Portal do Professor

Início do Conteúdo

UCA ? Nacionalismo na contemporaneidade: entre o local e o global

Autor e Co-autor(es)

Rodrigo Santos de Oliveira imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Prof.Dr.Luiz Prazeres

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos
Ensino M?dio Literatura Literatura, outras artes, outros saberes
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens
Ensino M?dio Literatura Representa??o liter?ria: Natureza, fun??o, organiza??o e estrutura do texto liter?rio

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar elementos de caracteriza??o nacional em poemas pertencentes ? gera??o rom?ntica nacionalista e saudosista.
  • Analisar os aspectos nacionalistas rom?nticos em can??es que difundem o imagin?rio da na??o em v?rias ?pocas.
  • Analisar os elementos tem?ticos e persuasivos que se referem ? divulga??o dos s?mbolos nacionais em campanhas publicit?rias que refor?am e divulgam o ideal de na??o.
  • Analisar v?deos institucionais que refor?am os aspectos de permuta e oscila??o entre o local e o nacional.
  • Posicionar-se de maneira cr?tica diante dos ideais simb?licos de representa??o do estado e da na??o.
  • Produzir uma narrativa fotogr?fica sobre a cidade ou o bairro.
  • Produzir uma par?dia musical para a representa??o da cidade ou do bairro.

Duração das atividades

3 a 4 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor dever? trabalhar a primeira gera??o rom?ntica em sala e perguntar aos alunos se o refor?o do estado na??o ou da ideologia nacional ainda circula na contemporaneidade. Tamb?m dever?o ser discutidas em que medida as representa??es locais configuram encena??es do universo nacional.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 ? A poesia rom?ntica e os ideais de nacionalidade e saudosismo

O objetivo desta unidade ? que os alunos pesquisem poemas cujos temas est?o atrelados aos valores de idealiza??o da p?tria, saudosismo e nostalgia e refor?o de s?mbolos nacionais e que apresentem verbalmente em sala de aula os elementos constituintes dessa vertente rom?ntica presentes no texto escolhido.

Podem ser pesquisados poemas dos seguintes escritores: Gon?alves Dias, Gon?alves de Magalh?es, Casimiro de Abreu e Fagundes Varela.

Site para busca de textos: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do. Acesso em 02 de abril de 2012.

Roteiro de pesquisa

1-Dividir a turma em grupos de 3 a 4 alunos.

2-Acessar o Portal Dom?nio P?blico.

3-Escolher um dos autores e selecionar dois poemas de cada um deles ou um de cada escritor.

4-Reunir em grupo para analisar o conte?do do poema em rela??o ? recorr?ncia de marcadores de enaltecimento nacional e outros atributos vigentes na poesia da primeira gera??o rom?ntica.

5-Coletar os termos, discursos e s?mbolos de rever?ncia nacional e\ ou saudosismo presentes no poema.

6-Pesquisar dados biogr?ficos do escritor bem como elementos hist?ricos e sociais que justifiquem o discurso de exalta??o ou nostalgia em rela??o ? p?tria ou a algum per?odo da vida.

7-Pesquisar algum v?deo relacionado ? leitura declamada ou adapta??o do poema.

8-Organizar por dupla a apresenta??o de cada poema segundo os crit?rios:

A) Elementos e s?mbolos de caracteriza??o nacional ou sentimental presentes.

B) Rela??o do t?tulo com algum aspecto repetido ou destacado ao longo do texto.

C) Interfer?ncias biogr?ficas e hist?ricas presentes no poema.

D) Discurso de exalta??o ou saudosista veiculado.

E) Imagem geral da p?tria apresentada ou aspecto memorial?stico da ?poca retratada.

9-Apresentar em formato Power point o material coletado e analisado.

?

Bandeira nacional

http://envolverde.com.br/sociedade/brasil-sociedade/podres-poderes-podres-deveres%E2%80%A6/. Acesso em 11 de junho de 2012.

?

Atividade 2 ? Imagens simb?licas do pa?s tropical em can??es

O objetivo desta atividade ? demonstrar como letras de m?sica de v?rias ?pocas registram o culto ? celebra??o dos elementos nacionais do pa?s.

Al?m de detectar os s?mbolos de idealiza??o nacional contidos nas letras, os alunos devem pesquisar o contexto hist?rico e pol?tico do pa?s na ?poca em que as m?sicas foram divulgadas e tamb?m problematizar o car?ter representativo das personagens apresentadas (ou o discurso do eu po?tico) em rela??o ao fato de ser brasileiro e de pertencer a nossa p?tria.

Roteiro de pesquisa para discuss?o do tema em sala

1-Dividir a turma em grupos de 2 a 3 alunos.

2-Escolher uma das can??es para an?lise.

3-Reunir em grupo para analisar o conte?do da letra em rela??o ? recorr?ncia de marcadores de enaltecimento nacional e outros fatores que ressignificam os elementos vigentes na poesia da gera??o rom?ntica nacionalista.

4-Grifar os termos, discursos e s?mbolos de rever?ncia nacional presentes nas can??es e utiliz?-los como exemplos durante a leitura expositiva da m?sica.

5-Pesquisar dados de alguns personagens mencionados nas letras e observar o porqu? da recorr?ncia de personagens an?nimos em can??es mais contempor?neas.

6-Organizar a exposi??o da an?lise segundo os crit?rios:

A) Elementos e s?mbolos de caracteriza??o nacional presentes.

B) Rela??o do t?tulo com algum aspecto repetido ou destacado ao longo da can??o.

C) Contextualiza??o dos aspectos hist?ricos presentes no poema.

D) Discurso de exalta??o ou tom saudosista veiculado.

E) Imagem geral da p?tria constru?da.

7-Observar pontos de diverg?ncia ou contraste na an?lise feita por outras duplas sobre a mesma letra e iniciar discuss?o em torno desses pontos. As quest?es a seguir podem ser debatidas:

A) At? que ponto exalta??o da p?tria em algumas letras n?o constitui o refor?o de um discurso nacionalista artificial?

B) As letras prop?em a constru??o de imagens realistas, reflexivas ou propagandas ilus?rias sobre a na??o?

?

2.1

Eu te amo meu Brasil

Os incr?veis

Letra e v?deo dispon?veis em: http://letras.terra.com.br/os-incriveis/332979/. Acesso em 02 de abril de 2012.

2.2

Pa?s tropical

Jorge Ben

Letra e v?deo dispon?veis em: http://letras.terra.com.br/jorge-ben-jor/46647/. Acesso em 02 de abril de 2012.

2.3

Aquarela do Brasil

Ary Barroso

Interpreta??o de Gal Costa: http://letras.terra.com.br/gal-costa/46099/. Acesso em 02 de abril de 2012.

2.4

Meu pa?s

Ivan Lins

Letra e v?deo dispon?veis em: http://letras.terra.com.br/ivan-lins/46443/. Acesso em 02 de abril de 2012.

2.5

Seo Z?

Carlinhos Brown

Interpreta??o conjunta de Jussara Silveira, Teresa Cristina e Rita Ribeiro: http://www.youtube.com/watch?v=N_1Gsv53gDQ. Acesso em 02 de abril de 2012.

2.6

Do Brasil

Vander Lee

Dispon?vel em: http://letras.terra.com.br/vander-lee/546154/. Acesso em 02 de abril de 2012.

?

Atividade 3 ? Propagandas publicit?rias: o cart?o-postal nacional

O objetivo desta unidade ? mostrar como propagandas ? produzidas, sobretudo, durante os anos 1990 ? divulgam e constroem a imagem do pa?s tropical.

Toda a sala analisar? as propagandas em conjunto com o objetivo de coletar e criticar itens referenciais sobre o local e o global que servir?o para a constru??o da resenha na atividade seguinte.

A leitura em sala deve privilegiar aspectos cr?ticos sobre a desconstru??o de um ideal nacionalista e deve ser focada nos seguintes aspectos:

A) Quais s?mbolos nacionais s?o evocados?

B) Como os s?mbolos de idealiza??o nacional s?o expostos? Quais estere?tipos s?o afirmados?

C) A que p?blico a campanha publicit?ria ? dirigida?

D) Pelos s?mbolos evocados, em qual ?poca do ano ou evento em especial possivelmente circulavam as propagandas? Qual o interesse da empresa em divulgar o seu produto nesta ?poca do ano ou nesse acontecimento?

E) Qual delas oscila entre os valores de nacionalidade e localidade? Como ocorre essa oscila??o? De que maneira o local representa o nacional?

V?deos:

Comercial Rider 1994 ? Novos Baianos http://www.youtube.com/watch?v=Ra2OmCHLL_A. Acesso em 03 de abril de 2012.

Comercial Rider 1994 ? Rom?rio http://www.youtube.com/watch?v=xGPE_8nCjHE&feature=endscreen&NR=1. Acesso em 03 de abril de 2012.

Comercial Rider 1995 ? "Descobridor dos sete mares" ? vers?o Lulu Santos http://www.youtube.com/watch?v=D8VlH7ucc1o. Acesso em 03 de abril de 2012.

Comercial Rider ? Fernanda Abreu http://www.youtube.com/watch?v=OqmPzBghiP8&NR=1&feature=endscreen. Acesso em 03 de abril de 2012.

Comercial Rider (2004) "Vamos fugir" ? vers?o Skank http://www.youtube.com/watch?v=WYEQ6jGYcCw. Acesso em 03 de abril de 2012.

?

fubetol

http://www.clickfutebol.com/Wallpapers-Futebol/. Acesso em 03 de abril de 2012.

praia

http://coxixo.com.br/dicas/as-melhores-praias-do-pais-por-estado.html. Acesso em: 01 de abril de 2012.

carnaval

http://www.paraiba.com.br/2012/02/20/87026-carnaval-confira-a-ordem-do-segundo-dia-de-desfiles-do-grupo-especial. Acesso em 03 de abril de 2012.

?

Atividade 4 ? A parte local representa a universalidade: Minas Gerais

O objetivo desta atividade ? construir uma resenha sobre a rela??o entre o local e o global a partir de v?deos com can??es sobre o mineiro e a mineiridade.

O professor poder? adaptar a atividade ao selecionar v?deos ou can??es referentes ao estado de origem.

?

Como construir uma resenha: 

http://www.portugues.com.br/redacao/a-resenha-critica---um-genero-ambito-jornalistico-.html. Acesso em 11 de junho de 2012.

http://www.pucrs.br/gpt/resenha.php. Acesso em 11 de junho de 2012.

Etapas da escrita

1-Anotar itens principais do v?deo em rela??o ? representa??o do local e do global.

2-Redigir um breve resumo do v?deo, que ser? a introdu??o da resenha. Como construir um resumo: http://www.pucrs.br/manualred/resumos.php. Acesso em 11 de junho de 2012.

3-Listar, antes da escrita, os principais s?mbolos e discursos sobre o mineiro e mineiridade que se quer comentar na resenha.

4-Cumprir os seguintes crit?rios ao longo da escrita da resenha:

A) Quais aspectos s?o ressaltados como ?cones do universo do mineiro e da mineiridade?

B) Qual recurso refor?a as abordagens representativas entre o local e o global?

C) Quais rela??es as letras de m?sica estabelecem com as imagens?

D) Em que consiste a ideologia geral acerca do mineiro presente em cada v?deo?

E) ? poss?vel uma identifica??o com o prot?tipo do mineiro evocado pelo v?deo?

5-Redigir 20 a 25 linhas e enviar a resenha ao professor, que aproveitar? o texto para a atividade seguinte.

V?deos:

P?tria Minas ? Marcus Vianna http://www.youtube.com/watch?v=M8duutwCSHg. Acesso em 04 de abril de 2012.

Seio de Minas - Paula Fernandes http://www.youtube.com/watch?v=X6E-HkvKjQY. Acesso em 04 de abril de 2012.

Jeito Mineirin ? Manitu http://www.youtube.com/watch?v=NFoJIR0efoE&feature=endscreen&NR=1 Acesso em 04 de abril de 2012.

Minas das violas ? C?sar Menotti e Fabiano http://www.youtube.com/watch?v=WJukMAYswPo&NR=1&feature=endscreen Acesso em 04 de abril de 2012.

Eu sou mineiro ? Tianast?cia http://www.youtube.com/watch?v=OOHvFf_V52I&NR=1&feature=endscreen Acesso em 04 de abril de 2012.

Campanha do caf? Tr?s cora??es http://www.youtube.com/watch?v=pNRyaNHXhZs Acesso em 04 de abril de 2012.

Olhos D??gua - Vander Lee http://www.youtube.com/watch?v=h0MhM6rO9xs&feature=related Acesso em 04 de abril de 2012.

?

Igreja S??o Francisco Ouro Preto

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Igreja_s_francisco_paula_ouro_preto_mg.jpg. Acesso em 11 de junho de 2012.

p??o de queijo

http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:P%C3%A3o_de_queijo.jpg. Acesso em 04 de abril de 2012.

maria fuma??a

http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2011/01/25/interna_gerais,205708/estacao-da-maria-fumaca-em-tiradentes-sera-restaurada.shtml. Acesso em 04 de abril de 2012.

?

Atividade 5 ? Produzindo uma narrativa fotogr?fica e par?dia musical sobre a concep??o da cidade

Nesta atividade, por meio das leituras das resenhas e de toda discuss?o acerca do tema, os alunos produzir?o uma narrativa fotogr?fica sobre o representa??o da cidade em que eles habitam.

Passo a passo

1-Ler a resenha (atividade anterior) de um colega sobre as cr?ticas feitas em torno da concep??o rom?ntica ou artificial acerca do local e do nacional.

2-Refletir sobre principais imagens mencionadas na cr?tica redigida pelo colega de turma.

3-Reunir o mesmo grupo da atividade 2 com o intuito elaborar as fotografias do bairro ou da cidade onde ele reside.

4-Selecionar quais loca??es ser?o fotografadas, qual ser? o ponto de condu??o da narrativa e com qual intuito ? aspecto sociopol?tico ou socioambiental ? se quer criticar em rela??o ao local. As fotografias podem ser tiradas de um c?mera digital ou celular.

5-Fotografar imagens ou filmar cenas que representam a cidade ou o bairro onde vivem: os s?mbolos e pontos tur?sticos, os lugares perif?ricos, as personalidades da cidade, os problemas sociais e outros temas.

6-Escolher uma letra de m?sica de exalta??o local (ou alguma can??o da atividade 2) que ser? parodiada segundo a l?gica de representa??o da cidade segundo o grupo. Os alunos podem tamb?m criar a pr?pria letra e melodia. A m?sica poder? servir de trilha para a narrativa fotogr?fica.

Sobre par?dia: http://www.infoescola.com/generos-literarios/parodia/. Acesso em 11 de junho de 2012.

Como criar par?dia de m?sicas: http://blogdivertudo.blogspot.com.br/2011/06/como-fazer-uma-parodia.html. Acesso em 11 de junho de 2012.

7-Fazer uma triagem do material coletado segundo o crit?rio de sele??o das imagens que dialogam com a informa??o ou cr?tica da letra elaborada.

Fotografia

http://meuscrap.com.br/site/tag/erros-de-fotografia/. Acesso em 11 de junho de 2012.

8-O arquivo dever? ser entregue ao professor em formato Prezi. Como criar e tornar p?blica as apresenta??es em formato Prezi http://www.youtube.com/watch?v=nq1SUHljvIg&feature=related. Acesso em 10 de junho de 2012.

9-Apresentar o produto final em sala de aula para que todos opinem sobre o que foi focalizado segundo a ?tica de cada grupo.

10-Exibir a narrativa fotogr?fica na escola numa mostra cultural e divulgar o material no Facebook.

Recursos Complementares

RONCARI, Luiz. Literatura brasileira: dos primeiros cronistas aos ?ltimos rom?nticos. S?o Paulo: EDUSP, 1995.

Sobre a pesquisa acerca do conte?do hist?rico nas can??es:

http://www.ufmg.br/projetorepublica/

http://www.revistadehistoria.com.br/

http://www2.uol.com.br/historiaviva/

Sobre o mineiro e mineiridade: http://www.descubraminas.com.br/Upload/Biblioteca/0000223.pdf.Acesso em 04 de abril de 2012.

ABDALA, M?nica Chaves. Receita de mineiridade: a cozinha e a constru??o da imagem do mineiro. Uberlandia: Edufu, 1997.

ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento. Mitologia da mineiridade: o imagin?rio mineiro na vida pol?tica e cultural do Brasil. S?o Paulo: Brasiliense, 1990.

Aula sobre como construir uma resenha cr?tica: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/resenha-critica-genero-textual-da-esfera-jornalistica-426218.shtml. Acesso em 11 de junho de 2012.

Artigo sobre resenha e uso da intertextualidade: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322012000100005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 11 de junho de 2012.

Avaliação

As avalia??es ocorrer?o de forma processual e ao longo de todas as atividades ministradas, as quais contemplam o desenvolvimento das habilidades de leitura, pesquisa, produ??o escrita e cria??o. Por?m ? necess?rio:

  • Observar e avaliar o interesse dos alunos pelo tema tratado e a disposi??o para trabalhar em equipe.
  • Avaliar a percep??o dos alunos em torno dos s?mbolos e discursos nacionalistas presentes nos poemas e nas can??es.
  • Avaliar o discurso cr?tico dos alunos sobre as propagandas publicit?rias que abordam o tema da nacionalidade.
  • Avaliar o teor cr?tico produzido nas resenhas escritas pelos alunos sobre a rela??o entre o local e o nacional nos v?deos institucionais sobre Minas Gerais.
  • Analisar o enfoque representativo e converg?ncia dos pontos questionados ao longo das aula que dever?o estar contidos na letra de m?sica e nos v?deos produzidos pelos alunos.