Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane ?llen da Silva, Priscila Gerv?sio Teixeira
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
| Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ambiente |
| Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
| Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
| Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
| Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
| Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: usos e formas |
| Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
| Ensino Fundamental Inicial | Hist?ria | Localidade |
| Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
| Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
| Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Ortografia |
| Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
| Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
| Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Solidariedade |
| Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Tratamento da informa??o |
| Ensino Fundamental Inicial | Sa?de | Valoriza??o dos v?nculos afetivos |
Para realiza??o desta aula, ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o di?logo e a troca de ideias sobre quest?es ambientais, relacionadas ? flora brasileira. Consideramos importante que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre a utiliza??o do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
Iniciando o di?logo
Professor, um Projeto de Inicia??o Cient?fica tem como objetivo principal, estimular no aluno a pr?tica de pesquisa, despertando a curiosidade e o desejo de buscar respostas, em diferentes fontes de informa??o, das diversas d?vidas que surgem no seu dia a dia. Tais questionamentos necessitam ser valorizados no interior da escola, visando suprir as reais necessidades e interesses dos alunos, perfazendo um trabalho pedag?gico voltado ao contexto cultural do educando. O Projeto pode ser organizado das mais variadas formas, por?m, necessita abarcar os seguintes momentos:
?
A caracter?stica central de um Projeto de Inicia??o Cient?fica consiste em seu car?ter din?mico, flex?vel e interdisciplinar, pautado na comunica??o entre os sujeitos envolvidos neste processo. Por isso, a participa??o dos alunos, professores e familiares ? de fundamental import?ncia para que o processo de pesquisa possa ser de fato concretizado. Neste sentido, o tempo para a realiza??o de um Projeto depender? do envolvimento da turma com o tema e da sua complexidade, podendo ser desenvolvido ao longo de um ano letivo, bem como em um tempo relativamente menor. A criatividade dos participantes necessita ser valorizada, pois a realiza??o de uma pesquisa demanda estar imbricado, a partir das constantes reflex?es e d?vidas sobre o tema em estudo. Destacamos que o tema do Projeto aqui proposto ? ?Fauna Brasileira: encantos, curiosidades e preserva??o? o qual conta com um subprojeto denominado ?A caatinga e seus animais? que ser? aqui desenvolvido.
?
1? Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Defini??o do tema: a vez e a voz dos alunos
Professor, a Defini??o do Tema do Projeto consiste em um primeiro momento de organiza??o do Projeto de Inicia??o Cient?fica. O tema pode ser escolhido de variadas formas, podendo partir de uma sugest?o do pr?prio professor, ou mesmo dos alunos. O que ir? concretizar a escolha do tema ? realmente o envolvimento e o interesse da turma com o mesmo.
Para esta aula, sugerimos que voc? organize a turma em uma roda de conversa e instigue a participa??o dos alunos com opini?es sobre o que ? um Projeto de Inicia??o Cient?fica. ? importante que todos os alunos participem e se envolvam na atividade. Depois, explique para a turma que ter? como desafio elaborar um Projeto para ser pesquisado e que contar? com a oportunidade de vivenciar um trabalho com experimenta??o e observa??o. Para instigar os alunos a participarem da investiga??o aqui proposta ?A caatinga e seus animais? ? necess?rio promover um momento de sensibiliza??o utilizando para isso recursos diversos que possam despertar o desejo de estudar tal tem?tica.
Para iniciar, sugerimos o trabalho com a m?sica ?O Jumento? dos Saltimbancos. Disponibilize uma c?pia da letra da m?sica para cada aluno e realize a leitura e posteriormente cante com a turma. Lembre-se que o trabalho com a m?sica em sala de aula, demanda muito mais que a simples leitura e compreens?o da letra, envolve tamb?m ritmo e movimento corporal dos alunos.
O Jumento
Jumento n?o ?
Jumento n?o ?
O grande malandro da pra?a
Trabalha, trabalha de gra?a
N?o agrada a ningu?m
Nem nome n?o tem
? manso e n?o faz pirra?a
Mas quando a carca?a amea?a rachar
Que coices, que coices
Que coices que d?
O p?o, a farinha, feij?o, carne seca
Quem ? que carrega? Hi-ho
O p?o, a farinha, o feij?o, carne seca
Lim?o, mexerica, mam?o, melancia
Quem ? que carrega? Hi-ho
O p?o, a farinha, feij?o, carne seca
Lim?o, mexerica, mam?o, melancia
A areia, o cimento, o tijolo, a pedreira
Quem ? que carrega? Hi-ho
Jumento n?o ?
Jumento n?o ?
O grande malandro da pra?a
Trabalha, trabalha de gra?a
N?o agrada a ningu?m
Nem nome n?o tem
? manso e n?o faz pirra?a
Mas quando a carca?a amea?a rachar
Que coices, que coices
Que coices que d?
Hi-hooooooooo
Fonte: http://letras.terra.com.br/os-saltimbancos/275213/
Ap?s o trabalho com a m?sica, inicie um di?logo com a turma sobre o animal citado na letra e a regi?o em que o mesmo vive. Professor, observe atentamente as express?es orais e gestuais dos alunos, que se referem ao interesse ou n?o de estudar o tema. Agora, solicite que os alunos acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox e o s?tio sugerido abaixo, para observarem algumas imagens que comp?em a regi?o t?pica em que o jumento vive.
Fonte: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=962&sid=2
Professor, o momento de observa??o das imagens pode ser complementado com um di?logo com a turma sobre as poss?veis d?vidas e conhecimentos pr?vios. ? necess?rio instigar nos alunos o desejo de estudar as caracter?sticas que envolvem uma regi?o pr?xima ou mesmo n?o conhecida pelos alunos, para que os saberes sejam ampliados e culturalmente enriquecidos.
Agora, converse com os alunos sobre o que acham de iniciarem um trabalho de pesquisa para conhecerem mais a regi?o da caatinga e os animais que ali vivem. Neste momento, ? importante ouvir cada aluno sobre o desejo de participar do Projeto.
Em seguida, crie um T?tulo para o Projeto de forma coletiva com a turma. Voc? j? deve ter percebido que um Projeto de Inicia??o Cient?fica est? pautado no di?logo e na participa??o efetiva de todos os envolvidos no processo. Por isso, mobilize a turma a propor algumas sugest?es de t?tulos e fa?a a escolha, seja por vota??o, ou mesmo por um momento de di?logo.
Juntamente com a turma, decida a melhor forma de organizar os registros do Projeto, podendo o mesmo ficar registrado em um caderno espec?fico para o Projeto, ou mesmo, ser estruturado em uma pasta cat?logo, onde se guardariam cada folha do Projeto. Optando pelo caderno, solicite que os alunos construam uma capa que contenha os seus dados pessoais e os dados da escola, inserindo o t?tulo escolhido e um desenho sobre a tem?tica. Veja o exemplo a seguir:
?
|
Escola de Educa??o B?sica da Universidade Federal de Uberl?ndia ? ? T?tulo do Projeto: A caatinga e seus animais
? Aluno: Turma: Professor: |
Ap?s terminarem a atividade, os alunos poder?o apresentar para a turma o seu desenho e explic?-lo. Escolhida a tem?tica e o t?tulo do Projeto, elabore com a turma uma Justificativa para o estudo da regi?o da caatinga. Neste momento, cada aluno dever? expor os motivos que o levaram a optar pela tem?tica, bem como o porqu? ? importante e necess?rio o seu estudo. O registro desta atividade poder? ser feito no caderno do Projeto. Para isso, auxilie os alunos a participarem da constru??o coletiva de um texto, expondo as suas ideias.
2? Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Professor, o trabalho com Inicia??o Cient?fica demanda reflex?o por parte dos alunos sobre o objeto a ser estudado. Neste momento, ser? interessante construir os Objetivos que permear?o o Projeto, tendo em vista o que querem aprender ou mesmo vivenciar. Neste sentido, organize a turma para uma roda de conversa e solicite que cada um exponha para o grupo o que quer aprender a partir da realiza??o do Projeto. Registre em uma cartolina em branco, os objetivos expressos pelos alunos e depois afixe em um mural da sala de aula. Os alunos dever?o registrar no caderno do Projeto os objetivos constru?dos. Veja alguns exemplos abaixo:
Objetivos:
Ap?s a elabora??o dos objetivos, ? chegado o momento de construir com a turma as Problematiza??es que conduzir?o o Projeto. Para isso, explique aos alunos que o que move a pesquisa s?o perguntas e d?vidas, a serem investigadas. Sendo assim, entregue uma folha de papel em branco para cada aluno e instigue-os a descobrirem o que gostariam de saber sobre a caatinga. Para este momento, voc? poder? possibilitar que os alunos busquem informa??es na internet, revistas ou outras fontes de informa??o, ou mesmo incit?-los a fazer uma pergunta de cunho pr?prio, ou seja, partir da curiosidade, que cada aluno j? possua sobre o tema. ? importante que os alunos compreendam que outras quest?es poder?o surgir durante a realiza??o do Projeto e que dever?o ser inclu?das na investiga??o, demonstrando a flexibilidade e a dinamicidade que envolve a pesquisa.
Exemplos:
Solicite que registrem no papel a/s d?vida/s e posteriormente leiam para a turma. ? importante que cada aluno elabore pelo menos uma quest?o. Voc? poder? agrupar as quest?es que s?o pr?ximas, que tenham o mesmo teor de conte?do. Depois, registre na lousa cada pergunta e o nome do aluno que a elaborou. Os alunos dever?o copiar no caderno do Projeto esta etapa constru?da individualmente.
Professor, diante de cada pergunta elaborada pelos alunos, ? importante instig?-los a pensar sobre as Hip?teses que j? possuem sobre a sua pr?pria d?vida. Este movimento ? fundamental para valorizar o conhecimento pr?vio do aluno sobre o tema. Por isso, solicite que cada aluno busque responder ? quest?o elaborada por ele anteriormente, levantando uma hip?tese, a qual ser? validada ou n?o no decorrer da pesquisa. Como registro, sugerimos que os alunos anotem no caderno de Projeto a sua pr?pria pergunta e a hip?tese para a mesma. Fa?a um momento de socializa??o das ideias, em que cada aluno possa relatar para a turma a sua produ??o. Veja alguns exemplos a seguir:
Hip?tese: ? um lugar muito seco.
Hip?tese: Em todo o territ?rio brasileiro.
Hip?tese: Sapos e cobras.
Hip?tese: A vegeta??o ? seca e l? faz muito calor.
Hip?tese: Os animais se alimentam de cactos.
Hip?tese: Economizam ?gua.
Hip?tese: A planta t?pica da caatinga ? o coqueiro.
Hip?tese: ? muito duro.
Hip?tese: Chove muito pouco.
Hip?tese: Os animais guardam comida e as plantas guardam ?gua.
Ap?s este momento de constru??o e registro das hip?teses, incite os alunos a pensarem sobre as diferentes Fontes e Estrat?gias Metodol?gicas que poder?o recorrer para buscar informa??es sobre o tema. Para isso, fa?a uma sondagem com a turma dos locais e dos materiais que j? utilizam ou que gostariam de utilizar para buscar informa??es no dia a dia. Ap?s este momento, solicite que cada aluno registre no caderno de Projeto as fontes e as estrat?gias metodol?gicas sugeridas pelo grupo.
? importante ressaltar, que em um trabalho de Inicia??o Cient?fica, torna-se condi??o primordial a busca de informa??es em diversas fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e, ao final, compor uma lista de Refer?ncias Bibliogr?ficas, para facilitar a procura de materiais contidos no Projeto, que possam interessar a outras pessoas. Para a presente investiga??o, sugerimos as seguintes Fontes de pesquisa:
?
Tamb?m ressaltamos algumas Estrat?gias Metodol?gicas que podem enriquecer o trabalho com a turma, tais como:
?
Professor, a participa??o dos familiares ? fundamental durante todo o desenvolvimento do Projeto. Por isso, sugerimos que voc? elabore uma atividade de casa com a turma, na qual os alunos dever?o contar para os familiares a pesquisa que ir?o realizar e fazer uma sondagem do interesse dos mesmos em participar e contribuir com alguns momentos da execu??o da pesquisa. Em sala de aula, organize uma roda de conversa para ouvir dos alunos o retorno dos familiares quanto ao interesse pelo tema e quais seriam as contribui??es dos mesmos.
Professor, agora, construa com a turma um Cronograma para a realiza??o das atividades que permear?o todo o Projeto. Este cronograma n?o consiste em algo est?tico e r?gido, mas sim, participa de um processo flex?vel que depender? fundamentalmente do percurso do pr?prio Projeto. A turma poder? propor entrevistas com diversos profissionais, trabalhos de campo que sejam poss?veis de serem realizados, bem como outros momentos de trabalho. Acreditamos que a organiza??o de um cronograma conjunto com a turma facilita a viv?ncia do aluno com o conhecimento da pesquisa como um todo e promove o envolvimento do educando na execu??o das atividades, as quais foram previamente planejadas com a sua participa??o. O cronograma tamb?m poder? ser registrado no caderno de Projeto, para que assim, os alunos possam acompanhar o desenvolvimento das atividades, assumindo uma responsabilidade de tornar exequ?vel o curso da investiga??o.
3? Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Professor, uma a??o fundamental a ser realizada em um trabalho cient?fico, consiste em retomar com os alunos as atividades j? desenvolvidas anteriormente com o intuito de que todos possam relembrar as etapas e a pr?pria constru??o do Projeto. Por isso, sugerimos que voc? retome com os alunos os processos consolidados at? o presente momento: Defini??o do Tema, constru??o da Justificativa e dos Objetivos, bem como as Fontes e as Estrat?gias Metodol?gicas que poder?o recorrer para buscar aprender mais sobre a tem?tica e o Cronograma. Assim, voc? poder? ter uma no??o de como come?ar o processo de pesquisa e dos recursos materiais necess?rios para realiza??o da atividade.
Inicialmente, propomos uma atividade de pesquisa sobre o que ? caatinga e as regi?es que possuem este tipo de bioma. Para tornar o trabalho mais interessante, leve para a sala de aula um Mapa Regional do Brasil, de prefer?ncia em tamanho ampliado, para que os alunos possam explorar principalmente o territ?rio brasileiro. Tamb?m sugerimos que voc? providencie cactos para serem conhecidos pela turma.
Num primeiro momento, solicite que os alunos acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox e os s?tios sugeridos a seguir. O trabalho com textos online requer de voc?, professor, uma leitura pr?via dos mesmos, para que possa conhec?-los e criar estrat?gias pedag?gicas direcionadas ao conte?do trabalhado.
Fonte: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=962&sid=2
Caatinga
Caracter?sticas da caatinga, tipos de vegeta??o, regi?es, ?rvores t?picas, foto, animais da caatinga
Fonte: http://www.suapesquisa.com/geografia/vegetacao/caatinga.htm
?
Explora??o do texto online
Os alunos poder?o realizar a leitura dos textos e focar na parte referente ?s caracter?sticas da caatinga para discutir com a turma. Solicite que expressem oralmente o que descobriram sobre este bioma. Os alunos poder?o relatar:
No caderno de Projeto, solicite que os alunos escrevam um resumo das informa??es que consideraram mais relevantes nos textos. Veja o exemplo abaixo:
Que legal! Hoje realizamos uma pesquisa na internet e descobrimos muitas informa??es sobre o bioma caatinga.
Agora, escreva abaixo um resumo contendo as ideias principais dos textos trabalhados.
____________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________
?
Ap?s o registro, possibilite um momento para que cada aluno possa realizar a leitura do seu resumo para toda a turma.
Agora, ? importante que a turma conhe?a as regi?es do Brasil compostas pelo bioma caatinga. Pe?a aos alunos para acessarem no laptop Classmate, programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox e o s?tio sugerido abaixo:
?
Fonte: http://www.ibama.gov.br/ecossistemas/caatinga.htm
Explora??o do texto online
Ap?s a leitura do texto online pe?a aos alunos para relatarem o que compreenderam do texto. Instigue-os a pensarem sobre:
Explore com a turma o significado da palavra ?bioma?. Para isso, pe?a que os alunos procurem o seu significado no dicion?rio da L?ngua Portuguesa. Depois de encontrarem e compreenderem o seu significado, solicite que fa?am o seguinte registro no caderno de Projeto:
Hoje procuramos o significado da palavra ?bioma? no dicion?rio da L?ngua Portuguesa. Descobrimos que bioma ?:
____________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________
Fonte:_______________________________________________________________________________________
?
Professor, aproveite a oportunidade para conhecer a regi?o de origem de cada aluno. Os alunos poder?o descobrir o bioma referente ? sua regi?o a partir de uma pesquisa no s?tio abaixo:
Bioma Amaz?nico
Bioma Caatinga
Bioma Cerrado
Bioma Mata Atl?ntica
Bioma Pampa
Bioma Pantanal
Fonte: http://informativoflorestal.com.br/o-que-e-um-bioma.html
Agora, utilize o Mapa Regional do Brasil para explorar com a turma as regi?es do Brasil constitu?das pelo bioma caatinga. Depois desta explora??o, disponibilize uma c?pia da imagem abaixo para cada aluno e solicite que os alunos colem no caderno de Projeto e utilizem um l?pis de cor para demarcar as regi?es trabalhadas. Veja o modelo de registro a seguir:
Que interessante! Hoje descobrimos as regi?es do Brasil que s?o constitu?das pelo bioma caatinga.
Agora, vamos colorir no desenho do mapa do Brasil abaixo, as regi?es por n?s estudadas.
Fonte: http://colorir-desenho.com/mapa-do-brasil-para-colorir
Professor, voc? poder? convidar um bi?logo, ou mesmo um ge?grafo para trabalhar com a turma sobre o bioma caatinga, explorando as suas caracter?sticas como o clima, vegeta??o e animais que nele vivem. A turma poder? elaborar um roteiro de entrevista para ser realizado com o profissional convidado. Este momento constitui um recurso pedag?gico essencial no trabalho com Inicia??o Cient?fica, pois a turma poder? dialogar e esclarecer suas d?vidas com profissionais que conhecem profundamente a tem?tica.
Apresente para a turma os cactos que voc? levou para a sala de aula. Possibilite um momento de explora??o da planta pelos alunos. Promova um momento de di?logo sobre as impress?es que puderam ter a partir da observa??o e do toque na planta. Depois, solicite que registrem no caderno de Projeto, da seguinte forma:
Ap?s observarem os cactos, planta t?pica do bioma caatinga, fa?a um desenho, o mais detalhado poss?vel, desta planta.
Ao final, escreva as caracter?sticas da planta.
|
? ? ? ? ? ? ? ? ? |
____________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________
Agora, a turma dever? pesquisar outras plantas t?picas da caatinga, acessando no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, o s?tio sugerido abaixo:
Fonte:http://educacao.uol.com.br/geografia/caatinga-o-ecossistema-do-sertao-nordestino.jhtm
Professor, a turma poder? fazer a observa??o da imagem contida no s?tio acima e expressar oralmente as suas impress?es. Depois, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco integrantes e leve-os para a biblioteca da escola. Solicite que fa?am uma pesquisa em livros, revistas e jornais, os quais dever?o ser previamente selecionados por voc? professor, para obterem informa??es mais espec?ficas sobre as caracter?sticas das plantas elencadas a seguir. Para este momento, sugerimos orientar os alunos a registrarem as fontes consultadas (T?tulo da obra, autor, ano da publica??o e editora). Os alunos poder?o registrar suas descobertas no pr?prio caderno do Projeto.
Palma
Xiquexique
Mandacaru
Aroeira
Umbuzeiro
Juazeiro
Depois da pesquisa, propicie um momento em que cada grupo possa expor para a turma as informa??es obtidas. Professor, disponibilize uma c?pia da letra da m?sica ?Asa Branca?, para cada aluno. Leia e cante com a turma.
Asa Branca
Quando "oiei" a terra ardendo
Qual a fogueira de S?o Jo?o
Eu perguntei a Deus do c?u, ai
Por que tamanha judia??o
Eu perguntei a Deus do c?u, ai
Por que tamanha judia??o
Que braseiro, que fornaia
Nem um p? de "pranta??o"
Por farta d'?gua perdi meu gado
Morreu de sede meu alaz?o
Por farta d'?gua perdi meu gado
Morreu de sede meu alaz?o
Int? mesmo a asa branca
Bateu asas do sert?o
"Intonce" eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu cora??o
"Intonce" eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu cora??o
Hoje longe, muitas l?gua
Numa triste solid?o
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar pro meu sert?o
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar pro meu sert?o
Quando o verde dos teus "?io"
Se "espaiar" na pranta??o
Eu te asseguro n?o chore n?o, viu
Que eu vortarei, viu
Meu cora??o
Eu te asseguro n?o chore n?o, viu
Que eu vortarei, viu
Meu cora??o
Fonte: http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/47081/
Fa?a um breve relato sobre a vida e a obra do compositor Luiz Gonzaga para a turma. ? importante que os alunos saibam que ele nasceu em Pernambuco e conhecia profundamente a regi?o composta pela caatinga.
Explore com a turma o conte?do da letra da m?sica, instigando os alunos a refletirem sobre:
?
Agora, inicie o di?logo com a turma sobre os poss?veis animais que vivem na caatinga e como conseguem sobreviver, mesmo com a escassez de ?gua. Fa?a uma pesquisa com a turma nos s?tios abaixo e possibilite que explorem os tipos de animais e seus h?bitos. Para isso, solicite que os alunos utilizem o laptop Classmate e acessem no programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox os s?tios a seguir:
A caatinga cheia de vida
Recursos do Portal
?
?
Outros s?tios interessantes:
Fonte: http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/zoologia/os-engenhosos-macacos-da-caatinga
Depois de toda a leitura e explora??o dos s?tios e v?deos, proponha um momento de troca de ideias com a turma e fa?a uma lista com os nomes dos animais que podem ser encontrados no bioma caatinga. Veja o exemplo a seguir:
Realizamos uma pesquisa para descobrir quais animais vivem no bioma caatinga. Vejam o que encontramos:
Moc?s
Gatos maracaj?s
Calango
Cascavel
Carcar?
Asa branca
Professor, ? importante que os alunos percebam que os animais da caatinga se diferenciam dos demais biomas por vivenciarem um per?odo extremamente longo de escassez de ?gua, tendo em sua maioria h?bitos noturnos. O trabalho com os animais da caatinga pode se estender por uma s?rie de atividades que v?o desde a observa??o de imagens at? leitura de textos diversos das mais variadas fontes, o que depender? do interesse e da necessidade dos participantes.
Voc? poder? proporcionar aos alunos, um trabalho sobre a biodiversidade atrav?s do recurso do Portal do Professor, dipon?vel abaixo:
?
Proponha uma atividade de conclus?o do Projeto, a qual ter? como finalidade divulgar para a comunidade escolar e familiares a gama de conhecimentos constru?dos durante todo o processo de pesquisa. Esta etapa ? de extrema relev?ncia para cumprir com a ess?ncia de todo aprendizado: a sua possibilidade de ser utilizado e ensinado a outras tantas pessoas que participam da vida do educando. Professor, organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos, para que cada grupo construa um cen?rio do bioma caatinga contendo: vegeta??o e animais t?picos da regi?o em estudo. Para esta atividade, necess?rio se faz um trabalho de campo com a turma, em museus, centros culturais, dentre outros lugares, que possam fornecer materiais para compor o cen?rio a ser constru?do, podendo ser: fotos, animais empalhados, plantas t?picas, objetos da cultura da regi?o da caatinga, dentre outros. Explique para turma que ter? como desafio realizar uma apresenta??o, a partir de todo o trabalho de investiga??o realizado ao longo do Projeto, para a comunidade escolar e familiares.
Organize o Trabalho de Campo com a turma. Este tipo de atividade pedag?gica requer planejamento conjunto com a turma e a autoriza??o dos familiares. ? essencial a clareza quanto aos objetivos de tal metodologia de trabalho, tendo em vista o que os alunos poder?o aprender. Para isso, escolha com a turma um local em sua cidade, no qual voc?s possam encontrar um n?mero expressivo de animais, podendo ocorrer em zool?gicos. Escolhido o local, elabore com a turma os objetivos desta visita, se atentando para as seguintes quest?es:
Ap?s, a constru??o dos objetivos, ? necess?rio criar com o grupo, um roteiro de observa??o, contendo aspectos importantes relacionados ao tema em estudo.
Fa?a um levantamento com a turma dos combinados que envolvem um comportamento que viabilize um real aprendizado, para que todos possam aproveitar da melhor forma a atividade. Esta organiza??o pr?via, provida de coletividade, firma uma responsabilidade m?tua com o aprender.
Depois, organize um bilhete a ser enviado aos familiares, relatando os objetivos do trabalho, data, local, hor?rio, meio de transporte a ser utilizado, o trajeto e o que os alunos dever?o levar (bon?, lanche, etc.), solicitando a autoriza??o dos mesmos para a participa??o do aluno. Lembre-se que o objetivo principal do trabalho ? conhecer e procurar materiais que caracterizam o bioma caatinga para a constru??o do cen?rio.
Ap?s o trabalho de campo, possibilite um momento de troca de informa??es sobre o que observaram. Depois, construa com a turma um relat?rio coletivo da atividade desenvolvida. Para isso, solicite a participa??o de todos os alunos, expressando oralmente as ideias, e na medida em que v?o participando, voc? dever? registrar na lousa. Em seguida, os alunos dever?o copiar o relat?rio no caderno de Projeto.
Ap?s a constru??o do cen?rio, agende uma data e um hor?rio para realizar a atividade de culmin?ncia da pesquisa.
4? Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Professor, nesta etapa do trabalho de pesquisa, ? fundamental retomar as hip?teses dos alunos ?s quest?es que permearam a investiga??o. O objetivo principal deste momento ? possibilitar que o aluno descubra o que mudou em rela??o ao seu saber sobre a tem?tica no in?cio do Projeto at? o momento atual de conclus?o do mesmo. Sendo assim, possibilite um momento de di?logo com o grupo de alunos, para que cada um possa expor a sua hip?tese inicial e o que mudou ap?s a realiza??o da pesquisa.
Agora, proponha ? turma um momento de avalia??o individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:
Cada aluno poder? realizar sua autoavalia??o por escrito, utilizando para isso o pr?prio caderno do Projeto. Ap?s todos terminarem a atividade, proponha que exponham para a turma o que significou para cada um a viv?ncia e as variadas experi?ncias com a Inicia??o Cient?fica na Escola.
| Nome | Tipo |
|---|---|
| Qual ? a palavra? A diversidade amea?ada | Anima??o/simula??o |
| Biomas - Caatinga | V?deo |
Sugest?es de links para alunos:
V?deos "Tom da Caatinga?, site Ci?ncia ? m?o ? Portal de Ensino de Ci?ncias -
http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=von&cod=_ecologiaecossistematomda. Acesso em 16 de mar?o de 2012
Sugest?es de links para professores:
V?deos "Caatinga e Cerrado", site Ci?ncia ? m?o ? Portal de Ensino de Ci?ncias -
http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=vntc&cod=_cerradoecaatinga. Acesso em 16 de mar?o de 2012
Reportagem "Caatinga ? Muito prazer", site do Instituto Ci?ncia Hoje -
http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/revista-ch-2008/251/caatinga-muito-prazer. Acesso em 16 de mar?o de 2012
O trabalho de Inicia??o Cient?fica pressup?e uma avalia??o cont?nua que possa permear todo o processo de pesquisa. Neste sentido, a observa??o dos alunos nos mais variados momentos do Projeto, constitui um recurso essencial para que o professor possa perceber o envolvimento, o desenvolvimento e as poss?veis d?vidas que possam surgir. O Projeto ?A caatinga e seus animais?, tendo em vista as diversas atividades e viv?ncias dos alunos, tem em sua base caracter?sticas que necessitam ser percebidas pelo professor no que se refere ao desenvolvimento dos educandos, como a participa??o, a rela??o com a tem?tica, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favore?a o respeito e a coopera??o para com seus pares.