Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Cidadania e cultura no mundo contempor?neo |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es |
Ensino M?dio | Hist?ria | Cidadania: diferen?as e desigualdades |
Ensino M?dio | Hist?ria | Sujeito hist?rico |
Compreender que todos os brasileiros t?m direito ? educa??o;
Identificar quem garante/deve garantir o direito ? Educa??o e qual o papel da fam?lia na consolida??o desse direito;
Refletir sobre a rela??o entre educa??o e cidadania.
A origem e o prop?sito da Declara??o Universal dos Direitos Humanos.
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1. A PROPOSTA DE PESQUISA
Apresente aos alunos o v?deo sobre o artigo 26 da Declara??o dos Direitos Humanos produzido pela Human Rights, e, logo em seguida, exiba a reportagem feita pelo Jornal da Cultura sobre a Defensoria p?blica de S?o Paulo, que tenta na justi?a garantir direito b?sico ? educa??o de v?rias crian?as da cidade. Ap?s exibi??o dos v?deos, disponibilize aos alunos o artigo 26 da Declara??o Universal dos Direitos Humanos, impresso, para que eles fa?am a leitura.
V?DEOS:
A)
Dispon?vel em: http://www.goodnesstv.org/en/videos/voir/46213/1/
Acesso em 20.03.12
B)
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=LM6vKlA7f24
Acesso em 20.03.12
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ARTIGO 26 - DECLARA??O UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
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?Toda a pessoa tem direito ? educa??o. A educa??o deve ser gratuita, pelo menos a correspondente ao ensino elementar fundamental. O ensino elementar ? obrigat?rio. O ensino t?cnico e profissional deve ser generalizado; o acesso aos estudos superiores deve estar aberto a todos em plena igualdade, em fun??o do seu m?rito. A educa??o deve visar ? plena expans?o da personalidade humana e ao refor?o dos direitos do homem e das liberdades fundamentais e deve favorecer a compreens?o, a toler?ncia e a amizade entre todas as na??es e todos os grupos raciais ou religiosos, bem como o desenvolvimento das atividades das Na??es Unidas para a manuten??o da paz. Aos pais pertence a prioridade do direito de escolher o g?nero de educa??o a dar aos filhos.?
Dispon?vel em: http://dre.pt/comum/html/legis/dudh.html Acesso em 20.03.12
a) Por que a educa??o ? um direito humano?
b) Em sua opini?o, qual a import?ncia da escola para o indiv?duo e para a sociedade?
c) Voc? conhece ou j? teve not?cia de alguma crian?a que n?o tem o direito ? educa??o garantido?
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2. A PROBLEMATIZA??O DO TEMA:
Todos os brasileiros se beneficiam do direito ? educa??o?
Quem garante/deve garantir o direito ? Educa??o?
Qual o papel da fam?lia na consolida??o desse direito?
Qual a rela??o entre educa??o e cidadania?
Levantando essas quest?es pretende-se que o aluno compreenda que a educa??o ? um direito que deve ser garantido pelo Estado e pela fam?lia. No entanto, como viram na reportagem acima, esse direito n?o ? respeitado integralmente na sociedade brasileira. Al?m disso, o aluno poder? compreender que existe uma fun??o social no ato de educar e que uma das suas finalidades ? promover uma conviv?ncia democr?tica e n?o violenta entre todos os cidad?os.
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3. OS PROCEDIMENTOS PARA A REALIZA??O DA PESQUISA
Orienta??o para a metodologia da pesquisa:
a) Os grupos dever?o buscar as informa??es dentro da Lei (Estatutos, Constitui??o, entre outros), em materiais jornal?sticos e em artigos acad?micos sobre a tem?tica. As fontes pesquisadas poder?o ser impressas ou da internet.
b) Os grupos, al?m de informa??es, dever?o tamb?m acrescentar imagens e informar a bibliografia das fontes.
c) Os grupos dever?o fazer pain?is com as informa??es pesquisadas para socializ?-las com todos da turma.
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4. O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA:
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5. OS RESULTADOS DA PESQUISA:
Com as informa??es coletadas, discutidas e analisadas os alunos dever?o:
I. Promover uma campanha para valorizar a sua escola. Para isso proponha aos alunos que:
a) Realizem um mutir?o para ajudar a limpar, a consertar e a enfeitar a sua escola.
b) Os alunos tamb?m poder?o confeccionar cartazes para espalhar na escola com a tem?tica: O que podemos fazer para que a nossa escola seja cada vez melhor?
II. Organize uma festividade em comemora??o ? Educa??o, convide alunos, pais e comunidade para participar. Para realiza??o do evento, sugira aos alunos que:
a) Fa?am um jogral com a leitura da carta coletiva que fizeram durante a pesquisa.
b) Montem uma pe?a apresentando o direito ? educa??o que toda crian?a e adolescente tem e que deve ser garantida pelo Estado e pela fam?lia.
b) Convide um agente do Conselho tutelar para falar sobre o papel da fam?lia na promo??o do direito ? educa??o e organize um espa?o para que a comunidade escolar tire suas d?vidas sobre esse tema com o convidado.
Sugest?es de links para alunos:
O direito ? educa??o: garantias legais, site Pr? Menino : http://www.promenino.org.br/Ferramentas/Conteudo/tabid/77/ConteudoId/3a22e51d-b52d-4599-8611-102170b41205/Default.aspx Acesso em 20.03.12
?ECA - Cap?tulo IV. Do Direito ? Educa??o, ? Cultura, ao Esporte e ao Lazer.? http://www.youtube.com/watch?v=syELwYAfqK0&feature=related . Acesso em 20.03.12
Sugest?es de link para professores:
Cartilha: Direito Humano ? Educa??o http://www.turminha.mpf.gov.br/para-o-professor/publicacoes/cartilha-direito-a-educacao.pdf . Acesso em 20.03.12
Link do Portal que podem ser consultado pelo professor no planejamento de sua aula:
Os direitos da crian?a e do adolescente - UCA : http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32333 Acesso em 20.03.12
A avalia??o deve permear toda a atividade pedag?gica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poder? avaliar o aluno segundo sua participa??o em todo o processo de pesquisa e, principalmente, ao colocar em pr?tica os resultados das informa??es coletadas. A Inicia??o Cient?fica visa ? forma??o de sujeitos pesquisadores cr?ticos e reflexivos.