Portal do Professor

Início do Conteúdo

Projeto inicia??o cient?fica ? Uma lupa na l?ngua ? HIST?RIA DA L?NGUA PORTUGUESA - Roma: cultura e l?ngua

Autor e Co-autor(es)

M?rcio Issamu Yamamoto imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fen?menos e suas inter-rela??es
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Recursos lingu?sticos em uso: fonol?gicos, morfol?gicos, sint?ticos e lexicais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar como a l?ngua, cultura e religi?o de Roma influenciaram na forma??o da l?ngua portuguesa.
  • Compreender a origem do nosso alfabeto e dos meses do ano.

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Dom?nio de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

  • Uso da internet

  • trabalho em grupo

?

Atividade 1

Professor, imprima a imagem dos tr?s alfabetos abaixo e afixe em lugar vis?vel da sala em disposi??o aleat?ria. Leia cada trecho abaixo e pe?a ao grupo que identifique a que alfabeto ele se refere. Por fim pe?a que eles ordenem as imagens conforme a sequ?ncia de surgimento de cada alfabeto.

Trechos para leitura:

  • Cr?-se que o alfabeto grego deriva duma variante do sem?tico, introduzido na Gr?cia por mercadores fen?cios. Dado que o alfabeto sem?tico n?o necessita de notar as vogais, ao contr?rio da l?ngua grega e outras da fam?lia indo-europeia, como o latim e, consequentemente o portugu?s, os gregos adaptaram alguns s?mbolos fen?cios sem valor fon?tico em grego para representar as vogais.

    Dispon?vel em: <http://www.ocultura.org.br/index.php/Alfabeto_grego>. Acesso em 03 abr. 2012.

  • No s?culo VII a.C. a It?lia recebeu as primeiras influ?ncias culturais gregas, principalmente seu alfabeto. O alfabeto latino, tamb?m conhecido como alfabeto romano, ? o sistema de escrita alfab?tica mais utilizado no mundo.

    Dispon?vel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfabeto_latino>. Acesso em 03 abr. 2012

  • O alfabeto fen?cio tinha 22 letras, a escrita ia da direita para a esquerda e tinha alguns elementos hierogl?ficos eg?pcios. Data do ano 1000 antes da era comum e ? considerado o sistema mais importante da antiguidade, porque, introduzido na Gr?cia, constituiu a base do alfabeto grego, do qual derivam todas as antigas formas alfab?ticas europeias.

            Dispon?vel em: <http://letraslivroseafins.blogspot.com.br/2007/04/alfabetos.html>. Acesso em 03 abr. 2012.

(Resposta: Alfabeto fen?cio)

Imagem dispon?vel em: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTBiuNfBJUszk370_bQqGFI9EiuaalNyUShru4Y64wzOJ9-L2Yi . Acesso em 10 mar. 2012.

(Resposta: Alfabeto grego)

Imagem dispon?vel em:http://static.freepik.com/fotos-gratis/ben-clip-art-alfabeto-grego_419328.jpg. Acesso em 10 mar. 2012.

(Resposta: Alfabeto romano)

Imagem dispon?vel em: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTg_d_efaQ2Gi5bPcYom2Fw7vale-ErEeDGrAtbXUS4kyb-vqKV. Acesso em 10 mar. 2012.

Atividade 2

Professor, organize a turma em 5 grupos. Entregue as quest?es abaixo, sobre fatos a respeito da civiliza??o romana e sobre a influ?ncia que recebemos de sua cultura, para que os alunos pesquisem em casa e tragam as respostas na pr?xima aula.

Dicas internet: Professor, para que seus alunos desenvolvam tais pesquisas, de forma que estas sejam mais r?pidas e objetivas, pe?a-lhes que escolham as palavras chaves de cada pesquisa, coloque-as entre aspas e fa?am a busca. Ex.: "mito da funda??o de Roma", "Aca Laurentia+Roma".

Os links listados abaixo de cada orienta??o s?o sugest?es que podem ou n?o ser compartilhadas com os alunos, dependendo da abordagem adotada pelo professor com sua turma.

Na aula seguinte, re?na os grupos  e pe?a que apresentem o resultado de suas pesquisas da seguinte forma:

  • Fa?a um sorteio para designar a sequ?ncia de apresenta??o  dos grupos.
  • O grupo sorteado para iniciar comentar? a primeira proposi??o. Ap?s sua conclus?o, d? oportunidade aos outros grupos para contribu?rem com informa??o adicional que, porventura, venham a ter.
  • Continue com a apresenta??o das proposi??es na sequ?ncia sorteada.

Imagem  dispon?vel em:  http://www.suapesquisa.com/imperioromano/roma.jpg . Acesso em 10 mar. 2012.

  • Pesquise sobre o mito da funda??o de Roma (loba amamentando R?mulo e Remo) e sobre uma cortes? chamada Aca Laurentia ou Laurentina.

Dispon?vel em: http://linguaportuguesa.uol.com.br/linguaportuguesa/gramatica-ortografia/17/artigo134840-1.asp . Acesso em 10 mar. 2012.

?

  • Segundo a tradi??o, Roma teria sido fundada no ano de 753 a.C. por R?mulo e o seu irm?o Remo. Pesquise sobre o fim dos dois irm?os. Quem reinou? O que aconteceu ao outro?

Dispon?vel em "cultura": http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080711103037AARxyli. Acesso em 04 abr. 2012.

?

Imagem dispon?vel em: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRv7xg60KApn5NP2flI6au0WKkQLo_REu_ed5Ikhtq2zsPv5neUtQ. Acesso em 04 abr. 2012.

  • Ser beb? em Roma n?o era nada f?cil! O que acontecia ao beb? caso o pai n?o o reconhecesse como seu?

Dispon?vel em: http://www.sohistoria.com.br/curiosidades/nascer/. Acesso em 04 abr. 2012.

Imagem dispon?vel em: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR0SqV5PjWIMu9rV4LX4vpTjOqGIN4MKRUT7CRfJELFqoms5ysCGA . Acesso em 10 mar. 2012.

  • Pesquise sobre a Infu?ncia de Roma na forma de fazermos as leis na atualidade. (o Direito).

Imagem dispon?vel em: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTP5OzPR6TGV-3jnFA6XTOdCfkDzd1y4UCCsEeGB-kAShOleWQhhQ. Acesso em 04 abr. 2012.

Imagem dispon?vel em: http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTmLCQqT7-wz_k0RDuqevAE68eqNxbxHNaX-JlSQ8ZMechnntyH. Acesso em 04 abr. 2012.

Imagem dispon?vel em: http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRLVId_MqSo6FngfghtA-sXk5w9YrH70wpBj5wTscBdecMWPgBsCg. Acesso em 04 abr. 2012.

Imagem dispon?vel em: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQjAemzy6fB6l14L47SeilWtBfUwnpB-SuYlhYQ5hhGjv0dPBxS8Q. Acesso em 04 abr. 2012.

  • A que outras l?nguas o latim deu origem?

Dispon?vel em:  http://www.suapesquisa.com/imperioromano/ . Acesso em 10 mar. 2012.

?

Atividade 3

?

Imagem dispon?vel em: <http://linguaportuguesa.uol.com.br/linguaportuguesa/gramatica-ortografia/17/imagens/i114042.jpg >. Acesso em 10 mar.2012.

Professor, imprima os quadros com os meses do ano abaixo e afixe na sala de aula. Apresente esta breve explica??o dando oportunidade aos alunos para acrescentarem informa??o da qual tenham conhecimento.

A rela??o entre o calend?rio e a Astronomia ? direta. Cedo, o homem sentiu necessidade de dividir o tempo para comemorar suas festas religiosas e, principalmente, para saber a ?poca de suas atividades agr?colas e comerciais. O calend?rio, criado por R?mulo (753 a 717 a.C.), tinha 304 dias divididos em dez meses, cada m?s variando entre 16 e 36 dias. Posteriormente, o n?mero de dias de cada m?s teria 30 ou 31 dias, compreendendo dez meses lunares, mas este calend?rio teve pouca dura??o, pois os meses flutuavam pelas esta??es do ano. Os nomes dos meses foram provavelmente o ?nico legado deste calend?rio:

1? Martius (31 dias)

6? Sextilis (30 dias)

2? Aprilis (30 dias)

7? September (31 dias)

3? Maius (31 dias)

8? October (31 dias)

4? Junius (30 dias)

9? November (31 dias)

5? Quintilis (31 dias)

10? December (30 dias)

Dispon?vel em: http://timoteo.blogger.com.br/calendario.htm. Acesso em 04 abr. 2012.

Numa Pomp?lio ( 715 a 672 a.C.), sucessor de R?mulo, querendo igualar a contagem do tempo romano ? dos gregos e fen?cios, reformou o calend?rio de R?mulo, instituindo os meses de Januarius e Februarius, do latim februus. No m?s de fevereiro, realizavam-se cerim?nias de purifica??o, como sacrif?cios expiat?rios e os ritos de purifica??o. Os meses Quintilis e Sextilis foram rebatizados com os nomes de julho e agosto, em homenagem aos dois primeiros dos doze c?sares: Julius (J?lio C?sar) e Augustus. Para que julho e agosto tivessem o mesmo n?mero de dias, subtra?ram-se dois dias do m?s de fevereiro. Repare que as festas de junho s?o juninas (de Juno), mas as festas de julho s?o julianas (de J?lio), e n?o "julhinas" ou "julinas", nomes que n?o existem.

?

Calend?rio Juliano/dias

Calend?rio Juliano depois de Augustus/dias

1? Januarius 31

l? Januarius 31

2? Februarius 29 ou 30

2? Februarius 28 ou 29

3? Martius 31

3? Martius 31

4? Aprilis 30

4? Aprilis 30

5? Maius 31

5? Maius 31

6? Junius 30

6? Junius 30

7? Quintilis 31

7? Julius 31

8? Sextilis 30

8? Augustus 31

9? September 30

9? September 30

10? October 31

10? October 31

11? November 30

11? November 30

12? December 31

12? December 31

Dispon?vel em: http://timoteo.blogger.com.br/calendario.htm . Acesso em 04 abr. 2012.

Ao final desta explana??o, pe?a aos alunos que fa?am uma pesquisa sobre a origem e significado de cada um dos meses do calend?rio que utilizamos atualmente e que a entreguem na pr?xima aula. Isso possibilitar? que os alunos contribuam mais e melhor na pr?xima parte da atividade.

Na aula seguinte, mantenha a formata??o de grupos da Atividade 2 e leia as informa??es abaixo (Professor: Nossa sugest?o ? que imprima a tela, recorte cada informa??o sobre os meses e cole formando fichas. Assim os meses ficar?o fora de ordem para a leitura das dicas!). O grupo que primeiro identificar a que m?s a informa??o se refere, desde que a leitura do item tenha sido finalizada, marca ponto.

  • Janeiro:  ? composto por 31 dias. Foi uma homenagem a Jano, deus da mitologia romana. Caso nenhum grupo acerte, leia esta informa??o e veja quem responde primeiro: O nome prov?m do latim Ianuarius, d?cimo primeiro m?s do calend?rio de Numa Pomp?lio

  • Fevereiro: Por exig?ncia do Imperador C?sar Augusto, de Roma, um de seus dias passou para o m?s de agosto, para que o mesmo ficasse com 31 dias, semelhante a julho, m?s batizado assim em homenagem ao Imperador J?lio C?sar. Caso nenhum grupo acerte, leia esta informa??o e veja quem responde primeiro: Tem a dura??o de 28 dias, a n?o ser em anos bissextos, em que ? adicionado um dia a este m?s.

  • Mar?o: O seu nome deriva do deus romano Marte.? o terceiro m?s do ano no calend?rio gregoriano.

  • Abril: Tem 30 dias. Seu nome deriva do nome etrusco de V?nus, deusa do amor e da paix?o. ? por esta raz?o que surgiu a cren?a de que os amores nascidos neste m?s s?o para sempre. Caso nenhum grupo acerte, leia esta informa??o e veja quem responde primeiro: O seu nome deriva do Latim Aprilis, que significa abrir, numa refer?ncia ? germina??o das culturas.

  • Maio: Tem 31 dias. O seu nome ? derivado da deusa romana Bona Dea da fertilidade. Caso nenhum grupo acerte, leia esta informa??o e veja quem responde primeiro:Outras vers?es apontam que a origem se deve ? deusa grega Maya, m?e de Hermes.

  • Junho: Tem 30 dias. O seu nome ? derivado da deusa romana que era mulher do deus J?piter. Caso nenhum grupo acerte, leia esta informa??o e veja quem responde primeiro: O nome da esposa de J?piter era Juno.

  • Julho: Tem a dura??o de 31 dias. antes chamado Quintilis em latim, dado que era o quinto m?s do Calend?rio Romano. Caso nenhum grupo acerte, leia esta informa??o e veja quem responde primeiro: Deve o seu nome ao imperador romano J?lio C?sar,  por ser o m?s em que C?sar nasceu.

  • Agosto: Era denominado Sextilis ou Sextil, visto que era o sexto m?s no calend?rio de R?mulo (calend?rio romano). Caso nenhum grupo acerte, leia esta informa??o e veja quem responde primeiro: Por decreto do imperador C?sar Augusto, o ?seu? m?s tamb?m tem 31 dias, pois este n?o queria ficar atr?s de J?lio C?sar.

  • Setembro: Tem a dura??o de 30 dias. Na Gr?cia Antiga, chamava-se Boedromion. Deve o seu nome ? palavra latina septem (sete).

  • Outubro: Tem a dura??o de 31 dias. Come?a sempre no mesmo dia da semana que o m?s de janeiro, quando o ano n?o ? bissexto. Caso nenhum grupo acerte, leia esta informa??o e veja quem responde primeiro: Deve o seu nome ? palavra latina octo (oito)

  • Novembro: Deve o seu nome ? palavra latina novem (nove), dado que era o nono m?s do calend?rio romano. Tem a dura??o de 30 dias.

  • Dezembro: Deve o seu nome ? palavra latina decem (dez), dado que era o d?cimo m?s do Calend?rio Romano. Tem a dura??o de 31 dias.

Dispon?vel em: http://www.vocesabia.net/ciencia/astronomia/curiosidades-sobre-os-meses-do-ano/. Acesso em 04 abr. 2012.

?

Atividade 4

?

Nesta atividade, o professor dever? orientar para que cada grupo prepare um Blog com o conte?do trabalhado na aula.

Professor, para criar o blog, pe?a para os alunos acessarem http://tutorialdoblog.blogspot.com.br/

L? encontrar?o uma imagem, conforme esta abaixo, contendo informa??es sobre os passos a serem seguidos para a cria??o de um blog.

Outra op?ao ? assistir ao v?deo do youtube  Tutorial BLOG passo a passo que traz instru??es em como fazer um blog. Dispon?vel em: < http://www.youtube.com/watch?v=1DKM1RTTqLA >.

?

Professor, para finalizar, a turma deve formar um c?rculo para um momento de intera??o.

Pe?a a cada um dos alunos que digam em que m?s nasceram e o que mais acharam interessante a respeito da pesquisa que fizeram. Pergunte se as altera??es no calend?rio crist?o ao longo dos anos foi realmente necess?ria. Levante as opini?es a favor e contra e deixe que exponham seus motivos para que cheguem a um consenso. Caso seja necess?rio, interfira com orienta??es que os levem a uma conclus?o.

Recursos Complementares

Sugest?es de links para professores:

?  Hist?ria "As voltas que a l?ngua d?" -http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=912&sid=7. Acesso em 10 mar. 2012.

?  Hist?ria "Alguns alfabetos" -http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=914&sid=7  . Acesso em 10 mar. 2012.

?  Artigo "Calend?rio" -http://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio . Acesso em 10 mar. 2012.

?  Curiosidades "Calend?rio Romano" -http://www.solbrilhando.com.br/Curiosidades/Calendarios/Calendario_Romano.htm . Acesso em 10 mar. 2012.

?  "An?lise comparativa  sobre o mito de funda??o de Roma" - poema ?pico de Virg?lio com a escultura (1616), de Giovanni Lorenzo Bernini . http://www.unicamp.br/chaa/eha/atas/2008/ROSARIO,%20Nilcileia%20da%20Silva%20-%20IVEHA.pdf

Professor, este artigo pode ser usado para que se crie uma aula interdiciplinar com a ?rea de Artes. Pode tamb?m ser sugerido como uma pesquisa a ser desenvolvida pelos alunos em aulas posteriores.

Sugest?es de links para alunos:

? Recurso de v?deo " Imp?rio Romano - Parte 2 " -http://www.youtube.com/watch?v=JRW4R7G7kJc&feature=related . Acesso em 10 mar. de 2012.

? Recurso de v?deo " Imp?rio Romano - Parte 1 " -http://www.youtube.com/watch?v=2VF_pXPpgZM . Acesso em 10 mar. de 2012.

?  Artigo "A origem dos nomes dos meses e do ano bissexto" -http://linguaportuguesa.uol.com.br/linguaportuguesa/gramatica-ortografia/17/artigo134840-1.asp. Acesso em 14 abr. 2012.

? Texto em formato html - O mito da funda??o de Roma - < http://www.prof2000.pt/users/secjeste/isarosete/Fundacao_Roma.htm  >

? Texto em formato pdf - "Sobre mito, s?mbolo e rito" -< http://www.sociedadeteosofica.org.br/bhagavad/site/livro/cap65.htm

Avaliação

A partir da an?lise do Blog,  o professor avaliar? a produ??o textual dos alunos.

Professor, considere:

  • fidelidade ao tema,
  • consist?ncia das informa??es,
  • coes?o e coer?ncia textual,
  • uso de links ( incentive-os a usarem p?ginas institucionais e governamentais e evitar as comerciais) terminados em edu e gov.br, uso de imagens (incentive-os a buscarem obras de arte romana cl?ssicas) e links para sites com atividades interativas.