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A tecnologia eletr?nica aplicada a alunos com dificuldade de aprendizagem

Autor e Co-autor(es)

Evanir Maria Trindade imagem do usuário

PASSO FUNDO - RS ESC EST ENSINO MEDIO ANNA LUISA FERRAO TEIXEIRA

Rose Miriam Pellens da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

A inform?tica e os recursos tecnol?gicos exercem um fasc?nio sobre as pessoas e, de modo especial, atraem as crian?as que se sentem encantadas ao interagir com a enorme gama de possibilidades desse universo educativo, cujas ferramentas propiciam e favorecem a aprendizagem de forma prazerosa e significativa.


Atrav?s do uso dessas ferramentas de apoio, buscar-se-? fortalecer conceitos, ampliar conhecimentos e construir saberes necess?rios ? vida cidad?, envolvendo alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, de forma interativa, l?dica e construtiva. Esses alunos t?m, desse modo, uma atividade atrativa que os leva a assimilar o que antes n?o conseguiam, a aprender de um modo natural, quase sem perceber que est?o direcionados ao aprendizado, interligando a oralidade, a escrita e a leitura. Tal ? o objetivo desta aula.

Duração das atividades

Dois encontros semanais de 1 hora cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

No??es de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

Estas aulas dever?o ser realizadas no laborat?rio de inform?tica da escola, haja vista a necessidade do uso dos computadores e tamb?m pelo fato dos alunos trocarem de ambiente, o que pode favorecer a assimila??o do conhecimento. 

      Primeiro encontro:

No primeiro encontro os alunos poder?o usar o programa Paint, do Office, para fazer as seguintes atividades;

- Realizar um ditado, a fim de o professor perceber os n?veis de alfabetiza??o em que os alunos se encontram.
- Ap?s, ir? motiv?-los a desenhar livremente as imagens contidas em seus pensamentos e que se relacionam ?s palavras escritas por eles no ditado, de forma que dar?o um sentido ?s letras, usando a sua imagina??o e criatividade.
- Em seguida, realizar?o uma atividade onde devem escrever palavras significativas para eles pr?prios, por exemplo, poder?o escrever seus nomes e nomes de pessoas importantes: pai, m?e, irm?os, etc.; tamb?m poder?o escrever os nomes de seus animaizinhos de estima??o.
- No final da aula o professor dever? fazer uma avalia??o das atividades realizadas, para estimar quantos alunos est?o alfab?ticos, sil?bicos e pr?-sil?bicos.

     Segundo encontro:

Nesse dia ser?o trabalhadas atividades com o uso da internet (todos os jogos encontram-se linkados logo abaixo) e tamb?m do software "Alfabetiza??o" (opcional). Haver? atividades de acordo com os n?veis de aprendizagem de cada crian?a; ser?o formadas duplas para a realiza??o do trabalho.
- ?s crian?as que apresentam dificuldade de aten??o poder?o ser oferecidos os seguintes jogos: da mem?ria, ache as cartas iguais, jogo das diferen?as e seq??ncia l?gica.
- As crian?as do n?vel pr?-sil?bico poder?o trabalhar a atividade do alfabeto no trenzinho do smartkids.
- Crian?as do n?vel sil?bico far?o atividades com s?labas do software ?Alfabetiza??o? ou da internet.
- Crian?as do n?vel sil?bico-alfab?tico trabalhar?o com atividades de ditado e palavras cruzadas alternadas do software "Alfabetiza??o" e da internet.

      Sugest?es de jogos usados da internet;

Jogo da mem?ria                 

      

Ache as cartas iguais

     

Jogo das diferen?as                             

     

Alfabeto

  Silabas                   ;   < /strong>

         

Sequ?ncia l?gica

    

Ditado                                      

Palavras cruzadas

       

Ca?a palavras

  
                                   

Trenzinho Smartkids

Recursos Complementares

Avaliação

      O professor dever? observar se os alunos sentem-se desafiados e estimulados para que consigam expressar suas id?ias e d?vidas com naturalidade. O computador favorece a utiliza??o das ferramentas para a interatividade e a troca de conhecimentos atrav?s do trabalho em duplas, o que permite que um colega aprenda com o outro. Dever?, tamb?m, identificar primeiramente as dificuldades dos alunos, depois selecionar as atividades para atender suas necessidades. ? preciso muita aten??o na escolha dos recursos (softwares e sites) a serem utilizados para que atendam ?s reais car?ncias de cada aluno, pois nem todos t?m a mesma necessidade e a inform?tica n?o deve ser utilizada como passatempo e sim contribuir efetivamente no processo ensino-aprendizagem.


O aluno, j? com a sua auto-estima prejudicada em fun??o das limita??es que apresenta para aprender, passa a acreditar na sua capacidade, desenvolvendo, assim, o sentimento de pertencer, de ser capaz. Acreditamos ser este o principal papel da escola: diversificar e incluir.