Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos |
Educa??o Escolar Ind?gena | L?nguas | Desenvolvimento da linguagem escrita |
Educa??o Escolar Ind?gena | L?nguas | Desenvolvimento da linguagem oral |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: processos de interlocu??o |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fen?menos e suas inter-rela??es |
Caracter?sticas da modalidade oral.
No??es de cidadania.
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http://campanhadenuncieviolencia.blogspot.com.br/. Acesso em 25 mar 2012.
Imagem captada em
Professor, ? importante que a escola seja de fato um espa?o de desenvolvimento da cidadania, de fomento de atitudes que fortale?am nos jovens a cren?a em uma sociedade cada vez mais solid?ria e livre de viol?ncia. Nesse sentido, o tema do Disque Den?ncia cumpre a dupla fun??o de formar para a leitura de mundo e para a interven??o nele. ? essencial que haja a participa??o dos alunos, expressando-se livremente. No entanto, nas solicita??es de relatos e opini?es, oriente-os a n?o identificarem pessoas. ? preciso que a seguran?a dos alunos seja resguarda. Tal cuidado deve-se ao fato de o tema, que envolve viol?ncia, contraven??es e at? crimes, provocar a vulnerabilidade ? comunidade escolar.
? fundamentar estar atento ?s rea??es dos alunos ao tema e ?s estrat?gias da aula, visto que ? poss?vel que algum aluno se veja refletido na tem?tica. Neste caso, ele poder? se sentir constrangido pelo autorreconhecimento nas situa??es exemplificadas ou mesmo impelido a fazer den?ncias de alguma viol?ncia de que esteja sendo v?tima ou testemunha.
Professor, forme convic??o de que sua condu??o das atividades poder? interferir positivamente para que o sil?ncio, que muitas vezes se imp?e ?s testemunhas e ?s v?timas de viol?ncia, seja substitu?do pela palavra dita. Ao falar, a pessoa rompe com certa passividade e assume um protagonismo.
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Atividade 1 ? Acionando conhecimentos pr?vios.
Roda de conversa.
Professor, oralmente, lance aos alunos as seguintes perguntas:
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Respondam livremente e a partir de suas viv?ncias: 1. Voc?s conhecem o Disque Den?ncia? 2. Voc?s sabem qual ? a proposta desse servi?o? 3. Voc?s j? viram ou ouviram falar de alguma situa??o de viol?ncia? 4. Tomando por base o que voc?s j? ouviram falar sobre o Disque Den?ncia, voc?s consideram que ele ? um servi?o importante? Por qu?? |
As respostas n?o devem ser registradas por escrito, para que isso n?o iniba os alunos a falarem. Pode ser que alguns alunos n?o queiram falar sobre o tema. Neste caso, n?o insista, pois isso pode gerar mais inseguran?a ou at? mesmo desconfian?a da parte deles.
Esteja atento para conduzir a abordagem do tema, nesta etapa, de modo a ressaltar a import?ncia do Disque Den?ncia e a necessidade de se conhecer melhor seu funcionamento e sua finalidade. Ap?s os relatos, esclare?a os alunos de que este ser? o tema das pr?ximas atividades e que ? importante a participa??o deles no sentido de compreender os elementos que norteiam a exist?ncia deste servi?o, seus limites e possibilidades para a garantia de rela??es sociais livres de viol?ncias e como instrumento a favor da cidadania.
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Atividade 2: Sensibilizando para o tema
Alunos livremente acomodados.
Onde: espa?o com datashow, computador e caixas de som.
Professor, projete o filme intitulado ?Disque Den?ncia?, de r?pida dura??o (03:21) e dispon?vel em <http://www.youtube.com/watch?v=jfDDjhadOiQ>, e entregue aos alunos a ficha abaixo contendo orienta??es ao espectador:
Durante a proje??o do filme, estejam atentos ?s informa??es. Tentem perceber respostas para os seguintes questionamentos:
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Para a socializa??o das respostas, solicite a participa??o espont?nea dos alunos. N?o ? preciso esgotar o tema, mas garantir que o assunto seja suscitado. Espera-se que os alunos consigam compreender que o Disque Den?ncia ? um servi?o p?blico confi?vel, oferecido como forma de combater crimes ocorridos ou que estejam sendo planejados, contando, para isto, com informa??es da popula??o.
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Atividade 3: O que ? o Disque Den?ncia?
Imagem captada em <http://www.guiadedireitos.org/index.php?option=com_content&view=article&id=387&Itemid=63>. Acesso em 25 mar 2012.
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Professor, por meio de proje??o de slide, apresente aos alunos a seguinte defini??o:
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CONHECENDO O SERVI?O P?BLICO DISQUE DEN?NCIA "O Disque Den?ncia ? um servi?o telef?nico que funciona 24 horas por dia, recebendo liga??es com queixas e den?ncias de crimes e irregularidades. Al?m de representar uma importante ajuda para o trabalho policial, o disque-den?ncia evita a omiss?o e possibilita a participa??o dos cidad?os no combate ao crime. Aquele que liga para fazer a den?ncia est? protegido porque n?o precisa se identificar, basta apenas passar ao atendente todas as informa??es necess?rias para que o caso seja apurado e uma resposta seja dada." Como funciona o Disque Den?ncia? 1. A pessoa que vai fazer a den?ncia liga para o n?mero do Disque Den?ncia. 2. O caso ? registrado na Central do Disque Den?ncia. 3. A pessoa recebe uma senha para acompanhar o caso denunciado. 4. A den?ncia ? enviada ? Central de An?lise e Triagem para avalia??o e depois ? encaminhada ao setor competente da pol?cia. 5. Depois de realizadas as investiga??es, as provid?ncias e os resultados s?o registrados para que a pessoa que denunciou possa acompanhar. 6. Durante o processo, a pessoa pode ligar para dar mais detalhes que considere importante. Texto adaptado a partir de informa??es dispon?veis em <http://www.guiadedireitos.org/index.php?option=com_content&view=article&id=387&Itemid=63>. Acesso em 26 mar 2012. |
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Um aluno deve fazer a leitura em voz alta do conte?do do slide. Em seguida, solicite aos alunos que escrevam em uma tirinha qual ? sua principal curiosidade ou preocupa??o em rela??o ao Disque Den?ncia. Informe a eles que seus registros funcionar?o como dado motivador para as pr?ximas atividades, nas quais eles v?o explorar como o servi?o acontece no pa?s e isto poder? auxili?-los no esclarecimento de suas d?vidas ou preocupa??es.
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Atividade 4: M?os ? obra: conhecendo o Disque Den?ncia nos estados.
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Imagem captada em <http://www.tudodeturismo.com.br/si/site/0122>. Acesso em 23 mar 2012.
Turma organizada em trios.
Professor, oriente os alunos a acessarem o endere?o <http://www.disquedenuncia.org/index.php/disque-denuncias-outros-estados>. A partir dali, eles t?m acesso ?s p?ginas de Disque Den?ncia das 27 unidades federativas (26 estados + Distrito Federal). Primeiramente, eles devem explorar livremente o conte?do das p?ginas, comentando-os entre os colegas do grupo. Em segunda etapa, devem criar uma tabela em que apresentem uma sistematiza??o das informa??es ali encontradas. Podem usar o KSpread (Metasys> Aplicativos> Novos Aplicativos> Planilha Eletr?nica) ou outro programa que permita organizar e visualizar informa??es de modo conciso.
Professor, circule pelos grupos. SE ELES N?O CONSEGUIREM propor categorias para organizar as informa??es contidas nos sites, forne?a uma primeira dica. E desafie-os a sistematizarem outras. S? SUGIRA OUTRAS DICAS SE os trios n?o conseguirem propor. Cada trio dever? explorar os sites de quatro estados (um em cada regi?o do pa?s: sul; norte; leste; oeste). Observe se os sites de todos os estados est?o sendo explorados. Se algum estado ficou de fora da escolha dos trios e outros foram repetidos, proponha trocas.
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Lista das 27 unidades federativas para sua confer?ncia:
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Estado |
Abrevia??o |
Estado |
Abrevia??o |
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AC |
PA |
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AL |
PB |
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AP |
PR |
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AM |
PE |
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BA |
PI |
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CE |
RJ |
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DF |
RN |
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ES |
RS |
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GO |
RO |
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MA |
RR |
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MT |
SC |
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MS |
SP |
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MG |
SE |
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TO |
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Exemplos de categorias:
- temas de compet?ncia do Disque Den?ncia em foco: tr?fico de drogas; tr?fico de mulheres e crian?as; homic?dio; viol?ncia contra crian?as, adolescentes, mulheres, homossexuais, idosos; preconceito e discrimina??o racial; pedofilia; trabalho escravo; crime ambiental; roubo; abuso sexual; desperd?cio de ?gua; venda de bebida alc?olica para menores.
- n?mero de telefone oferecido;
- autoridade p?blica respons?vel;
- estado;
- den?ncias apenas por telefone;
- den?ncia por telefone e pelo site;
- presen?a ou n?o de orienta??es aos leitores e eventuais denunciantes sobre como fazer contato;
- presen?a ou aus?ncia de orienta??es quanto aos sinais que podem ser considerados suspeitos.
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Atividade 5: Conclus?o: Desafios e possibilidades do Disque Den?ncia
Participa??o de profissionais da escola (por exemplo: orientadora educacional; assistente social; psicopedagoga)
Recomenda??o: Professor, a sugest?o da participa??o de outros profissionais da escola nesta atividade tem o objetivo de favorecer n?o somente a observa??o e a sistematiza??o de "conte?dos", mas tamb?m de observar eventuais situa??es relacionadas ao tema em foco que poder?o aparecer nas falas e atitudes dos alunos. Estes profissionais tamb?m desempenham um papel muito importante no sentido de lidar com o contexto para al?m dos muros da escola.
Turma dividida em dois grupos: Grupo de Verbaliza??o e Grupo de Observa??o.
Equipamento para grava??o da atividade (laptop, c?mara fotogr?fica, tablet ou similar que capte ?udio e v?deo)
Assim que os trios conclu?rem a tabula??o das informa??es recolhidas dos sites dos diferentes servi?os de Disque Den?ncia em todo o pa?s, organize a turma em dois grupos para a realiza??o do GVGO (GV: Grupo de Verbaliza??o; GO: Grupo de Observa??o). Trata-se de uma t?cnica de produ??o coletiva de conhecimento.
Cada grupo (GV e GO) deve eleger o colega que ficar? respons?vel pelo registro da atividade em ?udio e v?deo.
Estabele?a um acordo com a turma, no sentido de que se mantenham atentos e colaborativos. Caso contr?rio, os dois grupos ter?o mais dificuldade de desempenhar suas fun??es e a qualidade da grava??o ficar? comprometida.
- do professor
a) constitui os grupos G.V. e G.O;
b) solicita a participa??o de G.V. e evita que os membros de G.O. interfiram na discuss?o;
c) faz interven??o ao final da discuss?o;
d) sistematiza, ampliando o campo da discuss?o.
- do aluno
a) ouve e/ou analisa a situa??o problem?tica proposta;
b) 1? momento: se G.V., debate, tendo em vista o est?mulo; se G.O., observa e prepara-se para substituir G.V.;
d) troca de grupo;
e) acolhe a interven??o do professor.
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Abaixo a imagem que ilustra como os dois grupos devem ser organizados no espa?o para o cumprimento das diferentes fun??es de verbaliza??o e de observa??o.
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Imagem capturada em <http://www.acbo.org.br/revista/revista/metodologia/modulo8/texto5.html>. Acesso em 25 mar 2012.
Professor, proponha a seguinte situa??o problema:
Tendo como refer?ncia as informa??es coletadas sobre o Disque Den?ncia, quais s?o as principais conquistas e desafios deste servi?o p?blico?
Estabele?a o tempo de 20 minutos para cada etapa. Conforme o envolvimento da turma, este tempo pode ser diminu?do ou aumentado. Na segunda etapa, oriente a troca de fun??es entre os grupos e delimite o tempo observando o mesmo crit?rio.
Esteja atento ?s verbaliza??es, pois, ao final, ? sua tarefa verbalizar aspectos gerais apresentados pelos dois grupos. Convide o profissional colaborador -orientadora educacional, assistente social ou psicopedagoga - para participar da sistematiza??o tamb?m.
Professor, para conhecer melhor a t?cnica do GVGO, sugiro a leitura do material dispon?vel em <http://www.acbo.org.br/revista/revista/metodologia/modulo8/texto5.html>. Acesso em 25 abr 2012.
Para o professor desenvolver com o aluno, sugiro a atividade intitulada "Den?ncia e interdi??o - ? proibido falar", que est? relacionado ao epis?dio 1 (?Pr?ticas de linguagem que marcam?) do programa de ?udio ?Hora do Debate?, intitulado ?Viol?ncia contra a mulher e conflitos de classe?. Dispon?vel em <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=33627>.
Professor, sugiro que seja realizada uma autoavalia??o pelos alunos. A op??o por essa modalidade deve-se ? necessidade de preserv?-los e evitar registros do processo vivido.Pode ser que alguns alunos, por conting?ncias de suas hist?rias de vida, se recolham ao sil?ncio e at? recuem na participa??o durante as atividades. Isto n?o significa que ele n?o esteja envolvido com a proposta, antes, pode indicar autopreserva??o. Esteja atento tamb?m para considerar outras formas de express?o do aluno al?m do uso da palavra (sil?ncio, agita??o excessiva, choro, corpo recuado). Qualquer demonstra??o que fuja ? expectativa, leve a situa??o a outros setores da escola (servi?o social, psicopedagogia, orienta??o escolar) e busque trabalhar em parceria no sentido de ajudar esse aluno.
Como os objetivos da aula estiveram voltados para uma perspectiva de forma??o de cidadania, a avalia??o n?o pode ter foco no desempenho e nem em resultados imediatos.
Pra subsidiar a autoavalia??o, sugiro que a turma assista ? grava??o da atividade 5.