B?rbara da Silva Santiago
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino M?dio | Geografia | Estrutura e din?mica de diferentes espa?os urbanos e o modo de vida na cidade |
Ensino M?dio | Geografia | Quest?es ambientais, sociais e econ?micas |
O aluno ir? tornar-se um empreendedor do setor tur?stico e perceber o crescimento do turismo como atividade econ?mica em nosso pa?s.
Que os alunos saibam que o turismo est? ligado ao setor de servi?os e que por sua vez ? uma atividade econ?mica que vem crescendo muito nos ?ltimos anos.
ORIENTA??ES AO PROFESSOR(A): Professor, nesta aula ser? proposta uma atividade que ir? incentivar a capacidade de cria??o de seus alunos e dessa forma eles ir?o entender como a atividade tur?stica tornou-se a atividade econ?mica que mais cresceu nos ?ltimos anos.
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AULA 1
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momento 1: Fa?a leitura do fragmento "POPULA??O E DESENVOLVIMENTO ECON?MICO: O ESPA?O COMO MERCADORIA" contido no artigo 'MEIO AMBIENTE URBANO, TURISMO E IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS: CONDI??ES ENTRE DESENVOLVIMENTO ECON?MICO E O DESENVOLVIMENTO SUSTENT?VEL" de Marcelo Viana. Dispon?vel em: http://www.abep.nepo.unicamp.br/iussp2001/cd/GT_Pop_Amb_Ramos_Text.pdf
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POPULA??O E DESENVOLVIMENTO ECON?MICO: O ESPA?O COMO MERCADORIA
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No desenvolvimento do sistema capitalista de produ??o, destaca-se historicamente o processo gradual de valoriza??o do espa?o, desde a institui??o da propriedade privada at? a hierarquiza??o dos espa?os, ora pelas suas caracter?sticas (que agregam valor e fun??o), ora pela possibilidade de valoriza??o que este espa?o possa esbo?ar. No que cabe ao item demografia, a j? quase cl?ssica fuga pra os centros urbanos, no caso do Brasil, representada por um ?xodo rural, tem significado o agravamento dos problemas e porque n?o afirmar, da crise das cidades, o super?vit populacional (para n?o pensarmos em superpopula??o) ? sem d?vida um dado preocupante, ao passo que as cidades, na maioria das vezes n?o se encontram equipadas em todos os n?veis para atender ? nova demanda que a elas se apresenta. Hogan (1995) destaca a presen?a constante do tema envolvendo a corrida entre popula??o e recursos quando se discute a quest?o ambiental, mas salienta que a complexidade existente entre a rela??o popula??o e meio ambiente, ? uma quest?o que transcende ? esfera estat?stica ou puramente num?rica.
Este quadro ? ainda mais cr?tico quando se pressup?e que a principal mercadoria ou o principal instrumento de gera??o de renda ? o espa?o propriamente dito, ou seja, quando a venda da paisagem e dos elementos que a integram ? que se constitui no objeto central do foco de acumula??o.
E assim, nas cidades tur?sticas, sob a bandeira do desenvolvimento econ?mico, muitas atividades s?o comumente implementadas, visando al?m de uma suposta amplia??o da melhoria da qualidade de vida, uma evolu??o ou um soerguimento de ?reas urbanas, algumas estagnadas, outras deca?das do ponto de vista da economia. No Caso do Brasil ? imprescind?vel que falemos da explora??o do espa?o atrav?s do turismo de massa, seus reflexos na pol?tica de bem?estar social e ainda da degrada??o das condi??es socioambientais.
A paisagem ? exposta como uma mercadoria e facultado ao ?consumidor? in?meras possibilidades de usufruto do espa?o, para tanto basta que ele tenha recursos para se integrar a crescente massa dos que disp?e de tempo livre, o tempo do ??cio?. Esta, contudo, ? uma das faces do espa?o explorado pelo e para o turismo. ? comum no mundo atual um forte incremento em torno de ?reas tur?sticas, os investimentos destinados a este setor crescem em escalas geom?tricas, em alguns casos chegando a ser uma das prioridades entre as pol?ticas p?blicas de desenvolvimento.
A partir desta realidade, observamos pa?ses que tem no turismo uma fonte consider?vel de capta??o de recursos, outros que possuem grande capacidade de aproveitamento, mas que n?o desenvolvem uma pol?tica adequada de aproveitamento de suas potencialidades. Um exemplo desta disparidade pode ser observado entre Fran?a e Brasil, sendo que o primeiro pa?s recolhe cerca de vinte vezes mais com o setor de turismo, enquanto que no Brasil ainda ? restrita a pr?tica tur?stica, se considerada a riqueza ambiental e cultural atrelada ?s dimens?es de nosso territ?rio, aspecto que confere uma grande diversidade f?sico-cultural, ainda pouco explorada pelo setor.
Expomos rapidamente este quadro a fim de ressaltarmos um aspecto cr?tico do tipo de utiliza??o tur?stica desenvolvido no Brasil; tomemos por base o turismo litor?neo que segundo dados da EMBRATUR, corresponde ? maior parte das ?reas visitadas no pa?s, sobretudo pelo turista estrangeiro. Nestas ?reas observaram-se no decorrer das ?ltimas duas d?cadas os mais elevados ?ndices de degrada??o socioambiental, considerado a associa??o de fatores relacionados ? din?mica social e de conserva??o das unidades ambientais. O crescimento populacional nestas ?reas representou uma conjun??o de problemas t?picos do acelerado processo de urbaniza??o, tais como o crescimento de ?reas de exclus?o, mais gravemente pela prolifera??o de favelas e pela degrada??o das condi??es de vida, pois este crescimento populacional n?o tem sido acompanhado de pol?ticas p?blicas de bem-estar social. Esta popula??o na maioria das vezes ocupa ?reas que, em geral, s?o de risco, tanto no que tange ? conserva??o ambiental quanto ?s condi??es de insalubridade a que se submetem estas popula??es.
Este caso ainda que seja o mais percept?vel e aparentemente o mais grave, est? envolto no bojo de uma estrutura social e econ?mica que ocasiona outras transforma??es no espa?o urbano, em especial no caso das cidades tur?sticas. No caso brasileiro, muitos investimentos p?blicos e privados foram voltados para o setor tur?stico, contudo estes investimentos tiveram e ainda t?m como foco a valoriza??o imobili?ria e o aproveitamento de ?reas para o turismo, atrav?s de uma pol?tica desvinculada dos interesses da maioria da popula??o. Esta popula??o ?, contudo, parte importante desta pol?tica de implementa??o da atividade tur?stica, pois tem servido como m?o-de-obra indispens?vel e barata, e dado o elevado contingente populacional destas cidades, a reposi??o ou simples substitui??o favorecem o empobrecimento e consequentemente a explora??o do trabalho.
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momento 2: Ap?s a leitura o professor dever? iniciar um debate com seus alunos norteado pela tem?tica do espa?o como mercadoria. Sugiro algumas quest?es:
1. Como o turismo se apropria do espa?o e o transforma em mercadoria?
2. Em nossa cidade conseguimos visualizar esta situa??o de espa?o como mercadoria?
3. Como este turismo ser? apropriado pelo Brasil atrav?s da realiza??o da Copa do Mundo de 2014?
4. Quais preocupa??es devem existir por meio das autoridades sobre esta m? utiliza??o do espa?o atrav?s do turismo?
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AULA 2
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momento 1: Apresentar aos alunos as fotografias abaixo:
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Ouro Preto/MG. Dispon?vel em: http://www.brasil.gov.br/sobre/turismo/tipos-de-turismo/cultural-1
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Bonito/MS. Dispon?vel em: http://ecoturismoembonito.wordpress.com/2011/08/10/turismo-de-aventura-em-bonito-inclui-cachoeiras-cavernas-e-trilhas/
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Aparecida do Norte/SP. Dispon?vel em: http://www.mundodastribos.com/turismo-religioso-no-brasil.html
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S?o Paulo/SP. Dispon?vel em: http://turismo.culturamix.com/noticias/turismo-de-negocios-em-sao-paulo
Praia do Franc?s/AL. Dispon?vel em: http://blog.decolar.com/destinos/top-10-%E2%80%93-praias-nacionais
Est?dio do Benfica de Portugal. Dispon?vel em: http://foradehorasmagazine.blogspot.com.br/2010/05/futebol-liga-portuguesa.html
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momento 2: Qual tipo de turismo pode ser praticado em cada uma delas?
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AULA 3
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momento 1: Ser? proposto aos alunos que um grupo de estrangeiros bastante heterog?neo (crian?as, jovens, adultos e idosos), est? interessado em visitar o Brasil e para isso entraram em contato com ag?ncias de turismo aqui no pa?s para poder elaborar um pacote que atenda ?s expectativas de todo o grupo (neg?cio, eventos, gastronomia, praias, religioso entre outros tipos de turismo). Portanto, caber? aos alunos criar estas ag?ncias e elaborar projetos para este grupo de turistas estrangeiros.
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momento 2: Esta atividade proposta ser? realizada no laborat?rio de inform?tica da escola ou em casa. Dever? ser montado este projeto utilizando o power point ou o windows movie maker, dispon?vel no link: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm
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AULA 4
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momento 1: Todos esses roteiros (em v?deo ou apresenta??o de slides) elaborados pelos alunos dever?o ser exibidos como se eles estivessem apresentando o roteiro da viagem para seus clientes. Esta apresenta??o dever? contar com a presen?a de todos os alunos e o professor poder? usar esse momento da aula para fazer algumas considera??es e fechamento da atividade.
O professor ainda poder? utilizar em suas aulas:
v?deo 1 - A ind?stria do turismo no Brasil. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=BEaU0TPsJxs
v?deo 2 - Turismo no Brasil segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econ?mica Aplicada). Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=KX4VXn1QZPI
Tipos de Turismo segundo o Minist?rio do Turismo - http://www.brasil.gov.br/sobre/turismo/tipos-de-turismo/
O professor poder? avaliar a participa??o dos alunos durante as aulas e tamb?m a participa??o na elabora??o do roteiro tur?stico proposto aos alunos.