Portal do Professor

Início do Conteúdo

Projeto de inicia??o cient?fica ? uma lupa na l?ngua - Rela??es estabelecidas na Literatura entre Natureza e Homem no Arcadismo ? Os ideais de liberdade e a exalta??o da terra brasileira 3

Autor e Co-autor(es)

Marta Pontes Pinto imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Literatura Estudos liter?rios: an?lise e reflex?o
Ensino M?dio Literatura Literatura, outras artes, outros saberes
Ensino M?dio Literatura Representa??o liter?ria: Natureza, fun??o, organiza??o e estrutura do texto liter?rio

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Praticar conhecimentos de pesquisa cient?fica;
  • pesquisar para conhecer e criticar textos ?rcades.  

Duração das atividades

04 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Etapas que comp?em um trabalho de inicia??o cient?fica;
  • momento hist?rico do Arcadismo
  • caracter?sticas do Arcadismo.

Estratégias e recursos da aula

  • Uso do computador;
  • acesso ? internet;
  • trabalho em grupo em pr?ticas explorat?rias;
  • socializa??o dos resultados alcan?ados.

?

Motiva??o para o estudo: 

O professor come?ar? a aula indicando livros para os alunos lerem e assistir? com eles a um v?deo. Dir? que "O Caramuru" ? uma das principais obras do Arcadismo. Discutir? com os estudantes o tema e aspectos interessantes. Dir? que durante o estudo conhecer?o melhor essa obra.

http://www.youtube.com/watch?v=XPW7c6wf710&feature=related 

?

Atividade 1

Professor, pe?a aos alunos que fa?am um levantamento de aspectos importantes que perceberam no v?deo.

Converse com eles a respeito desses aspectos.

?

Na sequ?ncia, o professor apresentar? a seguinte ef?gie:

hor??cio

  Imagem dispon?vel em: 

http://ativandoneuronios.files.wordpress.com/2011/04/horacio.jpg 

  O professor dever? lembrar que, lendo sobre o Arcadismo, os alunos j? devem ter sido informados sobre a influ?ncia de Hor?cio no pensamento ?rcade. Perguntar se os alunos sabem qual foi essa influ?ncia. Perguntar tamb?m aos alunos sobre o que entenderam desse pensamento que acompanha a ef?gie acima (representa??o, imagem de uma pessoa numa moeda, numa medalha) de Hor?cio.

Para iniciar os trabalhos de pesquisa, pedir? que os alunos acessem o site abaixo para conhecerem mais sobre esse poeta latino.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hor%C3%A1cio

 Atividade 2

PESQUISA DIRIGIDA

Os alunos far?o uma primeira pesquisa dirigida para conhecimento do poeta latino Hor?cio, que viveu entre 68 a.C. e 8 a.C. e exerceu grande influ?ncia sobre as caracter?sticas ?rcades. Pesquisar?o, no link abaixo, para responder ? pergunta sobre Hor?cio e depois ?s outras quest?es que aparecer?o ao longo do estudo. Pedir? ainda que persigam, em todas as an?lises, resposta ? pergunta da pesquisa: Qual a real rela??o dos poetas ?rcades com a natureza?

A resolu??o das quest?es dever? constituir textos que se incorporar?o ? pesquisa escrita.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hor%C3%A1cio

 O professor convidar? os alunos a assistirem aos v?deos apresentados logo abaixo do roteiro abaixo.

ROTEIRO:

1- O que representam as frases de Hor?cio fugere urbem, carpe diem e auras mediocritas em rela??o ao tempo e ? natureza?

2- Qual o tema do livro "O Uraguai"?

3- Qual a import?ncia das Cartas Chilenas para a Independ?ncia do Brasil?

4- ? relativamente pequeno o n?mero de poemas ?picos escritos em todo o mundo. Por que isso se d??

5- Qual seria uma poss?vel explica??o para Paulo Paes e Cec?lia Meireles, escritores e poetas contempor?neos, voltarem a temas t?o antigos? 

Enquanto alunos leem e discutem o conte?do dos sites, o professor dever? circular entre os grupos tentando esclarecer d?vidas.

http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/resumos_comentarios/c/cartas_chilenashttp://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/arcadismo/arcadismo.php  

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/arcadismo/arcadismo.php 

http://pt.scribd.com/doc/3374027/Literatura-Aula-07-Arcadismo-em-Portugal 

http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/adrienearaujo/literatura009.asp 

 Atividade 3

AN?LISE DE OBRAS ?RCADES

?

CaramuruO uraguai  

Imagens dispon?veis em:  

http://www.google.com.br/imgres?q=o+uraguai&hl=pt-BR&gbv=2&biw=1366&bih=673&tbm=isch&tbnid=0-s9IC92KZXpKM:&imgrefurl=http://www.lpm.com.br/site/default.asp%3FTroncoID%3D805133%26SecaoID%3D816261%26SubsecaoID%3D935305%26Template%3D../artigosnoticias/user_exibir.asp%26ID%3D709384&docid=2pS4bHF4d5VlFM&imgurl=http://www.lpm-editores.com.br/v3/Imagens/o_uraguai.jpg&w=200&h=337&ei=WfdhT6SsL4qtgwfHsL3tAg&zoom=1&iact=hc&vpx=384&vpy=62&dur=1081&hovh=269&hovw=160&tx=78&ty=98&sig=112961717932167547712&page=1&tbnh=135&tbnw=80&start=0&ndsp=24&ved=1t:429,r:2,s:0 http://contigo.abril.com.br/resources/files/production/thumbs/1322/caramuru.jpg?1279626164http://www.lpm.com.br/site/default.asp?TroncoID=805133&SecaoID=816261&SubsecaoID=935305&Template=../artigosnoticias/user_exibir.asp&ID=709384  

http://www.lpm.com.br/site/default.asp?TroncoID=805133&SecaoID=816261&SubsecaoID=935305&Template=../artigosnoticias/user_exibir.asp&ID=709384 

Professor e alunos dever?o ler juntos cr?tica ?s obras "Caramuru" e "O Uraguai", resumos e fragmentos. O professor dever? recordar com eles sobre o fragmento j? visto no Youtube. Poder?, a partir da leitura dos livros, sugerir que como no Youtube representem partes das obras. Dever? sugerir que usem recursos medi?ticos. ? importante explorar os textos possibilitando aos grupos inserirem as novas informa??es na pesquisa.

Aten??o: Realce a vis?o desses poetas quanto ? natureza.  Ver links abaixo.

http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/o/o_uraguaihttp://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/c/caramuru  

http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/c/caramuru 

?

Atividade 4

 Os alunos ir?o analisar quatro poemas:

Texto 1

Romance XXI ou Das Id?ias

Cec?lia Meireles

A vastid?o desses campos.
A alta muralha das serras.
As lavras inchadas de ouro,
os diamantes entre as pedras.
Negros, ?ndios e mulatos.

Almocraves e gamelas.

Os rios todos virados. Toda revirada, a terra. Capit?es,

governadores, padres, intendentes, poetas.

Carros, liteiras douradas, cavalos de crina aberta.

A ?gua a transbordar das fontes. Altares cheios de velas.

Cavalhadas. Lumin?rias. Sinos. Prociss?es. Promessas.

Anjos e santos nascendo em m?os de gangrena e lepra.

Finas m?sicas envolvendo as alfaias das capelas.

Todos os sonhos barrocos deslizando pelas pedras. P?tios de seixos. Escadas. Boticas

Pontes. Conversas. Gente que chega e que passa. E as id?ias.  

Texto 2

Os Inconfidentes

Jos? Paulo Paes

Na tranquila varanda de Gonzaga,

Sob os livros de Cl?udio Manuel,

Solenes se re?nem, proclamando

A revolta do sonho e do papel.

 

Entre o gam?o e o ch? fazem as leis

Da perfeita rep?blica. No sono

Dos sobrados mineiros, verbalmente,

Resgatam p?trias, justiciam tronos.

Guardam as armas sob o travesseiro.

Vestem capas do roxo mais po?tico.

Convertem curas, mascates, sapateiros.

S?o generosos, l?ricos, pat?ticos. 

 

Texto 3

Quem deixa o trato pastoril, amado 

Cl?udio Manuel da Costa

 

Quem deixa o trato pastoril, amado 

Pela ingrata, civil correspond?ncia, Ou desconhece o rosto da viol?ncia

Ou do retiro a paz n?o tem provado.



Que bem ? ver nos campos transladado

No g?nio do pastor, o da inoc?ncia!

E que mal ? no trato, e na apar?ncia

Ver sempre o cortes?o dissimulado!

 

Ali respira amor sinceridade;

Aqui sempre a trai??o seu rosto encobre;

Um s? trata a mentira, outro a verdade.

 

Ali n?o h? fortuna, que so?obre;


Aqui quanto se observa, ? variedade:


Oh ventura do rico! Oh bem do pobre!

 

 

 

 Texto 4

Tu n?o ver?s, Mar?lia

Tom?s Ant?nio Gonzaga

 Tu n?o ver?s, Mar?lia 

Tu n?o ver?s, Mar?lia, Cem cativos

 tirarem o cascalho e a rica terra,

 ou dos cercos dos rios caudalosos,

 ou da mina da serra.

 

N?o ver?s separar ao h?bil negro

 do pesadelo esmeril a grossa areia,

 e j? brilharem os granetes de oiro

 no fundo da bateia.

 

N?o ver?s derrubar os virgens matos,

 queimar as capueiras inda novas,

 servir de adubo ? terra a f?rtil cinza,

 lan?ar os gr?os nas covas.

 

N?o ver?s enrolar negros pacotes

 das secas folhas do cheiroso fumo;

 nem espremer entre as dentadas rodas

 da doce cana o sumo. 

?

 Poemas dispon?veis nos sites:

http://www.casadobruxo.com.br/poesia/c/romancex.htmhttp://pt.scribd.com/doc/22156928/QUESTOES-ARCADES  

http://pt.scribd.com/doc/22156928/QUESTOES-ARCADES 

http://pt.poesia.wikia.com/wiki/Quem_deixa_o_trato_pastoril_amadohttp://alfarrabio.di.uminho.pt/vercial/gonzaga.htm  

http://alfarrabio.di.uminho.pt/vercial/gonzaga.htm 

?

Tem-se acima quatro poemas escritos em ?pocas diferentes e que refletem o Arcadismo. Observem e respondam:

?

a- Nota-se nos textos uma m?goa profunda. Qual a raz?o dessa m?goa?

b- No texto 3, h? muitas ant?teses usadas para opor campo e cidade. Retirem do texto tr?s pares de ant?teses e digam qual o efeito de sentido que elas provocam.

c- Indiquem as caracter?sticas do Arcadismo presentes nos poemas. Justifiquem -nas com elementos retirados dos poemas.

?

Conclus?o da atividade:

?

Depois que os textos forem discutidos e as quest?es forem corrigidas, o professor dever? disponibilizar o tempo que for necess?rio para o fechamento e entrega do trabalho.

O professor dever? escolher um grupo para apresentar a conclus?o da tese: Qual o real envolvimento do poeta ?rcade com a natureza?

Para encerrar bem a pesquisa, o professor poder? organizar a apresenta??o da pesquisa de cada grupo em diferentes salas da escola. Dever? sugerir diferentes formas de apresenta??o como: recital de poemas, jogral, dramatiza??o...  Essa ? uma forma de socializa??o interessante para quem apresenta e para quem a assiste.  

?

http://pt.scribd.com/doc/3374027/

http://www.portalsaofrancisco.com.br/

Recursos Complementares

Avaliação

A entrega da pesquisa ESCRITA deve ser feita conforme data marcada pelo professor que, al?m de l?-la e avaliar as respostas das perguntas da pesquisa, dever? tamb?m levar em considera??o o empenho, envolvimento e progresso demonstrado pelos alunos.