Portal do Professor

Início do Conteúdo

Projeto de Iniciação Científica – Uma lupa na língua – A voz do adolescente em produções escritas (impressas ou virtuais) – O que é produzido pelos adolescentes?

Autor e Co-autor(es)

Leila Maris Alves Ferreira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros digitais: impacto e função social
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Perceber a diferença entre foco narrativo e 'vozes' de grupos sociais
  • Identificar textos literários escritos para adolescentes e por adolescentes

Duração das atividades

15 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 O professor deverá ter trabalhado alguns conceitos básicos da literatura como foco narrativo e personagens.

Estratégias e recursos da aula

  • Uso da Internet
  • uso do data show

 

Atividade de motivação

O professor deverá apresentar trechos, em data show, do livro Diário de um bananaUm romance em quadrinhos do escritor americano Jeff Kinney. Esse livro conta as peripécias de Greg no Ensino Fundamental e suas tentativas de ser popular na escola.

Diário de um banana

 

Diário de um banana

Diário de um banana  

Diário de um banana

Imagens disponíveis no site http://www.universohq.com/quadrinhos/2008/n19082008_09.cfm

 

Diário de um banana

Uma vez apresentados trechos do livro ou trailer do filme, o professor deverá promover uma discussão sobre o teor dos mesmos.

O professor poderá fazer perguntas tais como:

  • Qual o personagem principal do livro?
  • Qual o enredo?
  • Quem escreveu o livro: o personagem (adolescente) ou um adulto?
  • O que você acha do fato dos adultos escreverem livros sobre adolescentes como se fossem adolescentes?
  • Você acha que a história seria diferente se tivesse sido escrita por um adolescente? Em que sentido?
  • Os adolescentes escrevem livros? Você conhece algum?

A título de curiosidade, uma foto do autor do livro, Jeff Kinney, poderá ser mostrada.

Jeff Kinney

Imagem disponível em http://gatheringbooks.wordpress.com/2010/11/02/zoo-wee-mama-the-diary-of-a-wimpy-kid-special/

 

Etapa 1 - Apresentação e delimitação do tema de pesquisa

O professor deverá fazer com o que os alunos percebam que a maioria das publicações para adolescentes são feitas por adultos e não por eles mesmos. Então quando e como os adolescentes se expressam para outros adolescentes ou para os adultos? Esse será o tema da pesquisa a ser desenvolvida

Deverá ser feita a delimitação do tema a ser estudado. Isso deverá ser feito entre os alunos com a colaboração do professor orientador.

 

Etapa 2 - Definição das hipóteses e justificativa

  • Os adolescentes leem livros? Que tipo de livros?
  • Os adolescentes escrevem livros? Que tipo de livros?
  • Os adolescentes preferem livros impressos ou publicações virtuais?
  • Como seria um livro escrito por um adolescente?
  • Qual a linguagem utilizada?
  • Os adolescentes escrevem para serem entendidos apenas por seus grupos ou por adultos também?
  • Quais os temas mais comuns abordados por adolescentes?

Essas perguntas poderão servir como ponto de partida para a pesquisa. Elas poderão ser respondidas ou não, poderão ser comprovadas ou refutadas.

Para melhor visualização, acompanhamento e engajamento dos alunos nessa atividade, o professor deverá sugerir a eles que criem um mapa conceitual, o que  na realidade será um levantamento das hipóteses. Essa ferramenta é extremamente interativa e novos dados podem ser inseridos, alterados no decorrer da pesquisa e todos os alunos terão acesso ao mapa gerado por eles.

  • Professor, caso você não esteja familiarizado com essa ferramenta digital, sugerimos a leitura do site http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/.  Nesse site são apresentadas definições, justificativas para o uso de mapas conceituais, além da indicação de um software para a criação dos mapas.

Mapa Conceitual

O tutorial do software CMap Tools pode ser acessado pelo link: http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm

CMap Tools

Os alunos deverão também justificar a relevância da pesquisa proposta. Por que esse assunto é importante? Respondendo a essa pergunta eles terão encontrado a justificativa para realizarem a pesquisa.

 

Etapa 3 - Definição dos objetivos

Onde os alunos querem chegar com essa pesquisa? Qual a contribuição dessa pesquisa para as pessoas ou para eles mesmos? O que pretendem de fato estudar nessa pesquisa? Os alunos precisam responder a essas perguntas para definirem os objetivos da pesquisa.

 

Etapa 4 - Metodologia

Nessa etapa, os alunos precisam definir o método de trabalho, isto é, como a pesquisa será conduzida.

Sugerimos que o professor e os alunos leiam a apresentação em PowerPoint  do professor William Costa Rodrigues da Pontifícia Universidade Católica de Goiás sobre Metodologia Científica. Essa apresentação está disponível no link http://professor.ucg.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/3922/material/Willian%20Costa%20Rodrigues_metodologia_cientifica.pdf

Conforme descrito na apresentação referida acima, a pesquisa pode ser classificada de diversas maneiras variando o viés adotado, esse pode ser o dos objetivos, da natureza da pesquisa, procedimentos, entre outros. Por isso é necessário que os objetivos da pesquisa estejam bem claros para os alunos, pois serão eles que nortearão o rumo da pesquisa.

Considerando cada classificação de pesquisas, sugerimos:

  1. Pesquisa exploratória - o que se sabe sobre os livros que os adolescentes leem? quem os escrevem, os adolescentes ou adultos? - Um levantamento bibliográfico deverá ser feito levando em consideração essas perguntas.
  2. Pesquisa de campo - questionários serão aplicados para checar o número de adolescentes que leem livros, quais livros eles leem e quem escreve os livros que os adolescentes leem.
  3. Pesquisa quantitativa -  será analisado o número de adolescentes que leem livros escritos por adolescentes e/ou por adultos.

 

Etapa 5 - Cronograma

Os alunos precisam definir atividades e prazos para realização das mesmas. Para facilitar essa tarefa, sugerimos a montagem de um quadro como o apresentado abaixo.

 

Atividades

*E.1

E.2

E.3

E.4

E.5

E.6

E.7

E.9

E.10

E.11

E.12

E.13

E.14

E.15

1.      Definição das fontes de pesquisa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2.      Seleção de material

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3.      Leitura do material

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4.      Aplicação de questionários

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5.      Tabulação dos questionários

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6.      Organização da pesquisa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7.      Socialização da pesquisa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*Encontro

 

Etapa 5 - Socialização da pesquisa

Concluída a pesquisa, os alunos deverão apresentar suas conclusões para o restante da escola. Os alunos poderão apresentar o mapa conceitual criado no decorrer da pesquisa. 

Recursos Complementares

Para o professor:

Avaliação

Os alunos serão avaliados em cada um dos encontros propostos. Como critérios para avaliação, sugerimos:

  • Participação e envolvimento nas atividades propostas e desenvolvidas 
  • Contribuição com material de pesquisa
  • Realização das atividades 
  • Relação interpessoal