Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural na forma??o do Brasil |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
? Conceituar rede social.
? Compreender criticamente os efeitos das redes sociais e relacionamentos humanos.
? Conscientizar a comunidade escolar sobre a import?ncia do cuidado nos relacionamentos, sobretudo aqueles baseados em redes sociais.
? Desenvolver uma investiga??o, em car?ter de inicia??o cient?fica, para ampliar os conhecimentos, superar preconceitos e aprender a fazer uma leitura mais cr?tica sobre os relacionamentos em redes sociais.
N?o h? necessidade de se trabalhar nenhum conhecimento previamente.
Os impactos das redes sociais nos relacionamentos humanos
?
AULA 1
Apresente aos alunos a proposta de realiza??o de uma pesquisa, demonstrando que haver? v?rias etapas durante o processo de constru??o do conhecimento.
?
O processo de Inicia??o Cient?fica:
?
Basicamente, uma pesquisa passa por quatro etapas:
?
1- Sensibiliza??o e explora??o inicial do tema;
2- Defini??o de hip?teses- formula??o do problema de pesquisa, que pode ser feito em forma de pergunta;
3- Levantamento de informa??es e registros;
4- An?lise e interpreta??o dos dados;
5- Conclus?o e socializa??o da pesquisa.
?
1- Sensibiliza??o e explora??o inicial do tema
a) O tema da pesquisa ? ?Os impactos das redes sociais nos relacionamentos humanos?. Assim, para a sensibiliza??o e explora??o do tema elegemos como estrat?gia inicial o levantamento dos conhecimentos pr?vios por meio de perguntas problematizadoras.
?
As perguntas problematizadoras devem instigar os alunos a conhecerem mais sobre o assunto. A fun??o desta etapa ? sensibilizar a turma para o tema que ser? alvo da pesquisa. ? importante que todo o material pesquisado seja registrado em caderno espec?fico, que os alunos dever?o providenciar.
?
Sugest?es de perguntas problematizadoras:
?
?
? O que s?o redes sociais?
? Como as redes sociais afetam os relacionamentos entre as pessoas?
? Quais s?o as redes sociais mais conhecidas e como elas funcionam?
? Quais os objetivos das redes sociais?
?
b) Oriente aos alunos para que discutam as quest?es em duplas e, individualmente, registrem as suas respostas no caderno. Depois, proponha um debate com a turma toda, no qual os alunos compartilhar?o os seus conhecimentos pr?vios sobre o tema.
AULAS 2 e 3
?
2- Formula??o do problema de pesquisa (defini??o de hip?teses)
?
Explicar aos alunos que toda pesquisa parte de uma quest?o, um problema a ser investigado. Assim, a presente pesquisa ter? como pergunta principal:
?
Quais s?o os impactos das redes sociais nos relacionamentos humanos?
?
?
Observa??o: caso o professor perceba o interesse da turma em formular uma pergunta diferente, relacionada ao tema, fica a crit?rio do professor fazer as adapta??es necess?rias para buscar respond?-la.
?
3-Levantamento de informa??es e registros- Parte I: conceitos b?sicos
?
?
?
a) Explique aos alunos que a segunda etapa da pesquisa ser? um levantamento de informa??es, momento em que eles utilizar?o o acervo da biblioteca da escola como livros, revistas e tamb?m as bases digitais, que podem ser encontradas no laborat?rio de inform?tica ou pelo laptop do aluno, caso tenham (como acontece em algumas escolas que trabalham, por exemplo, com o projeto governamental Um Computador por Aluno- UCA). Sugerimos que este momento seja realizado em parceria com ?reas de saber envolvendo Inform?tica e L?ngua Portuguesa.
?
?
b) Divida a turma em grupos pequenos que se reunir?o para fazer um estudo dirigido a partir de tr?s roteiros diferentes, correspondentes a subtemas. Toda a pesquisa dever? ser registrada no caderno.
?
?
FORMA??O DOS GRUPOS
?
TEMA 1: SIGNIFICADO DE REDES SOCIAIS
?
Roteiro para a pesquisa:
?
? Defina Redes sociais;
? Liste as principais redes sociais e explique como elas funcionam;
? Fa?a uma s?ntese sobre os principais assuntos tratados a partir da pesquisa;
? Elabore uma apresenta??o criativa de 10 minutos para o grupo, expondo os principais aspectos e caracter?sticas das redes sociais. A apresenta??o dever? conter a s?ntese do levantamento feito pelo grupo que poder? utilizar cartazes, encena??es, par?dias, dentre outras atividades.
?
Fontes:
?
http://pt.wiHYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_social"kipedia.org/wiki/Rede_social (acesso em 20-03-2012).
Texto introdut?rio- b?sico para todos os grupos.
?
http://www.igeduca.com.br/artigos/nunca-e-tarde-para-aprender/o-que-HYPERLINK "http://www.igeduca.com.br/artigos/nunca-e-tarde-para-aprender/o-que-sao-redes-sociais.html"sao-redes-sociais.html (acesso em 18-03-2012).
?
?
http://h30458.www3.hp.com/br/ptb/smb/941786.html (acesso em 18-03-2012).
?
?
TEMA 2: REDES SOCIAIS E MERCADO DE TRABALHO
?
Roteiro para a pesquisa:
?
? Defina Redes sociais;
? Relacione mercado de trabalho, redes sociais e gera??es;
? Fa?a uma s?ntese sobre os principais assuntos tratados a partir da pesquisa;
? Elabore uma apresenta??o criativa de 10 minutos para o grupo, expondo as rela??es poss?veis entre redes sociais e mercado de trabalho. A apresenta??o dever? conter a s?ntese do levantamento feito pelo grupo que poder? utilizar cartazes, encena??es, par?dias, dentre outras atividades.
?
Fontes:
?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_social) (acesso em 20-03-2012).
Texto introdut?rio.
Gera??es no Mercado de Trabalho- Parte 3- Jornal da Globo
?
http://www.youtube.com/watch?v=filGzBj_NRo (acesso em 20-03-2012).
Gera??es no Mercado de Trabalho- Parte 1- Jornal da Globo
?
?
TEMA 3: ?TICA E REDES SOCIAIS
Roteiro para a pesquisa:
?
? Defina Redes sociais;
? Relacione ?tica e redes sociais;
? Fa?a uma s?ntese sobre os principais assuntos tratados a partir da pesquisa;
? Elabore uma apresenta??o criativa de 10 minutos para o grupo, expondo a import?ncia da ?tica nas redes sociais e como ela ocorre. A apresenta??o dever? conter a s?ntese do levantamento feito pelo grupo que poder? utilizar cartazes, encena??es, par?dias, dentre outras atividades.
?
Fontes:
?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_social (acesso em 20-03-2012).
Texto introdut?rio.
?
(acesso em 20-03-2012).
?
http://designburger.com.br/blog/HYPERLINK "http://designburger.com.br/blog/devaneios-sobre-etica-e-as-redes-sociais/"devaneios-sobre-etica-e-as-redes-sociais/(acesso em 20-03-2012).
Devaneios sobre ?tica e as redes sociais.
?
(acesso em 20-03-2012).
?
?
c) Compartilhando o levantamento de informa??es:
?
Os grupos far?o apresenta??es de 10 minutos cada. Este momento ser? a culmin?ncia do levantamento que servir? de base para o trabalho de campo, pr?xima etapa da pesquisa.
?
d) Diante do levantamento realizado, o professor voltar? ao problema de pesquisa: Quais s?o os impactos das redes sociais nos relacionamentos humanos? Juntamente com os alunos, far? uma lista no quadro constando uma s?ntese dos principais aspectos levantados pelos grupos.
?
?
AULAS 4 e 5
?
Levantamento de Informa??es e registros- Parte III- Pesquisa de campo
?
?
A pesquisa de campo ser? realizada a partir da elabora??o e aplica??o de um question?rio, que ser? respondido por tr?s grupos distintos:
?
1) adolescentes;
2) pais;
3) professores.
?
a)Dividir a turma em grupos pequenos que ficar?o com a tarefa de aplicar o question?rio em cada p?blico espec?fico.
?
Instru??es para a aplica??o do question?rio:
?
A aplica??o do question?rio poder? ser realizada na escola e em casa (no caso dos grupos que far?o a aplica??o junto aos pais) com data marcada para a an?lise dos dados. Cada aluno pode ficar respons?vel pela aplica??o de um question?rio. Abaixo, segue uma sugest?o de modelo de question?rio. Contudo, ? importante incentivar os alunos a elaborarem as suas pr?prias quest?es, a partir de seus interesses, d?vidas e curiosidades. O modelo de question?rio abaixo ? formado por perguntas abertas, mas pode ser feito um question?rio com perguntas fechadas.
?
Modelo de Question?rio:
?
Idade: Profiss?o: |
1- Voc? utiliza redes sociais no seu cotidiano? |
2-Qual ? a principal rede social que voc? utiliza? |
3- Com que frequ?ncia voc? utiliza as redes sociais? |
4- Que tipo de relacionamento voc? mant?m nas redes sociais (amizade, namoro, profissional, etc.) ? |
5- Voc? j? sentiu ou sente alguma dificuldade /desvantagem em se relacionar por meio das redes sociais? |
6-E dificuldades/desvantagens? |
?
?
SUGEST?O DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR:
?
Para a elabora??o do question?rio, aplica??o e an?lise de dados, ? importante contar com a colabora??o e apoio de docentes da ?rea de L?ngua Portuguesa e Matem?tica, uma vez que eles estar?o atentos ao registro escrito e tamb?m aos procedimentos necess?rios no momento das an?lises.
?
?
4- An?lise e interpreta??o dos dados
?
Ap?s a coleta dos dados do question?rio, os grupos far?o as an?lises e interpreta??o dos dados. Para isso cada grupo dever?:
?
1-Agrupar todas as respostas do p?blico pesquisado, de acordo com a pergunta.
?
2-Buscar as semelhan?as e diferen?as nas respostas. Somar respostas semelhantes, formando uma categoria. Por exemplo: na quest?o 2, 10 adolescentes utilizam o orkut como principal rede social, enquanto apenas 3 citaram o facebook.
?
3-Fazer uma s?ntese de todas as respostas, registrando no caderno cada etapa de an?lise.
?
4-Os grupos que tiveram o mesmo p?blico pesquisado dever?o se unir para fazer uma conclus?o utilizando como refer?ncia o levantamento de informa??es realizado na etapa anterior e a partir das s?nteses elaboradas. Tal conclus?o dever? ser exposta num painel, no qual, os v?rios grupos compartilhar?o uns com os outros dos seus registros.
?
Instru??es para a an?lise/ interpreta??o dos dados
?
Para a an?lise dos dados, ? importante que os alunos utilizem o conhecimento cient?fico para auxiliar na interpreta??o/explica??o dos dados coletados, comparando o que a ci?ncia diz com o que eles j? sabem ou pensam sobre o assunto, para que o conhecimento seja ampliado. Al?m disso, o painel dever? responder ? pergunta da pesquisa: ?Quais s?o os impactos das redes sociais nos relacionamentos humanos??, uma vez que ela ? o eixo condutor do trabalho. Assim, o professor dever? retomar com eles o in?cio da pesquisa, resgatando as anota??es iniciais do caderno, no qual eles escreveram sobre os seus conhecimentos pr?vios acerca do tema e percorrer a mem?ria coletiva da turma, mostrando as etapas da pesquisa e a constru??o do conhecimento, que culminou com o levantamento de informa??es na pesquisa de campo. S? a partir da? ? que os alunos estar?o preparados para montar um painel sobre os impactos das redes sociais nos relacionamentos humanos.
?
?
Como montar o painel:
?
AULA 6 e 7
?
5-Conclus?o e socializa??o da pesquisa
?
?
Todo o trabalho realizado durante as etapas da pesquisa pode e deve ser divulgado para o restante da escola e, qui??, para os demais professores e pais. Nesse sentido, sugerimos que o professor designe subtemas para que cada grupo escreva uma resenha, que poder? ser inserida num blog, encaminhada para ser publicada em revista digital ou impressa da escola e/ou universidade e jornal da cidade.
?
?
?
?
?
Como montar um blog:
?
(acesso em 18-03-2012).
?Sugest?es de links para alunos:
?
?http://drauziovarella.com.br/dependencia-quimica/alcoolismo-na-adolescencia/
Acesso em 18-03-2012.
?
?
?http://www.mundovestibular.com.br/articles/4285/1/ALCOOL-NA-ADOLESCENCIA/Paacutegina1.html . Acesso em 18-03-2012.
?
?Sugest?es de links para professores:
?
? Artigo ?O jovem brasileiro e as redes sociais?.
http://comunicadores.info/2011/07/20/o-jovem-e-as-redes-sociais/. Acesso em 18-03-2012.
?
?
?Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
? Aula: ?As redes sociais: por dentro do twitter?. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21080
Acesso em 24 de mar?o de 2012.
? Aula: ?UCA- Quais as informa??es de um perfil em um site de relacionamento?. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=33558
Acesso em 23 de mar?o de 2012.
?
Dever? ser avaliado:
-o envolvimento do aluno nas atividades propostas como os registros e debates;
-o desenvolvimento de atitudes do aluno na escola que demonstrem a sua compreens?o acerca do impacto das redes sociais nos relacionamentos humanos. Nesse sentido, avaliar o posicionamento do aluno mediante o tema, ao final das aulas.