Portal do Professor

Início do Conteúdo

Projeto de Inicia??o Cient?fica - uma lupa na l?ngua - Rela??es estabelecidas na Literatura entre Natureza e Homem no Romantismo - A poesia

Autor e Co-autor(es)

Marta Pontes Pinto imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos
Ensino M?dio Literatura Estudos liter?rios: an?lise e reflex?o
Ensino M?dio Literatura Literatura brasileira, cl?ssica e contempor?nea: cria??es po?ticas, dram?ticas e ficcionais da cultura letrada

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Pesquisar para informar-se sobre a est?tica rom?ntica.
  • Compreender os poetas do Romantismo.
  • Relacionar textos rom?nticos do s?culo XVIII com os contempor?neos.

Duração das atividades

06 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Para realizar essa sequ?ncia did?tica, o aluno  dever? ter experi?ncia com a internet e com comunidades sociais.
  • Par?dia.

Estratégias e recursos da aula

?

- Uso do UCA (ou tablet) e datashow

- Alunos organizados em c?rculo.

?

Por meio do laptop ligado ao datashow, professor, apresente aos estudantes as imagens abaixo: 

Romantismo-40 rosa      Holanda

?

 http://3.bp.blogspot.com/-vxXOpW8vbP0/T577hGRUnrI/AAAAAAAAAmM/nluac2GksRA/s400/romantismo-40.jpg

http://anjosdoorkut.com.br/imagem-do-dia/img/rosa-vermelha-sobre-lencol-branco.JPG 

   http://www.mulher.palpitedigital.com.br/wp-content/uploads/2007/09/Romantismo.jpg 

?

1. Professor, pe?a a alguns alunos que tentem descrever as figuras. (Deixe seus alunos falarem, apontarem caracter?sticas, palavras, comportamentos, roupas, cabelos presos por um la?o etc.)

2. Pergunte aos alunos: O que significa para voc?s "ser rom?ntico"?

Deixe-os falarem bastante e, ao final, diga que as ilustra??es acima se referem a um movimento liter?rio denominado Romantismo. Diga que, ao estudarem sobre essa est?tica, poder?o comparar se o que a classe caracterizou por ser rom?ntico corresponde ? defini??o atribu?da a ela no s?culo XVIII.

2? ETAPA - O QUE IREMOS PESQUISAR?

Atividade 2

Para clarear para os estudantes o que v?o pesquisar, pe?a-lhes que, ap?s as instru??es, acessem o site abaixo, em seus computadores, para desenvolverem a primeira fase da pesquisa:

http://www.suapesquisa.com/romantismo/romantismo.htm

?

O professor dever? pedir que os alunos leiam o texto do site e respondam ?s quest?es propostas no quiz abaixo.

QUIZ

Marque uma resposta nas quest?es 1, 2 e 6.

1- S?culos que marcaram didaticamente o in?cio e final do per?odo denominado Romantismo.

    (  ) XVIII - XIX    b- (  ) XVIII - XX   c- (  ) XIX ? XX

2- Pa?ses precursores do Romantismo.

    (  ) It?lia, Alemanha e Portugal  b- (  ) Alemanha, It?lia e Inglaterra  c- (  ) Espanha, It?lia e Inglaterra. 

3- Marque nos par?nteses as caracter?sticas principais do Romantismo:

    (  ) Valoriza??o das emo??es (  ) valoriza??o da raz?o (  ) liberdade de cria??o (  ) amor plat?nico

    (  ) temas religiosos (  ) individualismo (  ) nacionalismo

4- Artistas pl?sticos que, por representarem a natureza, os problemas sociais e urbanos e a valoriza??o das emo??es e sentimentos, o misticismo e cr?tica ? urbaniza??o. Marque a alternativa incorreta.

   (   ) Francisco Goya  ( ) Picasso  (  ) Delacroix (  )  Caspar David Friedrich  (  ) John Constable

5- Poetas rom?nticos usaram e abusaram das met?foras, palavras estrangeiras, frases diretas e compara??es. Marque com um X as principais obras rom?nticas:

   (  ) Cantos e Inoc?ncia do poeta ingl?s William Blake      (  ) Os serm?es de Padre Ant?nio Vieira

   (  ) Os Sofrimentos do Jovem Werther e Fausto do alem?o Goethe     (  ) Baladas L?ricas do ingl?s William Wordsworth

   (  ) Os Miser?veis de Victor Hugo       (  ) Os Tr?s Mosqueteiros de Alexandre Dumas.

6- Na m?sica, ocorre a valoriza??o da liberdade de express?o, das emo??es e a utiliza??o de todos os recursos da orquestra. Os assuntos de cunho popular, folcl?rico e nacionalista ganham import?ncia nas m?sicas.


  (  ) Ludwig van Beethoven, Franz Schubert, Fr?d?ric Chopin, Robert Schumann, Hector Berlioz, Franz Liszt e Richard Wagner.

  (  ) Mozart , A. Corelli, J. S. Bach, Ludwig van Beethoven, Franz Schubert, Richard Wagner Richard Wagner

  (  ) A.Scarlatti, A. Vivaldi, G.F. Haende, lFr?d?ric Chopin, Robert Schumann, Richard Wagner

7- Tamb?m, no Brasil, as obras liter?rias valorizavam o amor sofrido, a religiosidade crist?, a import?ncia de nossa natureza, a forma??o hist?rica do nosso pa?s e o cotidiano popular. Nas artes pl?sticas as obras principais deste per?odo s?o: A Batalha do Ava? de Pedro Am?rico e A Batalha de Guararapes de Victor Meirelles. Na literatura, essa fase liter?ria foi composta de tr?s gera??es. Numere para classificar as caracter?sticas e autores de cada gera??o.

   1? Gera??o (  ) conhecida como gera??o condoreira, poesia social ou hugoana. Textos marcados por cr?tica social. , criticou de forma direta a escravid?o no poema Navio Negreiro.

  2? Gera??o (  ) conhecida tamb?m como nacionalista ou indianista, valorizava os temas nacionais, fatos hist?ricos e a vida do ?ndio, que era apresentado como " bom selvagem" s?mbolo cultural do Brasil.

  3? Gera??o (  ) conhecida como Mal do s?culo, Byroniana ou fase ultra-rom?ntica. Temas amorosos levados ao extremo, poesias pessimistas, valorizavam a morte e a vis?o decadente da sociedade.

                       (  ) Castro Alves ? o maior representante desta fase

      (  ) Gon?alves de Magalh?es, Gon?alves Dias, Ara?jo Porto Alegre e Teixeira e Souza.

      (  ) ?lvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Junqueira Freire.

?

  • Professor, para ficar diferente, voc? dever? xerocar e entregar ? classe o quiz.

Observa??o: a atividade (QUIZ) proposta dever? ser realizada individualmente. Somente quando todos conclu?rem, dever?o discutir, em grupos, e entregarem um com o nome de todos do grupo que se envolveram nas duas a??es. A corre??o, acompanhada de discuss?o de d?vidas, ser? realizada com a participa??o de toda a turma.

  • Professor, estimule a classe a criar uma comunidade em rede social para fazer pesquisas virtuais e, ao final, compartilhar as conclus?es.

?

3? ETAPA - JUSTIFICATIVA E PERGUNTA DA PESQUISA

  • Professor, converse com os alunos e pergunte a eles o que mais querem aprender sobre o tema e por que o querem (justificativa). Com as respostas dos alunos, voc? poder? fazer com eles um texto coletivo, pequeno, justificando a relev?ncia da pesquisa.

?

4? ETAPA - ELABORA??O DO CRONOGRAMA DA PESQUISA

Nesse momento, o professor poder?, juntamente com os alunos, elaborar o cronograma das atividades. Para isso, dir? o que planejou para esse estudo. Apresentar? a proposta:

?

PESQUISA - AUTORES E POEMAS

1 aula

?NOVA PESQUISAS - AUTORES E POEMAS

1 aula

COMPOSI??O DA PAR?DIA

1 aula

RECITAL DE POESIAS

1 aula

DEBATE E FECHAMENTO

1 aula

?

PESQUISANDO AUTORES E POEMAS

Nesta atividade, os alunos far?o a leitura do texto do site abaixo para conhecer par?dias feitas ao poema Can??o do Ex?lio de Gon?alves Dias.

http://recantodaspalavras.com.br/2008/04/05/cancao-do-exilio-e-outras-versoes/ 

?

CAN??O DO EX?LIO   Gon?alves Dias 

 Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabi?;
As aves que aqui gorjeiam,
N?o gorjeiam como l?.
Nosso c?u tem mais estrelas,
Nossas v?rzeas t?m mais flores,
Nossos bosques t?m mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, ? noite,
Mais prazer encontro eu l?;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabi?.
Minha terra tem primores,
Que tais n?o encontro eu c?;
Em cismar ? sozinho, ? noite ? Mais prazer encontro eu l?;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabi?.
N?o permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para l?;
Sem que desfrute os primores
Que n?o encontro por c?;
Sem que ainda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabi?. 

  O professor dividir? a sala em seis grupos. Toda a classe dever? comparar o poema original com um outro poema dos seis autores que s?o: Carlos Drummond de Andrade, Cassimiro de Abreu, Oswald de Andrade, Murilo Mendes, J? Soares e M?rio Quintana.

Professor, selecionamos algumas entre muitas par?dias que fazem parte do site:

http://recantodaspalavras.com.br/2008/04/05/cancao-do-exilio-e-outras-versoes/ 

Galeria de autores com os poemas selecionados:

GD Carlos  Casimiro de Abreu  Osvald   Murilo Gon??alvesGon??alves mquintana

http://www.biografia.inf.br/wp-content/uploads/2009/05/personalidades-poetas-brasil-goncalves-dias-00.jpghttp://www.releituras.com/drummond_bio.asp  

http://www.releituras.com/drummond_bio.asp 

http://recantodaspalavras.com.br/2008/04/05/cancao-do-exilio-e-outras-versoes/ ca.sites.uol.com.br/poeta.jpghttp://www.releituras.com/mmendes_menu.asp  

http://www.releituras.com/mquintana_bio.asp 

Os alunos dever?o acessar o site, localizar o poema que dever? parodiar e observar as altera??es feitas pelo parodiador para responder ?s quest?es abaixo:

H? cr?tica pol?tica ou de outra esp?cie?

Qual o efeito de sentido que se pode observar?

1- Para realizar a atividade, os alunos dever?o ler sobre esses autores e a ?poca em que viveram para que possam comparar o enfoque hist?rico dado aos textos.

O professor dever? perguntar onde eles sup?em que poder?o encontrar respostas (fontes) para resolver quest?es como: a vida dos autores e enfoque hist?rico.

Al?m das fontes citadas pelos alunos e abonadas pelo professor, poder? sugerir que pe?am ajuda a pessoas mais velhas pois, possivelmente elas poder?o auxiliar, isso porque as par?dias escolhidas envolvem conhecimentos de fatos pol?ticos, os alunos tamb?m podem se valer de entrevistas virtuais. Podem colocar perguntas no facebook, por exemplo, e esperar as respostas dos amigos virtuais.

2- Os alunos, em grupo ou individualmente, como quiserem, dever?o criar uma par?dia moderna para o poema Can??o do Ex?lio, que j? conhecem.

SOCIALIZA??O DOS RESULTADOS PARCIAIS DA PESQUISA

Os alunos apresentar?o, para a classe,  as an?lises que fizeram das par?dias dos autores e as pr?prias par?dias. H? sempre h? um aluno que toca viol?o.

Ser? muito interessante e diferente uma aula assim.

  • Os trabalhos dever?o ser apresentados ? turma em powerpoint. Se os alunos tiverem d?vidas em como preparar a apresenta??o, indique o site:

http://office.microsoft.com/pt-br/powerpoint

?

Atividade 3

LEITURA DE POEMAS E RECITAL DE POESIAS

Os alunos dever?o acessar o site abaixo para conhecer as outras fases da poesia rom?ntica. Dever?o buscar e ler in?meros poemas escritos pela gera??o nacionalista ou indianista, pela gera??o do mal-do-s?culo ou ultrarrom?ntica, e pela gera??o condoreira em:

http://www.graudez.com.br/literatura/romantismopoesia.html

O professor dever? distribuir,  entre os grupos, nomes poetas rom?nticos: Gon?alves Dias, Gon?alves de Magalh?es, ?lvares de Azevedo, Cassimiro de Abreu, Junqueira Freire, Fagundes Varela, Castro Alves, Sousandrade.

Os alunos dever?o preparar um n?mero art?stico para a segunda socializa??o em um recital. O texto pode ser declamado em forma de jogral, declama??o individual, em grupo...

Atividade 4

DEBATE

O professor dever? dividir a turma em dois grupos e apresentar o tema:

"O homem do s?culo XVIII era melhor poeta que o homem contempor?neo".

Um grupo ser? a favor da afirma??o acima e o outro contra. Para isso, apresentar?o argumentos e procurar?o defender suas posi??es com contra-argumentos. Tudo dever? ser filmado e colocado na comunidade social criada, para mais uma socializa??o dos resultados.

Atividade 5

O professor perguntar? se os grupos t?m d?vidas sobre a quest?o: caracter?sticas, principais representantes e temas da primeira, segunda e terceira gera??es rom?nticas. Se a resposta foi afirmativa, dever? esclarecer, se n?o houver d?vidas, far? com os alunos a avalia??o da pesquisa proposta no campo da avalia??o.

?

  

Recursos Complementares

Professor e alunos poder?o conhecer melhor o Romantismo pesquisando em:

ABAURRE, Maria Luiza M. Literatura brasileira: tempos, leitores e leituras. S?o Paulo: Moderna, 2005.

CASTELLO, Jos? Aderaldo. A Literatura Brasileira: origens e unidade (1500-1960). S?o Paulo: EDUSP, 1999. v.1.

COUTINHO, Afr?nio. Introdu??o ? literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Distribuidora de Livros Escolares Ltda,1970.

RONCARI, Luiz. Literatura Brasileira: dos primeiros cronistas aos ?ltimos rom?nticos. 2.ed. S?o Paulo: EDUSP, 2002.

Avaliação

O professor poder? avaliar o desempenho dos alunos e o seu pr?prio, em discuss?o em grupo. Poder? preparar uma s?rie de perguntas como:

  • O conte?do foi entendido?
  • Quais poderiam ter sido outras formas interessantes para estudar o assunto?
  • O recital foi uma atividade art?stica positiva?

Todos os participantes respondem e discutem os pontos de vista e,  poder?o ainda, (professor e alunos) tra?ar novas estrat?gias para as pr?ximas pesquisas.