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Repolho roxo, um indicador?

Autor e Co-autor(es)

Wesley Pereira da Silva imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Wildson Luiz Pereira dos Santos

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Conceituar e aplicar o conceito de indicador ácido-base.

Duração das atividades

Uma aula 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Ácidos e Bases;
• Reações de neutralização.

Estratégias e recursos da aula

Conteúdos específicos:


• Indicadores ácido-base;
• Indicar o caráter ácido-base de soluções pelo uso de indicadores.

Recursos educacionais:

Simulação sobre indicadores ácido-base com materiais alternativos: www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_indicadores.htm

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/400/imagens/repo.jpg

Preparando a aula:
O professor deverá preparar, em aula anterior, algumas soluções que serão utilizadas na aula:
Solução de repolho roxo:
Corte aproximadamente 250 g de repolho roxo em cubos de cerca de 2 cm e coloque num liquidificador ou processador. Acrescente aproximadamente 120 mililitros de água e deixe bater até que o repolho fique cortado uniformemente em pedaços minúsculos. Passe a mistura por uma peneira fina. Esse será nosso extrato de repolho roxo que será utilizado como indicador ácido-base.
Solução de sabão:
Coloque aproximadamente 100g de sabão em 150 mL de água e misture bem.
Outras soluções:
Vinagre, suco de limão e água sanitária.

Introduzindo a aula: (5 min.)
Inicie a aula colocando sobre a mesa quatro recipientes, o primeiro contendo a solução de sabão, o segundo contendo a solução de vinagre, o terceiro contendo água sanitária e o quarto contendo o suco de limão. Diante das soluções pergunte aos alunos de que forma podemos classificá-las em ácidas ou básicas.

Desenvolvendo a aula: (25 min.)
Após as indagações dos alunos, pegue um indicador ácido-base, que pode ser a solução de repolho roxo preparada previamente, fenolftaleína ou uma solução de azul do bromotimol comprada em lojas especializadas em aquários. Considerando que o indicador escolhido seja a solução de repolho roxo, explique aos alunos como foi preparada a solução, após a explicação acrescente algumas gotas da solução nos dois copos e peça aos alunos que observem. Pergunte aos alunos o que aconteceu com a coloração das duas soluções? Após ouvir as respostas, explique que mesmo as soluções adquirindo colorações distintas, ainda não é possível saber qual é a solução ácida e qual é a solução básica. Diga aos alunos para iniciarem a animação presente no site do LabVirt.
Informe aos alunos que toda vez que aparecer uma palavra em destaque na simulação (em vermelho), eles poderão clicar para obter mais informações. Após a conclusão da animação pelos alunos, pergunte-lhes o que é indicador ácido base e peça para eles darem um exemplo. Após ouvir as respostas dos alunos, explique que indicador é um composto químico que é adicionado em pequenas quantidades a uma solução e que permite saber se essa solução é ácida ou alcalina. Isso só é possível porque o indicador adquire cores distintas na presença de uma solução ácida ou básica. Pergunte aos alunos quais foram as cores das quatro soluções ao adicionarmos a solução de repolho roxo. Após ouvir as respostas dos alunos, explique que a solução de repolho roxo em contato com as soluções ácidas adquirem uma coloração avermelhada e em contato com as soluções básicas adquirem uma coloração amarelo-esverdeada. Por fim, informe aos alunos que existem outras substâncias presentes no nosso dia-a-dia que possuem esse comportamento de indicador, como por exemplo, a pêra, na qual a sua solução aquosa adquire cor vermelha em contacto com soluções ácidas e, cor verde-seco em contacto com soluções básicas.
Explique que a mudança de coloração do indicador deve-se ao fato de eles serem formados por espécies químicas com cores diferentes que estão em equilíbrio químico, o qual poderá ser alterado pela presença de íons H+.

Sistematizando a aula: (20 min.)

Para sistematizar e consolidar os conteúdos explorados na simulação e nas explicações do professor, os alunos deverão responder as questões e realizar a pesquisa que são apresentadas abaixo:

Questões

  1. Classifique as quatro soluções apresentadas pelo professor em ácidas ou básicas.
  2. O que você utilizou para determinar se as soluções são ácidas ou básicas?
  3. Explique o que é um indicador? Qual a sua importância?

Pesquisa
Os alunos farão uma pesquisa sobre outras soluções naturais de indicadores, ou seja, deverão pesquisar sobre algumas soluções de substâncias naturais, especialmente originárias de plantas, comportam-se como soluções de indicadores.

Sugestão de alternativa para o desenvolvimento da aula

Caso o professor não tenha a sua disposição um laboratório computacional e possua apenas um computador com um data show, poderá mostrar a simulação para a turma.
O professor poderá preparar as soluções em aula anterior junto com as alunos.

 

Avaliação

A avaliação poderá ser feita em dois momentos:
1 – Os alunos responderão as questões propostas na parte de sistematização da aula;
2 – Farão uma pesquisa, onde as instruções encontram-se na sistematização da aula.