AVALIAÇÃO COMO MEIO PARA
A PRODUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS
Imprimir Imprimir

Prezado(a) Estudante,
Prezado(a) Professor(a),

Avaliar neste programa é mais do que verificar o que foi aprendido.  Sempre que possível é utilizar conhecimentos que foram construídos durante as vivências, e utilizá-los na solução de novos problemas.
Isso significa que o momento da Avaliação é particularmente importante, também para o aprendizado de novos conhecimentos e descobertas - na verdade um convite para percorrer caminhos de interesse e de significado dentro do tema estudado.

Para você que pretende prestar um exame vestibular, um concurso público, ou mesmo aprofundar seus conhecimentos em uma área, tema ou assunto será preciso ampliar a dinâmica desta Avaliação. Por isso são sugeridos outros links, contemplando problemas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Vestibulares de diversas universidades do país e outras fontes.

Lembre-se que por mais que possamos auxiliá-lo em seus estudos, a diferença final está em suas mãos. Por isso acredite: um mundo novo está por ser descoberto ou, melhor: inventado! Aceite esse desafio, construindo a cada dia sua carreira, com planos de futuro, dedicação e ética.

Quando quiser saber se a resposta dada a um problema foi adequada, suficiente e/ou correta, clique no botão Gestão de Erros Gestão de Erros e compare resultados, encontrando sugestões e dicas para avançar.          

Como diria o Professor Galileo Lattes:Vamos nessa, Brasil!


PROBLEMAS, DESAFIOS E DICAS

1.
Problema: O gerador elétrico da simulação se acha girando no sentido do relógio e gerando uma corrente direta que circula num sentido fixo. O que acontece se o sentido de giro se inverte e o campo magnético permanece igual?

- o sentido da corrente não varia

- o sentido da corrente se inverte.
Gestão de Erros



DESAFIOS

1.
Desafio: Investigue nos eletrodomésticos de sua residência em quais deles se utilizam motores elétricos. Cite 5 eletrodomésticos (como mínimo) onde estejam presentes motores elétricos e diga sua função. Gestão de Erros

2.
Desafio: No motor da simulação, quando a voltagem da fonte aumenta, incrementa-se a velocidade de giro. Você pode explicar por que isso acontece? Gestão de Erros

3.
Desafio: No gerador da simulação, quando a velocidade de giro aumenta, incrementa-se a intensidade da luz da lâmpada. Pode você explicar porque acontece isto? Gestão de Erros

4.
Desafio: Investigue as aplicações dos geradores elétricos nos seguintes meios:
a) nos automóveis e caminhões.
b) nos submarinos.
Gestão de Erros


DICAS

Vestibulandoweb: http://www.vestibulandoweb.com.br. (VESTIBULAR..., 2009).
Para quem quer aprofundar os assuntos abordados neste módulo, estudar para as provas, fazer vestibular, etc., fica esta dica.
Acesso livre e gratuito (em 01.01.2009).