Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Literatura | Estudos liter?rios: an?lise e reflex?o |
Ensino M?dio | Literatura | Literatura, outras artes, outros saberes |
Ensino M?dio | Literatura | Representa??o liter?ria: Natureza, fun??o, organiza??o e estrutura do texto liter?rio |
?
Motiva??o para o estudo:
O professor come?ar? a aula indicando livros para os alunos lerem e assistir? com eles a um v?deo. Dir? que "O Caramuru" ? uma das principais obras do Arcadismo. Discutir? com os estudantes o tema e aspectos interessantes. Dir? que durante o estudo conhecer?o melhor essa obra.
http://www.youtube.com/watch?v=XPW7c6wf710&feature=related
?
Atividade 1
Professor, pe?a aos alunos que fa?am um levantamento de aspectos importantes que perceberam no v?deo.
Converse com eles a respeito desses aspectos.
?
Na sequ?ncia, o professor apresentar? a seguinte ef?gie:
Imagem dispon?vel em:
http://ativandoneuronios.files.wordpress.com/2011/04/horacio.jpg
O professor dever? lembrar que, lendo sobre o Arcadismo, os alunos j? devem ter sido informados sobre a influ?ncia de Hor?cio no pensamento ?rcade. Perguntar se os alunos sabem qual foi essa influ?ncia. Perguntar tamb?m aos alunos sobre o que entenderam desse pensamento que acompanha a ef?gie acima (representa??o, imagem de uma pessoa numa moeda, numa medalha) de Hor?cio.
Para iniciar os trabalhos de pesquisa, pedir? que os alunos acessem o site abaixo para conhecerem mais sobre esse poeta latino.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hor%C3%A1cio
Atividade 2
PESQUISA DIRIGIDA
A resolu??o das quest?es dever? constituir textos que se incorporar?o ? pesquisa escrita.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hor%C3%A1cio
O professor convidar? os alunos a assistirem aos v?deos apresentados logo abaixo do roteiro abaixo.
ROTEIRO:
1- O que representam as frases de Hor?cio fugere urbem, carpe diem e auras mediocritas em rela??o ao tempo e ? natureza?
2- Qual o tema do livro "O Uraguai"?
3- Qual a import?ncia das Cartas Chilenas para a Independ?ncia do Brasil?
4- ? relativamente pequeno o n?mero de poemas ?picos escritos em todo o mundo. Por que isso se d??
5- Qual seria uma poss?vel explica??o para Paulo Paes e Cec?lia Meireles, escritores e poetas contempor?neos, voltarem a temas t?o antigos?
Enquanto alunos leem e discutem o conte?do dos sites, o professor dever? circular entre os grupos tentando esclarecer d?vidas.
http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/resumos_comentarios/c/cartas_chilenas
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/arcadismo/arcadismo.php
http://pt.scribd.com/doc/3374027/Literatura-Aula-07-Arcadismo-em-Portugal
http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/adrienearaujo/literatura009.asp
Atividade 3
AN?LISE DE OBRAS ?RCADES
?
Imagens dispon?veis em:
http://contigo.abril.com.br/resources/files/production/thumbs/1322/caramuru.jpg?1279626164
Professor e alunos dever?o ler juntos cr?tica ?s obras "Caramuru" e "O Uraguai", resumos e fragmentos. O professor dever? recordar com eles sobre o fragmento j? visto no Youtube. Poder?, a partir da leitura dos livros, sugerir que como no Youtube representem partes das obras. Dever? sugerir que usem recursos medi?ticos. ? importante explorar os textos possibilitando aos grupos inserirem as novas informa??es na pesquisa.
Aten??o: Realce a vis?o desses poetas quanto ? natureza. Ver links abaixo.
http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/o/o_uraguai
http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/c/caramuru
?
Atividade 4
Os alunos ir?o analisar quatro poemas:
Texto 1 Romance XXI ou Das Id?ias Cec?lia Meireles
A vastid?o desses campos. Os rios todos virados. Toda revirada, a terra. Capit?es, governadores, padres, intendentes, poetas. Carros, liteiras douradas, cavalos de crina aberta. A ?gua a transbordar das fontes. Altares cheios de velas. Cavalhadas. Lumin?rias. Sinos. Prociss?es. Promessas. Anjos e santos nascendo em m?os de gangrena e lepra.
Finas m?sicas envolvendo as alfaias das capelas. Pontes. Conversas. Gente que chega e que passa. E as id?ias. |
Texto 2 Os Inconfidentes Jos? Paulo Paes Na tranquila varanda de Gonzaga, Sob os livros de Cl?udio Manuel, Solenes se re?nem, proclamando A revolta do sonho e do papel.
Entre o gam?o e o ch? fazem as leis Da perfeita rep?blica. No sono Dos sobrados mineiros, verbalmente, Resgatam p?trias, justiciam tronos. Guardam as armas sob o travesseiro. Vestem capas do roxo mais po?tico. Convertem curas, mascates, sapateiros. S?o generosos, l?ricos, pat?ticos. |
Texto 3 Quem deixa o trato pastoril, amado Cl?udio Manuel da Costa
Quem deixa o trato pastoril, amado Pela ingrata, civil correspond?ncia, Ou desconhece o rosto da viol?nciaOu do retiro a paz n?o tem provado.
No g?nio do pastor, o da inoc?ncia! E que mal ? no trato, e na apar?ncia
Ver sempre o cortes?o dissimulado! Ali respira amor sinceridade; Aqui sempre a trai??o seu rosto encobre;
Um s? trata a mentira, outro a verdade. Ali n?o h? fortuna, que so?obre;
|
Texto 4 Tu n?o ver?s, Mar?lia Tom?s Ant?nio Gonzaga Tu n?o ver?s, Mar?liaTu n?o ver?s, Mar?lia, Cem cativos tirarem o cascalho e a rica terra, ou dos cercos dos rios caudalosos, ou da mina da serra.
N?o ver?s separar ao h?bil negro do pesadelo esmeril a grossa areia, e j? brilharem os granetes de oiro no fundo da bateia.
N?o ver?s derrubar os virgens matos, queimar as capueiras inda novas, servir de adubo ? terra a f?rtil cinza, lan?ar os gr?os nas covas.
N?o ver?s enrolar negros pacotes das secas folhas do cheiroso fumo; nem espremer entre as dentadas rodas da doce cana o sumo. ? |
Poemas dispon?veis nos sites:
http://www.casadobruxo.com.br/poesia/c/romancex.htm
http://pt.scribd.com/doc/22156928/QUESTOES-ARCADES
http://pt.poesia.wikia.com/wiki/Quem_deixa_o_trato_pastoril_amado
http://alfarrabio.di.uminho.pt/vercial/gonzaga.htm
?
Tem-se acima quatro poemas escritos em ?pocas diferentes e que refletem o Arcadismo. Observem e respondam:
?
a- Nota-se nos textos uma m?goa profunda. Qual a raz?o dessa m?goa?
b- No texto 3, h? muitas ant?teses usadas para opor campo e cidade. Retirem do texto tr?s pares de ant?teses e digam qual o efeito de sentido que elas provocam.
c- Indiquem as caracter?sticas do Arcadismo presentes nos poemas. Justifiquem -nas com elementos retirados dos poemas.
?
Depois que os textos forem discutidos e as quest?es forem corrigidas, o professor dever? disponibilizar o tempo que for necess?rio para o fechamento e entrega do trabalho.
O professor dever? escolher um grupo para apresentar a conclus?o da tese: Qual o real envolvimento do poeta ?rcade com a natureza?
Para encerrar bem a pesquisa, o professor poder? organizar a apresenta??o da pesquisa de cada grupo em diferentes salas da escola. Dever? sugerir diferentes formas de apresenta??o como: recital de poemas, jogral, dramatiza??o... Essa ? uma forma de socializa??o interessante para quem apresenta e para quem a assiste.
?
Sugest?o de links para o professor e alunos:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=11766
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=36960
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22995
A entrega da pesquisa ESCRITA deve ser feita conforme data marcada pelo professor que, al?m de l?-la e avaliar as respostas das perguntas da pesquisa, dever? tamb?m levar em considera??o o empenho, envolvimento e progresso demonstrado pelos alunos.