Portal do Professor

Início do Conteúdo

Projeto de Inicia??o Cient?fica - G?neros orais: entrevista

Autor e Co-autor(es)

Giuliana Ribeiro Carvalho imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produ??o de texto
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Rela??es sociopragm?ticas e discursivas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • analisar entrevistas televisivas e radiof?nicas em rela??o aos seguintes aspectos: tema; dura??o; postura do entrevistador em rela??o ao entrevistado e vice-versa; flu?ncia dos interlocutores; n?veis de linguagem utilizados; marcas da oralidade mais usadas (como, por exemplo, utiliza??o de palavras neutras/vagas e repeti??es);
  • avaliar diferen?as e semelhan?as existentes nas entrevistas selecionadas e posicionar-se criticamente em rela??o a esse fato;
  • conhecer a din?mica de realiza??o de entrevistas televisas e radiof?nicas;
  • estabelecer crit?rios para a realiza??o de uma entrevista oral;
  • adequar-se a situa??es de comunica??o diversas, tendo em vista o campo profissional do entrevistado escolhido;
  • realizar e apresentar entrevistas.

Duração das atividades

8 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • conceito de varia??o lingu?stica;
  • diferentes registros e n?veis de formalidade em que a linguagem pode ser manifestada;
  • no??es das especificidades da linguagem oral como, por exemplo, turno conversacional, assalto ao turno, repeti??es de palavras, dentre outras.

Estratégias e recursos da aula

  • tablets, laptops UCA ou computadores em laborat?rio de inform?tica;
  • acesso a diferentes sites da internet;
  • v?deos do Youtube;
  • utiliza??o de textos, imagens e v?deos veiculados na internet;
  • processador de textos;
  • realiza??o de entrevista oral;
  • projetor de multim?dia (datashow);
  • trabalho interativo em grupos.

?

a

(Dispon?vel em: <https://encrypted-tbn1.google.com/images?q=tbn:ANd9GcSu0PdlNaj8Wwf7s7nMvFpypY5jez6KdkTjPAILTL9VTWo8jzDZbQ>. Acesso em: 20 mar. 2012.)

?

Atividade 1 ? Motiva??o e delimita??o do tema da pesquisa

Para realizar esta atividade, os alunos ser?o organizados em grupos de quatro integrantes.

Nesta aula, propomos que os estudantes desenvolvam uma pesquisa sobre o tema g?nero discursivo oral entrevista e, mais especificamente, delimitando esse tema, sobre as semelhan?as e diferen?as existentes entre entrevistas televisivas e radiof?nicas.

Para conduzir os discentes a essa delimita??o, bem como para averiguar o conhecimento pr?vio deles acerca do tema, proponha, inicialmente, a realiza??o de um debate entre os componentes do grupo e a posterior socializa??o aos demais colegas.

Solicite a cada aluno que registre em seu tablet ou laptop UCA, por meio de um arquivo no programa editor de textos (Kword, Word), as respostas ?s seguintes quest?es (que ser?o distribu?das aos discentes ou registradas no quadro):

?

Quest?es para o debate inicial


1. O que ? uma entrevista?

2. Com que finalidade uma entrevista ? realizada?

3. Voc? j? foi entrevistado/a em alguma situa??o?

4. As entrevistas s?o apenas orais ou podem ser escritas tamb?m? Exemplifique.

5. Voc? j? assistiu a uma entrevista televisiva ou ouviu uma entrevista radiof?nica? Se sim, cite exemplo(s).

6. Existem semelhan?as e diferen?as que podem ser agrupadas em rela??o ?s entrevistas assistidas pelos integrantes do seu grupo? Exemplifique.

?

Ap?s responderem aos questionamentos, proponha a socializa??o das respostas de forma que cada grupo responda a uma quest?o. Ao final, solicite que digitem o tema delimitado no mesmo arquivo em que digitaram as respostas a essas quest?es.

?

Atividade 2 ? Exposi??o da problem?tica da pesquisa e constru??o de hip?teses

a

(Dispon?vel em: <http://www.institutomauriciodenassau.com.br/blog/novamente-as-pesquisas-eleitorais/>. Acesso em: 20 mar. 2012.)

?

Para esta etapa, os alunos devem continuar organizados em grupos de quatro integrantes.

Professor, a partir do debate inicial realizado, ? poss?vel evidenciar o questionamento de nossa proposta investigativa: Quais as semelhan?as e diferen?as entre entrevistas televisivas e radiof?nicas realizadas no Brasil? Apresente essa quest?o de pesquisa aos discentes e proponha-lhes que elaborem as hip?teses de resposta a ela.  Para viabilizar esse levantamento de hip?teses, solicite aos estudantes que respondam, individualmente, ?s quest?es a seguir e digitem as respostas em seus computadores ou tablets, no mesmo arquivo da atividade anterior:

?

Quest?es para a elabora??o de hip?teses

?

1. Cite uma entrevista televisiva e uma radiof?nica assistida e ouvida por voc?.

2. Fa?a o exerc?cio de elaborar hip?teses que respondam ? situa??o-problema da pesquisa. Para isso, analise os seguintes aspectos:

- em que situa??o cada uma das entrevistas foi realizada;

- essa situa??o era formal ou informal;

- hor?rio de exibi??o ou proje??o;

- qual o tema abordado;

- qual a dura??o das entrevistas;

- qual o p?blico alvo do programa;

- qual a postura dos interlocutores (entrevistador e entrevistado);

- os interlocutores eram fluentes em sua fala;

- ? poss?vel (ou n?o) verificar varia??o lingu?stica acentuada entre os interlocutores;

- as marcas da oralidade (como, por exemplo, utiliza??o de palavras neutras/vagas e repeti??es) s?o mais utilizadas em uma dessas modalidades de entrevista do que na outra;

- h? (ou n?o h?) neutralidade dos interlocutores em suas falas, isto ?, eles revelam ou n?o suas opini?es acerca do tema abordado?

?

Ap?s os alunos terem respondido individualmente ?s quest?es, solicite que socializem as respostas com seus colegas de grupo, para que formulem em conjunto, de forma clara, as hip?teses para responder ? problem?tica da pesquisa. Em seguida, devem digit?-las no arquivo do Kword ou Word em que j? est?o trabalhando. Ao t?rmino da pesquisa, essas hip?teses ser?o retomadas para serem confirmadas ou refutadas.

?

Atividade 3 ? Conhecendo melhor o g?nero entrevista: an?lise e avalia??o do corpus

Os alunos continuam organizados em grupos de quatro componentes.

Professor, para analisar a diversidade de linguagens e normas na realiza??o do g?nero discursivo entrevista, nesta etapa da proposta, os estudantes dever?o assistir a algumas entrevistas televisivas e ouvir outras veiculadas por meio do r?dio. Para cumprir essa atividade, al?m dos dois meios de comunica??o j? referidos, poder?o se utilizar dos recursos de busca da internet que, tamb?m nesse caso, apresenta material riqu?ssimo, visto que se torna cada vez mais comum disponibilizar v?deos e ?udios na rede mundial de computadores, independentemente da ?poca em que foram produzidos.

Existem v?rios sites na internet com acervo muito interessante, pois s?o encontrados v?deos ou ?udios de um mesmo entrevistador com entrevistados diversos, assim como existem tamb?m arquivos de uma mesma personalidade sendo entrevistado(a) por diferentes profissionais. Essa diversidade proporciona gama vast?ssima de fontes aos discentes, o que lhes possibilitar? analisar um corpus variado, que permita responder com maior exatid?o ? situa??o-problema identificada na proposta investigativa.

Observe as sele??es feitas pelos diferentes grupos e sugira altera??es, caso necess?rio, para possibilitar que o repert?rio a ser analisado torne-se mais amplo e diversificado, o que enriquecer? a pesquisa.

Proponha aos discentes a seguinte atividade:

?

Atividade para an?lise de entrevistas

?

1. Em grupo, escolham seis diferentes entrevistas para serem analisadas, sendo tr?s televisivas e tr?s radiof?nicas. Esse ser? o corpus da pesquisa, isto ?, o objeto de pesquisa a ser analisado, a partir do qual ser?o coletados os dados para o desenvolvimento do trabalho.

Para cumprir esta atividade, utilizem-se de pesquisas na internet por meio de sites que disponibilizem v?deos e ?udios de entrevistas, bem como de pesquisas em diferentes canais de televis?o e esta??es de r?dio.

A seguir, foram citados alguns links em que s?o disponibilizados v?deos de entrevistas radiof?nicas e televisivas. Esses links s?o apenas sugest?es, empenhem-se para encontrar outras fontes e diversificar o corpus da pesquisa:

?

- Nelson Freitas Jr. ? Programa do J? ? 1? parte - http://www.youtube.com/watch?v=OFdhv611cMs. Acesso em: 20 mar. 2012.:

a

- Entrevistas diversas realizadas por J? Soares em seu Programa do J?, dispon?veis em busca no Youtube - http://www.youtube.com/results?search_query=j%C3%B4+soares+entrevistas+2011&oq=j%C3%B4+soares+entrevistas+&aq=2&aqi=g3&aql=&gs_l=youtube-psuggest.3.2.0l3.179530l183304l0l188493l3l3l0l0l0l0l523l1202l2-1j0j1j1l3l0. Acesso em: 21 mar. 2012.:

a

?

- Mar?lia Gabriela entrevista (link para acesso a diferentes entrevistas feitas pela apresentadora) - http://gnt.globo.com/mariliagabrielaentrevista/videos/. Acesso em: 21 mar. 2012.:

a

?

- Entrevista com o ator Lu?s Alberto Machado - http://tudonahora.uol.com.br/video/feito-pra-voce/2010/05/03/entrevista-com-o-ator-luis-alberto-machado. Acesso em: 21 mar. 2012.:

a

?

- Outras entrevistas com o ator Lu?s Alberto Machado - http://blogagenda.blogspot.com.br/2010/11/minhas-entrevistas.html. Acesso em: 21 mar. 2012.:

a

?

- Entrevistada Nervosa II ? O retorno - http://www.youtube.com/watch?v=gXuhYvn_SU0&feature=related. Acesso em: 21 mar. 2012.:

a

?

2. Ap?s terem selecionado as entrevistas a serem analisadas, assistam a elas e ou?am-nas. Observem atentamente os aspectos envolvidos em cada uma delas, para que possam levantar dados para a pesquisa. Respondam ?s quest?es propostas no momento da constru??o das hip?teses da pesquisa (citadas abaixo) e acrescentem outros aspectos que julgarem pertinentes:

- em que situa??o cada uma das entrevistas foi realizada;

- essa situa??o era formal ou informal;

- hor?rio de exibi??o ou proje??o;

- qual o tema abordado;

- qual a dura??o das entrevistas;

- qual o p?blico alvo do programa;

- qual a postura dos interlocutores (entrevistador e entrevistado);

- os interlocutores eram fluentes em sua fala;

- ? poss?vel (ou n?o) verificar varia??o lingu?stica acentuada entre os interlocutores;

- as marcas da oralidade (como, por exemplo, utiliza??o de palavras neutras/vagas e repeti??es) s?o mais utilizadas em uma dessas modalidades de entrevista do que na outra;

- h? (ou n?o h?) neutralidade dos interlocutores em suas falas, isto ?, eles revelam ou n?o suas opini?es acerca do tema abordado?

3. Registrem os dados levantados por voc?s. Para isso, utilizem-se, dentre outras formas de registro, de anota??es, tabelas, gr?ficos e/ou quadros.

4. Retomem as hip?teses que foram elaboradas pelo grupo no exerc?cio anterior e registradas em seus computadores e respondam:

a) As hip?teses elaboradas por voc?s podem ser confirmadas ou refutadas? Expliquem.

b) O conhecimento que voc?s tinham sobre o g?nero entrevista antes da realiza??o desta pesquisa modificou-se ou n?o? Expliquem.

?

Atividade 4 ? Visita a emissoras de televis?o e de r?dio

Os alunos dever?o ser organizados em grupos de cinco integrantes.

Professor, o objetivo desta etapa do processo ? possibilitar que os estudantes realizem duas atividades: 1) conhe?am a din?mica de funcionamento de um programa de r?dio em que se realizam entrevistas;  2) dialoguem com rep?rter(es) de televis?o que realizam entrevistas para esse meio de comunica??o.

Para viabilizar a concretiza??o dessas atividades, ? importante que sejam feitos contatos pr?vios, por voc?, com as emissoras, bem como seus profissionais, para expor os objetivos da visita e confirmar a possibilidade de sua realiza??o. Confirme os dias e hor?rios dispon?veis para visita??o e organize o cronograma com a turma.

Divida os grupos da turma de forma que metade deles visitem a emissora de r?dio e a outra metade, a emissora de televis?o. Caso tenha mais de uma emissora em sua cidade, contate-as e propicie a visita a todas elas, se for poss?vel, para que os alunos vivenciem diferentes realidades e socializem-nas para os colegas.

?

a

(Dispon?vel em: <http://1.bp.blogspot.com/_8gUd78IFNA0/TE9I_qlN-gI/AAAAAAAADKY/VNXLWl4PMbI/s1600/Entrevista+Radio+007.jpg>. Acesso em: 21 mar. 2012.)

?

Antes das visitas, desenvolva com os discentes um roteiro para orienta??o dos aspectos a serem observados durante a atividade pr?tica e, ao final, entregue uma c?pia para cada aluno. Abaixo, sugerimos alguns t?picos:

Roteiro para pesquisa de campo em emissoras de r?dio e de televis?o

?

1. Durante a visita ? emissora, atentem-se para os aspectos relacionados a seguir referentes ? sua atividade, dentre outros observados por voc?s. Ao final, eles dever?o constar no relat?rio da visita:

- nome e endere?o da emissora de r?dio ou de televis?o;

- nome do programa ao qual ir?o assistir e do jornalista ou rep?rter respons?vel por sua condu??o;

- descri??o do ambiente f?sico da emissora, bem como do cen?rio do programa;

- quantidade de profissionais envolvidos na realiza??o do programa e a fun??o de cada um deles;

- nome, profiss?o e outros dados sobre o entrevistado que estiver no programa ou na emissora no dia da pesquisa de campo;

- tema(s) abordado(s);

- dura??o total da entrevista; quantidade m?dia de perguntas e respostas e tempo de dura??o delas.

2. Ap?s o t?rmino do programa, conversem com o jornalista ou rep?rter e fa?am uma breve entrevista com ele, abordando quest?es relacionadas com o tema da pesquisa (entrevista oral), tais como as sugeridas abaixo, dentre outras elaboradas e propostas por voc?s:

- H? quanto tempo voc? ? rep?rter/jornalista? Sempre trabalhou em programas de r?dio (ou de televis?o)?

- Em todos os programas em que atuou, a din?mica de entrevistas ?/era a mesma ou h? diferen?as? Detalhe-as.

- Que din?mica voc? adota para realizar as entrevistas com seus convidados: elabora um roteiro pr?vio para a entrevista? Voc? segue rigidamente esse roteiro ou ele ? flex?vel? Voc? orienta o entrevistado antes de come?ar o programa quanto ?s caracter?sticas da entrevista de r?dio (ou de televis?o)?

- Voc? j? vivenciou situa??es em que o entrevistado dominou a entrevista, por exemplo, n?o deixando voc? fazer as perguntas programadas ou mudando o tema proposto?

- Relate uma experi?ncia marcante vivenciada por voc? na fun??o de entrevistador.

3. Registrem cuidadosamente todos os aspectos observados. Tirem fotos e/ou filmem o que for poss?vel.

4. Ao t?rmino da visita, redijam o relat?rio dessa atividade de campo, o qual dever? ser entregue impresso ? professora.

5. Organizem uma apresenta??o de 8 minutos para exposi??o da atividade aos colegas. Enrique?am a apresenta??o, projetando o material audiovisual coletado.

?

Atividade 5 ? Realiza??o e apresenta??o de entrevistas

Professor, visando consolidar o processo investigativo desenvolvido e socializar de forma consistente o conhecimento constru?do pelos discentes, proponha que eles realizem uma entrevista e depois a apresentem ao grupo. Para isso:

- organize grupos de at? tr?s componentes;

- cada grupo dever? entrevistar um ou uma profissional de uma ?rea diversificada, tais como: professor, advogado, m?dico, ator ou bailarino, diretor de escola, vereador, atleta, funcion?rio dom?stico, enfermeiro, psic?logo, empres?rio do ramo de cosm?ticos. Fa?a o sorteio entre os grupos;

- destine duas aulas para que os alunos definam quais temas ser?o abordados na entrevista e elaborem as perguntas a serem aplicadas. Oriente-os a direcionarem o tema e a din?mica da entrevista de acordo com o entrevistado;

- oriente os grupos para que estabele?am, previamente, as normas a serem seguidas na realiza??o das entrevistas;

- discuta com os grupos comportamentos e posturas necess?rios ao entrevistador;

- oriente os alunos a gravarem as entrevistas orais com a utiliza??o de aparelhos multim?dia, tais como c?meras fotogr?ficas digitais ou filmadoras, celulares, smartphones, dentre outros a que eles tiverem acesso;

- ap?s a realiza??o das entrevistas, organize na escola uma se??o de apresenta??o em que os alunos ser?o os atores da atividade.

?

Atividade 6 ? Realiza??o de debate, autoavalia??o e relat?rio

Ao final das apresenta??es das entrevistas, realize um debate em sala, com os discentes, sobre o processo investigativo desenvolvido, o tema pesquisado, a aprendizagem constru?da (ou n?o) por eles. Solicite que todos os estudantes manifestem-se e organize a turma de forma a possibilitar essa manifesta??o. Proponha que eles realizem uma autoavalia??o, considerando aspectos como: interesse pela proposta investigativa e envolvimento no processo; contribui??o para o trabalho em grupo; atua??o efetiva no desenvolvimento das etapas; dentre outros.

?

  a

(Dispon?vel em: <https://encrypted-tbn0.google.com/images?q=tbn:ANd9GcQNXH8kRU3uCzh0e810LN0UylZnmOJ0MXewT5kb2wukYwkY9a3G>. Acesso em: 21 mar. 2012.)

Ap?s o desenvolvimento de todas essas etapas da pesquisa, os discentes dever?o elaborar as conclus?es sobre a pesquisa desenvolvida e registr?-las, para que, em seguida, possam ser socializadas aos demais colegas e, se poss?vel, a outras turmas na escola tamb?m, no blog ou site da escola, em semin?rios organizados, em congressos estudantis, dentre outros eventos.

Professor, consideramos pertinente, para os anos de ensino em foco, que os alunos redijam o relat?rio de pesquisa, seja em grupo ou individualmente, todavia, voc? poder? adaptar essa solicita??o ? realidade de sua turma. Caso opte pela reda??o do relat?rio, este dever? contemplar os seguintes t?picos:

  • capa;
  • folha  de rosto; 
  • sum?rio; 
  • introdu??o (com tema, problema, hip?teses, objetivos e justificativa);
  • metodologia;
  • cronograma; 
  • resultado e considera??es finais;
  • refer?ncias bibliogr?ficas.

                                  

Recursos Complementares

Sugest?es de links para alunos:

- Manual: ?Orienta??o ? pesquisa e ao trabalho escolar com metodologia? - http://rainha.notredame.org.br/wp-content/uploads/2011/01/Manual-de-OPTE.pdf. Acesso em: 19 mar. 2012. (Aten??o: apesar de ser um material muito did?tico, alguns itens que ensinam a fazer a  refer?ncia bibliogr?fica est?o desatualizados. Todavia, observado esse aspecto, o material ? de boa qualidade para consulta pelos discentes.).

- Texto expositivo: ?Guia para a confec??o de projetos de pesquisa? - http://www.coladaweb.com/como-fazer/projetos-de-pesquisa. Acesso em: 19 mar. 2012.

?

Sugest?es de links para professores:

- Artigo: ?Perguntas e respostas na entrevista radiof?nica? - http://www.letramagna.com/entrevistaradio.pdf. Acesso em: 18 mar. 2012.

- Artigo: ?Entrevistas Radiof?nicas no Programa ?Aten??o Brasil?  - http://www.letramagna.com/iaralucia.pdf. Acesso: 19 mar. 2012.

- Artigo: ?Relat?rio de pesquisa: o que ? e como se faz? - http://www.ronaldomartins.pro.br/materiais/didaticos/RelatoriodePesquisa.pdf. Acesso em: 21 mar. 2012.

- Texto expositivo: ?Como elaborar um relat?rio cient?fico da pesquisa? - www.cefetba.br/pesquisa/como_elaborar_um_relatorio.ppt. Acesso em: 21 mar. 2012.

?

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

- Aula: ?Como realizar uma entrevista?? - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18750. Acesso em: 21 mar. 2012.

- Aula: ?Entrevista: aspectos estruturais, rela??es interacionais e processos figurativos (ironias, met?foras, eufemismo, etc)? - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23867. Acesso em: 21 mar. 2012.

                              

Avaliação

A avalia??o dos discentes dever? ser feita de maneira processual e cont?nua. Observe a capacidade de eles desenvolverem-se de forma aut?noma e de compreenderem as diferentes etapas do processo investigativo. Especificamente, observe se foram capazes de:

- fazer o levantamento de dados de forma adequada, analis?-los, bem como proceder ao entrecruzamento destes com dados da realidade, contextualizando os resultados;

- produzir o relat?rio de pesquisa de forma coesa e coerente, ? altura da investiga??o desenvolvida;

- participar ativamente da prepara??o, organiza??o e execu??o da entrevista, de maneira a explicitar seu entendimento a respeito do g?nero discursivo estudado;

- expressar-se de forma clara na entrevista, mostrando desenvoltura na linguagem oral;

- atuar de forma ?tica em rela??o a seus colegas de grupo e de classe durante as diferentes etapas do trabalho;

- compreender as especificidades do g?nero entrevista oral, especificamente a televisiva e a radiof?nica.