Portal do Professor

Início do Conteúdo

O processo de emancipa??o das Treze Col?nias Inglesas na Am?rica: uma proposta de pesquisa sobre suas representa??es midi?ticas

Autor e Co-autor(es)

Al?xia P?dua Franco imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Artes Artes visuais: leitura de imagens
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Cidadania e cultura contempor?nea
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Estrangeira Compreens?o escrita
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Matem?tica Estat?stica, probabilidade e combinat?ria
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Rela??es de poder e conflitos sociais
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produ??o cultural e hist?rica
Ensino Fundamental Final Hist?ria Cidadania e cultura no mundo contempor?neo
Ensino Fundamental Final Geografia Conquista do lugar como conquista da cidadania
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Final Geografia Estado, povos e na??es
Ensino Fundamental Final Geografia Mapas como possibilidade comparativa das diferentes paisagens e lugares
Ensino Fundamental Final Hist?ria Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es
Ensino Fundamental Final L?ngua Estrangeira Organiza??o textual
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Fundamental Final Matem?tica Tratamento da informa??o
Ensino M?dio Matem?tica An?lise de dados e probabilidade
Ensino M?dio Artes Arte Visual: Contextualiza??o
Ensino M?dio Hist?ria Cidadania: diferen?as e desigualdades
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compreens?o leitora
Ensino M?dio Hist?ria Cultura
Ensino M?dio Geografia Organiza??o da geografia pol?tica do mundo atual, estado e organiza??o do territ?rio
Ensino M?dio Hist?ria Processo hist?rico: na??es e nacionalidades
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Rela??es sociopragm?ticas e discursivas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Desenvolver  pesquisa sobre as representa??es midi?ticas relativas  ao processo de emancipa??o das Treze Col?nias Inglesas e ? forma??o dos Estados Unidos da Am?rica, no s?culo XVIII;
  • Refletir sobre as diferentes representa??es midi?ticas da participa??o dos negros na guerra de Independ?ncia das Treze Col?nias Inglesas, dos interesses da burguesia colonial neste movimento e dos grupos sociais beneficiados no processo;
  • Investigar as quest?es sociais, pol?ticas e culturais do contexto em que cada  produ??o midi?tica  foi produzida e como estas  interferiram na representa??o hist?rica por elas veiculada; 
  • Refletir sobre a no??o  de verdades hist?ricas; 
  • Analisar duas representa??es cinematogr?ficas sobre o processo de independ?ncia das Treze Col?nias Inglesas: O Patriota (Roland Emmerich, 2000) e A Revolu??o (Hugh Hudson, 1984);
  • Levantar em sites da Internet  diferentes produ??es (document?rios, curtas metragens, "power point" ou "moviemakers" postados por estudantes e/ou professores)  sobre o processo de Independ?ncia das Treze Col?nias Inglesas, e comparar as representa??es hist?ricas por elas constru?das; 
  • Perceber a contribui??o  de outras ?reas de conhecimento como Portugu?s (an?lise do discurso), Artes (leitura e contextualiza??o de produ??es art?sticas), Geografia (cartografia), Matem?tica (elabora??o de gr?ficos de audi?ncia), L?ngua Estrangeira (tradu??o de filmes e sites) para a reflex?o hist?rica. 

Duração das atividades

No m?nimo, 10 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que os alunos consigam desenvolver esta pesquisa com mais profundidade reflexiva, ? importante que eles j? dominem  conceitos e processos hist?ricos, que podem ser abordados atrav?s de aulas do Portal publicadas nos links  citados abaixo: 

Estratégias e recursos da aula

1? atividade = Organiza??o do projeto de pesquisa sobre representa??es midi?ticas relacionadas ao processo de emancipa??o das Treze Col?nias Inglesas:  delimita??o do tema e levantamento da situa??o-problema (problem?tica da pesquisa), defini??o da justificativa da pesquisa,  das quest?es que encaminhar?o a investiga??o da situa??o-problema,  das fontes de pesquisa  e sua metodologia: 

Sugere-se que, a partir dos conhecimentos discentes sobre  o processo de coloniza??o e emancipa??o das 13 Col?nias Inglesas, o professor  instigue seus  alunos a refletirem sobre as representa??es midi?ticas existentes sobre este processo hist?rico, ajudando-os a organizar um projeto de pesquisa para refletir sobre esta tem?tica. 

Para fazer isto, o professor pode lan?ar as  seguintes quest?es motivadoras da pesquisa: 

  1. Ser? que existem  filmes, imagens, document?rios, hist?rias em quadrinhos, postagens no YouTube sobre o processo de emancipa??o das Treze Col?nias Inglesas e a forma??o dos EUA? 
  2. Ser? que estas produ??es  midi?ticas sobre este processo hist?rico representam-no da mesma forma, destacando os mesmos acontecimentos, personagens, lugares, projetos e pr?ticas sociais?  Por qu?? 
  3. Se houver v?rias representa??es sobre este processo, como conhecer o que realmente aconteceu? H? como definir qual ? mais verdadeira e completa que outra? 

?

Depois deste debate inicial, sugere-se que o professor explique para os alunos que a melhor forma de responder estas quest?es com profundidade ? elaborando e desenvolvendo um projeto de pesquisa que se constituiu basicamente de: tema, problem?tica (situa??o-problema), justificativa, quest?es/objetivos, fontes, metodologia. 

?

tema da pesquisa

Para defini??o do tema:

Auxiliar os alunos a reconhecerem qual o assunto que ser? pesquisado.

?

No caso desta aula ser?: O processo de emancipa??o das Treze Col?nias Inglesas e a Forma??o dos Estados Unidos da Am?rica. 


Observa??o: esta etapa da pesquisa  deve ser realizada com e  por  todos os alunos juntos, pois este tema geral dever? nortear a pesquisa de todos eles. 
?

Google Imagens (link ao clicar)

Acesso em 15 de mar?o de 2012. 

?

Com a defini??o do tema, ? importante que se explique aos alunos que  para desenvolvermos uma pesquisa, n?o basta escolhermos o tema. Precisamos ter bem claro porque ? importante a pesquisa deste tema (justificativa), o que queremos descobrir sobre ele (situa??o-problema), o que desejamos alcan?ar com a pesquisa (objetivos/quest?es) e como vamos conseguir realiz?-la (metodologia e fontes).

problematiza????o

 Para delimita??o da situa??o-problema:

A partir do debate sugerido no in?cio da aula, ajudar os alunos a definirem qual  o questionamento/ interesse central que motivou a  pesquisa sobre o tema.

Nesta aula ser?: As representa??es midi?ticas produzidas sobre o processo de independ?ncia das Treze Col?nias Inglesas e forma??o dos EUA abordam da mesma maneira este processo hist?rico, destacando os mesmos acontecimentos, personagens, lugares, projetos e pr?ticas sociais?    

?

Observa??o: esta etapa da pesquisa  deve ser realizada com e  por  todos os alunos juntos, pois  todos eles  dever?o pesquisar a mesma situa??o-problema. 

Google Imagens (link ao clicar)

Acesso em 15 de mar?o de 2012. 

?

justificativa

 Para constru??o da justificativa da pesquisa e seus objetivos:

Refletir com os alunos sobre por que ? importante conhecer  diferentes representa??es midi?ticas sobre um mesmo processo hist?rico, al?m de estudar o processo hist?rico em si. Esta reflex?o pode se basear na ideia de que  al?m de conhecermos os fatos que levaram ao fim da coloniza??o inglesa na Am?rica do Norte, ? importante conhecermos como este processo hist?rico ? interpretado na atualidade, na  defesa e legitima??o de  quais interesses e projetos sociais. Desta maneira, ao inv?s de consumirmos as produ??es midi?ticas como verdades absolutas ou como meros objetos de lazer,   poderemos nos apropriar criticamente de suas  representa??es, posicionando-nos em rela??o aos projetos e pr?ticas sociais que elas veiculam, que permeiam as a??es e rela??es dos cidad?os de diferentes partes do mundo, e  que nos ajudam a pensar no nosso agir cotidiano. 

Observa??o: esta etapa da pesquisa  deve ser realizada com e  por  todos os alunos juntos, pois  deve existir um consenso entre eles sobre os motivos e objetivos que justificam a pesquisa. 

Google Imagens (link ao clicar)

Acesso em 15 de mar?o de 2012. 

?

quest??es

 Para defini??o das quest?es da pesquisa:

Auxiliar os alunos a definirem  quest?es que complementam e orientam a investiga??o da situa??o-problema. Na pesquisa  aqui proposta, estas quest?es podem ser: 

H? filmes, jogos de videogames, hist?rias em quadrinhos, document?rios, v?deos no YouTube e outras produ??es midi?ticas que consumimos em nosso cotidiano que representam a independ?ncia das Treze Col?nias Inglesas e a forma??o dos EUA?;

 Como estas produ??es midi?ticas representam a participa??o dos negros escravos ou libertos na guerra da Independ?ncia, os interesses da burguesia colonial neste movimento e os grupos sociais beneficiados no processo?;

Quais as quest?es sociais, pol?ticas e culturais do contexto em que cada representa??o foi produzida interferiram na sua  cria??o?;

Estas representa??es, ao privilegiarem algumas abordagens em detrimento de outras, quiseram legitimar quais projetos e pr?ticas sociais presentes em nosso dia a dia?;

Mediante a presen?a de v?rias representa??es sobre um mesmo processo hist?rico, como devemos nos posicionar em rela??o a verdade na Hist?ria? 

Observa??o: esta etapa da pesquisa  deve ser realizada com e  por  todos os alunos juntos, pois  deve existir um consenso entre eles sobre as quest?es a serem analisadas nas v?rias fontes de pesquisa coletadas durante a pesquisa. 

Google Imagens (link ao clicar)

Acesso em 15 de mar?o de 2012. 

 

fontes

Para escolha e coleta das fontes de pesquisa:

Ajudar  os alunos a delimitarem quais fontes eles pesquisar?o para responder ? situa??o-problema e ?s quest?es da pesquisa, discutindo com eles que, na impossibilidade de conhecer todas as produ??es midi?ticas sobre o tema da pesquisa, ? preciso fazer um levantamento pr?vio do que existe e descobrir as que est?o  mais acess?veis para serem analisadas. Decidir com eles onde este levantamento pr?vio das fontes de pesquisa mais acess?veis pode ser feito:

Videolocadoras

Sites de busca da Internet

 YouTube 

Indica??es apresentadas em livros did?ticos de Hist?ria

Indica??o de  familiares, professores e outros colegas. 

Observa??o: Para que os alunos tenham a experi?ncia da pesquisa por completo n?o ? interessante que o professor indique a priori quais filmes, sites, livros pesquisar. Os alunos ? que devem buscar este material. Para isto, o professor deve apenas mediar o levantamento, orientando os seguintes passos: 

1) Organiza??o de grupos de at? 5 alunos para buscar as fontes. Cada grupo fica respons?vel por  um local de busca;

2) Defini??o de palavras-chave para conduzir a busca das fontes: 13 Col?nias Inglesas, Revolu??o Americana, Independ?ncia dos EUA, Estados Unidos da Am?rica. 

Google Imagens (link ao clicar)

Acesso em 15 de mar?o de 2012. 

?

?

metodologia de pesquisa

Para delineamento da metodologia da pesquisa:

Discutir com os alunos os procedimentos e m?todos de pesquisa mais adequados para  cada grupo dividido na etapa anterior:   

  1. Levantar e coletar as fontes (pesquisa na Internet em sites de busca, privilegiando sites de pesquisas escolares; document?rios e produ??es discentes e docentes postadas no YouTube, em blogs e outros sites; videolocadores; boxes de livros did?ticos que trazem indica??es de filmes, jogos e outras m?dias; question?rios aplicados com professores, familiares e colegas...); 
  2. Explorar as fontes e refletir sobre a situa??o-problema e quest?es da pesquisa (atividades para  ler, assistir, observar e jogar as fontes encontradas; sele??o de cenas e trechos das fontes que respondem ?s quest?es da pesquisa; compara??o entre as fontes para observar se representam da mesma maneira ou n?o o tema da pesquisa e se, portanto, s?o uma ilustra??o do acontecimento ou uma produ??o vinculada a um determinado contexto social, pol?tico e cultural?); 
  3. Registrar e socializar as descobertas feitas (produ??o de relat?rio individual e/ou coletivo, constru??o de blog na Internet; cria??o de slides/p?steres para apresentar em semin?rios; encena??es; postagem de coment?rios/cr?ticas em sites sobre cinema...).

Para organizar estas atividades, ? importante definir um cronograma e uma data limite para  cada grupo apresentar, para os outros grupos,  as fontes coletadas, selecionadas e analisadas conforme a situa??o-problema e as quest?es da pesquisa que devem ser comuns a todos os grupos.  

Google Imagens (link ao clicar)

Acesso em 15 de mar?o de 2012. 

?

?

?

2? atividade= Levantamento das fontes da pesquisa e reflex?o sobre diferen?as e semelhan?as entre produ??es midi?ticas relativas  ao processo de emancipa??o das Treze Col?nias Inglesas: 

fontes

Google Imagens (link ao clicar)

Acesso em 15 de mar?o de 2012. 

?

Ap?s elaborar e registrar o projeto de pesquisa conforme descrito na 1? atividade, inicia-se a coleta das fontes e a sua explora??o, por cada grupo de alunos dividido conforme explicado anteriormente. 

As fontes poss?veis de serem encontradas s?o m?ltiplas conforme os procedimentos utilizados para levant?-las, o contexto social onde os estudantes/pesquisadores est?o inseridos.  

Para exemplificar como as fontes encontradas devem ser exploradas, vamos apresentar um m?todo de an?lise comparativa de duas produ??es cinematogr?ficas sobre o processo de emancipa??o das Treze Col?nias Inglesas, criadas  nas ?ltimas d?cadas do s?culo XX:  O Patriota (Roland Emmerich, 2000)  Revolu??o (Hugh Hudson, 1984). Produ??es estas que sugerimos que o professor utilize para  enriquecer, complementar as fontes coletadas pelos alunos.  O professor pode, inclusive, iniciar o trabalho com estas duas fontes para os alunos entenderem melhor como analisar as representa??es hist?ricas de uma produ??o midi?tica. 

1? passo para an?lise da fonte:  Dados gerais sobre as fontes

O professor ou aluno deve levantar, registrar e socializar  informa??es sobre o contexto de elabora??o da produ??o midi?tica (ano, local de produ??o, diretor, atores)  e o  como ela aborda a tem?tica estudada (sinopse, local, per?odo hist?rico e personagens que comp?em o cen?rio da produ??o).  Por exemplo: 

?

FONTE 1

O Patriota

T?tulo Original: The Patriot

Diretor: Roland Emmerich

Pa?s onde foi produzido:  EUA, Alemanha

Ano de Produ??o: 2000

Dura??o: 165 minutos

Atores: Mel Gibson, Heath Ledger, Tch?ky KAryo

G?nero: hist?rico, drama, guerra, a??o

  • ?
  •  
  • ?

O Patriota

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-25385/ Acesso em 15 de mar?o de 2012.

Filme dispon?vel em videolocadoras.

Sinopse: hist?ria de um pai de fam?lia, fazendeiro de uma das col?nias inglesas no sul da Am?rica do Norte, ex-combatente e  her?i da  Guerra dos 7 anos(guerra entre ingleses e franceses na disputa das terras ind?genas da Am?rica do Norte, colonizadas pela Fran?a. A Inglaterra venceu a guerra com a ajuda dos seus colonos que lutaram contra ?ndios e soldados franceses). Ap?s resistir a lutar na Guerra da Independ?ncia para ficar ao lado de sua fam?lia, este fazendeiro acaba liderando uma mil?cia (for?a militar de um pa?s,  formada por pessoas que n?o t?m a profiss?o de soldado, mas que lutam como soldados em uma situa??o emergencial) nas batalhas contra o ex?rcito ingl?s, depois que sua fazenda ? incendiada por soldados ingleses e um de seus filhos ? morto. Ele lidera a luta at? os ex?rcitos ingleses serem derrotados e, ap?s a vit?ria, volta para suas terras do sul para recome?ar sua vida ao lado de seus familiares e de soldados que combateram ao seu lado.

?

?

?

FONTE 2

 Revolu??o

T?tulo Original: Revolution

Diretor: Hugh Hudson

Pa?s onde foi produzido: EUA, Reino Unido

Ano de Produ??o: 1984

Dura??o: 120 minutos

Atores: Al Pacino, Donald Sutherland, Nastassja Kinskj 

G?nero: Aventura 

?

?

?

               Revolu????o

  http://www.adorocinema.com/filmes/filme-1366/

Acesso em 15 de mar?o de 2012.

Filme dispon?vel em videolocadoras.

Sinopse: hist?ria de um trabalhador pobre norte-americano, que chega a Nova York para vender peles, quando  uma parte dos  habitantes desta cidade est?o fazendo protestos contra os colonizadores ingleses. Ele se v? for?ado pelos revoltosos e pelo ex?rcito americano a entrar na guerra junto com seu filho. Os dois lutam at? derrotar os ex?rcitos ingleses e, depois, voltam para Nova York para recome?ar suas vidas.   

?

Os dois filmes encenam a fase final da coloniza??o inglesa sobre as 13 col?nias da Am?rica, quando na Inglaterra j? havia passado quase 100 anos da Revolu??o Gloriosa que substituiu a Monarquia Absolutista pela Monarquia Parlamentarista.

Na ?poca representada nos filmes,o rei da Inglaterra era  George III  (o quarto Rei da Inglaterra depois do Guilherme de Orange que, como j? estudamos, subira ao trono com a Revolu??o Gloriosa aceitando submeter-se as leis elaboradas pelo parlamento, formado de deputados que representavam, principalmente, os interesses da burguesia inglesa) que governou de 1760 a 1820.

Os dois filmes come?am no ano de 1776, depois que a Declara??o da Independ?ncia foi elaborada pelos deputados das 13 col?nias e os norte-americanos come?aram a guerrear com os  ex?rcitos ingleses para conseguir conquistar a Independ?ncia, na  pr?tica. Neles s?o encenadas v?rias das batalhas que aconteceram entre o ex?rcito ingl?s (jaquetas-vermelhas) e os ex?rcitos norte-americanos (uniforme azul) durante cinco anos, at? a batalha final em Yorktown ( na col?nia do sul chamada Virg?nia), em 1781, quando os ingleses aceitaram sua derrota. Apesar destes pontos em comum, os filmes t?m algumas diferen?as resumidas na tabela abaixo: 

Cen?rios de cada filme

?

O Patriota

A Revolu??o

Local

 Col?nias  de explora??o do sul da Am?rica do Norte:

Carolina do Sul, Virginia

Col?nias de Povoamento do norte da Am?rica do Norte:  Nova Jersey (cidade de Filad?lfia), Nova York.

Personagens envolvidos nas batalhas

Propriet?rios das fazendas do sul, seus filhos empregados e escravos negros.

?

Comerciantes, industriais, camponeses, trabalhadores das col?nias do centro e do Norte.

?

2? passo para an?lise da fonte:  assistir aos filmes para analis?-los  conforme a situa??o-problema e as quest?es da pesquisa.

H? duas possibilidades de explorar os filmes com os alunos, conforme a din?mica da turma  e o tempo dispon?vel para realiza??o do projeto: 
?
1?) O professor apresenta  cada filme por inteiro para os alunos e solicita  que eles localizem as cenas que abordam as quest?es levantadas no projeto de pesquisa, socializa as cenas selecionadas por cada aluno, apresenta-as novamente para a turma, debatendo como elas abordam as quest?es da pesquisa; 
?
2?) O professor seleciona, com anteced?ncia,  as cenas do filme que permitem a reflex?o das quest?es da pesquisa e apresenta, em sala de aula,  apenas estas cenas pr?-selecionadas para os alunos.

SELE??O DE CENAS PARA OBSERVAR REPRESENTA??ES CINEMATOGR?FICAS

SOBRE A GUERRA DA INDEPEND?NCIA DAS TREZE COL?NIAS INGLESAS

Filme: REVOLU??O  (cerca de 30 minutos)

Filme: O PATRIOTA (cerca de 21 minutos)

00 ? 00:05:45: apresenta??o dos personagens principais, tradicional cena da est?tua do rei ingl?s sendo derrubada, tomada do barco.

?

00:09:14 ? 00:13:15 (a partir de gritos de liberdade ou morte): alistamento for?ado em troca de dinheiro e terra; sa?da para guerra com mulheres apoiando e com pouca comida.

?

21:46- 24:41 (a partir de porta fechando): comerciante norte-americano do lado do vencedor da guerra e n?o da luta pela liberdade.

?

25:21 (fala ?coragem homens, eles n?o passam de seres inferiores?

?

29:10 (a partir da fala ?n?o recuem?): guerra de ingleses (vermelho) contra americanos (sem uniforme, comandados por uniforme azul).

?

01:37:20 (Yorktown)- 1:38:38 (fala ?belo tiro?): cenas da ?ltima batalha.

?

01:47:00 (ingl?s de vermelho com bandeira branca)? 01:52:00 (fala ?aqui posso aprender a ler?):  contrastes entre mortes no campo de batalha, soldados an?nimos e festa na cidade; resgate da d?vida ? recebe menos do que prometido, n?o recebe  acres de terra; festa X frustra??o; pai fica para trabalhar, filho vai atr?s de terras...

.

01:54:00 (Al Pacino no meio da festa) ? 01:55:00 (Al Pacino perdido no porto): discurso de deputado falando da nova na??o com confian?a m?tua X negros, ?ndios sendo discriminados por brancos na luta pelos direitos (debate r?pido em meio a festa).

?

00:09:45 (movimenta??o na rua queimando rei George) ? 00:16:00 (jovens se alistando felizes, votam para isto): burgu?s reclamando de que lutou na Guerra dos 7 anos e recompensado com impostos; reuni?o da Assembleia para votar se Carolina do Sul entrar? na guerra que j? ? feita por outras col?nias; debate se guerra ou negocia??o; uns falam que ? trai??o; vence o recrutamento que ? feito com alegria.

?

57:49 (jovem soldado chegando no vilarejo com forca) ? 01:01 (homem pegando menina no colo):homens se alistando por patriotismo, por livre espont?nea vontade.

?

01:03:24 (velho com cachimbo) ? 01:04:11 (menino andando para fila):  fazendeiro entregando seu escravo negro para lutar em seu lugar, e chefe da mil?cia  querendo dar voz a ele.

?

01:09:54 (acampamento de noite) - 01:11:03 (closet do negro): soldados criticando um que tinha preconceito ao soldado negro e o her?i do filme, defendendo a possibilidade de construir uma sociedade mais igualit?ria.

?

01:16:57 (panfleto de negros) ? 01:17:53 (closet do negro): soldado preconceituoso ironizando lei de Washington que dar? liberdade para negros que lutarem e pagar? 5 xelins por m?s a eles.

?

02:19:00 (campo de batalha observado pelos ingleses) ? 02:20:30 (mil?cia iniciando marcha):  soldado antes preconceituoso agora se sente honrado em lutar com o negro que j? adquiriu liberdade.

?

02:32:30 (ingl?s gritando ?retirada?) ? 02:34:36 (na praia, lendo carta em volta de crian?as):  negro comemorando ao lado de branco a vit?ria; resumo das batalhas vencedoras at? Yorktown 1781 com vit?ria final ap?s chegada dos franceses; ingl?s indignado com derrota; o patriota falando de sonho por nova na??o.

?

02: 36:18 (carro?a chegando) ? 02:37:30 (escurece tela): negro trabalhando ao lado de branco que antes era preconceituoso; clima de paz e tranquilidade.

Depois,  o professor pode convidar os alunos a locarem os filmes ou fazerem download na Internet   para assisti-los por completo em casa, com amigos e familiares. 
?
?
quest??es

Conforme exemplificado na atividade 1 deste roteiro, as quest?es que podem nortear as an?lises das produ??es midi?ticas sobre a emancipa??o das Treze Col?nias Inglesas s?o:

  • Estas produ??es midi?ticas representam a participa??o dos negros escravos ou libertos na guerra da Independ?ncia, os interesses da burguesia colonial neste movimento e os grupos sociais beneficiados no processo?
  • Estas representa??es, ao privilegiarem algumas abordagens em detrimento de outras, quiseram legitimar quais projetos e pr?ticas sociais presentes em nosso dia a dia?

?

Google Imagens (link ao clicar)

Acesso em 15 de mar?o de 2012. 

O professor e seus alunos, ap?s assistirem  aos filmes, podem criar quest?es mais espec?ficas que facilitem e aprofundem a investiga??o das quest?es da pesquisa. Alguns exemplos s?o apresentados a seguir: 

1) Sobre o personagem principal de cada um dos filmes, responda:

a)   Eles faziam parte dos mesmos grupos sociais? Justifique.

b) Eles tinham a mesmo posto nos ex?rcitos/mil?cias que lutaram contra Inglaterra? Justifique.

?

2) Sobre as motiva??es que levaram os americanos a ingressarem na Guerra da Independ?ncia, responda:

a) Nos dois filmes, os soldados entraram na guerra pelos mesmos motivos? Explique.

b) Nos dois filmes, todos os norte-americanos ficaram a favor da luta pela Independ?ncia? Explique.

?

3) Sobre as condi??es de vida dos negros durante e ap?s a guerra da independ?ncia, responda:

a)Como o diretor do filme O Patriota representou a conviv?ncia entre brancos e negros durante e ap?s a guerra pela  Independ?ncia? Justifique.

b) Como o diretor do filme  Revolu??o, representou as condi??es de vida dos negros ap?s a independ?ncia? Justifique.

c) Os diretores dos dois filmes representaram da mesma maneira a concretiza??o das ideias liberais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, ap?s a Guerra da Independ?ncia? Justifique.

?

4) Com base nas quest?es anteriores, responda:

a) Qual filme tem um olhar mais rom?ntico, ufanista, harmonioso sobre a Revolu??o Americana  e sobre os EUA que se formaram ap?s a Independ?ncia? Justifique.

b) Qual filme tem um olhar mais cr?tico sobre a Revolu??o Americana  e sobre os EUA que se formaram ap?s a Independ?ncia? Justifique.

c) Por que voc? acha que foram criadas estas duas representa??es t?o diferentes sobre a Revolu??o Americana?

d) Com qual destas duas representa??es, o livro did?tico que n?s estudamos mais se identifica? Justifique sua resposta.

e) E voc?? Com qual das duas representa??es mais se identifica? Justifique a sua opini?o.

?

5) Ap?s este estudo comparativo, reflita e responda:

Quando estudamos Hist?ria, podemos copiar as informa??es e os dados que encontramos  sobre um acontecimento como se eles fossem a verdade fiel sobre o passado? Ou precisamos confrontar diferentes verdades, opini?es e chegar a nossa pr?pria conclus?o?  Justifique sua resposta. 

?

Para concluir as an?lises dos filmes e de outras fontes coletadas e analisadas pelos alunos, o professor pode propor  a discuss?o da quest?o mais geral da pesquisa (situa??o-problema). Esta discuss?o deve ser pautada em exemplos retirados das fontes investigadas: 

  •  As representa??es midi?ticas produzidas sobre o processo de independ?ncia das Treze Col?nias Inglesas e forma??o dos EUA abordam da mesma maneira este processo hist?rico, destacando os mesmos acontecimentos, personagens, lugares, projetos e pr?ticas sociais?    
  •  Mediante a presen?a de v?rias representa??es sobre um mesmo processo hist?rico, como devemos nos posicionar em rela??o ? verdade na Hist?ria?   

?

Interdisciplinaridade

INTERDISCIPLINARIDADE

Google Imagens (link ao clicar)

Acesso em 15 de mar?o de 2012. 

Em todo projeto de pesquisa, ? importante, depois de levantar e analisar as fontes, rever as quest?es iniciais propostas no projeto, verificando as que s?o realmente poss?veis de serem investigadas e as que n?o foram propostas no in?cio da pesquisa, mas que, no contato com as fontes, foram suscitadas. Assim, nesta etapa da pesquisa,  ? poss?vel e importante incluir no projeto de pesquisa  um trabalho interdisciplinar com Portugu?s, Geografia, Matem?tica,  L?ngua Estrangeira. 

Abaixo, s?o apresentados exemplos de interdisciplinaridade poss?veis de serem desenvolvidos atrav?s da an?lise dos dois filmes indicados acima. O professor pode trabalhar  as atividades abaixo com o conjunto de todos os alunos e depois orient?-los a pensar possibilidades de explora??o interdisciplinar das fontes coletadas por cada grupo. 

COM PORTUGU?Sprocurar em sites  sobre cinema  e/ou nas capas dos DVDs, informa??es e coment?rios sobre o filme e analisar quest?es como:

  • Como cada ficha categoriza o g?nero do filme? Por que h? diferen?as? Depois de assistir ao filme, opinem sobre a qual g?nero o filme deveria ser relacionado e por qu??  
  • Censura: qual a censura do filme? Quais os motivos elencados para o filme ter aquela censura? Depois de assistir ao filme, debatam se concordam ou n?o com esta classifica??o et?ria do filme e por qu?.

Clique nas imagens abaixo para visualizar sites que trazem estas informa??es sobre os filmes

Revolu????o censura e dados t??cnicos Patriota G??nero e censura dos filmes

http://www.netmovies.com.br/filmes/revolucao.html

  Acesso em 22 de mar?o de 2012.

http://www.netmovies.com.br/filmes/o-patriota.html

  Acesso em 22 de mar?o de 2012.

?

  • Coment?rios postados sobre o filme: que tipos de coment?rios s?o mais postados (sobre os atores,  qualidade t?cnica do filme, abordagem hist?rica do filme? 

?

Al?m disso, para socializar os resultados da investiga??o, o professor pode orientar  os alunos para postarem, em  sites sobre cinema, cr?ticas/coment?rios sobre cada filme, na perspectiva das an?lises empreendidas durante a pesquisa, principalmente, com base no item 4 das quest?es espec?ficas sugeridas para o debate dos dois filmes.  Abaixo, alguns destes sites onde as cr?ticas podem ser lidas e postadas: 

?

Para melhor visualiza??o, clique  na imagem. Para melhor visualiza??o, clique  na imagem.
O Patriota coment??rios Revolu????o cr??ticas

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-25385/criticas/espectadores/recentes/

  Acesso em 22 de mar?o de 2012.  

 http://www.adorocinema.com/filmes/filme-1366/

Acesso em 22 de mar?o de 2012.                                           

 Observa??o: no site Adoro Cinema, o espa?o de cr?ticas para o filme Revolu??o est? em branco. Isto pode ser explorado para debater o porqu? de dois filmes sobre uma mesma tem?tica terem repercuss?es diferentes: por que em um foram postados coment?rios e em outro n?o? (?poca em que filme passou nos cinemas? divulga??o do filme? enredo do filme? atores que atuam no filme?, etc.)         

?

COM MATEM?TICA: nas fichas sobre o filme encontradas na Internet, procure informa??es sobre  bilheteria e n?mero de coment?rios/cr?ticas postados sobre o filme e: 

  •  Construa gr?ficos comparativos sobre a bilheteria, coment?rios positivos ou negativos de cada filme. 

No site Netmovies, na p?gina de cada filme, ? esquerda, h? gr?ficos constru?dos com estrelas amarelas que representam as avalia??es sobre os filmes  feitas pelos internautas. Estes gr?ficos podem nortear a elabora??o de outros pelos alunos. Para visualiz?-los, clique aqui: http://www.netmovies.com.br/filmes/o-patriota.htm (acesso em 22 de mar?o de 2012) ; http://www.netmovies.com.br/filmes/revolucao.html (acesso em 22 de mar?o de 2012) .

  •   Assista aos filmes e analise  os gr?ficos constru?dos: por que ser? que um filme teve mais audi?ncia que o outro (atores? divulga??o? abordagem?). 

?

Clique nas imagens abaixo para visualizar sites que trazem estas informa??es sobre os filmes

Revolu????o bilheteria   Patriota bilheteria

?

http://www.netmovies.com.br/filmes/revolucao.html

  Acesso em 22 de mar?o de 2012.

?

http://meadd.com/heathledgerbr/news/1018575

  Acesso em 22 de mar?o de 2012.

?

Caso n?o sejam encontrados, nos sites sobre cinema, dados sobre bilheteria dos filmes e coment?rios/cr?ticas sobre eles, os alunos podem levantar informa??es  para construir os gr?ficos entre seus pr?prios colegas, a partir de um question?rio com perguntas como:

- Voc? j? conhecia alguns destes filmes? Qual deles?

- De qual filme voc? gostou mais? Por qu?? 

COM GEOGRAFIA: compare o mapa das Treze Col?nias Inglesas com o mapa pol?tica atual do EUA, localize no mapa dos EUA  onde ficavam as col?nias onde se desenrolaram os acontecimentos de cada filme e descubra: 

  •  Hoje, elas s?o quais estados dos EUA? 
  • Quais  mudan?as ocorreram no territ?rio hoje chamado EUA da ?poca em que parte dele eram as Treze Col?nias Inglesas e hoje? Por que estas mudan?as ocorreram? 
  • Depois de assistir aos filmes, investiguem se as paisagens mostradas neles se assemelham com as paisagens dos lugares que eles representam? 
Para melhor visualiza??o, clique  na imagem. Para melhor visualiza??o, clique  na imagem.
Mapa pol??tico EUA Mapa 13 col??nias

http://www.paises-america.com/mapas/estados-unidos.htm

lAcesso em 22 de mar?o de 2012.

http://profgeonanet.blogspot.com.br/2010/06/as-13-colonias.html

Acesso em 22 de mar?o de 2012.

?

COM L?NGUA ESTRANGEIRA: analisar o t?tulo do filme, algumas cenas selecionadas e fichas apresentadas em p?ginas da Internet como as apresentadas anteriormente, em rela??o a: 

  • Tradu??o que foi feita do ingl?s para o portugu?s. 
  • Haveria outras possibilidades de tradu??o? 
  • Significado dos dados em ingl?s colocados nas fichas.

COM ARTES: com base na observa??o das cenas dos filmes e  nas fichas do filme postadas em sites da Internet, analisem: 

  • Qual o estilo, t?cnica e equipamento  de filmagem utilizados por cada diretor? 
  • Por que h? diferen?as entre eles? 
  • O estilo de cada um  valoriza mais quais aspectos da tem?tica abordada no filme?

Observa??o: para acessar os dados t?cnicos de cada filme, clique nas fichas dos filmes apresentadas nas sugest?es de interdisciplinaridade com Portugu?s e depois clique na  janela  "Mais".

?

?

3? Atividade= Registro 

relat??rio

socializa??o

socializa????o dos resultados

do processo da pesquisa e das considera??es finais 

?

Google Imagens (link ao clicar)

Acesso em 15 de mar?o de 2012.

?

Google Imagens (link ao clicar)

Acesso em 15 de mar?o de 2012. 

?

Esta  terceira atividade da pesquisa n?o deve ser feita apenas ao final da realiza??o das atividades 1 e 2. O ideal ? que ela v? sendo realizada ao longo do desenvolvimento da investiga??o e que, ao final, todos os registros sejam revistos e reelaborados para criar um texto coeso, coerente e que, a partir dos dados coletados na fonte, consiga contribuir para a reflex?o da situa??o-problema da pesquisa.

Professor e alunos podem combinar, no momento da elabora??o do projeto de pesquisa, diferentes din?micas para elaborar o registro e a socializa??o da pesquisa. Como apontado no final da primeira atividade,o  registro e a socializa??o das descobertas feitas com a pesquisa empreendida por cada grupo podem ser feitos atrav?s da  produ??o de relat?rio individual e/ou coletivo (conforme instru??es abaixo), cria??o de slides/p?steres para apresentar em semin?rios (ver instru??es de como criar p?steres em Power Point no site http://grafiki-pall.blogspot.com.br/2008/07/dicas-para-fazer-um-poster-no-powe.html. Acesso em 18 de abril de 2012), constru??o de blog na Internet (ver aula publicada no portal http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391. Acesso em 18 de abril de 2012 ).

Experi?ncias j? realizadas revelam que a socializa??o da pesquisa atrav?s de blogs e  p?steres  ?  realizada com mais qualidade se, no decorrer da pesquisa, os alunos realizam o registro dos seus passos e descobertas. Este pode ser realizado individualmente por cada aluno a partir de um roteiro elaborado previamente por professores/ alunos, por cada grupo ou  pode ser escrito coletivamente, a cada etapa da pesquisa, tamb?m conforme um roteiro previamente elaborado. 

A seguir, ? apresentada uma sugest?o de roteiro para relat?rio da pesquisa: 

1) Folha  de rosto: nome dos pesquisadores e  t?tulo da pesquisa (centralizados); descri??o do tipo do trabalho (realizado sob orienta??o de quais professores, em que ano de ensino e em que escola. Deve vir escrito ? direita abaixo do t?tulo); m?s/ano e cidade/estado em que a pesquisa foi realizada. 

2) Sum?rio: t?tulos  e n?mero de p?gina de cada parte do relat?rio. 

3) Introdu??o: apresenta??o do tema, da situa??o-problema, dos objetivos e das quest?es da pesquisa, acompanhados da justificativa da pesquisa. 

4) Metodologia da Pesquisa: apresenta??o da metodologia e  dos procedimentos da pesquisa. 

5) Fontes da pesquisa: apresenta??o das fontes pesquisadas com uma s?ntese de como cada uma aborda a tem?tica da pesquisa e onde ela foi encontrada. 

6) Considera??es Finais: registro das descobertas feitas, respondendo ?s quest?es da pesquisa, atrav?s da descri??o e an?lise de trechos das fontes coletadas e analisadas. Reflex?o sobre a situa??o-problema da pesquisa atrav?s de um posicionamento cr?tico e aut?nomo dos alunos. 

7) Refer?ncias Bibliogr?ficas: cita??o de livros, sites, filmes e outros materiais consultados no desenvolvimento da pesquisa. Para construir as refer?ncias corretamente,  ver SILVIA, A. M; PINHEIRO, M.S. de F. FREITAS, N.E. de. Guia para a Normaliza??o de Trabalhos T?cnico-Cient?ficos: projetos de pesquisa, monografias, disserta??es e teses. 5?. Edi??o. Uberl?ndia: EDUFU, 2006, 144p. 

?

Observa??o: 

Os itens 3 e 4 do relat?rio devem ser produzidos durante e logo ap?s a realiza??o da 1? atividade da aula, mas, ao final da 2? atividade, eles deve ser revistos conforme as novas quest?es levantadas e investigadas na pesquisa em andamento.

Os item 5  e parte do item 6 devem ser elaborados no decorrer da 2? atividade do projeto.

O item 6 deve ser revisto e conclu?do ao t?rmino da realiza??o da 2? atividade.

Os itens 1 e 2 devem ser escritos ao final da pesquisa e  o item 7 pode ser elaborado  no decorrer da pesquisa, conforme o material que for consultado. 

Recursos Complementares

?

Sugest?es de links e bibliografia  para professores:

Aulas publicadas no portal que auxiliam na constru??o dos conhecimentos pr?vios necess?rios para o desenvolvimento deste projeto de pesquisa: 

TURINI, Leide D. A. Trabalhando as no??es de sujeito hist?rico e verdade na Hist?ria.  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5455. Acesso em 15/03/2012.

 PIRES, Jo?o R. F. Estado liberal. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25330. Acesso em 15/03/2012.

_____.  Revolu??o Inglesa.  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38793. Acesso em 15/03/2012.

 BORGES, Augusto C. Independ?ncia dos EUA.  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37004. Acesso em 15/03/2012. 

COSTA, Alinne G. N. A independ?ncia dos EUA - UCA.  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32530. Acesso em 15/03/2012. 

?

 Livros e artigos sobre pesquisa na escola:

BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola: o que ?, como se faz. 23? ed. S?o Paulo: Loyola. 2009. 

MO?O, Anderson. 14 perguntas e respostas sobre projetos did?ticoshttp://revistaescola.abril.com.br/edicoes-impressas/241.shtml. Acesso em 15/03/2012.  

RICCI, Claudia Sapag. Pesquisa como ensino: textos de apoio. Propostas de trabalho. Belo Horizonte: Aut?ntica, 2007. 

SILVEIRA, Ivanete Gomes. A pesquisa como ferramenta de ensino e inicia??o cient?fica na educa??o b?sica. http://www.webartigos.com/artigos/a-pesquisa-como-ferramenta-de-ensino-e-iniciacao-cientifica-na-educacao-basica/60735/  .Acesso em 15 de mar?o de 2012. 

Avaliação

Sugere-se que a avalia??o dos alunos seja  feita atrav?s do acompanhamento de todo o processo de pesquisa: 

  • Contribui??o na defini??o do tema, situa??o-problema, quest?es, objetivos, justificativa, fontes, metodologia da pesquisa;
  • Levantamento das fontes de pesquisa; 
  • An?lise e debate oral sobre as produ??es midi?ticas coletadas pelo professor e pelos alunos;
  • Produ??o do registro do processo da pesquisa e das considera??es finais; 
  • Elabora??o de materiais para socializar os resultados da pesquisa.