Portal do Professor

Início do Conteúdo

??dolos teen?: m?sica e juventude no Brasil atual

Autor e Co-autor(es)

Get?lio Ribeiro imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Hist?ria Cidadania e cultura no mundo contempor?neo
Ensino M?dio Hist?ria Cultura
Ensino M?dio Hist?ria Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Entender o sucesso dos ?dolos teen no Brasil atual.
  • Compreender a influ?ncia desses artistas na vida de seus admiradores.
  • Associar o fen?meno aos interesses da ind?stria de consumo da m?sica.

Duração das atividades

08 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

A proposta de pesquisa

Os ?dolos teen (artistas jovens, de sucesso) s?o realidade no Brasil. Hoje em dia s?o muitos os nomes na televis?o e no universo da Internet. Esses ?dolos fazem parte do cotidiano de milhares de jovens, os quais acompanham carreiras, compram e usam produtos, al?m de lotarem shows.

Diante disso, prop?e-se a pesquisa que busca o entendimento desse fen?meno.

-

a) Problematiza??o do tema

As quest?es que norteiam a problematiza??o do tema s?o:

  • Como entender o fen?meno dos ?dolos teen?
  • Quais elementos esclarecem o sucesso musical desses artistas entre parcela da juventude brasileira?
  • De que forma esses ?dolos influenciam a vida de seus seguidores(as)?

-

b) Fontes e procedimentos para realiza??o da pesquisa

Para esta pesquisa a proposta ? o trabalho com as seguintes fontes:

  • Fontes Fonogr?ficas (m?sicas/grava??es ao vivo)
  • Fontes Imag?ticas ou Iconogr?ficas
  • Fontes Escritas

-

A estrat?gia de trabalho inclui as seguintes atividades:

  • An?lise de mat?rias/reportagens sobre o fen?meno.
  • Levantamento de dados estat?sticos sobre o sucesso de ?dolo teen.
  • Reprodu??o, seguida de an?lise de v?deo/performance de ?dolo.
  • An?lise de depoimento de f?.

-

c)  Desenvolvimento da pesquisa

-

Atividade 1: "Por uma hist?ria da juventude brasileira"

Para introduzir o tema e familiariz?-lo com os alunos, recomenda-se uma conversa a partir das quest?es a seguir:

  1. Voc?s sabem o que s?o ?dolos teen?
  2. Como podemos reconhec?-los? Quais deles voc?s conhecem?
  3. Quais s?o as caracter?sticas de suas m?sicas?
  4. Quais de voc?s s?o seguidores desses artistas? Por quais raz?es o fazem?
  5. E quais de voc?s n?o admiram esses artistas? Por qu??

-

PROFESSOR!

Nesta conversa, espera-se a inquieta??o dos alunos diante do tema, expressada em seus pontos de vista.

-

Na sequ?ncia, ofere?a aos alunos a leitura do texto "Por uma hist?ria da juventude brasileira", publicado pela Revista da UFG - N?mero Especial Juventude (2004), por meio do qual compreender?o a necessidade dos estudos que tratam os jovens como sujeitos hist?ricos.

DIN?MICA sugerida:

  • Localizar o texto por meio do link abaixo.
  • Fazer o vocabul?rio. Nesta ?ltima tarefa, utilizar o dicion?rio virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 15 de mar?o de 2012
  • Debater as quest?es conforme se prop?e.

-

http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/juventude/juventude.html. Acesso em 15 de mar?o de 2012

 hist??ria juventude

-

Para analisar o texto:

  1. Quais as recomenda??es da autora para aqueles que se prontificam a fazer a pesquisa hist?rica sobre a juventude?
  2. E quais as suas considera??es acerca do repert?rio de fontes que se disp?e para essa empreitada?
  3. Segundo o texto, em qual contexto hist?rico a juventude "emergiu", isto ?, tornou-se parte do mercado?
  4. Qual ? a mensagem final no que tange ? pesquisa que enfoca os jovens?

-

? salutar que as ideias essenciais do texto, depois de discutidas, sejam organizadas em fichamento, a fim de serem utilizadas na socializa??o da pesquisa.

-

Atividade 2: "O ?dolo teen como refer?ncia comportamental"

A presente atividade divide-se em duas etapas:

ETAPA 1

Nesta etapa, realizar a leitura e debater o artigo publicado no site PSICOLOGADO, o qual aborda os ?dolos teen como referencial comportamental em adolescentes.

DIN?MICA sugerida:

  • Localizar o texto por meio do link abaixo informado.
  • Fazer o vocabul?rio. Nesta ?ltima tarefa, utilizar o dicion?rio virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 11 de mar?o de 2012
  • Debater as quest?es conforme se prop?e.

-

http://artigos.psicologado.com/psicologia-geral/desenvolvimento-humano/o-idolo-teen-como-referencial-comportamental-em-adolescente. Acesso em 09 de mar?o de 2012

psicologado

-

Para discutir o texto:

  1. Quais as raz?es apresentadas pelo autor para explicar a identifica??o dos jovens com os ?dolos teen?
  2. Qual a rela??o do consumismo com o sucesso desses artistas, de acordo com o artigo?
  3. Como os ?dolos teen influenciam na vida dos adolescentes, segundo o texto?

-

? salutar que os pontos de vista dos alunos, especialmente aqueles que s?o f?s de ?dolos teen, sejam expostos durante a discuss?o do texto.

-

ETAPA 2

Seguindo adiante, sugerimos a an?lise da mat?ria intitulada "10 tend?ncias de comportamento da gera??o jovem", a qual sintetiza os resultados da pesquisa realizada pela empresa BOX 1824, sob encomenda da Editora Abril. A mat?ria est? dispon?vel no site - www.dominiojovem.com.br. Acesso em 21 de mar?o de 2012

DIN?MICA sugerida:

  • Localizar a mat?ria por meio do link abaixo informado.
  • Se necess?rio, fazer o vocabul?rio. Nesta tarefa, utilizar o dicion?rio virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 11 de mar?o de 2012
  • Analisar o texto a partir das quest?es propostas.

-

http://www.dominiojovem.com.br/?p=2807. Acesso em 21 de mar?o de 2012

10 tendencias

-

Para an?lise do texto:

  1. Quais as tend?ncias que mais chamam a aten??o? Por qu??
  2. Alguma das tend?ncias de comportamento jovem est? desassociada do consumo? Explique.
  3. Ser? que os alunos concordam com todas as tend?ncias apontadas na mat?ria? Responder argumentando.

-

PROFESSOR!

Nesta atividade, espera-se a compreens?o dos argumentos apresentados para explicar a identifica??o de jovens com os ?dolos teen. Dentre esses, temos o trabalho da ind?stria de consumo, associado ao fato de os jovens terem se tornado consumidores.

Uma possibilidade que se desdobra da atividade, ? a realiza??o de um esquema, baseado nas raz?es que levam os jovens para as redes sociais. A tarefa poder? ser desenvolvida individualmente, ou em duplas.

-

Atividade 3: "This is Justin Bieber"

A presente atividade divide-se em duas etapas, ambas enfocando o ?dolo teen Justin Bieber. Nascido no Canad?, este artista possui milhares de f?s no Brasil, especialmente do sexo feminino.

ETAPA 1

Primeiro, analisaremos uma reportagem sobre a passagem de Justin Bieber pelo Brasil, ocorrida em outubro de 2011.

DIN?MICA sugerida:

  • Localizar a reportagem por meio do link abaixo.
  • Se necess?rio, fazer o vocabul?rio. Nesta tarefa, utilizar o dicion?rio virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 21 de mar?o de 2012
  • Discutir as quest?es propostas.

-

http://g1.globo.com/justin-bieber-no-brasil/noticia/2011/10/em-clima-de-histeria-justin-bieber-faz-primeiro-show-no-brasil.html. Acesso em 21 de mar?o de 2012

justin bieber no brasil

-

Para analisar a reportagem:

  1. Em qual local ocorreu a apresenta??o de Justin Bieber?
  2. Qual foi a quantidade de pessoas presentes?
  3. Como o ?dolo teen foi recebido ao iniciar o show, especialmente por suas jovens admiradoras?
  4. De que maneira o artista interagiu com a plateia?
  5. Descreva o que se v? na foto ao final da reportagem.

-

ETAPA 2

Agora, analisar o v?deo intitulado This is Justin Bieber, dispon?vel no YouTube.  O v?deo possui legendas em portugu?s.

DIN?MICA sugerida:

  • Localizar o v?deo por meio do link mais abaixo.
  • Assisti-lo pensando respostas para as quest?es abaixo:

-

  1. Quais os principais n?meros do sucesso de Justin Bieber?
  2. Como ? a rea??o das jovens ao saberem que ir?o ver o ?dolo?
  3. Como Bieber ? recebido no palco?
  4. De que maneira a plateia participa da performance do jovem cantor?
  5. Quais s?o as caracter?sticas da m?sica interpretada? Sabe classific?-la, ou seja, dizer a qual estilo ela pertence?

-

  • Reproduzir o v?deo:

-

http://www.youtube.com/watch?v=7pkgDqBf0_0. Acesso em 21 de mar?o de 2012

this is justin bieber

-

PROFESSOR!

Nesta atividade, espera-se que os alunos analisem as informa??es acerca de Justin Bieber, entendendo o sucesso do jovem artista em sua ampla perspectiva de mercado. Ao mesmo tempo, que percebam como o ?dolo teen ? reverenciado por suas f?s.

Al?m do debate, a atividade poder? gerar a produ??o de uma tabela, com os principais n?meros do sucesso de Justin Bieber. Exemplo a seguir:

-

N?meros de Justin Bieber

Vendagens de discos

                                            

Acessos no YouTube

?

Seguidores no Twitter

?

-

Atividade 4- "T? e da??!"

Nesta ?ltima atividade, sugerimos analisar o depoimento de f? de ?dolo teen no passado recente. Assim, poderemos aprender um pouco mais sobre os significados e a influ?ncia de jovens artistas na vida de seus admiradores(as). A protagonista do v?deo chama-se Ana de Cesaro.

DIN?MICA sugerida:

  • Antes da reprodu??o, repercutir entre os alunos as quest?es a seguir:

-

  1. De que ponto de vista a pessoa fala?
  2. Quais as raz?es apresentadas por Ana de Cesaro para justificar a admira??o pelo ?dolo?
  3. Quais significados e sentidos acerca de seu ?dolo s?o expostos pela protagonista do v?deo?
  4. Quais objetos formam a cole??o de documentos do ?dolo de Ana de Cesaro?
  5. Qual ? a mensagem deixada pela depoente em defesa das f?s de ?dolos teen?

-

  • Reproduzir o v?deo:

-

http://www.youtube.com/watch?v=y7Ofqi42wzM. Acesso em 15 de mar?o de 2012

depoimento f??

-

PROFESSOR!

Aqui, espera-se que os alunos tenham assimilado o ponto de vista da f?, baseado em rela??es sentimentais/afetivas com o ?dolo teen.

-

d) Resultados da pesquisa

Depois de realizar todas as atividades, os alunos devem organizar a socializa??o da pesquisa e apresentar os resultados obtidos.

SUGEST?O para a realiza??o da tarefa:

=> Produ??o de Exposi??o intitulada "?dolos teen: m?sica e juventude no Brasil atual".

-

ORIENTA??ES gerais:

  1. Dividir a turma em tr?s (03) grupos, os quais ir?o assumir as etapas do trabalho.
  2. O primeiro grupo ficar? respons?vel por levantar a documenta??o referente ao tema: fotografias, mat?rias e recortes de jornais/revistas, v?deos e m?sicas etc.
  3. O segundo, encarregado de organizar a documenta??o recolhida, arranjando e montando a exposi??o.
  4. J? o terceiro grupo, por sua vez, far? a apresenta??o e divulga??o da exposi??o, explorando as possibilidades abaixo:

-

  • A exposi??o poder? ocorrer nos corredores da escola, ou no evento de inicia??o cient?fica.

-

  • Criar a p?gina da exposi??o no Facebook, que ser? compartilhada pelos alunos da turma com seus amigos de rede social (Facebook, Twitter).

    A exposi??o poder? ser incrementada com um Podcast com m?sicas de ?dolos teen.

-

Recursos Complementares

Sugest?es de links para alunos:

-

-

-

Sugest?es de links para professores:

-

-

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

-

-

Avaliação

Nesta aula, o professor poder? avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de an?lise das mat?rias/reportagens e do v?deo; al?m da realiza??o da atividade final e demais registros produzidos na aula.