Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fen?menos e suas inter-rela??es |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Rela??es sociopragm?ticas e discursivas |
Recomenda-se que os alunos estejam familiarizados com o processo de forma??o de palavras. Caso n?o estejam, esse conte?do poder? ser trabalhado paralelamente ao projeto.
?
Estrat?gias
Imagem dispon?vel em http://spzagorow.pl/polski/index.php/lingua-latina-jezyk-lacinski
Um projeto de pesquisa demanda tempo, dedica??o e envolvimento com o tema, por isso, o professor dever? criar estrat?gias para engajar os alunos desde o primeiro momento at? a conclus?o do mesmo.
Embora, o tema l?ngua latina seja previamente escolhido pelo professor, os alunos dever?o contribuir com a delimita??o do mesmo, isto ?, qual aspecto da l?ngua latina eles pretendem estudar: hist?ria, influ?ncia na forma??o de palavras, a presen?a do latim hoje na atualidade.
?
?
Inicie a aula promovendo um quiz para os alunos.
Apresente as defini??es e pe?a para que os alunos digam as palavras.
Anote os nomes dos grupos ? medida que cada um conclua a tarefa.
DEFINI??O |
PALAVRA |
Aquele que caminha enquanto est? dormindo |
? |
Aquele que mata a si mesmo |
? |
Como ? conhecido popularmente aquele que ? tra?do |
? |
Ato de escrever no computador |
? |
Aquele que s? pensa em si mesmo |
? |
Aquele que devora ervas |
? |
Saia curta |
? |
?gua da chuva |
? |
O primeiro filho |
? |
Aparelho que mede a velocidade |
? |
?
Respostas:
Son?mbulo
Suicida
Corno
Digitar
Ego?sta
Herb?voro
Minissaia
Pluvial
Primog?nito
Veloc?metro
?
?
Apresente o resultado do quiz mostrando as palavras certas.
Caso voc? queira, fa?a a premia??o do grupo vencedor.
Chame a aten??o dos alunos para as palavras apresentadas.
Pergunte a eles como eles deduziram as palavras. Instigue os alunos a utilizarem os conhecimentos sobre forma??o de palavras.
Por exemplo, pergunte aos alunos como ? feita a identifica??o digital (com o dedo), o que ? extremamente pequeno (min?sculo), vendedor que n?o tem loja e anda de porta em porta (ambulante).
Esclare?a aos alunos que essas palavras s?o derivadas do latim, l?ngua que contribuiu largamente para a forma??o de palavras da nossa l?ngua portuguesa.
Utilizamos radicais latinos em nossas palavras, por isso conseguimos identificar os significados das palavras.
Apresente para os alunos os radicais utilizados nas palavras do quiz.
RADICAIS |
SIGNIFICADOS |
EXEMPLOS |
Ambulo |
Caminhar, andar |
Son?mbulo, noct?mbulo |
Cida |
Que mata |
Vermicida, inseticida |
Corn(i) |
Chifre, antena |
Cornear, cornudo |
Digit(i) |
Dedo |
Digitador, digita??o |
Ego |
Eu |
Egocentrismo, ego?smo |
Herbi |
Erva |
Herb?voro, herbicida |
Mini |
Muito pequeno |
Minissaia, m?nimo |
Pluvio |
Chuva |
Pluvi?metro, pluviosidade |
Primi |
Primeiro |
Primog?nito |
Fonte: Gram?tica Contempor?nea da L?ngua Portuguesa de Jos? de Nicola e Ulisses Infante ? S?o Paulo: Scipione, 1997.
?
?
Pe?a aos alunos que acessem o site http://linguaportuguesa.uol.com.br/linguaportuguesa/gramatica-ortografia/18/artigo143917-1.asp.
Nesse site est? dispon?vel o artigo Por que (n?o) estudar latim hoje? de Francisco Edmar Cialdine Arruda.
Propomos o seguinte roteiro de leitura:
?
1? Momento
Apresente algumas tatuagens com frases em latim e pe?a para que os alunos tentem adivinhar o que est? escrito.
? primeira vista, provavelmente, os alunos n?o conseguir?o dizer o significado completo das frases. Por isso, chame a aten??o deles para algumas palavras que s?o parecidas com o portugu?s e conduza-os na forma??o das frases.
AMOR VINCIT PERFECTIO SPIRITU NETRITI DESTRUIT |
Pe?a aos alunos que anotem suas dedu??es sobre as frases para posterior compara??o com o que elas realmente significam.
?
2? Momento
Finalizada a primeira etapa da atividade, permita que os alunos acessem o site do Orkut e localizem comunidades sobre o tema (tatuagens em latim).
Sabemos que o acesso a uma rede social pode gerar alguns transtornos e desvios de aten??o por parte dos alunos, por isso ? imprescind?vel que voc? esclare?a aos alunos o objetivo da atividade e, portanto, a navega??o no site com intuitos outros n?o ser? tolerada.
Realize essa atividade como um quiz e solicite que cada grupo envie via email os significados das frases. Oriente aos grupos a enviar emails quando tiver apenas todas as respostas.
Voc? pode utilizar um email particular ou criar um espec?fico para esse tipo de atividade. Apresente esse email para os alunos antes do in?cio da atividade
Tatuagem 1
Amor Vincit omnia - O amor tudo vence
Imagem dispon?vel em http://www.artenocorpo.com/685/frases-em-latim-para-tatuagens
?
Tatuagem 2
Carpe Diem - Aproveite o dia, aproveite a vida
Imagem dispon?vel em http://www.artenocorpo.com/685/frases-em-latim-para-tatuagens
?
Tatuagem 3
Perfectio in spiritu - Perfei??o espiritual
Imagem dispon?vel em : http://www.artenocorpo.com/685/frases-em-latim-para-tatuagens
?
Tatuagem 4
Quod me netrit me destruit - O que me nutre tamb?m me destr?i
Imagem dispon?vel em http://sonhodeescorpiana.blogspot.com.br/2009/11/quod-me-nutrit-me-destruit.html
?
Tatuagem 5
Dominus Pascit Me - O Senhor ? meu Pastor
Imagem dispon?vel em http://momentoscler.blogspot.com.br/2011/07/isis-valverde-e-o-significado-da-sua.html
?
3? Momento
Ao final do envio dos emails, apresente os significados das frases e solicite aos grupos que leiam as suas dedu??es.
Promova um debate sobre as frases apresentadas:
? chegado o momento dos alunos se centrarem no projeto em si, isto ?, o que vai ser estudado, por que e quais s?o as perguntas que se pretende responder ao final da pesquisa.
Apresentamos a seguinte proposta de condu??o dessas etapas:
?
Atividade 4.1 - Problematiza??o e justificativa
Os alunos divididos em grupos de 4 elementos dever?o elencar problemas acerca da tem?tica pesquisada.
Questione seus alunos sobre as informa??es obtidas na pesquisa inicial.
Poss?veis perguntas:
Respondidas essas perguntas, os alunos ter?o realizado a etapa de elabora??o da problematiza??o e justificativa
?
Atividade 4. 2. ? Hip?teses
Esclare?a aos alunos que hip?teses s?o suposi??es: ? o que pensamos sobre um dado assunto. Com o intuito de respondermos nossas hip?teses ? que n?s iremos realizar a pesquisa; para isso, vamos coletar dados, ler artigos, comparar resultados, entre outros passos.
Mas o nosso primeiro passo ? formular as perguntas que queremos responder ao final do nosso projeto de pesquisa.
Divida os alunos em grupos e pe?a para que cada grupo crie 1 ou mais hip?teses sobre o tema l?ngua latina e o que queremos estudar.
Sugest?es de hip?teses:
?
Assim, que os alunos finalizarem suas hip?teses, pe?a aos grupos que as apresentem para a turma.
?
Atividade 4.3. ? Fundamentando as nossas hip?teses
Esclare?a aos alunos que uma pesquisa deve ser conduzida tendo em base o que almejamos descobrir, mas tamb?m baseada no que j? foi pesquisado anteriormente. Por isso ? imprescind?vel a leitura de textos escritos por outros autores. ? nessas leituras que encontraremos fundamenta??es para as hip?teses que elaboramos ou ainda, poderemos nos deparar com argumentos contr?rios ao que propomos. ? um exerc?cio inevit?vel e necess?rio para quem se prop?e a realizar pesquisas.
Pe?a aos alunos que se re?nam em grupos e leiam os seguintes artigos:
Caso sua turma tenha mais grupos, pe?a que 2 grupos fiquem respons?veis pela leitura e discuss?o do mesmo artigo.
Essa atividade pode ser realizada seguindo o seguinte esquema:
?
? chegada a hora de definir a metodologia de trabalho, como a pesquisa ser? conduzida.
Apresentamos como sugest?es:
1. Estudo da influ?ncia no latim em v?rias ?reas de conhecimento ou n?o.
?
2. Cria??o de um quiz
Pode ser um quiz similar aos que foram propostos no in?cio da realiza??o do projeto de pesquisa ou outro diferente.
O quiz deve ser postado na comunidade criada e os demais grupos dever?o acess?-lo e respond?-lo.
Cada quiz deve constar de, no m?nimo, 10 perguntas e abranger o tema estudado. Os alunos dever?o utilizar os conhecimentos adquiridos durante as leituras e pesquisas realizadas at? aqui.
A socializa??o dos quizzes deve ser feita em sala de aula. Cada grupo apresenta seu quiz e escolhe outro grupo para respond?-lo.
?
Os alunos dever?o escrever um artigo cr?tico sobre os resultados a que chegaram.Esse artigo deve constar de: introdu??o, fundamenta??o te?rica, descri??o das etapas e considera??es finais.
Solicite ao diretor da sua escola, um espa?o para a apresenta??o dos resultados da pesquisa. Pode ser criado um evento para a apresenta??o de trabalhos realizados na escola, por exemplo.
Estimule os alunos para que divulguem seus trabalhos em seus perfis de redes sociais e junto de seus amigos e colegas de escola.
Leve em considera??o todo o processo envolvido na realiza??o do projeto de pesquisa, desde as participa??es orais at? a entrega do artigo cr?tico.
Avalie o desempenho individual dos alunos e o envolvimento, engajamento e a participa??o de cada um deles em todas as etapas do projeto.