T E O R I A     (Referencial Físico Matemático)
Imprimir Imprimir


O gerador elétrico de corrente direta (dínamo) e o gerador elétrico de corrente alternada constituem os dispositivos fundamentais para a produção da energia elétrica que consumimos no dia-a-dia em nossas residências, escolas, indústrias etc.

O gerador elétrico é o elemento capaz de transformar a energia mecânica em energia elétrica e, portanto, é o dispositivo fundamental na operação das diferentes usinas geradoras de energia elétrica no mundo.

O princípio que serve de base para o funcionamento do gerador elétrico é o princípio da indução eletromagnética descoberto pelo cientista britânico Michael Faraday em 1831.

Se um condutor se move através de um campo magnético ou está perto de outro condutor pelo qual circula uma corrente elétrica variável, então, no primeiro condutor estabelece-se uma corrente elétrica.

A corrente induzida no condutor que se move num campo magnético constante é maior na medida em que o condutor se desloca em maior velocidade.

O motor elétrico é o oposto do gerador elétrico. O motor transforma a energia elétrica entregue aos seus terminais em energia mecânica, isto é, faz girar seu eixo. Os motores elétricos, do mesmo modo que os geradores, podem ser de corrente direta ou de corrente alternada.

Os motores elétricos podem ser construídos para entregar a potência mecânica necessária pela aplicação desejada. Assim, os motores elétricos são utilizados em todos os campos da indústria e dos serviços. Existem motores pequenos, como aquele utilizado no ventilador do nosso computador, e outros bem grandes, como os utilizados nas enormes máquinas elétricas industriais.

O princípio que serve de base para o funcionamento do motor elétrico é o oposto do princípio da indução eletromagnética e foi observado pelo físico francês André Marie Ampère, em 1820. Se uma corrente elétrica passa por um condutor colocado no interior de um campo magnético, então sobre o condutor se exerce uma força mecânica.

Se a corrente elétrica que circula no condutor aumenta, embora o campo magnético seja constante, a força sobre o condutor também crescerá.



REFERÊNCIAS
  • VESTIBULAR é vestibulandoweb. Disponível em: http://www.vestibulandoweb.com.br. Acesso em: 19 jan. 2009.

  • TABARES, R. H. et al. Eletrodinâmica: software educacional. Rio de Janeiro: Passo a Passo Tecnologia em Educação e Treinamento, 2005.