Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural na forma??o do Brasil |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
? Conceituar alcoolismo e abuso de ?lcool.
? Compreender o alcoolismo e o abuso de ?lcool como um problema social de sa?de p?blica.
? Relacionar abuso do ?lcool e adolesc?ncia.
? Conscientizar a comunidade escolar sobre os problemas oriundos do alcoolismo em nossa sociedade.
? Desenvolver uma investiga??o, em car?ter de inicia??o cient?fica, para ampliar os conhecimentos, superar preconceitos e aprender a fazer uma leitura mais cr?tica sobre a realidade em que vivemos.
N?o h? exig?ncia de conhecimentos pr?vios.
?
AULA 1
?
Apresente aos alunos a proposta de realiza??o de uma pesquisa, demonstrando que haver? v?rias etapas durante o processo de constru??o do conhecimento:
?
O processo de Inicia??o Cient?fica
?
Basicamente, uma pesquisa passa por quatro etapas:
?
1- Sensibiliza??o e explora??o inicial do tema;
2- Defini??o de hip?teses- formula??o do problema de pesquisa, que pode ser feito em forma de pergunta;
3- Levantamento de informa??es e registros;
4- An?lise e interpreta??o dos dados;
5- Conclus?o e socializa??o da pesquisa.
?
1- Sensibiliza??o e explora??o inicial do tema
?
a) O tema da pesquisa ? "Alcoolismo e abuso do ?lcool na sociedade: informa??o e preven??o". Assim, para a sensibiliza??o e explora??o do tema elegemos como estrat?gia inicial o levantamento dos conhecimentos pr?vios dos alunos por meio de perguntas problematizadoras.
?
As perguntas problematizadoras devem instigar os alunos a conhecerem mais sobre o assunto. A fun??o desta etapa ? sensibilizar a turma para o tema que ser? alvo da pesquisa. ? importante que todo o material pesquisado seja registrado em caderno espec?fico, que os alunos dever?o providenciar.
?
Sugest?es de perguntas problematizadoras:
?
?
?
? O que ? alcoolismo?
? Voc?s conhecem pessoas que tem problemas com o ?lcool? Que tipo de problema?
? O que ? abuso do ?lcool?
? Quais s?o as diferen?as entre alcoolismo e abuso do ?lcool?
?
b) Oriente aos alunos para que discutam as quest?es em duplas e, individualmente, registrem as suas respostas no caderno. Depois, proponha um debate com a turma toda, no qual os alunos compartilhar?o os seus conhecimentos pr?vios sobre o tema.
AULAS 2 e 3
?
2- Formula??o do problema de pesquisa (defini??o de hip?teses)
Explicar aos alunos que toda pesquisa parte de uma quest?o, um problema a ser investigado. Assim, a presente pesquisa ter? como pergunta principal:
?
Quais as consequ?ncias do abuso do ?lcool / alcoolismo para a sociedade?
?
Observa??o: caso o professor perceba o interesse da turma em formular uma pergunta diferente, relacionada ao tema, fica a crit?rio do professor fazer as adapta??es necess?rias para buscar respond?-la.
?
3-Levantamento de informa??es e registros- Parte I: conceitos b?sicos
?
a) Explique aos alunos que a segunda etapa da pesquisa ser? um levantamento de informa??es, momento em que eles utilizar?o o acervo da biblioteca da escola como livros, revistas e tamb?m as bases digitais, que podem ser encontradas no laborat?rio de inform?tica ou pelo laptop do aluno, caso tenham (como acontece em algumas escolas que trabalham, por exemplo, com o projeto governamental Um Computador por Aluno- UCA). Sugerimos que este momento seja realizado em parceria com ?reas de saber envolvendo Inform?tica e L?ngua Portuguesa.
?
b) Para destacar a import?ncia do estudo da tem?tica, explique aos alunos que, de acordo com estudos do Dr. St?fano Gon?alves Jorge, "o ?lcool ? respons?vel, al?m de diversas doen?as, por grande parte dos atos de viol?ncia e dos acidentes dos mais variados, desde tr?nsito at? de trabalho" (http://www.hepcentro.com.br/alcoolismo.htm). Assim, conv?m que tenham ao seu alcance informa??es e orienta??es suficientes para a conscientiza??o dos problemas sociais oriundos do abuso do ?lcool e, de uma maneira construtiva, sejam sujeitos do seu pr?prio conhecimento, orientados por etapas de aprendizagem que caracterizam a inicia??o cient?fica.
?
c) Divida a turma em grupos pequenos que se reunir?o para fazer um estudo dirigido a partir de dois roteiros diferentes, sendo que, metade da sala pesquisar? o roteiro 1 e a outra metade, o roteiro 2. Toda a pesquisa dever? ser registrada no caderno.
?
Roteiro 1:
?
Com rela??o ao uso abusivo do ?lcool e seus efeitos no organismo, responda:
?
1-Diferencie alcoolismo de abuso do ?lcool.
2- O que caracteriza a abstin?ncia?
3- O que caracteriza a depend?ncia?
4- O que caracteriza a toler?ncia?
5- Quais os problemas psiqui?tricos causados pelo alcoolismo?
?
Sugest?es de sites para consulta:
?
http://www.hepcentro.com.br/alcoolismo.htm(acesso em 16/03/2012)
?
http://www.mundoeducacao.com.br/drogas/os-efeitos-excesso-alcool-no-organismo.htm(acesso em 16/03/2012)
?
Observa??o: conforme assinalamos, o objetivo desta etapa ? a busca por produ??es cient?ficas, bibliogr?ficas e em bases digitais. Caso o aluno n?o tenha acesso a tecnologias da informa??o, imprima os textos para os alunos trabalharem em sala. Esta etapa tamb?m pode ser realizada na biblioteca da escola.
?
Roteiro 2:
?
Com rela??o ao uso do ?lcool em nossa sociedade, responda:
?
1- Diferencie abuso de ?lcool de alcoolismo e comente acerca dos dados estat?sticos acerca do uso do ?lcool em nossa sociedade.
2- De acordo com dados da Associa??o Brasileira de Psiquiatria, ?a incid?ncia do alcoolismo ? maior entre os mais jovens". O que voc? pensa sobre isso?
3- Quais os malef?cios que o ?lcool pode causar ?s pessoas?
4- Quais s?o os m?todos mais conhecidos para diagnosticar uma pessoa com alcoolismo?
5- Quais s?o os principais tratamentos para o alcoolismo?
?
Sugest?es de sites para consulta:
?
httHYPERLINK "http://www.psicosite.com.br/tra/drg/alcoolismo.htm"p://www.psicosite.com.br/tra/drg/alcoolismo.htm(acesso em 16-03-2012)
?
http://www.bancodesaude.com.br/alcoolismo/diagnostico-alcoolismo(acesso em 17-03-2012)
?
AULAS 4 e 5
?
Levantamento de informa??es Parte II: aprofundamento do tema
?
1- Considerando a import?ncia de relacionar o tema do alcoolismo ? vida dos adolescentes, ? que propomos um aprofundamento do tema, buscando compreender o problema do Alcoolismo na adolesc?ncia. Para tal, apresentar aos alunos o Curta Petrobr?s chamado ?Alcoolismo na adolesc?ncia?:
?
http://www.portacurtas.org.br/beta/filme/?name=alcoolismo_na_adolescencia
(acesso em 18-03-2012)
?
2- A partir do v?deo apresentado e com base no levantamento de informa??es realizado na etapa anterior, realizar um debate com a turma, utilizando algumas quest?es provocadoras de discuss?o como as que se seguem:
?
a) Do que voc? mais gostou no curta apresentado?
b) O que leva alguns jovens a ingerirem bebida alco?lica?
c) Quais os fatores de risco que concorrem para o uso do ?lcool na adolesc?ncia?
e) Por que algumas pessoas s?o mais propensas a desenvolver o alcoolismo?
f) Quais s?o as diferen?as org?nicas quanto ao consumo de ?lcool para meninas e meninos?
h) ?Vivemos num mercado descontrolado, estrategicamente favorecido pela ind?stria do ?lcool?. Comente esta afirma??o, relacionando-a ao uso de ?lcool por adolescentes.
i) O adolescente que bebe est? mais propenso a usar outras drogas? Por qu??
?
3- Diante do levantamento realizado, o professor voltar? ao problema de pesquisa: Quais as consequ?ncias do abuso do ?lcool / alcoolismo para a sociedade?Juntamente com os alunos, far? uma lista no quadro acerca das consequ?ncias do abuso do ?lcool e do alcoolismo para o adolescente, apontadas no v?deo e discutidas durante o debate. O professor deve registrar as respostas dos alunos, categoriz?-las e, em seguida, construir um quadro referencial dos conhecimentos dos alunos, para ser apresentado na aula seguinte.
FONTES PARA PESQUISA:
?
http://drauziovarella.com.br/dependencia-quimica/alcoolismo-na-adolescencia/
(acesso em 18-03-2012).
http://www.mundovestibular.com.br/articles/4285/1/ALCOOL-NA-ADOLESCENCIA/Paacutegina1.html
(acesso em 18-03-2012).
?
?
AULAS 6, 7 e 8
?
Levantamento de Informa??es e registros- Parte III- Pesquisa de campo
?
Professor, para este trabalho, recomendamos que voc? proponha ? turma uma experi?ncia fora da escola, na qual eles ter?o a oportunidade de visitar alguma institui??o de sua cidade, como os Alco?licos An?nimos (AA) ou cl?nicas de recupera??o para alco?latras. Nesta visita, os alunos poder?o conhecer como funciona um tratamento de recupera??o. Para isso, sugerimos que cada aluno leve o caderno para:
?
OBSERVA??O: As perguntas para a entrevista poder?o ser elaboradas pela turma, num momento espec?fico da aula. Contudo, segue abaixo um roteiro com algumas perguntas que poder?o servir como base para a constru??o do roteiro:
?
ROTEIRO DE PERGUNTAS:
?
1-Em sua experi?ncia, com qual idade as pessoas que passam por tratamento come?am a beber?
?
2-Voc? tem alguma experi?ncia positiva sobre o seu trabalho para nos contar?
?
3-O alcoolismo tem cura?
?
4-Como funciona o tratamento de recupera??o das pessoas que sofrem de alcoolismo?
?
Professor, sugerimos que, antes da ida a campo, os alunos visitem o site dos Alco?licos An?nimos, buscando informa??es para subsidiar, inclusive, a elabora??o do roteiro de perguntas.
Fonte: http://www.alcoolicosanonimos.org.br/(acesso em 17-03-2012).
?
?
4- An?lise e interpreta??o dos dados
?
Ap?s a coleta dos dados (observa??o da institui??o e entrevistas), dividir a sala em pequenos grupos e propor que todos compartilhem uns com os outros os seus registros do caderno e construam pain?is com as informa??es encontradas. Nesse sentido, ? importante destacar que a contribui??o de cada aluno poder? enriquecer o trabalho de an?lise, uma vez que aquilo que um aluno n?o registrou, outro poder? t?-lo feito e as percep??es de cada aluno devem ser discutidas e registradas.
Para a an?lise dos dados, ? importante que os alunos utilizem o conhecimento cient?fico para auxiliar na interpreta??o/explica??o dos dados coletados comparando o que a ci?ncia diz com o que eles j? sabem ou pensam sobre o assunto, para que o conhecimento seja ampliado. Al?m disso, o painel dever? responder ? pergunta da pesquisa:?Quais as consequ?ncias do abuso do ?lcool / alcoolismo para a sociedade??, uma vez que ela ? o eixo condutor do trabalho. Assim, o professor poder? retomar com eles o in?cio da pesquisa, resgatando as anota??es iniciais do caderno, no qual eles escreveram sobre os seus conhecimentos pr?vios acerca do tema e percorrer/explorar a mem?ria coletiva da turma, mostrando as etapas da pesquisa e a constru??o do conhecimento, que culminou com o levantamento de informa??es na pesquisa de campo. S? a partir da? ? que os alunos estar?o preparados para montar um painel sobre as consequ?ncias do abuso do ?lcool e alcoolismo para a sociedade.
?
Como montar o painel:
?
?
SUGEST?O DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR- ARTES:
?
AULA 9
?
5-Conclus?o e socializa??o da pesquisa
?
Todo o trabalho realizado durante as etapas da pesquisa pode e deve ser divulgado para o restante da escola e, qui??, para os demais professores e pais. Nesse sentido, sugerimos:
?
Como montar um blog:
(acesso em 18-03-2012).
?
?Sugest?es de links para alunos:
?
? Drogas: cartilha ?lcool e drogas.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000011863.pdf. Acesso em 25 de mar?o de 2012.
? -
?Sugest?es de links para professores:
?
? Artigo sobre ?lcool e Adolesc?ncia- para professores- de Jos? Ant?nio Zago http://www.psicologia.org.br/internacional/pscl33.htm Acesso em 24 de mar?o de 2012.
?
? Artigo: Alcoolismo e adolesc?ncia: uso precoce do ?lcool preocupa pesquisadores. De Ant?nio Carlos Olivieri.
http://educacao.uol.com.br/atualidades/alcoolismo-e-adolescencia-uso-precoce-do-alcool-preocupa-pesquisadores.jhtm Acesso em 24 de mar?o de 2012.
?
?Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
?
? Aula: ?Bebidas alco?licas e alcoolismo: conhecendo os riscos ? UCA?
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=36831
Acesso em 22 de mar?o de 2012.
Dever?o ser observados: