Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Cidadania e cultura no mundo contempor?neo |
Ensino M?dio | Hist?ria | Cultura |
Ensino M?dio | Hist?ria | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.
Os ?dolos teen (artistas jovens, de sucesso) s?o realidade no Brasil. Hoje em dia s?o muitos os nomes na televis?o e no universo da Internet. Esses ?dolos fazem parte do cotidiano de milhares de jovens, os quais acompanham carreiras, compram e usam produtos, al?m de lotarem shows.
Diante disso, prop?e-se a pesquisa que busca o entendimento desse fen?meno.
-
As quest?es que norteiam a problematiza??o do tema s?o:
-
Para esta pesquisa a proposta ? o trabalho com as seguintes fontes:
-
A estrat?gia de trabalho inclui as seguintes atividades:
-
-
Para introduzir o tema e familiariz?-lo com os alunos, recomenda-se uma conversa a partir das quest?es a seguir:
-
PROFESSOR!
Nesta conversa, espera-se a inquieta??o dos alunos diante do tema, expressada em seus pontos de vista.
-
Na sequ?ncia, ofere?a aos alunos a leitura do texto "Por uma hist?ria da juventude brasileira", publicado pela Revista da UFG - N?mero Especial Juventude (2004), por meio do qual compreender?o a necessidade dos estudos que tratam os jovens como sujeitos hist?ricos.
DIN?MICA sugerida:
-
http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/juventude/juventude.html. Acesso em 15 de mar?o de 2012
-
Para analisar o texto:
-
? salutar que as ideias essenciais do texto, depois de discutidas, sejam organizadas em fichamento, a fim de serem utilizadas na socializa??o da pesquisa.
-
A presente atividade divide-se em duas etapas:
Nesta etapa, realizar a leitura e debater o artigo publicado no site PSICOLOGADO, o qual aborda os ?dolos teen como referencial comportamental em adolescentes.
DIN?MICA sugerida:
-
http://artigos.psicologado.com/psicologia-geral/desenvolvimento-humano/o-idolo-teen-como-referencial-comportamental-em-adolescente. Acesso em 09 de mar?o de 2012
-
Para discutir o texto:
-
? salutar que os pontos de vista dos alunos, especialmente aqueles que s?o f?s de ?dolos teen, sejam expostos durante a discuss?o do texto.
-
Seguindo adiante, sugerimos a an?lise da mat?ria intitulada "10 tend?ncias de comportamento da gera??o jovem", a qual sintetiza os resultados da pesquisa realizada pela empresa BOX 1824, sob encomenda da Editora Abril. A mat?ria est? dispon?vel no site - www.dominiojovem.com.br. Acesso em 21 de mar?o de 2012
DIN?MICA sugerida:
-
http://www.dominiojovem.com.br/?p=2807. Acesso em 21 de mar?o de 2012
-
Para an?lise do texto:
-
PROFESSOR!
Nesta atividade, espera-se a compreens?o dos argumentos apresentados para explicar a identifica??o de jovens com os ?dolos teen. Dentre esses, temos o trabalho da ind?stria de consumo, associado ao fato de os jovens terem se tornado consumidores.
Uma possibilidade que se desdobra da atividade, ? a realiza??o de um esquema, baseado nas raz?es que levam os jovens para as redes sociais. A tarefa poder? ser desenvolvida individualmente, ou em duplas.
-
A presente atividade divide-se em duas etapas, ambas enfocando o ?dolo teen Justin Bieber. Nascido no Canad?, este artista possui milhares de f?s no Brasil, especialmente do sexo feminino.
Primeiro, analisaremos uma reportagem sobre a passagem de Justin Bieber pelo Brasil, ocorrida em outubro de 2011.
DIN?MICA sugerida:
-
http://g1.globo.com/justin-bieber-no-brasil/noticia/2011/10/em-clima-de-histeria-justin-bieber-faz-primeiro-show-no-brasil.html. Acesso em 21 de mar?o de 2012
-
Para analisar a reportagem:
-
Agora, analisar o v?deo intitulado This is Justin Bieber, dispon?vel no YouTube. O v?deo possui legendas em portugu?s.
DIN?MICA sugerida:
-
-
-
http://www.youtube.com/watch?v=7pkgDqBf0_0. Acesso em 21 de mar?o de 2012
-
PROFESSOR!
Nesta atividade, espera-se que os alunos analisem as informa??es acerca de Justin Bieber, entendendo o sucesso do jovem artista em sua ampla perspectiva de mercado. Ao mesmo tempo, que percebam como o ?dolo teen ? reverenciado por suas f?s.
Al?m do debate, a atividade poder? gerar a produ??o de uma tabela, com os principais n?meros do sucesso de Justin Bieber. Exemplo a seguir:
-
N?meros de Justin Bieber
Vendagens de discos |
|
Acessos no YouTube |
? |
Seguidores no Twitter |
? |
-
Nesta ?ltima atividade, sugerimos analisar o depoimento de f? de ?dolo teen no passado recente. Assim, poderemos aprender um pouco mais sobre os significados e a influ?ncia de jovens artistas na vida de seus admiradores(as). A protagonista do v?deo chama-se Ana de Cesaro.
DIN?MICA sugerida:
-
-
-
http://www.youtube.com/watch?v=y7Ofqi42wzM. Acesso em 15 de mar?o de 2012
-
PROFESSOR!
Aqui, espera-se que os alunos tenham assimilado o ponto de vista da f?, baseado em rela??es sentimentais/afetivas com o ?dolo teen.
-
Depois de realizar todas as atividades, os alunos devem organizar a socializa??o da pesquisa e apresentar os resultados obtidos.
SUGEST?O para a realiza??o da tarefa:
=> Produ??o de Exposi??o intitulada "?dolos teen: m?sica e juventude no Brasil atual".
-
ORIENTA??ES gerais:
-
-
A exposi??o poder? ser incrementada com um Podcast com m?sicas de ?dolos teen.
-
-
-
-
-
-
-
Aula "A influ?ncia da propaganda na inf?ncia e na juventude" - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10211. Acesso em 25 de mar?o de 2012
-
Nesta aula, o professor poder? avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de an?lise das mat?rias/reportagens e do v?deo; al?m da realiza??o da atividade final e demais registros produzidos na aula.