Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produ??o de texto |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: varia??o lingu?stica: modalidades, variedades, registros |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Rela??es sociopragm?ticas e discursivas |
Professor, nossa proposta para esta aula-pesquisa ? que os estudantes realizem, ao longo de suas etapas, um estudo investigativo sobre o g?nero discursivo oral debate regrado. O passo a passo de nossa proposta est? detalhado no decorrer da aula, em cada uma das atividades apresentadas.
Com a primeira atividade exposta abaixo, ser? poss?vel averiguar o conhecimento pr?vio dos discentes acerca desse tema, bem como delimit?-lo. Para a delimita??o de nossa proposta, sugerimos que os alunos investiguem a diversidade de linguagens e normas na realiza??o do g?nero discursivo debate regrado. Para isso, desenvolva o que se prop?e a seguir.
Inicie a aula organizando os estudantes em grupos de quatro componentes.
Entregue uma c?pia das quest?es abaixo para cada aluno e solicite que eles, em um primeiro momento, respondam-nas individualmente e registrem as respostas em seus tablets ou laptops UCA, por meio de um arquivo em um programa editor de textos (como Kword ou Word). Em seguida, eles devem compartilhar suas ideias com os colegas de grupo, discuti-las, voltar a suas respostas e complement?-las. Ap?s essa etapa, devem tamb?m escolher ou elaborar uma resposta para cada pergunta, que seja consenso do grupo, para ser apresentada ao final, no momento da socializa??o com os demais colegas da sala.
?
Quest?es iniciais? 1. Em sua concep??o, o que ? um debate? 2. Para que serve um debate? Em que situa??es eles s?o realizados? 3. Voc? j? participou de debates? Descreva essa situa??o. 4. O debate do qual participou era livre ou tinha alguma norma ou diretriz para realiza??o? No caso de ter havido uma ou mais normas, cite-a(s). 5. Voc? conhece a express?o debate regrado? ? capaz de inferir seu significado? Explique. 6. O que ? p?blico alvo? Explique. 7. Quem participa da realiza??o de um debate regrado? Existe um p?blico espec?fico para o qual o debate ? direcionado? Explique e exemplifique. 8. Os participantes do debate usam sempre uma linguagem formal, acad?mica ou uniforme? Explique. 9. Em um debate, que rela??o existe entre tema, participantes, linguagem e normas? Explique. |
Ap?s responderem aos questionamentos, proponha a socializa??o das respostas de forma que cada grupo responda a duas quest?es. Em seguida, estimule os estudantes a delimitarem o tema da pesquisa em torno da diversidade de linguagens e normas existentes na realiza??o de um debate regrado. Ao final, solicite que digitem o tema delimitado, utilizando o mesmo arquivo em que j? estavam trabalhando.
?
Para esta etapa, os alunos devem continuar organizados em grupos de quatro integrantes.
A partir da delimita??o do tema, ? poss?vel explicitar o questionamento de nossa proposta: Em um debate regrado, qual o n?vel de rela??o e interdepend?ncia entre o tema abordado, os debatedores e mediadores, o p?blico alvo, a linguagem utilizada e as normas direcionadoras?
?
(Dispon?vel em: <http://paradiversidade.com.br/2010/?p=3169>. Acesso em: 20 mar. 2012.)
Proponha esse questionamento aos discentes como situa??o-problema a ser investigada e solicite que eles se manifestem oralmente, apresentando poss?veis respostas ? pergunta (essas respostas ser?o as hip?teses iniciais). Em seguida, solicite que respondam, em grupo, ?s quest?es apresentadas abaixo.
Ap?s a realiza??o desta atividade e da discuss?o das respostas, os discentes estar?o aptos a elaborar hip?tese(s) mais embasada(s) a respeito da situa??o-problema apresentada.
Distribua, para cada grupo, uma c?pia da atividade a seguir e uma c?pia do quadro colocado abaixo dela. Oriente os estudantes a responderem ?s quest?es preenchendo o quadro.
Caso os alunos manifestem dificuldade em responder, por ainda n?o terem participado de um debate regrado ou por n?o se lembrarem de um, ajude-os a retomarem o conhecimento pr?vio sobre os debates de candidatos a cargos pol?ticos como, por exemplo, os debates realizados com os presidenci?veis por emissoras de televis?o como Record, Rede Globo, Bandeirantes, SBT, dentre outras. Al?m desses, que s?o debates mais formais, existem outros, com regras menos r?gidas, realizados em programas televisivos diversos, em que dois ou mais convidados debatem um tema proposto pelo apresentador, que atua como mediador.
?
Atividade? 1. Utilizando o quadro entregue ao grupo, relacionem, na 1? coluna dele, dois ou mais debates a que voc?s assistiram ou dos quais j? participaram como debatedores ou mediadores. A partir da quest?o 2, respondam separadamente aos itens sobre cada um dos debates relacionados por voc?s, preenchendo o quadro. 2. Em que local e data o debate ocorreu? 3. De que maneira voc?s assistiram a ele: presencialmente ou por algum meio de comunica??o, como televis?o ou internet? 4. A qual p?blico o debate foi direcionado? 5. Qual ou quais temas foram abordados? 6. Quem foram os debatedores e mediador(es)? 7. Havia diferen?a na linguagem utilizada pelos participantes? Era formal ou informal? 8. A situa??o apresentada era s?ria, formal ou mais descontra?da? 9. Sintetizem algumas normas que foi poss?vel verificarem na realiza??o do debate. |
?
Observa??o: Professor, para viabilizar o preenchimento organizado do quadro abaixo pelos discentes, sugiro que o copie em uma folha A4, amplie o n?mero de linhas, configure a folha com orienta??o paisagem, imprima e entregue uma folha para cada grupo.
Debate |
Local e data |
Meio de transmiss?o |
P?blico alvo |
Tema(s) |
Partici- pantes |
Linguagem |
Situa??o |
Normas |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
?
Ap?s os alunos terem respondido ?s quest?es e preenchido o quadro, solicite que comparem os dados obtidos e formulem, de forma clara, a(s) hip?tese(s) para responder ? problem?tica da pesquisa e digitem-na(s) no arquivo do Kword ou Word em que responderam ?s quest?es da atividade anterior. Ao t?rmino da pesquisa, essas hip?teses ser?o retomadas para serem confirmadas ou refutadas.
?
Os alunos ser?o organizados em grupos de cinco integrantes.
Professor, para que os estudantes possam analisar a diversidade de linguagens e normas na realiza??o do g?nero discursivo debate regrado, eles dever?o selecionar v?deos e ou ?udios de alguns debates e assisti-los ou ouvi-los. Essa tarefa poder? ser desenvolvida utilizando-se de diferentes meios de comunica??o, dentre eles canais de televis?o, r?dio e internet, como detalhamos no quadro da atividade abaixo, a ser entregue aos alunos. Na 1? etapa dessa atividade, citamos alguns links em que s?o disponibilizados v?deos de debates regrados. Ressaltamos, por?m, que esses s?o apenas sugest?es que voc? poder? passar para os alunos, pois estes devem empenhar-se para encontrar outras fontes e tornar a pesquisa mais interessante para o grupo como um todo.
Oriente os discentes no sentido de que, para esse tipo de pesquisa, o site Youtube apresenta um acervo muito interessante, pois existem v?deos de um mesmo estilo de debate, por exemplo, com os candidatos ? presid?ncia da rep?blica do Brasil, produzidos em diferentes ?pocas, programas e emissoras. Essa diversidade poder? proporcionar vasta an?lise aos discentes, com a identifica??o ou n?o de regularidades, bem como a verifica??o de transforma??es ocorridas na estrutura??o e organiza??o dos debates ao longo dos anos.
Acompanhe atentamente a sele??o de debates feita pelos diferentes grupos e sugira altera??es, caso necess?rio, para evitar que o corpus da pesquisa (os v?deos e ou ?udios de debates regrados selecionados) sejam repetidos nos grupos. Dessa forma, o repert?rio a ser analisado se tornar? mais amplo e diversificado, o que enriquecer? a pesquisa.
Para desenvolver as diferentes etapas desse processo, proponha aos discentes a atividade abaixo e entregue uma c?pia dela para cada grupo:
?
Atividade para sele??o e an?lise de debates regrados? A) Objetivo da atividade e orienta??o geral: O objetivo desta atividade ? voc?s analisarem linguagens e normas na realiza??o do g?nero discursivo debate regrado. Para que seja poss?vel fazer essa an?lise, voc?s dever?o escolher alguns debates e assistir a eles, o que poder? ser feito utilizando-se de diferentes meios de comunica??o, dentre eles canais de televis?o, de r?dio e internet. Observem que diversos canais televisivos t?m programas espec?ficos de debate em que, de acordo com o tema abordado, s?o convidados determinados participantes. Os programas de r?dio tamb?m costumam realizar esses debates, na maioria das vezes ao vivo, o que se torna uma fonte de pesquisa muito rica e interessante. Na internet, em sites diversos e no Youtube, s?o disponibilizados in?meros v?deos de debate, os quais t?m estruturas e procedimentos variados, o que poder? enriquecer a coleta e an?lise de dados a ser empreendida por voc?s. B) Para desenvolver essa atividade, voc?s empreender?o algumas t?cnicas investigativas (ao longo das diferentes etapas a seguir), tais como:
? Etapas1. Em grupo, escolham quatro diferentes debates regrados (em v?deo e ou ?udio) para serem analisados. Como orientado acima, essa busca poder? ser feita utilizando-se de canais de televis?o, de r?dio e internet. Os v?deos e ou ?udios contendo debates regrados ser?o o corpus da pesquisa, isto ?, os objetos de pesquisa a serem analisados, a partir dos quais ser?o coletados os dados para o desenvolvimento da pesquisa. Apresento, abaixo, links de alguns v?deos de debates, como sugest?o para assistirem, por?m, devem procurar outros, para que o corpus da pesquisa da sala como um todo seja diversificado: - MTVDebate - http://mtv.uol.com.br/debate/naintegra. Acesso em: 20 nov. 2011. (Observem que este site oferece acesso a diferentes debates):
- Debate ?O brasileiro ? preconceituoso??, pela MTVDebate - http://mtv.uol.com.br/debate/naintegra/09112010-o-brasileiro-e-preconceituoso. Acesso em: 20 nov. 2011.:
- Debate Presidencial 1? turno Rede Globo 30/09/2010 (Parte 1 de 8) - http://www.youtube.com/watch?v=dMVCnIg3J38. Acesso em: 20 mar. 2012.:
? 2. Assistam atentamente aos debates selecionados por voc?s, com o objetivo de coletar dados (isto ?, respostas, detalhes, caracter?sticas) a partir da observa??o dos seguintes aspectos:
? 3. Ap?s assistir aos debates e observar seus diferentes aspectos, ? hora de registrar os dados coletados. Para isso: a) Utilizando seus laptops ou tablets, abram o mesmo arquivo do programa Kword ou Word em que digitaram as hip?teses elaboradas na atividade anterior. Nesse arquivo, digitem o subt?tulo "An?lise de debates regrados" e, em seguida, registrem (de forma objetiva, sint?tica e precisa) os dados observados em cada debate, em forma de anota??es discursivas, que podem ser em t?picos ou em pequenos par?grafos. b) Ap?s as anota??es feitas, digitem um quadro semelhante a este colocado abaixo, que foi utilizado na atividade para levantamento de hip?teses (um quadro similar a este foi entregue em folha separada e preenchido por voc?s):
Sintetizem as anota??es feitas anteriormente sobre cada um dos debates e digitem-nas dentro do quadro, nas colunas referentes a cada aspecto. ? 4. A estrat?gia de digitar as informa??es no quadro acima proporciona a voc?s a visualiza??o das caracter?sticas de cada debate separadamente, por?m, ao mesmo tempo, possibilita que cruzem as informa??es de um debate com outro, comparando-as entre si para que possam encontrar respostas significativas ? quest?o proposta para esta pesquisa, que ?: Em um debate regrado, qual o n?vel de rela??o e interdepend?ncia entre o tema abordado, os debatedores e mediadores, o p?blico alvo, a linguagem utilizada e as normas direcionadoras? Adotando esse problema da pesquisa como a quest?o a ser respondida, avaliem os dados coletados e registrados e estabele?am rela??es entre os diferentes debates assistidos e os crit?rios selecionados para an?lise. Para isso, ? importante fazer o entrecruzamento de dados, visando produzir respostas relevantes e, n?o, simplesmente, repetir os dados de forma estanque e desarticulada, isto ?, est?tica e separada. Em seguida, digitem a(s) resposta(s) encontrada(s) no mesmo arquivo em j? est?o trabalhando, abaixo do quadro. Antes disso, digitem o subt?tulo "Avalia??o dos dados". ? 5. Ap?s fazerem a avalia??o dos dados coletados e responderem ? problem?tica da pesquisa, retomem aquelas hip?teses que foram elaboradas por voc?s em uma atividade anterior e digitadas no arquivo do Kword ou Word. Comparem as respostas obtidas nesta 4? etapa, acima, com as hip?teses elaboradas naquele momento, analisem e respondam: a) Ap?s a avalia??o concreta dos dados da pesquisa, as hip?teses propostas inicialmente por voc?s podem ser confirmadas ou refutadas (negadas)? b) Descrevam o que h? em comum ou de diferente entre as hip?teses e as respostas constru?das agora e exponham a opini?o de voc?s a respeito dessas converg?ncias e diverg?ncias. ? 6. Fa?am, agora, o exerc?cio de propor justificativas, explica??es, para as semelhan?as e ou diferen?as encontradas nos diversos aspectos analisados de cada debate assistido e posicionem-se de forma cr?tico-anal?tica frente ao que se mostrou regular (comum, igual, padr?o) e irregular (diferente, incomum, n?o padr?o). Digitem essa resposta no mesmo arquivo em que est?o trabalhando. ? 7. Ap?s todas essas etapas, chegou o momento de elaborarem as conclus?es sobre a pesquisa desenvolvida e de registr?-las. Para isso, continuem utilizando o mesmo arquivo em que digitaram as respostas ?s etapas anteriores e digitem essas conclus?es. Tenham sempre como perspectiva/par?metro para essa finaliza??o os seguintes aspectos da pesquisa: tema, problema, hip?teses elaboradas, dados coletados, an?lises feitas, compara??o entre hip?teses e respostas obtidas, converg?ncias e diverg?ncias encontradas. Para ampliar ainda mais essas conclus?es e aprimor?-las, tentem ampliar o campo de vis?o de voc?s, inserindo em suas considera??es finais um ponto de vista cr?tico no que se refere ?s quest?es sociais e aos aspectos s?cio-econ?mico-pol?tico-culturais do g?nero discursivo debate regrado. ? 8. Organizem uma apresenta??o do grupo para os demais colegas. Neste momento, voc?s dever?o fazer uma s?ntese das etapas desta atividade investigativa, descrevendo: o corpus analisado; os principais dados obtidos; a s?ntese da an?lise feita por voc?s e a considera??es finais elaboradas. Cada grupo ter?, no m?ximo, 15 minutos para apresenta??o. Utilizem, para proje??o, programas como Power Point, KPresenter ou a plataforma Prezi. Ser? disponibilizado datashow para a exposi??o. |
Professor, ser? muito interessante viabilizar essa socializa??o da pesquisa para outras turmas da escola, assim como no blog ou site da escola ou turma, em semin?rios organizados para esse fim ou em outros eventos estudantis que possibilitem a comunica??o de pesquisas realizadas.
Para os anos de ensino em foco, consideramos pertinente solicitar aos alunos a constru??o do relat?rio de pesquisa, seja em grupo ou individual. Por?m, voc? poder? adaptar essa solicita??o ? realidade de sua turma, propondo formas diferentes de relato, que n?o sejam t?o formais, caso n?o considere vi?vel a primeira op??o. Por?m, se optar pela reda??o do relat?rio formal de pesquisa, lembre-se de que este dever? contemplar os seguintes t?picos:
?
Professor, nesta etapa final, propomos que desenvolva um debate regrado entre os discentes, com o objetivo de consolidar o processo investigativo desenvolvido e socializar de forma consistente o conhecimento constru?do por eles. O foco da pesquisa desenvolvida at? este momento foi a diversidade de linguagem e de normas direcionadoras em debates regrados. Al?m desse foco, ? muito importante destacar e trabalhar outro foco com os alunos: o da argumentatividade/argumenta??o. Aproveite a atividade proposta nesta etapa da aula para ajudar os estudantes a consolidarem mais saberes sobre o g?nero pesquisado, reconhecendo nele sua estrutura predominantemente argumentativa.
Desperte os discentes para o fato de que debater n?o ? simplesmente trocar opini?es, mas pensar e refletir sobre um tema importante para uma determinada comunidade, em um determinado contexto social, posicionando-se sobre ele, construindo argumentos que ajudem na defesa desse posicionamento e, mais do que isso, contribuam para que o interlocutor seja persuadido a crer no que est? sendo dito.
Para orientar o passo a passo dessa atividade que propomos e apresentar detalhes referentes ?s regras direcionadoras de um debate e ?s possibilidades de organiza??o metodol?gica dos discentes, embasamo-nos no texto "Debater ? mais do que trocar ideias" (Dispon?vel em: <http://sites.google.com/site/dorothybluyus/debatendo>. Acesso em: 17 nov. 2011.), do qual reproduzimos alguns trechos e adaptamos outros, al?m das propostas elaboradas por n?s.
?
(Dispon?vel em: <http://ptpernambuco.blogspot.com.br/2011_10_01_archive.html>. Acesso em: 20 mar. 2012.)
?
1? etapa ? Solicite aos estudantes que relacionem os temas sobre os quais gostariam de debater. Caso prefira, voc? pode apresentar uma rela??o pr?via de temas ou mesclar suas propostas ?s deles.
Sugest?es de temas:
?
2? etapa ? Organize os alunos em grupos de, no m?ximo, sete integrantes. Sorteie um ou dois temas para cada grupo, de acordo com o que considerar mais vi?vel para sua turma.
3? etapa ? Informe o tempo m?ximo que ser? destinado ao debate como um todo (quantas aulas) e, consequentemente, de quanto tempo cada grupo poder? dispor.
4? etapa ? Sorteie a ordem de apresenta??o dos grupos.
5? etapa ? Os estudantes devem definir, em cada grupo, os objetivos e limites da discuss?o, a fim de evitar fugas do tema. Ressalte com eles a import?ncia de entenderem e de colocarem em pr?tica a finalidade do debate regrado: desenvolver a capacidade argumentativa de cada participante, dando-lhe condi??es para expressar suas opini?es sobre um tema proposto, de forma clara e objetiva, visando ? persuas?o dos interlocutores.
6? etapa ? Solicite a cada grupo que defina quem ser? o moderador/mediador do debate, que ter? como fun??o: apresentar o tema; esclarecer as normas ou diretrizes do debate; estimular que todos falem, cada um na sua vez; retomar aspectos da discuss?o que forem sendo deixados de lado no decorrer da atividade; evitar fugas ou desvios tem?ticos; controlar o tempo de fala de cada participante para que n?o extrapole os limites propostos; garantir os mesmos direitos de fala, r?plica e tr?plica a todos os debatedores.
7? etapa ? Oriente os grupos a definirem, previamente, as regras que ser?o seguidas por eles, como observaram nas atividades realizadas anteriormente. Essas normas poder?o ser iguais a todos os grupos ou n?o, todavia, sugerimos que sejam diferentes, pois, assim, os alunos ter?o oportunidade de experienciar e observar din?micas diferenciadas.
?
1? etapa ? Ap?s ter definido com os estudantes a organiza??o do debate, ? preciso que eles se preparem para discutir. Essa tarefa demanda certo tempo, uma vez que exige pesquisa sobre o tema, leitura e an?lise de diversos textos, sele??o de ideias e argumentos, posicionamentos, dentre outros. Nesse momento, os estudantes podem/devem assistir a filmes, a programas de televis?o, acessar v?deos e textos na internet a fim de ampliarem seu repert?rio sobre o assunto e terem condi??es para defender seu ponto de vista diante dos colegas e do professor.
Para isso, cada grupo dever? selecionar, pelo menos, tr?s textos escritos, v?deos ou filmes sobre o tema que ser? debatido.
2? etapa ? Os alunos dever?o estudar, em grupo, os textos, v?deos e outros selecionados, visando aprimorarem seus conhecimentos e prepararem-se para o debate.
3? etapa ? Os estudantes devem organizar a pesquisa e o estudo feitos em fichas que os auxiliem na sele??o e escolha de argumentos. Eles poder?o construir esse instrumento a partir dos seguintes dados:
?
Dados |
Texto 1 |
Texto 2 |
Texto 3 |
1) Informa??es sobre os textos lidos ou assistidos pelo grupo: t?tulo, autor, fonte (retirado do livro tal, da internet, do jornal, dentre outros). |
? |
? |
? |
2) Tema e subtemas (o que dizem, como dizem, qual a opini?o do autor ou diretor sobre o tema). |
? |
? |
? |
3) Quais aspectos do texto, v?deo ou filme ajudam o grupo a elaborar suas opini?es sobre o tema? |
? |
? |
? |
4) Os textos apresentam um ?nico ponto de vista sobre o tema ou pontos de vistas diversos e, por vezes, divergentes? |
? |
? |
? |
Professor, acompanhe de perto esta etapa a fim de orient?-los na escolha dos melhores argumentos.
4? etapa ? Visando enriquecer o debate, solicite aos discentes que identifiquem, pelo menos, dois pontos de vista diferentes sobre o mesmo tema. Al?m disso, devem elaborar, tamb?m, uma problem?tica sobre esse tema para que o debate seja constru?do em torno dessa quest?o.
Por exemplo: suponhamos que um dos grupos tenha escolhido o tema ?Imposi??o de padr?es de beleza e comportamento pela m?dia?. O problema a ser discutido poderia ser: At? que ponto a imposi??o e massifica??o desses padr?es ? ben?fica ou prejudicial para a popula??o? Para discutir essa quest?o, seria interessante que alguns alunos defendessem a imposi??o e seus padr?es, por acreditarem que eles s?o positivos e estimulam os indiv?duos a buscarem uma vida mais saud?vel e bem sucedida. Outra parte dos alunos deveria defender uma posi??o oposta: como os padr?es s?o definidos pela m?dia, que tem por princ?pio incutir e vender ideias, valores e produtos, os indiv?duos devem rejeit?-los e n?o aceitar a imposi??o dos referidos padr?es como ?superiores? aos demais.
5? etapa ? Os grupos devem definir quais integrantes far?o a defesa de um ponto de vista e quais far?o a de outro. Dessa forma, os estudantes dever?o se organizar em torno das duas (ou mais) ideias divergentes, preparando-se para defend?-las. Nesse momento, os grupos se dividir?o em subgrupos para realizar o debate.
6? etapa ? Informe os alunos de que os debates ser?o filmados e, posteriormente, assistidos e analisados.
7? etapa ? Providencie os dispositivos tecnol?gicos necess?rios para filmar os debates.
?
1? etapa ? Esclare?a os alunos quanto a algumas exig?ncias da situa??o comunicativa de debate:
- certa formalidade por parte dos debatedores e mediadores, que ser? expressa pela escolha de vocabul?rio, corre??o lingu?stica, clareza de racioc?nio, coer?ncia entre a posi??o adotada e os argumentos escolhidos;
- capacidade para avaliar o pr?prio funcionamento comunicativo dessa situa??o (se as escolhas de argumentos ou exemplos s?o adequadas para o contexto, se os interlocutores e a plateia parecem compreender o que est? sendo dito, se ? preciso reformular o modo de dizer a fim de tornar mais clara a ideia exposta, dentre outros);
- constru??o de uma sequ?ncia de ideias, utilizando-se de exemplos retirados do mundo concreto dos interlocutores do debate;
- respeito ? diversidade de opini?es e aos colegas debatedores;
- ci?ncia de que o debate ? momento oportuno para aprofundar o conhecimento em rela??o ao tema e aos colegas, o que exige postura ?tica em rela??o ? situa??o vivenciada;
- o p?blico espectador n?o participa do debate, a n?o ser que essa participa??o esteja prevista nas regras acordadas.
2? etapa ? Organize a sala ou audit?rio de forma que o grupo debatedor fique em posi??o de destaque, ? frente, e o p?blico espectador permane?a, preferencialmente, ? frente dos debatedores, ou em volta deles, em formato de meia lua, como pode ser observado nas imagens abaixo:
?
(Dispon?vel em: <http://colegiomarista.org.br/santoangelo/sala-de-aula/estudantes-realizam-debate-na-disciplina-de-historia>. Acesso em: 02 jun. 2012.)
?
(Dispon?vel em: <http://www.appsindicato.org.br/include/paginas/noticia.aspx?id=3802>. Acesso em: 02 jun. 2012.)
?
(Dispon?vel em: <http://www.asduerj.org.br/X_ELETRONICO/2012/MARCO/21/BE210312.html>. Acesso em: 02 jun. 2012.)
?
3? etapa ? Inicie a realiza??o dos debates. O mediador de cada grupo dever? fazer a apresenta??o do(s) tema(s) em pauta, dos debatedores participantes e das normas estabelecidas.
4? etapa ? Grave, em v?deo, todos os debates realizados, a fim de tornar esta atividade ainda mais produtiva e significativa, ao ser revista e analisada pelos discentes.
5? etapa ? Encerre a sess?o de debates e prepare os alunos para assistirem aos v?deos feitos e analisarem-nos.
?
Em duas aulas posteriores ? realiza??o dos debates, fa?a a proje??o das filmagens para os discentes e solicite que eles adotem uma postura anal?tico-cr?tica frente ao seu desempenho e ao dos colegas.
Entregue uma c?pia da atividade abaixo para cada aluno, solicite que eles a respondam em folha separada e, ao final, recolha as folhas de respostas. Esse, certamente, ser? um material bastante rico, que possibilitar? aprimorar as pr?ximas realiza??es dessa proposta.
?
Atividade para an?lise dos debates realizados? 1. Assistam atentamente aos debates projetados, adotando uma postura anal?tica e cr?tica frente ao seu desempenho, de seu grupo e dos demais colegas. 2. O objetivo dessa atividade ? propiciar a reflex?o sobre esse momento de aprendizagem. Para isso, observe e registre seu comportamento como debatedor ou moderador em rela??o aos aspectos citados abaixo e acrescente outros que julgar pertinentes: - de que maneira voc? atua diante da fala do outro: ouve o que o outro tem a dizer; respeita o momento de fala dele; aproveita uma coloca??o do outro em favor da defesa dos seus pr?prios pontos de vista; - quais recursos utiliza para apresentar e defender seu ponto de vista; - voc? respeita a diversidade de opini?es e argumenta sobre ela ou sente-se irritado e perde a paci?ncia e a postura durante o debate; - voc? foi persuasivo o suficiente para conseguir ades?es ao seu ponto de vista; - utiliza uma variedade lingu?stica pertinente ? situa??o de debate. 3. Registre, agora, as mesmas observa??es em rela??o aos outros grupos debatedores. 4. Destaque a atua??o de algum/a colega em espec?fico, independentemente do motivo e explique sua op??o. 5. Qual grupo voc? considera que estava mais embasado para o debate, isto ?, qual grupo se preparou melhor? Justifique. 6. As normas propostas pelos grupos para a realiza??o do debate foram cumpridas? Voc? mudaria alguma delas? Por qu?? 7. Que avalia??o voc? faria do seu desempenho e do seu grupo? Justifique. 8. Em um pr?ximo debate, o que voc? mudaria em seu comportamento? Explique. 9. Que sugest?es voc? faria ? sua turma caso desenvolvam novamente essa atividade? |
?
Professor, ao terminarem de responder, proponha que cada discente apresente, oralmente, a resposta a duas perguntas, de modo que todos se expressem e que todas as perguntas sejam contempladas.
Ao final dessa atividade, proponha aos estudantes outro debate r?pido, neste momento, sobre o processo investigativo como um todo desenvolvido por eles, sobre o tema pesquisado, a aprendizagem constru?da (ou n?o) por eles. Solicite que todos se manifestem e organize a turma de forma a possibilitar essa manifesta??o. Proponha que cada discente realize uma avalia??o geral de seu desempenho, considerando aspectos como: interesse pela proposta investigativa e envolvimento no processo; contribui??o para o trabalho em grupo; atua??o efetiva no desenvolvimento de cada etapa do processo; dentre outros.
?
(Dispon?vel em: <http://www.barilecardi.com.br/macrocapta%C3%A7%C3%A3o.php>. Acesso em: 20 jun. 2012.)
Sugest?es de links para alunos:
- Manual: ?Orienta??o ? pesquisa e ao trabalho escolar com metodologia? - http://rainha.notredame.org.br/wp-content/uploads/2011/01/Manual-de-OPTE.pdf. Acesso em: 19 mar. 2012. (Aten??o: apesar de ser um material muito did?tico, alguns itens que ensinam a fazer a refer?ncia bibliogr?fica est?o desatualizados. Todavia, observado esse aspecto, o material ? de boa qualidade para consulta pelos discentes.)
- Texto expositivo: ?Guia para a confec??o de projetos de pesquisa? - http://www.coladaweb.com/como-fazer/projetos-de-pesquisa. Acesso em: 19 mar. 2012.
?
Sugest?es de links para professores:
- Artigo: ?O debate regrado como objeto de ensino: quest?es ideol?gicas em foco? - http://www.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT10-6199--Int.pdf. Acesso em: 21 mar. 2012.
- Artigo: ?Isto n?o ? um cachimbo: linguagens e conte?dos em pauta interdisciplinar? - http://www.cidade.usp.br/educar2001/mod4ses7.php. Acesso em: 13 dez. 2011.
- Artigo: "Mecanismos de constru??o da argumentatividade textual" - http://www.cielli.com.br/downloads/599.pdf. Acesso em: 20 jun. 2012.
- Manual: ?Manual de normaliza??o para apresenta??o de teses, disserta??es e trabalhos acad?micos? - http://www.ufjf.br/biblioteca/files/2008/11/Manual-de-normaliza%C3%A7%C3%A3o-V%C3%A2nia-2011.pdf. Acesso em: 20 mar. 2012.
- Texto expositivo: ?Relat?rio de pesquisa: o que ? e como se faz? - http://www.ronaldomartins.pro.br/materiais/didaticos/RelatoriodePesquisa.pdf. Acesso em: 21 mar. 2012.
- Texto expositivo: ?Como elaborar um relat?rio cient?fico da pesquisa? - www.cefetba.br/pesquisa/como_elaborar_um_relatorio.ppt. Acesso em: 21 mar. 2012.
?
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
- Aula: ?O debate regrado e o bullying? - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22729. Acesso em: 21 mar. 2012.
A avalia??o dos discentes dever? ser feita de maneira processual e cont?nua. Observe a capacidade de eles desenvolverem-se de forma aut?noma e de compreenderem as diferentes etapas do processo investigativo. Especificamente, observe se foram capazes de:
- elaborar hip?teses pertinentes em rela??o ? problem?tica da pesquisa;
- fazer o levantamento de dados de forma adequada, bem como o entrecruzamento destes com dados da realidade, contextualizando os resultados;
- apresentar os resultados da pesquisa de forma coesa e coerente, ? altura da investiga??o desenvolvida;
- participar ativamente da organiza??o, do estudo e do desenvolvimento do debate regrado, de maneira a explicitar seu entendimento em rela??o ao g?nero discursivo pesquisado;
- expressar-se de forma clara, objetiva e pertinente no debate, expondo sua opini?o e utilizando-se de argumentos para defender seu ponto de vista e persuadir seus interlocutores;
- atuar de forma ?tica em rela??o a seus colegas de grupo e de classe durante as diferentes etapas do trabalho;
- compreender que os debates regrados n?o seguem normas ?nicas, uniformes, sendo definidos e preparados de maneiras diversas, dependendo dos v?rios aspectos estudados: situa??o de produ??o, interlocutores diretamente envolvidos, p?blico alvo, tema abordado;
- autoavaliar-se com honestidade e criticidade, bem como avaliar seus colegas de forma a contribuir com o aprimoramento coletivo do grupo.