Portal do Professor

Início do Conteúdo

Projeto de Inicia??o Cient?fica ? Uma lupa na l?ngua ? Est Latin a mortuus lingua? Latina Aeterna est!

Autor e Co-autor(es)

Leila Maris Alves Ferreira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fen?menos e suas inter-rela??es
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Rela??es sociopragm?ticas e discursivas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar a influ?ncia do latim na forma??o da l?ngua portuguesa
  • Compreender o processo de forma??o de palavras
  • Reconhecer palavras de origem latina 
  • Criar uma comunidade em uma rede social para compartilhar a pesquisa realizada
  • Verificar a influ?ncia da l?ngua latina na cultura atual

Duração das atividades

15 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Recomenda-se que os alunos estejam familiarizados com o processo de forma??o de palavras. Caso n?o estejam, esse conte?do poder? ser trabalhado paralelamente  ao projeto.

Estratégias e recursos da aula

  • Recursos
  • Laptops Classmate e Tablets conectados a Internet
  • Data show

?

Estrat?gias

  • Trabalho em duplas
  • Trabalho em grupos
  • Debates

imgem latim

Imagem dispon?vel em http://spzagorow.pl/polski/index.php/lingua-latina-jezyk-lacinski

Um projeto de pesquisa demanda tempo, dedica??o e envolvimento com o tema, por isso, o professor dever? criar estrat?gias para engajar os alunos desde o primeiro momento at? a conclus?o do mesmo.

Embora, o tema l?ngua latina seja  previamente escolhido pelo professor,  os alunos dever?o contribuir com a delimita??o do mesmo, isto ?, qual aspecto da l?ngua latina eles pretendem estudar: hist?ria, influ?ncia na forma??o de palavras, a presen?a do latim hoje na atualidade.

?

Atividade 1? Mini-gincana

  • Alunos divididos em grupos de 4 elementos
  • Data show conectado ? Internet
  • C?pias do quiz a ser desenvolvido (caso voc? prefira)

?

Inicie a aula promovendo um quiz para os alunos.

Apresente as defini??es e pe?a para que os alunos digam as palavras.

Anote os nomes dos grupos ? medida que cada um conclua a tarefa.

DEFINI??O

PALAVRA

Aquele que caminha enquanto est? dormindo

?

Aquele que mata a si mesmo

?

Como ? conhecido popularmente aquele que ? tra?do

?

Ato de escrever no computador

?

Aquele que s? pensa em si mesmo

?

Aquele que devora ervas

?

Saia curta

?

?gua da chuva

?

O primeiro filho

?

Aparelho que mede a velocidade

?

?

Respostas:

Son?mbulo

Suicida

Corno

Digitar

Ego?sta

Herb?voro

Minissaia

Pluvial

Primog?nito

Veloc?metro

?

Atividade 2 ? Discuss?o sobre as palavras

  • Alunos divididos em grupos de 4 elementos
  • Data show conectado ? Internet

?

Apresente o resultado do quiz mostrando as palavras certas.

Caso voc? queira, fa?a a premia??o do grupo vencedor.

Chame a aten??o dos alunos para as palavras apresentadas.

Pergunte a eles como eles deduziram as palavras. Instigue os alunos a utilizarem os conhecimentos sobre forma??o de palavras.

Por exemplo, pergunte aos alunos como ? feita a identifica??o digital (com o dedo), o que ? extremamente pequeno (min?sculo), vendedor que n?o tem loja e anda de porta em porta (ambulante).

Esclare?a aos alunos que essas palavras s?o derivadas do latim, l?ngua que contribuiu largamente para a forma??o de palavras da nossa l?ngua portuguesa.

Utilizamos radicais latinos em nossas palavras, por isso conseguimos identificar os significados das palavras.

Apresente para os alunos os radicais utilizados nas palavras do quiz.

RADICAIS

SIGNIFICADOS

EXEMPLOS

Ambulo

Caminhar, andar

Son?mbulo, noct?mbulo

Cida

Que mata

Vermicida, inseticida

Corn(i)

Chifre, antena

Cornear, cornudo

Digit(i)

Dedo

Digitador, digita??o

Ego

Eu

Egocentrismo, ego?smo

Herbi

Erva

Herb?voro, herbicida

Mini

Muito pequeno

Minissaia, m?nimo

Pluvio

Chuva

Pluvi?metro, pluviosidade

Primi

Primeiro

Primog?nito

 Fonte: Gram?tica Contempor?nea da L?ngua Portuguesa de Jos? de Nicola e Ulisses Infante ? S?o Paulo: Scipione, 1997.

?

Atividade 3 ? Leitura de um texto

  • Alunos divididos em grupos de 4 elementos
  • Data show conectado ? Internet
  • Laptops ou Tablets conectados ? Internet

?

Pe?a aos alunos que acessem o site http://linguaportuguesa.uol.com.br/linguaportuguesa/gramatica-ortografia/18/artigo143917-1.asp.

Por que (n??o) estudar latim

Nesse site est? dispon?vel o artigo Por que (n?o) estudar latim hoje? de Francisco Edmar Cialdine Arruda.

Propomos o seguinte roteiro de leitura:

  1. Os alunos, divididos em grupos, dever?o ler o artigo em seus laptops ou tablets. Devem ir anotando as informa??es mais pertinentes.
  2. Finalizada a leitura, os alunos fazem um c?rculo e promovem um debate sobre o texto. O professor dever? orientar os alunos nessa atividade, chamando a aten??o para a import?ncia do latim na forma??o da nossa l?ngua e tamb?m levar aos alunos ? reflex?o para uma poss?vel resposta para a pergunta que d? t?tulo ao texto.
  3. Alunos dever?o tamb?m escrever textos, em grupos, resumindo as informa??es que conseguiram depreender do artigo. Nesse primeiro momento, n?o h? necessidade de elabora??o de um texto cientifico. Um texto dissertativo ? satisfat?rio.
  4. Cria??o de uma comunidade em uma rede social para a divulga??o dos textos e de resultados da pesquisa.

?

3.1. Desvendando o que est? escrito nas tatuagens

1? Momento

Apresente algumas tatuagens com frases em latim e pe?a para que os alunos tentem adivinhar o que est? escrito.

? primeira vista, provavelmente, os alunos n?o conseguir?o dizer o significado completo das frases. Por isso, chame a aten??o deles para algumas palavras que s?o parecidas com o portugu?s e conduza-os na forma??o das frases.

AMOR

VINCIT

PERFECTIO

SPIRITU

NETRITI

DESTRUIT

Pe?a aos alunos que anotem suas dedu??es sobre as frases para posterior compara??o com o que elas realmente significam.

?

2? Momento

Finalizada a primeira etapa da atividade, permita que os alunos acessem o site do Orkut e localizem comunidades sobre o tema (tatuagens em latim).

Sabemos que o acesso a uma rede social pode gerar alguns transtornos e desvios de aten??o por parte dos alunos, por isso ? imprescind?vel que voc? esclare?a aos alunos o objetivo da atividade e, portanto, a navega??o no site com intuitos outros n?o ser? tolerada.

Realize essa atividade como um quiz e solicite que cada grupo envie via email os significados das frases. Oriente aos grupos a enviar emails quando tiver apenas todas as respostas.

Voc? pode utilizar um email particular ou criar um espec?fico para esse tipo de atividade. Apresente esse email para os alunos antes do in?cio da atividade

Tatuagem 1 

Amor Vincit omnia - O amor tudo vence

Amor Omnia Vincit     

Imagem dispon?vel em http://www.artenocorpo.com/685/frases-em-latim-para-tatuagens 

?

Tatuagem 2

Carpe Diem - Aproveite o dia, aproveite a vida

Carpe Diem

Imagem dispon?vel em http://www.artenocorpo.com/685/frases-em-latim-para-tatuagens

?

Tatuagem 3

 Perfectio in spiritu - Perfei??o espiritual

                                                                                                David Beckham

Imagem dispon?vel em : http://www.artenocorpo.com/685/frases-em-latim-para-tatuagens

?

Tatuagem 4

Quod me netrit me destruit - O que me nutre tamb?m me destr?i

Tatuagem

Imagem dispon?vel em http://sonhodeescorpiana.blogspot.com.br/2009/11/quod-me-nutrit-me-destruit.html

?

Tatuagem 5

Dominus Pascit Me - O Senhor ? meu Pastor

Isis Valverde

Imagem dispon?vel em http://momentoscler.blogspot.com.br/2011/07/isis-valverde-e-o-significado-da-sua.html

?

3? Momento 

Ao final do envio dos emails, apresente os significados das frases e solicite aos grupos que leiam as suas dedu??es.

Promova um debate sobre as frases apresentadas:

  • Elas s?o legais?
  • Voc? tatuaria uma frase escrita em latim?
  • Qual frase voc? tatuaria?
  • Na sua opini?o, por que as pessoas escolhem esse tipo de frase?

?

Atividade 4 ? Discutindo o projeto

? chegado o momento dos alunos se centrarem no projeto em si, isto ?, o que vai ser estudado, por que e quais s?o as perguntas que se pretende responder ao final da pesquisa.

Apresentamos a seguinte proposta de condu??o dessas etapas:

?

Atividade 4.1 -  Problematiza??o e justificativa

Os alunos divididos em grupos de 4 elementos dever?o elencar problemas acerca da tem?tica pesquisada.

Questione seus alunos sobre as informa??es obtidas na pesquisa inicial.

Poss?veis perguntas:

  • Por que n?o estudamos latim na nossa escola?
  • Voc? gostaria de estudar latim?
  • Latim ? l?ngua morta?
  • Latim realmente est? presente na vida das pessoas atualmente?
  • Qual a import?ncia de se estudar latim?

Respondidas essas perguntas, os alunos ter?o realizado a etapa de elabora??o da problematiza??o e justificativa

?

Atividade 4. 2.  ? Hip?teses

Esclare?a aos alunos que hip?teses s?o suposi??es: ? o que pensamos sobre um dado assunto. Com o intuito de respondermos nossas hip?teses ? que n?s iremos realizar a pesquisa; para isso, vamos coletar dados, ler artigos, comparar resultados, entre outros passos.

Mas o nosso primeiro passo ? formular as perguntas que queremos responder ao final do nosso projeto de pesquisa.

Divida os alunos em grupos e pe?a para que cada grupo crie 1 ou mais hip?teses sobre o tema l?ngua latina e o que queremos estudar.

Sugest?es de hip?teses:

  • Se estud?ssemos latim na escola ao inv?s de ingl?s e espanhol entender?amos melhor a l?ngua portuguesa?
  • Se latim ? l?ngua morta, por que ainda ? t?o utilizada hoje em dia? Por que existem cursos para aprender essa l?ngua?
  • As pessoas utilizam a l?ngua latina sem saber que est?o a utilizando?
  • O direito e a ci?ncias naturais receberam maior influ?ncia da l?ngua latina?

?

Assim, que os alunos finalizarem suas hip?teses, pe?a aos grupos que as apresentem para a turma.

?

Atividade 4.3. ? Fundamentando as nossas hip?teses

Esclare?a aos alunos que uma pesquisa deve ser conduzida tendo em base o que almejamos descobrir, mas tamb?m baseada no que j? foi pesquisado anteriormente. Por isso ? imprescind?vel a leitura de textos escritos por outros autores. ? nessas leituras que encontraremos fundamenta??es para as hip?teses que elaboramos ou ainda, poderemos nos deparar com argumentos contr?rios ao que propomos. ? um exerc?cio inevit?vel  e necess?rio para quem se prop?e a realizar pesquisas.

Pe?a aos alunos que se re?nam em grupos e leiam os seguintes artigos:

Caso sua turma tenha mais grupos, pe?a que 2 grupos fiquem respons?veis pela leitura e discuss?o do mesmo artigo.

Essa atividade pode ser realizada seguindo o seguinte esquema:

?

  • Leitura dos artigos por parte dos alunos
  • Semin?rio para discuss?o dos artigos
  • Cria??o da comunidade em uma rede social
  • Elabora??o do texto a ser postado na comunidade

?

Atividade 5? Como realizar a pesquisa?

  • Alunos divididos em grupos de 4 elementos
  • Laptops ou Tablets conectados ? Internet

? chegada a hora de definir a metodologia de trabalho, como a pesquisa ser? conduzida.

Apresentamos como sugest?es:

1. Estudo da influ?ncia no latim em v?rias ?reas de conhecimento ou n?o.

  • Grupo 1 ? Ci?ncias Naturais
  • Grupo 2 ? Religi?o Cat?lica
  • Grupo 3 ? Direito
  • Grupo 4 ? Prov?rbios
  • Grupo 5 ? Agricultura

?

2. Cria??o de um quiz 

Pode ser um quiz similar aos que foram propostos no in?cio da realiza??o do projeto de pesquisa ou outro diferente.

O quiz deve ser postado na comunidade criada e os demais grupos dever?o acess?-lo e respond?-lo.

Cada quiz deve constar de, no m?nimo, 10 perguntas e abranger o tema estudado. Os alunos dever?o utilizar os conhecimentos adquiridos durante as leituras e pesquisas realizadas at? aqui.

A socializa??o dos quizzes deve ser feita em sala de aula. Cada grupo apresenta seu quiz e escolhe outro grupo para respond?-lo.

?

Atividade 6 ? Socializa??o da pesquisa

Os alunos dever?o escrever um artigo cr?tico sobre os resultados a que chegaram.Esse artigo deve constar de: introdu??o, fundamenta??o te?rica, descri??o das etapas e considera??es finais.

Solicite ao diretor da sua escola, um espa?o para a apresenta??o dos resultados da pesquisa. Pode ser criado um evento para a apresenta??o de trabalhos realizados na escola, por exemplo.

Estimule os alunos para que divulguem seus trabalhos em seus perfis de redes sociais e junto de seus amigos e colegas de escola.

Recursos Complementares

Avaliação

Leve em considera??o todo o processo envolvido na realiza??o do projeto de pesquisa, desde as participa??es orais at? a entrega do artigo cr?tico. 

Avalie o desempenho individual dos alunos e o envolvimento, engajamento e a participa??o de cada um deles em todas as etapas do projeto.