposta.
e) E voc?? Com qual das duas representa??es mais se identifica? Justifique a sua opini?o.
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5) Ap?s este estudo comparativo, reflita e responda:
Quando estudamos Hist?ria, podemos copiar as informa??es e os dados que encontramos sobre um acontecimento como se eles fossem a verdade fiel sobre o passado? Ou precisamos confrontar diferentes verdades, opini?es e chegar a nossa pr?pria conclus?o? Justifique sua resposta.
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Para concluir as an?lises dos filmes e de outras fontes coletadas e analisadas pelos alunos, o professor pode propor a discuss?o da quest?o mais geral da pesquisa (situa??o-problema). Esta discuss?o deve ser pautada em exemplos retirados das fontes investigadas:
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INTERDISCIPLINARIDADE |
Google Imagens (link ao clicar) Acesso em 15 de mar?o de 2012. |
Em todo projeto de pesquisa, ? importante, depois de levantar e analisar as fontes, rever as quest?es iniciais propostas no projeto, verificando as que s?o realmente poss?veis de serem investigadas e as que n?o foram propostas no in?cio da pesquisa, mas que, no contato com as fontes, foram suscitadas. Assim, nesta etapa da pesquisa, ? poss?vel e importante incluir no projeto de pesquisa um trabalho interdisciplinar com Portugu?s, Geografia, Matem?tica, L?ngua Estrangeira.
Abaixo, s?o apresentados exemplos de interdisciplinaridade poss?veis de serem desenvolvidos atrav?s da an?lise dos dois filmes indicados acima. O professor pode trabalhar as atividades abaixo com o conjunto de todos os alunos e depois orient?-los a pensar possibilidades de explora??o interdisciplinar das fontes coletadas por cada grupo.
COM PORTUGU?S: procurar em sites sobre cinema e/ou nas capas dos DVDs, informa??es e coment?rios sobre o filme e analisar quest?es como:
Clique nas imagens abaixo para visualizar sites que trazem estas informa??es sobre os filmes
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http://www.netmovies.com.br/filmes/revolucao.html Acesso em 22 de mar?o de 2012. |
http://www.netmovies.com.br/filmes/o-patriota.html Acesso em 22 de mar?o de 2012. |
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Al?m disso, para socializar os resultados da investiga??o, o professor pode orientar os alunos para postarem, em sites sobre cinema, cr?ticas/coment?rios sobre cada filme, na perspectiva das an?lises empreendidas durante a pesquisa, principalmente, com base no item 4 das quest?es espec?ficas sugeridas para o debate dos dois filmes. Abaixo, alguns destes sites onde as cr?ticas podem ser lidas e postadas:
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Para melhor visualiza??o, clique na imagem. | Para melhor visualiza??o, clique na imagem. |
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http://www.adorocinema.com/filmes/filme-25385/criticas/espectadores/recentes/ Acesso em 22 de mar?o de 2012. |
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-1366/ Acesso em 22 de mar?o de 2012. |
Observa??o: no site Adoro Cinema, o espa?o de cr?ticas para o filme Revolu??o est? em branco. Isto pode ser explorado para debater o porqu? de dois filmes sobre uma mesma tem?tica terem repercuss?es diferentes: por que em um foram postados coment?rios e em outro n?o? (?poca em que filme passou nos cinemas? divulga??o do filme? enredo do filme? atores que atuam no filme?, etc.) |
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No site Netmovies, na p?gina de cada filme, ? esquerda, h? gr?ficos constru?dos com estrelas amarelas que representam as avalia??es sobre os filmes feitas pelos internautas. Estes gr?ficos podem nortear a elabora??o de outros pelos alunos. Para visualiz?-los, clique aqui: http://www.netmovies.com.br/filmes/o-patriota.htm (acesso em 22 de mar?o de 2012) ; http://www.netmovies.com.br/filmes/revolucao.html (acesso em 22 de mar?o de 2012) .
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Clique nas imagens abaixo para visualizar sites que trazem estas informa??es sobre os filmes
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? http://www.netmovies.com.br/filmes/revolucao.html Acesso em 22 de mar?o de 2012. |
? http://meadd.com/heathledgerbr/news/1018575 Acesso em 22 de mar?o de 2012.
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Caso n?o sejam encontrados, nos sites sobre cinema, dados sobre bilheteria dos filmes e coment?rios/cr?ticas sobre eles, os alunos podem levantar informa??es para construir os gr?ficos entre seus pr?prios colegas, a partir de um question?rio com perguntas como:
- Voc? j? conhecia alguns destes filmes? Qual deles?
- De qual filme voc? gostou mais? Por qu??
Para melhor visualiza??o, clique na imagem. | Para melhor visualiza??o, clique na imagem. |
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http://www.paises-america.com/mapas/estados-unidos.htm lAcesso em 22 de mar?o de 2012. |
http://profgeonanet.blogspot.com.br/2010/06/as-13-colonias.html Acesso em 22 de mar?o de 2012. |
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Observa??o: para acessar os dados t?cnicos de cada filme, clique nas fichas dos filmes apresentadas nas sugest?es de interdisciplinaridade com Portugu?s e depois clique na janela "Mais".
3? Atividade= Registro |
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e socializa??o |
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do processo da pesquisa e das considera??es finais |
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Google Imagens (link ao clicar) Acesso em 15 de mar?o de 2012. |
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Google Imagens (link ao clicar) Acesso em 15 de mar?o de 2012. |
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Esta terceira atividade da pesquisa n?o deve ser feita apenas ao final da realiza??o das atividades 1 e 2. O ideal ? que ela v? sendo realizada ao longo do desenvolvimento da investiga??o e que, ao final, todos os registros sejam revistos e reelaborados para criar um texto coeso, coerente e que, a partir dos dados coletados na fonte, consiga contribuir para a reflex?o da situa??o-problema da pesquisa.
Professor e alunos podem combinar, no momento da elabora??o do projeto de pesquisa, diferentes din?micas para elaborar o registro e a socializa??o da pesquisa. Como apontado no final da primeira atividade,o registro e a socializa??o das descobertas feitas com a pesquisa empreendida por cada grupo podem ser feitos atrav?s da produ??o de relat?rio individual e/ou coletivo (conforme instru??es abaixo), cria??o de slides/p?steres para apresentar em semin?rios (ver instru??es de como criar p?steres em Power Point no site http://grafiki-pall.blogspot.com.br/2008/07/dicas-para-fazer-um-poster-no-powe.html. Acesso em 18 de abril de 2012), constru??o de blog na Internet (ver aula publicada no portal http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391. Acesso em 18 de abril de 2012 ).
Experi?ncias j? realizadas revelam que a socializa??o da pesquisa atrav?s de blogs e p?steres ? realizada com mais qualidade se, no decorrer da pesquisa, os alunos realizam o registro dos seus passos e descobertas. Este pode ser realizado individualmente por cada aluno a partir de um roteiro elaborado previamente por professores/ alunos, por cada grupo ou pode ser escrito coletivamente, a cada etapa da pesquisa, tamb?m conforme um roteiro previamente elaborado.
A seguir, ? apresentada uma sugest?o de roteiro para relat?rio da pesquisa:
1) Folha de rosto: nome dos pesquisadores e t?tulo da pesquisa (centralizados); descri??o do tipo do trabalho (realizado sob orienta??o de quais professores, em que ano de ensino e em que escola. Deve vir escrito ? direita abaixo do t?tulo); m?s/ano e cidade/estado em que a pesquisa foi realizada.
2) Sum?rio: t?tulos e n?mero de p?gina de cada parte do relat?rio.
3) Introdu??o: apresenta??o do tema, da situa??o-problema, dos objetivos e das quest?es da pesquisa, acompanhados da justificativa da pesquisa.
4) Metodologia da Pesquisa: apresenta??o da metodologia e dos procedimentos da pesquisa.
5) Fontes da pesquisa: apresenta??o das fontes pesquisadas com uma s?ntese de como cada uma aborda a tem?tica da pesquisa e onde ela foi encontrada.
6) Considera??es Finais: registro das descobertas feitas, respondendo ?s quest?es da pesquisa, atrav?s da descri??o e an?lise de trechos das fontes coletadas e analisadas. Reflex?o sobre a situa??o-problema da pesquisa atrav?s de um posicionamento cr?tico e aut?nomo dos alunos.
7) Refer?ncias Bibliogr?ficas: cita??o de livros, sites, filmes e outros materiais consultados no desenvolvimento da pesquisa. Para construir as refer?ncias corretamente, ver SILVIA, A. M; PINHEIRO, M.S. de F. FREITAS, N.E. de. Guia para a Normaliza??o de Trabalhos T?cnico-Cient?ficos: projetos de pesquisa, monografias, disserta??es e teses. 5?. Edi??o. Uberl?ndia: EDUFU, 2006, 144p.
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Observa??o:
Os itens 3 e 4 do relat?rio devem ser produzidos durante e logo ap?s a realiza??o da 1? atividade da aula, mas, ao final da 2? atividade, eles deve ser revistos conforme as novas quest?es levantadas e investigadas na pesquisa em andamento.
Os item 5 e parte do item 6 devem ser elaborados no decorrer da 2? atividade do projeto.
O item 6 deve ser revisto e conclu?do ao t?rmino da realiza??o da 2? atividade.
Os itens 1 e 2 devem ser escritos ao final da pesquisa e o item 7 pode ser elaborado no decorrer da pesquisa, conforme o material que for consultado.
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TURINI, Leide D. A. Trabalhando as no??es de sujeito hist?rico e verdade na Hist?ria. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5455. Acesso em 15/03/2012.
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Sugere-se que a avalia??o dos alunos seja feita atrav?s do acompanhamento de todo o processo de pesquisa: