Portal do Professor

Início do Conteúdo

Os impactos das redes sociais nos relacionamentos humanos

Autor e Co-autor(es)

Cl?udia Silva de Souza imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural na forma??o do Brasil
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?       Conceituar rede social.

?       Compreender criticamente os efeitos das redes sociais e relacionamentos humanos.

?       Conscientizar a comunidade escolar sobre a import?ncia do cuidado nos relacionamentos, sobretudo aqueles baseados em redes sociais.

?       Desenvolver uma investiga??o, em car?ter de inicia??o cient?fica, para ampliar os conhecimentos, superar preconceitos e aprender a fazer uma leitura mais cr?tica    sobre os relacionamentos em redes sociais.

Duração das atividades

7 aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de se trabalhar nenhum conhecimento previamente.

Estratégias e recursos da aula

Os impactos das redes sociais nos relacionamentos humanos

?

AULA 1

ddd

Apresente aos alunos a proposta de realiza??o de uma pesquisa, demonstrando que haver? v?rias etapas durante o processo de constru??o do conhecimento.

?

O processo de Inicia??o Cient?fica:

?

Basicamente, uma pesquisa passa por quatro etapas:

?

1-    Sensibiliza??o e explora??o inicial do tema;

2-    Defini??o de hip?teses- formula??o do problema de pesquisa, que pode ser feito em forma de pergunta;

3-    Levantamento de informa??es e registros;

4-    An?lise e interpreta??o dos dados;

5-    Conclus?o e socializa??o da pesquisa.

?

1- Sensibiliza??o e explora??o inicial do tema

a) O tema da pesquisa ? ?Os impactos das redes sociais nos relacionamentos humanos?.  Assim, para a sensibiliza??o e explora??o do tema elegemos como estrat?gia inicial o levantamento dos conhecimentos pr?vios por meio de perguntas problematizadoras.

?

As perguntas problematizadoras devem instigar os alunos a conhecerem mais sobre o assunto. A fun??o desta etapa ? sensibilizar a turma para o tema que ser? alvo da pesquisa. ? importante que todo o material pesquisado seja registrado em caderno espec?fico, que os alunos dever?o providenciar.

?

Sugest?es de perguntas problematizadoras:

?

perguntas

                                                                                                                           

?

?       O que s?o redes sociais?

?       Como as redes sociais afetam os relacionamentos entre as pessoas?

?       Quais s?o as redes sociais mais conhecidas e como elas funcionam?

?       Quais os objetivos das redes sociais?

?

b) Oriente aos alunos para que discutam as quest?es em duplas e, individualmente, registrem as suas respostas no caderno. Depois, proponha um debate com a turma toda, no qual os alunos compartilhar?o os seus conhecimentos pr?vios sobre o tema.

AULAS 2 e 3

?

2- Formula??o do problema de pesquisa (defini??o de hip?teses)

?

Explicar aos alunos que toda pesquisa parte de uma quest?o, um problema a ser investigado. Assim, a presente pesquisa ter? como pergunta principal:

?

                                 Quais s?o os impactos das redes sociais nos relacionamentos humanos?

?

?

Observa??o: caso o professor perceba o interesse da turma em formular uma pergunta diferente, relacionada ao tema, fica a crit?rio do professor fazer as adapta??es necess?rias para buscar respond?-la.

?

3-Levantamento de informa??es e registros- Parte I: conceitos b?sicos

?

lupa

?

?

a) Explique aos alunos que a segunda etapa da pesquisa ser? um levantamento de informa??es, momento em que eles utilizar?o o acervo da biblioteca da escola como livros, revistas e tamb?m as bases digitais, que podem ser encontradas no laborat?rio de inform?tica ou pelo laptop do aluno, caso tenham (como acontece em algumas escolas que trabalham, por exemplo, com o projeto governamental Um Computador por Aluno- UCA). Sugerimos que este momento seja realizado em parceria com ?reas de saber envolvendo Inform?tica e L?ngua Portuguesa.

?

?

b) Divida a turma em grupos pequenos que se reunir?o para fazer um estudo dirigido a partir de tr?s roteiros diferentes, correspondentes a subtemas. Toda a pesquisa dever? ser registrada no caderno.

?

?

FORMA??O DOS GRUPOS

?

TEMA 1: SIGNIFICADO DE REDES SOCIAIS

?

Roteiro para a pesquisa:

?

?       Defina Redes sociais;

?       Liste as principais redes sociais e explique como elas funcionam;

?       Fa?a uma s?ntese sobre os principais assuntos tratados a partir da pesquisa;

?       Elabore uma apresenta??o criativa de 10 minutos para o grupo, expondo os principais aspectos e caracter?sticas das redes sociais.   A apresenta??o dever? conter a s?ntese do levantamento feito pelo  grupo que poder? utilizar cartazes, encena??es, par?dias, dentre outras atividades.

?

Fontes:

?

http://pt.wiHYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_social"kipedia.org/wiki/Rede_social (acesso em 20-03-2012).

Texto introdut?rio- b?sico para todos os grupos.

?

http://www.igeduca.com.br/artigos/nunca-e-tarde-para-aprender/o-que-HYPERLINK "http://www.igeduca.com.br/artigos/nunca-e-tarde-para-aprender/o-que-sao-redes-sociais.html"sao-redes-sociais.html (acesso em 18-03-2012).

?

?

http://h30458.www3.hp.com/br/ptb/smb/941786.html (acesso em 18-03-2012).

?

?

TEMA 2: REDES SOCIAIS E MERCADO DE TRABALHO

?

Roteiro para a pesquisa:

?

?       Defina Redes sociais;

?       Relacione mercado de trabalho, redes sociais e gera??es;

?       Fa?a uma s?ntese sobre os principais assuntos tratados a partir da pesquisa;

?       Elabore uma apresenta??o criativa de 10 minutos para o grupo, expondo as rela??es poss?veis entre redes sociais e mercado de trabalho. A apresenta??o dever? conter a s?ntese do levantamento feito pelo grupo que poder? utilizar cartazes, encena??es, par?dias, dentre outras atividades.

?

Fontes:

?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_social) (acesso em 20-03-2012).

Texto introdut?rio.

http://www.youHYPERLINK "http://www.youtube.com/watch?v=xcYyTuxWJ3U&feature=related"tube.com/watch?v=xcYyTuxWJ3UHYPERLINK "http://www.youtube.com/watch?v=xcYyTuxWJ3U&feature=related"&HYPERLINK "http://www.youtube.com/watch?v=xcYyTuxWJ3U&feature=related"feature=related (acesso em 20-03-2012)

Gera??es no Mercado de Trabalho- Parte 3- Jornal da Globo

?

http://www.youtube.com/watch?v=filGzBj_NRo (acesso em 20-03-2012).

Gera??es no Mercado de Trabalho- Parte 1- Jornal da Globo

?

?

TEMA 3: ?TICA E REDES SOCIAIS

etica

Roteiro para a pesquisa:

?

?       Defina Redes sociais;

?       Relacione ?tica e redes sociais;

?       Fa?a uma s?ntese sobre os principais assuntos tratados a partir da pesquisa;

?       Elabore uma apresenta??o criativa de 10 minutos para o grupo, expondo a import?ncia da ?tica nas redes sociais e como ela ocorre. A apresenta??o dever? conter a s?ntese do levantamento feito pelo grupo que poder? utilizar cartazes, encena??es, par?dias, dentre outras atividades.

?

Fontes:

?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_social (acesso em 20-03-2012).

Texto introdut?rio.

?

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embeddedHYPERLINK "http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=wf_dzUamjwg"&HYPERLINK "http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=wf_dzUamjwg"v=wf_dzUamjwg

(acesso em 20-03-2012).

?

http://designburger.com.br/blog/HYPERLINK "http://designburger.com.br/blog/devaneios-sobre-etica-e-as-redes-sociais/"devaneios-sobre-etica-e-as-redes-sociais/(acesso em 20-03-2012).

Devaneios sobre ?tica e as redes sociais.

?

http://janelatecnologica.blogspot.com.br/2010/06/etica-na-internet-reHYPERLINK "http://janelatecnologica.blogspot.com.br/2010/06/etica-na-internet-redes-sociais.html"des-sociais.html

(acesso em 20-03-2012).

?

?

c) Compartilhando o levantamento de informa??es:

?

Os grupos far?o apresenta??es de 10 minutos cada. Este momento ser? a culmin?ncia do levantamento que servir? de base para o trabalho de campo, pr?xima etapa da pesquisa.

?

d) Diante do levantamento realizado, o professor voltar? ao problema de pesquisa: Quais s?o os impactos das redes sociais nos relacionamentos humanos? Juntamente com os alunos, far? uma lista no quadro constando uma s?ntese dos principais aspectos levantados pelos grupos.

?

?

AULAS 4 e 5

?

Levantamento de Informa??es e registros- Parte III- Pesquisa de campo 

?

   pesquisa

                           

?

A pesquisa de campo ser? realizada a partir da elabora??o e aplica??o de um question?rio, que ser? respondido por tr?s grupos distintos:

?

1) adolescentes;

2) pais;

3) professores.

?

a)Dividir a turma em grupos pequenos que ficar?o com a tarefa de aplicar o question?rio em cada p?blico espec?fico.

?

Instru??es para a aplica??o do question?rio:

?

A aplica??o do question?rio poder? ser realizada na escola e em casa (no caso dos grupos que far?o a aplica??o junto aos pais) com data marcada para a an?lise dos dados. Cada aluno pode ficar respons?vel pela aplica??o de um question?rio. Abaixo, segue uma sugest?o de modelo de question?rio. Contudo, ? importante incentivar os alunos a elaborarem as suas pr?prias quest?es, a partir de seus interesses, d?vidas e curiosidades. O modelo de question?rio abaixo ? formado por perguntas abertas, mas pode ser feito um question?rio com perguntas fechadas.

?

                      Modelo de Question?rio:

?

Idade:                                     Profiss?o:

1- Voc? utiliza redes sociais no seu cotidiano?

2-Qual ? a principal rede social que voc? utiliza?

3- Com que frequ?ncia voc? utiliza as redes sociais?

4- Que tipo de relacionamento voc? mant?m nas redes sociais (amizade, namoro, profissional, etc.) ?

5- Voc? j? sentiu ou sente alguma dificuldade /desvantagem em se relacionar por meio das redes sociais?

6-E dificuldades/desvantagens?

?

?

SUGEST?O DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR:

?

Para a elabora??o do question?rio, aplica??o e an?lise de dados, ? importante contar com a colabora??o e apoio de docentes da ?rea de L?ngua Portuguesa e Matem?tica, uma vez que eles estar?o atentos ao registro escrito e tamb?m aos procedimentos necess?rios no momento das an?lises.

?

?

4- An?lise e interpreta??o dos dados

?

Ap?s a coleta dos dados do question?rio, os grupos far?o as an?lises e interpreta??o dos dados. Para isso cada grupo dever?:

?

1-Agrupar todas as respostas do p?blico pesquisado, de acordo com a pergunta.

?

2-Buscar as semelhan?as e diferen?as nas respostas. Somar respostas semelhantes, formando uma categoria. Por exemplo: na quest?o 2, 10 adolescentes utilizam o orkut como principal rede social, enquanto apenas 3 citaram o facebook.

?

3-Fazer uma s?ntese de todas as respostas, registrando no caderno cada etapa de an?lise.

?

4-Os grupos que tiveram o mesmo p?blico pesquisado dever?o se unir para fazer uma conclus?o utilizando como refer?ncia o levantamento de informa??es realizado na etapa anterior e a partir das s?nteses elaboradas. Tal conclus?o dever? ser exposta num painel, no qual, os v?rios grupos compartilhar?o uns com os outros dos seus registros.

?

Instru??es para a an?lise/ interpreta??o dos dados

?

Para a an?lise dos dados, ? importante que os alunos utilizem o conhecimento cient?fico para auxiliar na interpreta??o/explica??o dos dados coletados, comparando o que a ci?ncia diz com o que eles j? sabem ou pensam sobre o assunto, para que o conhecimento seja ampliado. Al?m disso, o painel dever? responder ? pergunta da pesquisa: ?Quais s?o os impactos das redes sociais nos relacionamentos humanos??, uma vez que ela ? o eixo condutor do trabalho. Assim, o professor dever? retomar com eles o in?cio da pesquisa, resgatando as anota??es iniciais do caderno, no qual eles escreveram sobre os seus conhecimentos pr?vios acerca do tema e percorrer a mem?ria coletiva da turma, mostrando as etapas da pesquisa e a constru??o do conhecimento, que culminou com o levantamento de informa??es na pesquisa de campo. S? a partir da? ? que os alunos estar?o preparados para montar um painel sobre os impactos das redes sociais nos relacionamentos humanos.

?

?

Como montar o painel:

?

  • Utilizar cartolina ou papel pardo e registrar as informa??es coletadas, por meio de imagens, desenhos, frases e palavras que representem as principais ideias elencadas pelo grupo, a partir das observa??es e das entrevistas realizadas. Dar um tempo para os grupos confeccionarem os seus pain?is.
  • Cada grupo apresentar? o seu painel para a turma.
  • O professor auxiliar? na an?lise comparativa das informa??es expostas nos pain?is, acrescentando tamb?m as suas pr?prias considera??es acerca do trabalho de campo.

AULA 6 e 7

?

5-Conclus?o e socializa??o da pesquisa

?

?

Todo o trabalho realizado durante as etapas da pesquisa pode e deve ser divulgado para o restante da escola e, qui??, para os demais professores e pais. Nesse sentido, sugerimos que o professor designe subtemas para que cada grupo escreva uma resenha, que poder? ser inserida num blog, encaminhada para ser publicada em revista digital ou impressa da escola e/ou universidade e jornal  da cidade.

?

  •   A montagem de um blog poder? contar com o aux?lio do professor de Inform?tica da escola ou respons?vel pelo laborat?rio.

?

  • ? importante que a cria??o do blog seja divulgada na escola por meio de cartazes. Ressaltamos que a alimenta??o do blog poder? ser? feita mediante as anota??es dos cadernos de pesquisa e as informa??es dispostas nos pain?is.

?

  • Outra sugest?o ? que se crie um momento com a comunidade escolar (para pais e alunos), para que professores e alunos apresentem a pesquisa realizada.

?

?

Como montar um blog:

?

http://www.criarumblog.com/

(acesso em 18-03-2012).

Recursos Complementares

?Sugest?es de links para alunos:

?

?http://drauziovarella.com.br/dependencia-quimica/alcoolismo-na-adolescencia/

Acesso em 18-03-2012.

?

?

?http://www.mundovestibular.com.br/articles/4285/1/ALCOOL-NA-ADOLESCENCIA/Paacutegina1.html . Acesso em 18-03-2012.

?

?Sugest?es de links para professores:

?

? Artigo ?O jovem brasileiro e as redes sociais?.

http://comunicadores.info/2011/07/20/o-jovem-e-as-redes-sociais/. Acesso em 18-03-2012.

?

?

?Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

? Aula: ?As redes sociais: por dentro do twitter?. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21080

Acesso em 24 de mar?o de 2012.

? Aula: ?UCA- Quais as informa??es de um perfil em um site de relacionamento?. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=33558

Acesso em 23 de mar?o de 2012.

?

Avaliação

Dever? ser avaliado:

-o envolvimento do aluno nas atividades propostas como os registros e debates;

-o desenvolvimento de atitudes do aluno na escola que demonstrem a sua compreens?o acerca do impacto das redes sociais nos relacionamentos humanos. Nesse sentido, avaliar o posicionamento do aluno mediante o tema, ao final das aulas.