Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Literatura | Estudos liter?rios: an?lise e reflex?o |
Ensino M?dio | Literatura | Literatura, outras artes, outros saberes |
?
Os alunos devem ter conhecimento de que:
.
Uso do computador;
Acesso ? Internet;
?
Atividade 1
O professor come?ar? a aula exibindo as imagens abaixo. Pedir? aos alunos que analisem as imagens apresentadas e dir? que elas est?o relacionadas ao Momento hist?rico em que se deu o movimento liter?rio denominado Arcadismo.
?
Imagens dispon?veis em:
http://cultura.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/arcadismo-no-brasil/arcadismo-no-brasil-12.jpg
http://www.alunosonline.com.br/upload/conteudo/images/arcadismo-%20no-%20Brasil-1aol.jpg
?
?
Atividade 2
O professor dir? aos alunos que, dever?o, em grupo, pesquisar sobre o tema.
Dir? que, para uma pesquisa, o ideal seria seguir os seguintes passos:
1. Escolha do tema
2. Revis?o da literatura
3. Justificativa
4. Formula??o do problema
5. Metodologia a ser usada
6. Reda??o e apresenta??o do trabalho cient?fico
Professor, converse com os alunos sobre a responsabilidade de cada um dentro do grupo, sobre a forma com que cada um precisa se comportar em grupo e nos locais de pesquisa, a import?ncia de saber ouvir o outro etc.
O professor dir?:
O que se pretende alcan?ar com a pesquisa?
Dentro do tema: Caracter?sticas do Arcadismo, que obras e sites poder?o ser consultados?
Para que os alunos comecem a se familiarizar com o tema, em grupo, dever?o acessar os sites abaixo para realizarem pesquisa bibliogr?fica registrando em seus cadernos ou laptops as informa??es que considerarem importantes. Seguir?o as etapas:
1- Leitura em grupo de cada um dos sites abaixo.
2- Discuss?o das caracter?sticas do Arcadismo.
3- Elabora??o de respostas a perguntas como:
a- Qual a justificativa de se considerar como data inicial do Arcadismo no Brasil o ano de 1768?
b- Qual era a rela??o dos autores ?rcades com a natureza?
c- Qual a grande incoer?ncia dos autores ?rcades ao exaltarem a natureza? Qual deles vivia nela?
d- O que representa o ideal de ?bom burgu?s?
e- De que forma esse momento po?tico reflete o encontro da natureza e os afetos comuns do homem, atrav?s da tradi??o cl?ssica e de formas bem definidas, julgadas dignas de imita??o?
f- Que outros aspectos o grupo considera importante registrar?
http://www.youtube.com/watch?v=UYLMuItR0zc
http://www.mundoeducacao.com.br/literatura/arcadismo.htm
http://www.youtube.com/watch?v=SYU1ipm9HfQ&feature=related
din?mica com perguntas para que os grupos socializem o que pesquisaram.
Na sequ?ncia, o professor dever? realizar uma
DIN?MICA - EM C?RCULO1. Os grupos discutem entre si o que h? de relevante nos sites com vistas ao desenvolvimento do tema.2. O professor pedir? que os grupos respondam a todas as perguntas; depois distribuir? c?pia das perguntas entre os grupos de forma que cada um fique respons?vel por responder a duas delas. Ap?s cada resposta, o professor pergunta se os outros grupos querem complementar ou at? discordar. |
?
Atividade 3
?
Os alunos acessar?o os sites abaixo para conhecerem vida e obra de Cl?udio Manuel da Costa e Tom?s Ant?nio Gonzaga.
http://www.biblio.com.br/defaultz.asp?link=http://www.biblio.com.br/conteudo/ClaudioManoeldaCosta/Poemas.htm
http://www.sonetos.com.br/biografia.php?a=6
?
Professor,
1- Pe?a aos alunos para levantarem o tema de todas as poesias contidas nos sites para apresentarem para a classe.
2- Estimule a leitura e discuss?o desses textos dentro do grupo. Eles poder?o ser importantes para o amadurecimento da pesquisa.
O PROFESSOR PODER? XEROCAR O TEXTO PARA OS ALUNOS, UTILIZAR O COMPUTADOR UCA OU LEVAR OS ALUNOS PARA O LABORAT?RIO DE INFORM?TICA PARA LEREM O TEXTO NA TELA DO COMPUTADOR.
A exist?ncia citadina (med?ocre at? o s?culo anterior) aproxima as pessoas atrav?s da vizinhan?a. Traduz-se em rela??es sociais, em concorr?ncia, em novos est?mulos. A literatura, a exemplo da m?sica, vai funcionar, nesta circunst?ncia, como elemento de liga??o social, de conversa??o e de prest?gio.
Nos saraus - muito comuns na ?poca - pessoas ilustradas v?o ouvir recitais de poemas e pequenas pe?as musicais, emitir?o opini?es, trocar?o impress?es e acabar?o constituindo o n?cleo de um p?blico regular e permanente, interessado em arte, sobretudo, na arte liter?ria.
Surgem Academias e Arc?dias, associa??es de intelectuais - geralmente poetas - com objetivos e princ?pios liter?rios comuns. Pela primeira vez, no pa?s, temos uma no??o de escola art?stica, entendida como a articula??o de um grupo numeroso de letrados em torno de valores est?ticos e ideol?gicos.
N?o se trata mais de fugir da indiferen?a do meio e preservar uma mesquinha vida cultural. A sociedade urbana come?a a estimular e aplaudir os seus artistas: m?sicos, pintores, escultores, arquitetos e poetas. ? claro que estes ?ltimos, por pertencerem ao grupo dominante, recebem as maiores honrarias e distin??es.
Devemos assinalar tamb?m a exist?ncia de ?timas bibliotecas particulares na ?poca. Possuir livros (mesmo que os "subversivos") torna-se indica??o de nobreza espiritual e de interesse pelo destino da humanidade. No interessante estudo O diabo na livraria do c?nego, Eduardo Frieiro registra que os principais inconfidentes mantinham boa quantidade de volumes em suas casas, embora o dono da maior biblioteca privada fosse o padre Lu?s Vieira da Silva.
Influenciado por ideias iluministas, este bom c?nego guardava oitocentos livros em sua resid?ncia, entre dicion?rios, textos sobre orat?ria, teoria est?tica, vida religiosa, etc., e, como n?o podia deixar de ser, algumas "obras perniciosas", produzidas por adeptos do S?culo das Luzes.
Sublinhe-se, por fim, que desde o in?cio da coloniza??o at? meados do s?culo XVIII, criadores e receptores de obras liter?rias tinham surgido e desaparecido em ondas dispersas e descont?nuas. Explos?es de talentos isolados, como Vieira ou Greg?rio de Matos, aglutinavam em torno de si um n?mero expressivo de ouvintes, possivelmente alguns imitadores, mas n?o chegavam a estruturar um verdadeiro movimento art?stico, com perman?ncia, resson?ncia, durabilidade. Eram manifesta??es soltas, fragment?rias, condenadas ao esquecimento das gera??es posteriores. S? a partir do Arcadismo se consolidaria o que Ant?nio C?ndido chama de "sistema liter?rio".
O Sistema Liter?rio
Entende-se por sistema liter?rio um conjunto de fatores que garante ? arte da escrita certa regularidade, certa perman?ncia e certa capacidade de ultrapassar o desaparecimento dos artistas, gerando algo como uma tradi??o cultural.
Os fatores b?sicos de um sistema liter?rio s?o:
a) autores
b) obras: produzidas dentro de um mesmo c?digo lingu?stico e perspectivas mais ou menos comuns.
c) p?blico leitor permanente.
Este ?ltimo constitui o componente essencial do referido sistema. Porque ? ?bvio que, sem leitores permanentes, nenhuma literatura pode se desenvolver. Atrav?s deles se estabelece uma rede de transmiss?o de ideias, gostos, debates, est?mulos, rejei??es, experi?ncias e valores est?ticos. S?o eles que criam uma linha de continuidade entre o passado, o presente e o futuro da vida liter?ria de um pa?s.
Durante a vig?ncia do Arcadismo, estabeleceu-se este sistema - embora t?mido - e que n?o mais seria destru?do. A partir de ent?o, de forma cont?nua, autores produziriam obras que seriam consumidas por gera??es de leitores. Ou seja, quando o crescimento urbano estrutura o sistema liter?rio, cria tamb?m as condi??es m?nimas para o surgimento de uma literatura aut?noma.
Claro que o Arcadismo n?o ? o grito de autonomia da literatura brasileira, pois a depend?ncia econ?mica e pol?tica gera tamb?m a depend?ncia cultural.
Os autores ?rcades seguem completamente os modelos po?ticos em voga nos pa?ses imperiais. Neste aspecto, pouco contribu?ram para a efetiva??o de uma arte diferenciada das europeias.
Devemos entender, contudo, que a cria??o de uma literatura n?o ? trabalho de apenas uma gera??o e sim de v?rias. E a constru??o de um incipiente sistema liter?rio durante o Arcadismo, representa o primeiro e decisivo passo no processo de funda??o da literatura brasileira.
Fragmento retirado de:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/arcadismo/arcadismo-10.php
Os alunos dever?o ter um tempo para escreverem e anexarem ilustra??es relativas aos poetas e ?s caracter?sticas do Arcadismo.
?
?
Para encerrar a atividade, os alunos dever?o socializar os resultados da pesquisa. Para tanto, dever?o criar um blog para postarem os resultados da pesquisa. Depois disso, dever?o fazer uma divulga??o na escola para que os alunos de outras turmas tenham acesso ao blog.
Tutorial para cria??o de um blog, dispon?vel em:
http://www.nuted.ufrgs.br/oficinas/blogs/textos/blogger_tutorial.pdf
Como Criar um Blog
Hoje em dia, j? existem servi?os gratuitos para cria??o e hospedagem de Blogs.
Uma das possibilidades de servi?o gratuito ? o Blogger (www.blogger.com).
Al?m disso, poder?o expor imagens sobre o tema em pain?is, murais ou em corredores da escola.
Sugest?es de ilustra??es:
?
?
Imagens dispon?veis em:
http://blog.educacional.com.br/blog_port_em_u1/files/valores_classicos_esquema_arcadismo.png
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3f/Antoine_Watteau_051.jpg
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ouro_Preto
?
N?o havendo d?vidas, o professor encerrar? a unidade, solicitando aos alunos que escrevam um par?grafo com o que aprenderam na pesquisa.
Professor, acesse o link abaixo, leia-o para enriquecer sua aula.
http://www.youtube.com/watch?v=yYiC4Q7fIos&feature=related
Acesso em 18/02/2012.
A avalia??o da pesquisa j? foi iniciada no arquivo 1, no entanto, nesse segundo momento, ? importante verificar se os alunos:
O professor, al?m da leitura do par?grafo solicitado, poder? fazer perguntas sobre o tema aos alunos e constatar se a pesquisa est? sendo v?lida ou n?o.