Portal do Professor

Início do Conteúdo

Pesquisando: Disque Den?ncia - UCA

Autor e Co-autor(es)

Neli Edite dos Santos imagem do usuário

UBERLANDIA - MG EM PROF EURICO SILVA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos
Educa??o Escolar Ind?gena L?nguas Desenvolvimento da linguagem escrita
Educa??o Escolar Ind?gena L?nguas Desenvolvimento da linguagem oral
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: processos de interlocu??o
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fen?menos e suas inter-rela??es

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Formular hip?teses a respeito dos assuntos que seriam mais abordados no disque den?ncia, a partir de conhecimentos pr?vios dos problemas sociais existentes em sua comunidade;
  • Pesquisar servi?os de disque den?ncia oferecidos na sua cidade e relacion?-los a conquistas do cidad?o;
  • Fazer levantamento dos assuntos mais denunciados nesses servi?os;
  • Reconhecer no disque den?ncia marcas que o caracterizem como instrumento de exerc?cio de cidadania;
  • Investigar a efetividade do servi?o disque den?ncia para resolu??o do problema denunciado.

Duração das atividades

07 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Caracter?sticas da modalidade oral.

No??es de cidadania.

Estratégias e recursos da aula

  • laptop UCA ou outro computador;
  • gravador de ?udio e v?deo
  • v?deos do Youtube;
  • sites oficiais do servi?o de Disque Den?ncia
  • atividades em grupo;
  • GVGO;
  • profissionais da educa??o (orientadores educacionais, psicopedagogos - entre outros).

?

?

3 

 Imagem captada em http://campanhadenuncieviolencia.blogspot.com.br/. Acesso em 25 mar 2012. 

  

Professor, ? importante que a escola seja de fato um espa?o de desenvolvimento da cidadania, de fomento de atitudes que fortale?am nos jovens a cren?a em uma sociedade cada vez mais solid?ria e livre de viol?ncia. Nesse sentido, o tema do Disque Den?ncia cumpre a dupla fun??o de formar para a leitura de mundo e para a interven??o nele. ? essencial que haja a participa??o dos alunos, expressando-se livremente. No entanto, nas solicita??es de relatos e opini?es, oriente-os a n?o identificarem pessoas. ? preciso que a seguran?a dos alunos seja resguarda. Tal cuidado deve-se ao fato de o tema, que envolve viol?ncia, contraven??es e at? crimes, provocar a vulnerabilidade ? comunidade escolar.

? fundamentar estar atento ?s rea??es dos alunos ao tema e ?s estrat?gias da aula, visto que ? poss?vel que algum aluno se veja refletido na tem?tica. Neste caso, ele poder? se sentir constrangido pelo autorreconhecimento nas situa??es exemplificadas ou mesmo impelido a fazer den?ncias de alguma viol?ncia de que esteja sendo v?tima ou testemunha.

Professor, forme convic??o de que sua  condu??o das atividades poder? interferir positivamente para que o sil?ncio, que muitas vezes se imp?e ?s testemunhas e ?s v?timas de viol?ncia, seja substitu?do pela palavra dita. Ao falar, a pessoa rompe com certa passividade e assume um protagonismo.

?

Atividade 1 ? Acionando conhecimentos pr?vios.

Roda de conversa.

Professor, oralmente, lance aos alunos as seguintes perguntas:  

?

Respondam livremente e a partir de suas viv?ncias:

1. Voc?s conhecem o Disque Den?ncia?

2. Voc?s sabem qual ? a proposta desse servi?o?

3. Voc?s j? viram ou ouviram falar de alguma situa??o de viol?ncia?

4. Tomando por base o que voc?s j? ouviram falar sobre o Disque Den?ncia, voc?s consideram que ele ? um servi?o importante? Por qu??

As respostas n?o devem ser registradas por escrito, para que isso n?o iniba os alunos a falarem. Pode ser que alguns alunos n?o queiram falar sobre o tema. Neste caso, n?o insista, pois isso pode gerar mais inseguran?a ou at? mesmo desconfian?a da parte deles.  

Esteja atento para conduzir a abordagem do tema, nesta etapa, de modo a ressaltar a import?ncia do Disque Den?ncia e a necessidade de se conhecer melhor seu funcionamento e sua finalidade. Ap?s os relatos, esclare?a os alunos de que este ser? o tema das pr?ximas atividades e que ? importante a participa??o deles no sentido de compreender os elementos que norteiam a exist?ncia deste servi?o, seus limites e possibilidades para a garantia de rela??es sociais livres de viol?ncias e como instrumento a favor da cidadania. 

?

Atividade 2: Sensibilizando para o tema

Alunos livremente acomodados.

Onde: espa?o com datashow, computador e caixas de som.

Professor, projete o filme intitulado ?Disque Den?ncia?, de r?pida dura??o (03:21) e dispon?vel em <http://www.youtube.com/watch?v=jfDDjhadOiQ>,  e entregue aos alunos a ficha abaixo contendo orienta??es ao espectador:

  

Durante a proje??o do filme, estejam atentos ?s informa??es. Tentem perceber respostas para os seguintes questionamentos:

  1. O Disque Den?ncia ? uma iniciativa de qual esfera da sociedade?
  2. Qual a finalidade do Disque Den?ncia?
  3. Qual a principal caracter?stica do Disque Den?ncia? O que justifica essa caracter?stica?
  4. Quais os tipos de den?ncia que o servi?o recebe?
  5. Quais autoridades est?o envolvidas no Disque Den?ncia?
  6. Voc? considera este servi?o relevante? Por qu??

?

Para a socializa??o das respostas, solicite a participa??o espont?nea dos alunos. N?o ? preciso esgotar o tema, mas garantir que o assunto seja suscitado. Espera-se que os alunos consigam compreender que o Disque Den?ncia ? um servi?o p?blico confi?vel, oferecido como forma de combater crimes ocorridos ou que estejam sendo planejados, contando, para isto, com informa??es da popula??o.

?

Atividade 3: O que ? o Disque Den?ncia?

2

Imagem captada em <http://www.guiadedireitos.org/index.php?option=com_content&view=article&id=387&Itemid=63>. Acesso em 25 mar 2012.

?

Professor, por meio de proje??o de slide, apresente aos alunos a seguinte defini??o:

?

 CONHECENDO O SERVI?O P?BLICO DISQUE DEN?NCIA

"O Disque Den?ncia ? um servi?o telef?nico que funciona 24 horas por dia, recebendo liga??es com queixas e den?ncias de crimes e irregularidades. Al?m de representar uma importante ajuda para o trabalho policial, o disque-den?ncia evita a omiss?o e possibilita a participa??o dos cidad?os no combate ao crime. Aquele que liga para fazer a den?ncia est? protegido porque n?o precisa se identificar, basta apenas passar ao atendente todas as informa??es necess?rias para que o caso seja apurado e uma resposta seja dada."

Como funciona o Disque Den?ncia?

1. A pessoa que vai fazer a den?ncia liga para o n?mero do Disque Den?ncia.

2. O caso ? registrado na Central do Disque Den?ncia.

3. A pessoa recebe uma senha para acompanhar o caso denunciado.

4. A den?ncia ? enviada ? Central de An?lise e Triagem para avalia??o e depois ? encaminhada ao setor competente da pol?cia.

5. Depois de realizadas as investiga??es, as provid?ncias e os resultados s?o registrados para que a pessoa que denunciou possa acompanhar.

6. Durante o processo, a pessoa pode ligar para dar mais detalhes que considere importante.

Texto adaptado a partir de informa??es dispon?veis em <http://www.guiadedireitos.org/index.php?option=com_content&view=article&id=387&Itemid=63>. Acesso em 26 mar 2012.

?

Um aluno deve fazer a leitura em voz alta do conte?do do slide. Em seguida, solicite aos alunos que escrevam em uma tirinha qual ? sua principal curiosidade ou preocupa??o em rela??o ao Disque Den?ncia. Informe a eles que seus registros funcionar?o como dado motivador para as pr?ximas atividades, nas quais eles v?o explorar como o servi?o acontece no pa?s e isto poder? auxili?-los no esclarecimento de suas d?vidas ou preocupa??es.

?

Atividade 4: M?os ? obra: conhecendo o Disque Den?ncia nos estados.

?

m

Imagem captada em <http://www.tudodeturismo.com.br/si/site/0122>. Acesso em 23 mar 2012.

Turma organizada em trios.

Professor, oriente os alunos a acessarem o endere?o <http://www.disquedenuncia.org/index.php/disque-denuncias-outros-estados>. A partir dali, eles t?m acesso ?s p?ginas de Disque Den?ncia das 27 unidades federativas (26 estados + Distrito Federal). Primeiramente, eles devem explorar livremente o conte?do das p?ginas, comentando-os entre os colegas do grupo. Em segunda etapa, devem criar uma tabela em que apresentem uma sistematiza??o das informa??es ali encontradas. Podem usar o KSpread (Metasys> Aplicativos> Novos Aplicativos> Planilha Eletr?nica) ou outro programa que permita organizar e visualizar informa??es de modo conciso.

Professor, circule pelos grupos. SE ELES N?O CONSEGUIREM propor categorias para organizar as informa??es contidas nos sites, forne?a uma primeira dica. E desafie-os a sistematizarem outras. S? SUGIRA OUTRAS DICAS SE os trios n?o conseguirem propor. Cada trio dever? explorar os sites de quatro estados (um em cada regi?o do pa?s: sul; norte; leste; oeste). Observe se os sites de todos os estados est?o sendo explorados. Se algum estado ficou de fora da escolha dos trios e outros foram repetidos, proponha trocas.

?

Lista das 27 unidades federativas para sua confer?ncia:

?

Estado

Abrevia??o

Estado

Abrevia??o

Acre

AC

Par?

PA

Alagoas

AL

Para?ba

PB

Amap?

AP

Paran?

PR

Amazonas

AM

Pernambuco

PE

Bahia

BA

Piau?

PI

Cear?

CE

Rio de Janeiro

RJ

Distrito Federal

DF

Rio Grande do Norte

RN

Esp?rito Santo

ES

Rio Grande do Sul

RS

Goi?s

GO

Rond?nia

RO

Maranh?o

MA

Roraima

RR

Mato Grosso

MT

Santa Catarina

SC

Mato Grosso do Sul

MS

S?o Paulo

SP

Minas Gerais

MG

Sergipe

SE

   

Tocantins

TO

?

Exemplos de categorias: 

- temas de compet?ncia do Disque Den?ncia em foco: tr?fico de drogas; tr?fico de mulheres e crian?as; homic?dio; viol?ncia contra crian?as, adolescentes, mulheres, homossexuais, idosos; preconceito e discrimina??o racial; pedofilia; trabalho escravo; crime ambiental; roubo; abuso sexual; desperd?cio de ?gua; venda de bebida alc?olica para menores.

- n?mero de telefone oferecido;

- autoridade p?blica respons?vel;

- estado;

- den?ncias apenas por telefone;

- den?ncia por telefone e pelo site;

- presen?a ou n?o de orienta??es aos leitores e eventuais denunciantes sobre como fazer contato;

- presen?a ou aus?ncia de orienta??es quanto aos sinais que podem ser considerados suspeitos.

?

Atividade 5: Conclus?o: Desafios e possibilidades do Disque Den?ncia

Participa??o de profissionais da escola (por exemplo: orientadora educacional; assistente social; psicopedagoga)

Recomenda??o: Professor, a sugest?o da participa??o de outros profissionais da escola nesta atividade tem o objetivo de favorecer n?o somente a observa??o e a sistematiza??o de "conte?dos", mas tamb?m de observar eventuais situa??es relacionadas ao tema em foco que poder?o aparecer nas falas  e atitudes dos alunos. Estes profissionais tamb?m desempenham um papel muito importante no sentido de lidar com o contexto para al?m dos muros da escola.

Turma dividida em dois grupos: Grupo de Verbaliza??o e Grupo de Observa??o.

Equipamento para grava??o da atividade (laptop, c?mara fotogr?fica, tablet ou similar que capte ?udio e v?deo)

Assim que os trios conclu?rem a tabula??o das informa??es recolhidas dos sites dos diferentes servi?os de Disque Den?ncia em todo o pa?s, organize a turma em dois grupos para a realiza??o do GVGO (GV: Grupo de Verbaliza??o; GO: Grupo de Observa??o). Trata-se de uma t?cnica de produ??o coletiva de conhecimento.

Cada grupo (GV e GO) deve eleger o colega que ficar? respons?vel pelo registro da atividade em ?udio e v?deo.

Estabele?a um acordo com a turma, no sentido de que se mantenham atentos e colaborativos. Caso contr?rio, os dois grupos ter?o mais dificuldade de desempenhar suas fun??es e a qualidade da grava??o ficar? comprometida.

?
PROCEDIMENTOS B?SICOS

- do professor

a) constitui os grupos G.V. e G.O;
b) solicita a participa??o de G.V. e evita que os membros de G.O. interfiram na discuss?o;
c) faz interven??o ao final da discuss?o;
d) sistematiza, ampliando o campo da discuss?o.

- do aluno

a) ouve e/ou analisa a situa??o problem?tica proposta;
b) 1? momento: se G.V., debate, tendo em vista o est?mulo; se G.O., observa e prepara-se para substituir G.V.;
d) troca de grupo;
e) acolhe a interven??o do professor.

?

Abaixo a imagem que ilustra como os dois grupos devem ser organizados no espa?o para o cumprimento das diferentes fun??es de verbaliza??o e de observa??o.

?

  dd

?

Imagem capturada em <http://www.acbo.org.br/revista/revista/metodologia/modulo8/texto5.html>. Acesso em 25 mar 2012.

 Professor, proponha a seguinte situa??o problema:

Tendo como refer?ncia as informa??es coletadas sobre o Disque Den?ncia, quais s?o as principais conquistas e desafios deste servi?o p?blico?

Estabele?a o tempo de 20 minutos para cada etapa. Conforme o envolvimento da turma, este tempo pode ser diminu?do ou aumentado. Na segunda etapa, oriente a troca de fun??es entre os grupos e delimite o tempo observando o mesmo crit?rio.

Esteja atento ?s verbaliza??es, pois, ao final, ? sua tarefa verbalizar aspectos gerais apresentados pelos dois grupos.  Convide o profissional colaborador  -orientadora educacional, assistente social ou psicopedagoga - para participar da sistematiza??o tamb?m.

Recursos Complementares

 Professor, para conhecer melhor a t?cnica do GVGO, sugiro a leitura do material dispon?vel em <http://www.acbo.org.br/revista/revista/metodologia/modulo8/texto5.html>. Acesso em 25 abr 2012.

 Para o professor desenvolver com o aluno, sugiro a atividade intitulada "Den?ncia e interdi??o - ? proibido falar", que est? relacionado ao epis?dio 1 (?Pr?ticas de linguagem que marcam?) do programa de ?udio ?Hora do Debate?, intitulado ?Viol?ncia contra a mulher e conflitos de classe?. Dispon?vel em <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=33627>.

Avaliação

Professor, sugiro que seja realizada uma autoavalia??o pelos alunos. A op??o por essa modalidade deve-se ? necessidade de preserv?-los e evitar registros do processo vivido.Pode ser que alguns alunos, por conting?ncias de suas hist?rias de vida, se recolham ao sil?ncio e at? recuem na participa??o durante as atividades. Isto n?o significa que ele n?o esteja envolvido com a proposta, antes, pode indicar autopreserva??o. Esteja atento tamb?m para considerar outras formas de express?o do aluno al?m do uso da palavra (sil?ncio, agita??o excessiva, choro, corpo recuado). Qualquer demonstra??o que fuja ? expectativa, leve a situa??o a outros setores da escola (servi?o social, psicopedagogia, orienta??o escolar) e busque trabalhar em parceria no sentido de ajudar esse aluno.

Como os objetivos da aula estiveram voltados para uma perspectiva de forma??o de cidadania, a avalia??o n?o pode ter foco no desempenho e nem em resultados imediatos.

Pra subsidiar a autoavalia??o, sugiro que a turma assista ? grava??o da atividade 5