Prezado(a)
Estudante,
Prezado(a) Professor(a),
Avaliar neste programa é mais do que verificar o que foi aprendido. Sempre que possível é utilizar conhecimentos que foram construídos durante as vivências, e utilizá-los na solução de novos problemas.
Isso significa que o momento da Avaliação é particularmente importante, também para o aprendizado de novos conhecimentos e descobertas - na verdade um convite para percorrer caminhos de interesse e de significado dentro do tema estudado.
Para você que pretende prestar um exame vestibular, um concurso público, ou mesmo aprofundar seus conhecimentos em uma área, tema ou assunto será preciso ampliar a dinâmica desta Avaliação. Por isso são sugeridos outros links, contemplando problemas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Vestibulares de diversas universidades do país e outras fontes.
Lembre-se que por mais que possamos auxiliá-lo em seus estudos, a diferença final está em suas mãos. Por isso acredite: um mundo novo está por ser descoberto ou, melhor: inventado! Aceite esse desafio, construindo a cada dia sua carreira, com planos de futuro, dedicação e ética.
Quando quiser saber se a resposta dada a um problema foi adequada, suficiente e/ou correta, clique no botão Gestão de Erros e compare resultados, encontrando sugestões e dicas para avançar.
Como diria o Professor Galileo Lattes:Vamos
nessa, Brasil!
PROBLEMAS, DESAFIOS E DICAS
1. |
Problema:
O gerador elétrico da simulação se
acha girando no sentido do relógio e gerando uma
corrente direta que circula num sentido fixo. O que acontece
se o sentido de giro se inverte e o campo magnético
permanece igual?
- o sentido da corrente não varia
- o sentido da corrente se inverte.
|
 |
|
DESAFIOS
1. |
Desafio:
Investigue nos eletrodomésticos de sua residência
em quais deles se utilizam motores elétricos. Cite
5 eletrodomésticos (como mínimo) onde estejam
presentes motores elétricos e diga sua função. |
 |
|
2. |
Desafio:
No motor da simulação, quando a voltagem
da fonte aumenta, incrementa-se a velocidade de giro.
Você pode explicar por que isso acontece? |
 |
|
3. |
Desafio:
No gerador da simulação, quando a velocidade
de giro aumenta, incrementa-se a intensidade da luz da
lâmpada. Pode você explicar porque acontece
isto? |
 |
|
4. |
Desafio:
Investigue as aplicações dos geradores elétricos
nos seguintes meios:
a) nos automóveis e caminhões.
b) nos submarinos.
|
 |
|
DICAS
Vestibulandoweb:
http://www.vestibulandoweb.com.br.
(VESTIBULAR..., 2009).
Para quem quer aprofundar os assuntos abordados neste módulo,
estudar para as provas, fazer vestibular, etc., fica esta dica.
Acesso livre e gratuito (em 01.01.2009).
|