Cl?udia Regina Montes Gumerato Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Identificar a organiza??o do lugar em que est? localizada a escola;
Avaliar as a??es humanas e as suas consequ?ncias na paisagem do lugar;
Perceber como o lugar em que est? inserida a escola reflete a Educa??o socioambiental;
Diagnosticar os poss?veis problemas ambientais existentes no entorno da escola durante a realiza??o do Estudo do Meio;
Observar, coletar e organizar informa??es sobre o espa?o de sua viv?ncia, desenvolvendo a problematiza??o e a proposi??o de mudan?as;
Exercitar o respeito ao Meio Ambiente, participando das reflex?es para a solu??o dos problemas s?cio-ambientais do lugar em que est? inserido;
Ter uma atitude respons?vel em rela??o ao Meio Ambiente, reivindicando o direito de todos ? vida em um espa?o preservado e saud?vel.
A inclus?o dos Temas Transversais tem como objetivo perpassar as discuss?es por todas as disciplinas do curr?culo mediante diferentes pr?ticas pedag?gicas, como forma de promover a aproxima??o entre as disciplinas escolares e contextualizar as discuss?es com a realidade. ? evidente a possibilidade de se estabelecer na pr?tica educativa, uma rela??o entre aprender na/sobre a realidade, quest?es da vida real, superando o aprender apenas pela necessidade escolar. O elo de liga??o entre o ensino escolar, a pr?tica social e a viv?ncia (HERN?NDEZ, 1998; PONTUSCHKA, PAGANELLI, CACETE, 2007). Para a realiza??o das atividades, faz-se necess?rio que os alunos conhe?am o conceito tenham a no??o da categoria geogr?fica Lugar e de Paisagem ? natural e humanizada, para que percebam que os seres humanos ocupam diferentes paisagens alterando-as para atender as suas necessidades, e o conhecimento do Meio Ambiente no interior da escola em que estudam. A estrutura de projeto de pesquisa tem a inten??o de contribuir com a pr?tica docente, mas deve ser revista e contextualizada levando em considera??o a realidade local, a proposta de trabalho tem a inten??o de apresentar um caminho poss?vel para provocar a discuss?o no ambiente escolar.
?
Tema: O Meio Ambiente no entorno da escola
?
Problematiza??o do Tema:
?
Objetivo da Pesquisa:
?
Hip?teses da Pesquisa:
?
Execu??o da Pesquisa:
Professor(a), ? importante encontrar no lugar as situa??es significativas para o desenvolvimento de atividades relativas ao Meio Ambiente, faz-se necess?rio instigar nos alunos o interesse por observar e conhecer as paisagens do lugar em que vivem. Portanto, para o desenvolvimento das atividades utilize diferentes recursos.
?
Primeiro Momento
Professor(a), para iniciar o estudo do Meio Ambiente no entorno da escola desperte nos alunos o interesse por conhecer o lugar em que vivem e convivem. Esta atividade de sensibiliza??o poder? ser realizada no Laborat?rio de Inform?tica ou na sala de aula, no caso de escolas que s?o vinculadas ao Projeto Um Computador por Aluno (UCA).
1. Utilizando o netbook, solicite aos alunos que acessem o Google Earth.
?
?
Imagem: Link inicial do Google Earth
Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 19 de mar?o de 2012
?
2. Ao acessar o Google Earth, na barra de ferramentas, selecione Terra. A imagem inicial ser? a do Planeta Terra.
?
Imagem: Planeta Terra no Google Earth
Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 19 de mar?o de 2012
?
3. Depois, selecione o estado. Como exemplo, o estado de Minas Gerais.
?
Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o estado de Minas Gerais
Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 19 de mar?o de 2012
?
4. Agora, o nome do munic?pio em que vivem. Como exemplo, o munic?pio de Uberl?ndia - Minas Gerais.
?
Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o munic?pio de Uberl?ndia - Minas Gerais
Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 19 de mar?o de 2012
?
5. Solicite aos alunos que localize, na imagem de sat?lite, o lugar em que fica a escola que estudam. Oriente os alunos a aproximarem a imagem, para que observem e analisem mais detalhes.
Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o quarteir?o da
Escola de Educa??o B?sica da Universidade Federal de Uberl?ndia (ESEBA/UFU)
Fonte do programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 19 de mar?o de 2012
?
6. A partir da observa??o da imagem converse com os alunos sobre:
7. Converse com os alunos sobre a import?ncia da tecnologia na divulga??o das informa??es, mas evidencie a necessidade da realiza??o de atividades de visita nos lugares ? Estudo do Meio - para poder comparar/comprovar o que as imagens revelam.
?
Segundo Momento
Para organizar a proposta de estudo do Meio Ambiente sugere-se que seja realizado o Estudo do Meio para conhecer o entorno da escola. Segundo Pontuschka e Lopes (2012, p.174) ?O Estudo do Meio pode ser compreendido como um m?todo de ensino interdisciplinar que visa proporcionar para alunos e professores contato direto com uma determinada realidade, um meio qualquer, rural ou urbano, que se decida estudar. Esta atividade pedag?gica se concretiza pela imers?o orientada na complexidade de um determinado espa?o geogr?fico, do estabelecimento de um di?logo inteligente com o mundo, com o intuito de verificar e de produzir novos conhecimentos?.
1. Organize com os alunos uma atividade de Estudo do Meio no entorno da escola, solicite que levem material para registro (caderno para anota??es, c?mera fotogr?fica, entre outros). Utilizando os recursos dispon?veis, solicite que registrem as observa??es que forem realizando sobre o que mais chamou a aten??o. N?o se esque?a de providenciar o bilhete solicitando a autoriza??o dos respons?veis pelos alunos.
2. No dia combinado, organize grupos de quatro alunos. Instigue que observem o entorno da escola: ruas, cal?adas, moradias, presen?a de lixeiras, como as pessoas circulam pelo lugar etc.
3. Das paisagens observadas dever?o escolher duas situa??es que mais chamou a aten??o do grupo: uma que julgam ter gostado e outra que n?o gostaram. Utilizando a c?mera do netbook, celular ou c?mera digital fotografe os lugares escolhidos, caso n?o seja poss?vel utilizar nenhum dos recursos tecnol?gicos os alunos poder?o representar por meio de desenho ou colagem o que observaram.
4. Abaixo da fotografia ou desenho, solicite que escrevam uma frase justificando a sua escolha. Informe aos alunos que, caso tenha sido fotografado, ? necess?rio identificar o lugar e quem registrou a imagem, conforme orienta??o. No dia combinado, os grupos apresentar?o o trabalho.
?
Imagem: Lugar onde foi capturada a imagem
Autor: nome do aluno
Data: dia, m?s e ano
?
?
Terceiro Momento
1. Solicite aos alunos que organizem a apresenta??o das suas imagens. Durante as apresenta??es, solicite aos alunos que reflitam sobre:
a. O que mais chamou a sua aten??o no entorno da escola?
b. Quais s?o as semelhan?as entre as imagens selecionadas?
c. E as diferen?as?
d. O que as imagens selecionadas apresentam de positivo? E de negativo?
e. O que o grupo mudaria nas imagens das paisagens do entorno da escola? Justifique.
?
2. E, para os alunos que est?o assistindo a apresenta??o:
a. Identifiquem as caracter?sticas apresentadas;
b. Analisem as semelhan?as e as diferen?as em rela??o as observa??es realizadas pelo seu grupo;
3. Ap?s as apresenta??es, promova uma roda de conversa para que os grupos apresentem suas observa??es. Solicite que registrem o que observaram.
?
Imagem: Roda de conversa
Dispon?vel em: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTf18__3NtVLQYxIidsStIS5SRZeZuBmS0dWzaUX0wqGHSYlDmExjEVoecs
Acesso em:19 de mar?o de 2012
?
Quarto Momento
?
Imagem: Crian?a produzindo texto
Dispon?vel em: http://1.bp.blogspot.com/-P7yN2V5gczU/TlwJqfTARwI/AAAAAAAAAgE/yqOb5tpyNzo/s1600/produzindo+textos+4.jpg
Acesso em:18 de mar?o de 2012
?
Professor(a), se o grupo julgar importante, elaborem, coletivamente, um relat?rio apresentando as proposi??es elencadas e encaminhe para o ?rg?o municipal respons?vel.
Incentive os alunos a colocarem em pr?tica as a??es que foram planejadas pelos grupos. Avaliem as possibilidades de realiza??o e, se necess?rio, procurem parceiros para concretizar o trabalho. Vale lembrar que o desenvolvimento de uma atividade transversal e interdisciplinar de estudo do Meio Ambiente do entorno da escola tem como objetivo conhecer o entorno da escola e o uso do lugar pelos diferentes sujeitos que ali convivem, acredita-se que as diferentes ?reas do conhecimento poder?o participar desenvolvendo atividades como:
Geografia: Conhecimento do entorno da escola e o processo de ocupa??o do lugar, observa??o, descri??o, registro, compara??o, analise e s?ntese no uso das informa??es sobre o lugar e os impactos no uso do lugar, Educa??o Socioambiental, Estudo do Meio, pesquisa sobre a rela??o dos discentes e os cuidados socioambientais no uso do lugar, reflex?o sobre as pr?ticas ambientais;
Artes: Produ??o e exposi??o de fotografias selecionadas pelos discentes durante o Estudo do Meio, produ??o de cartazes, confec??o de m?scaras com os pap?is descartados pelos alunos, cart?es, papel reciclado, carimbos de cord?o;
Portugu?s: Elabora??o de of?cios reivindicando melhorias de infra-estrutura, produ??o de folder para conscientiza??o da comunidade escolar (alunos / pais / funcion?rios) sobre os cuidados com o Meio Ambiente em parceria com a aula de Artes, Inform?tica, Geografia;
Matem?tica: Compila??o, an?lise de dados e elabora??o de gr?ficos e tabelas com explica??es, analise e leitura dos mesmos.
Ci?ncias: Estudo do Meio Ambiente, tratamento do lixo e as alternativas significativas para o problema.
Inform?tica: Acesso a sites que possibilite o contato com imagens de sat?lite para comparar o mesmo lugar em tempos diferentes e perceber outras quest?es relativas a Educa??o socioambiental;
Hist?ria: Compreens?o o processo de ocupa??o com destaque para os per?odos de maior crescimento da cidade;
Educa??o F?sica: A import?ncia do ambiente equilibrado para a melhoria da qualidade de vida e sa?de-integridade humana e planet?ria.
Filosofia: ?tica ? ?tica nas rela??es - pol?ticas p?blicas voltadas ao cidad?o, alteridade.
?
Avalia??o/Conclus?o
Os alunos dever?o observar, por um determinado per?odo, se as a??es provocar?o altera??es no Meio Ambiente do entorno da escola. Dessa maneira, poder?o reavaliar as proposi??es realizadas. Para tanto, promovam um debate para avaliar o que foi feito e o que ainda poder? ser feito no entorno da escola.
Sugest?o de pesquisa e leitura para o professor(a)
Estudo do Meio: teoria e pr?tica de Claudivan Sanches Lopes e N?dia Nacib Pontuschka
Dispon?vel: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/2360/3383
Acesso em: 19 de mar?o de 2012
?
Instituto Ci?ncia Hoje
Dispon?vel: http://cienciahoje.uol.com.br/categorias?listasubject=Meio%20ambiente
Acesso em: 19 de mar?o de 2012
?
Sugest?o de pesquisa e leitura para o aluno(a)
Meio Ambiente
Dispon?vel em: http://www.canalkids.com.br/meioambiente/
Acesso em:18 de mar?o de 2012
?
IBGE 7 a 12
Dispon?vel em: http://www.ibge.gov.br/7a12/voce_sabia/curiosidades/curiosidade.php?id_curiosidade=43
Acesso em:18 de mar?o de 2012
Ao avaliar os alunos, leve em considera??o o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como crit?rios norteadores: