Portal do Professor

Início do Conteúdo

Pesquisando a matem?tica da C?lula: divis?o celular

Autor e Co-autor(es)

Lindomar de Oliveira Untaler imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Selma Gonzaga Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Biologia Mol?culas, c?lulas e tecidos
Ensino M?dio Biologia Transmiss?o da vida, ?tica e manipula??o gen?tica

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar o processo da divis?o celular.
  • Compreender a constitui??o do Ser vivo.
  • Diferenciar Mitose de Meiose.

Duração das atividades

5 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • ? necess?rio que os alunos j? tenham iniciado os estudos da biologia celular (histologia e citologia) no que diz respeito ? sua estrutura celular, suas fun??es e sua import?ncia na complexidade dos seres vivos.

Estratégias e recursos da aula

1? Atividade - Como ocorre o processo de regenera??o da les?o?

Professor, inicie a aula abordando o qu?o ? importante para todos os seres vivos, o processo de divis?o celular. Aproveite este momento inicial para favorecer um di?logo com o aluno, permita que ele seja o locutor neste momento, pois assim, teremos a oportunidade de estabelecer uma rela??o que possa levantar alguns conhecimentos pr?vios do que os alunos j? conhecem do assunto proposto para esta aula.

Professor, comece o di?logo com algumas quest?es a seguir:

  • O que permite que as crian?as rec?m-nascidas cres?am?
  • Como ocorre o processo de cicatriza??o de uma les?o na pele?
  • Por que em algumas situa??es ? necess?rio dar pontos em um corte?
  • Como o homem produz espermatoz?ide?
  • Por que o ser humano pode doar sangue a cada dois meses?

? de suma import?ncia que os alunos dialoguem, apresentem suas opini?es e formulem hip?teses. Neste caso, ? necess?rio o professor realizar os registros das hip?teses dos alunos, pois esse documento dever? posteriormente ser confrontado com as informa??es obtidas ao longo da aula.

Registros dos alunos referentes as quest?es iniciais a respeito da divis?o celular
  • ?
  • ?
  • ?
  • ?
  • ?

?

Para melhor o entendimento do conte?do proposto, fa?a a proje??o das imagens abaixo por meio de um data show. Pe?a aos alunos que observem cada imagem atentamente e responda a seguinte quest?o:

?

O que essas imagens t?m a ver com o processo de divis?o celular?

Imagem dispon?vel em http://blog.einstein.br/Publishingimages/cicatriz-350-300.jpg - Acesso em 14/04/2012.

?

Imagem dispon?vel em http://2.bp.blogspot.com/_-IUr8M7oFb4/TJpafeUk8kI/AAAAAAAACtE/OtmMleVBXI0/s1600/cortes_e_dedo_quebrado.jpg - Acesso em 14/04/2012.

?

Imagem dispon?vel em http://2.bp.blogspot.com/-8Vo07rj0Rxc/TZH-MDjL06I/AAAAAAAAAJ0/R3QcZiLcQDg/s1600/Untitled+18.jpg - Acesso em 14/04/2012.

?

Professor, note que at? agora n?o foram mencionadas os termos mitose e meiose, por entendermos  que, at? este momento, n?o ? necess?rio que os alunos relacionem essas palavras aos conceitos  cient?ficos.  Neste momento inicial ? importante capturar, por meio das discuss?es, as concep??es que os alunos t?m sobre tal assunto.

?

?

2? Atividade

Qual a diferen?a entre a Mitose e a Meiose?

Este segundo momento dedica-se a conhecer o processo que ocorre na mitose e na meiose; nesta etapa os alunos ter?o contato com os termos mitose e meiose.  O professor solicitar? aos alunos que acessem a apresenta??o do Instituto de Ci?ncias Biol?gicas da Universidade Federal de Minas Gerias. - Divis?o Celular: Mitose e Meiose dispon?vel em http://www.icb.ufmg.br/biq/prodabi6/homepages/patricia/biopaty/paginas/mitose_meiose.ppt#282,38,Slide 38 (Acesso em 10/04/2012). Por meio desta apresenta??o o professor poder? iniciar a explica??o e conceitua??o dos termos "Mitose e Meiose". Neste momento, ? necess?rio que o professor respeite o tempo do aluno, pois s?o conceitos que podem a princ?pio causar confus?o, j? que para explicar esse assunto, o professor dever? utilizar termos que os alunos ainda n?o dominam.

?

Professor, no momento da explica??o a respeito da mitose e da meiose, pe?a aos alunos que v?o anotando no caderno as palavras que eles tenham d?vidas, referente ao conte?do que est? sendo trabalhado. Ao final da abordagem, discuta com os alunos os termos anotados e proponha aos mesmos que construam um gloss?rio. Para a elabora??o do gloss?rio, os alunos devem pesquisar as palavras que eles gostariam de saber mais sobre o seu significado. A pesquisa poder? ser em livros ou na internet utilizando um site de busca que permite pesquisar os termos selecionados para compor o gloss?rio. ? necess?rio que os alunos utilizem a internet, sendo assim, cabe ao professor ? organiza??o de um local em sua escola no qual os alunos possam acessar. O acesso poder? ser em um laborat?rio de inform?tica, ou at? mesmo, se poss?vel, por meio dos recursos de notebooksnetbooks ou tabletes

A constru??o do gloss?rio poder? acorrer coletivamente, para realizar esta atividade a turma poder? ser organizada em grupos com cinco componentes (os grupos poder?o ser os mesmos da atividade anterior). Esta atividade al?m de trabalhar a coopera??o e divis?o de tarefas, tamb?m trar? ao grupo um maior entendimento sobre o assunto, j? que eles dever?o pesquisar e discutir sobre os termos selecionados.

Ap?s a produ??o do gloss?rio, cada grupo dever? socializar em aula o resultado do seu trabalho. O professor poder? propor aos alunos que informem como foi o desenvolvimento deles com a pesquisa, se tiveram dificuldades, como contornaram a(s) dificuldade(s) e outros questionamentos que o professor achar necess?rio.

Antes de finalizar este segundo momento da pesquisa, o professor poder? utilizar os recursos do portal abaixo para fortalecer ainda mais a proposta desta aula.  ? importante que o professor acesse o guia do professor para o uso dos recursos indicados. Os links s?o: 

recursos/mec_14864/Arquivos/Guia_2_2.pdf 

recursos/mec_14865/Arquivos/Guia_2_2.pdf

?

?

?

           

?

?

?

?

Os alunos dever?o acessar os recursos do portal professor em grupo, ap?s a observa??o das anima??es referente a Mitose e a Meiose, os mesmos ter?o que descrever o processo que ocorre em cada uma fase da Divis?o Celular. Assim, cada grupo dever? apresentar para o professor o que entendeu, este dever? proceder uma corre??o nos registros. Caso n?o precise de corre??o ou j? realizada os ajustes os alunos poder?o apresentar o que aprendeu. Para a apresenta??o, poder?o ser utilizados os recursos de elabora??o de slides contidos no computador ou se preferir, poder?o tamb?m utilizar cartolinas para apresentar em forma de cartazes.

?

?

?

3? Atividade

Voltando ao in?cio...

Para este terceiro momento, o professor necessitar? de um ambiente para a proje??o da m?dia dispon?vel no endere?o eletr?nico abaixo. Tal ambiente poder? ser a pr?pria sala de aula, se a escola n?o dispuser de uma sala de multim?dia. Professor, esta m?dia deve ser utilizada para refor?ar os conceitos que j? foram trabalhados anteriormente, assim, os alunos estar?o mais preparados para a realiza??o da pr?xima atividade. Ap?s o t?rmino, o professor deve ainda debater sobre o assunto para sanar todas as d?vidas existentes.

Divis?o Celular - Biologia - Vestibulando Digital

Divis?o Celular - Biologia - Vestibulando Digital

V?deo dispon?vel em http://www.youtube.com/watch?v=Kibpp3OL-10&feature=related - Acesso em 10/04/12.

Logo em seguida, o professor dever? propor aos alunos uma atividade em conjunto, por?m ? preciso que as carteiras da sala estejam em c?rculo. O professor disponibilizar? algumas figuras e um grupo de alunos dever?o associ?-las e explicar para os colegas o que est? acontecendo em cada figura disponibilizada, tomando como base da explica??o a divis?o celular. A montagem da sequ?ncia de imagens poder? estar disposta no pr?prio ch?o da sala dentro do c?rculo formado de carteiras, assim todos os alunos presentes poder?o observar, analisar e colaborar com os colegas que estiverem montando a sequ?ncia que ocorre no processo de divis?o celular.

Outra op??o para essa atividade ? que o professor projete as imagens por meio de data show e d? um tempo para os alunos efetuarem registros, discuss?o e depois uma socializa??o; ou ainda, o professor disponibilize as imagens em rede para que cada grupo de alunos acesse pelo computador, discutam, fa?am registros e socializem.

Obs.: O professor dever? selecionar figuras relacionadas ao conte?do desta aula e imprimir cada uma delas em folha A4; essas imagens dever?o estar acess?veis aos alunos para utilizarem nesta atividade.

Exemplos de imagens:

Imagem 1 Imagem 2 Imagem 3

Imagem 4

Imagem 5 Imagem 6

Imagem 7 Imagem 8 Imagem 9
Imagem 10 Imagem 11 ?
?

Imagem 1 dispon?vel em http://1.bp.blogspot.com/_t5KbzQmxN7I/SoxFuoxcm6I/AAAAAAAABtU/3lpzDubkEqI/s320/Como+%C3%A9+fecundado+o+%C3%B3vulo+humano.jpg - Acesso em 10/04/12.

Imagem 2 dispon?vel em http://diariodetreinante.com.br/site/wp-content/uploads/2009/09/sperm.jpg - Acesso em 10/04/12.

Imagem 3 dispon?vel em http://www.essaseoutras.com.br/wp-content/uploads/2011/06/celula-se-dividindo.png - Acesso em 10/04/12.

Imagem 4 dispon?vel em http://www.ggkitborrachas.com.br/imagens/produtos/placa-sinalizacao-banheiro-masculino.gif - Acesso em 10/04/12.

Imagem 5 dispon?vel em http://www.ggkitborrachas.com.br/imagens/produtos/placa-sinalizacao-banheiro-feminino.gif - Acesso em 10/04/12.

Imagem 6 dispon?vel em http://www.alexandroff.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2010/08/espermatozoide-ciencia-3d.jpg - Acesso em 10/04/12.

Imagem 7 dispon?vel em http://farm1.static.flickr.com/198/457296245_fe518cca8d.jpg - Acesso 10/04/12.

Imagem 8 dispon?vel em http://1.bp.blogspot.com/_CKOPGdEOpVo/TQePukvc6nI/AAAAAAAAAnk/Tehpo18iKEw/s1600/zigoto1.jpg - Acesso 10/04/12.

Imagem 9 dispon?vel em http://2.bp.blogspot.com/_rXqYk-XJ0xk/S-i2wHkfxHI/AAAAAAAAAAM/YM99ndqq4xM/s1600/tronco.jpg - Acesso 10/04/12.

Imagem 10 dispon?vel em http://robertodearaujocorreia.files.wordpress.com/2010/05/trabalho-e-amor-sao-a-base-da-realizacao-do-ser-humano.jpg - Acesso em 10/04/12.

Imagem 11 dispon?vel em http://2.bp.blogspot.com/-feKNkDmEutE/TeUX-rBdD0I/AAAAAAAAACE/FEi-8-N5thc/s1600/05.30-B.jpg - Acesso em 10/04/12.

?

Observando os dados...

O professor deve estar atento tanto ? participa??o quanto ? estrutura??o dos alunos ao realizar tais atividades. Ap?s o momento de montagem e explica??o o professor dever? fazer as interfer?ncias necess?rias. Posteriormente, para terminar esta aula, faz-se necess?rio voltar ?s quest?es que foram apontadas no in?cio; assim, depois de ter trabalhado o conte?do com os alunos, os mesmos poder?o manifestar concep??es diferentes daquelas anteriores ou comprovar que a linha de racioc?nio que tiveram desde o in?cio, quando questionados, estava correta. Neste caso, ? importante que cada aluno fa?a uma tabela expondo suas impress?es no come?o da abordagem do assunto proposto para este conjunto de aulas e depois comparar com as suas impress?es no final. ? importante tamb?m que os alunos relatem individualmente suas conclus?es sobre a import?ncia de estudar a divis?o celular, pois muitos deles n?o conseguem entender a import?ncia de tal estudo, talvez pelo descaso ou at? mesmo por n?o ter tido a oportunidade de participar de uma aula que demonstre de uma forma clara e sensata o qu?o ? importante tal aprendizado. Nesta proposta de aula, h? possibilidade de constru??o do conhecimento pelo aluno, com a participa??o do professor, de modo que ele consiga estabelecer rela??es deste conte?do com a pr?pria vida.

?

4? Atividade

Refletindo sobre o que foi abordado...

Para finalizar o professor dever? propor uma atividade diferente daquelas que a turma tem realizado at? agora, sendo assim, uma ?tima pedida ? trabalhar com a poesia. A poesia poder? estimular a oralidade, a criatividade e a reflex?o a respeito do conte?do estudado. O professor pode utilizar o v?deo abaixo para incentivar os alunos a escreverem um poema, uma poesia ou at? mesmo um conto.

Professor, disponibilize o v?deo para que todos os alunos assistam ao v?deo ao mesmo tempo. Neste caso, o mais indicado ? a proje??o da m?dia por meio de um data show em sala de aula ou na sala de multim?dia se a escola possuir. Aten??o, ? importante que os alunos assistam coletivamente o v?deo, pois a emo??o coletiva ? bem melhor que a emo??o individual guardada para cada um. O v?deo "De todo e todo" dispon?vel abaixo, exp?e em forma de poesia a import?ncia das c?lulas que comp?em o corpo do ser humano e possibilita ao professor trabalhar este recurso em prol de uma reflex?o a respeito da constitui??o dos seres vivos e da import?ncia do seu estudo.

Ap?s assistir e ouvir a poesia  que foi gravada no v?deo, fa?a algumas perguntas aos alunos, como por exemplo:

  • Qual o assunto tratado na poesia?
  • O que a autora estava pensando quando escreveu esta poesia?
  • A poesia causou emo??o?
  • Voc? conseguiu relacionar o texto da poesia com o assunto trabalhado nesta aula?
  • Este recurso facilitou o entendimento do assunto?


As perguntas e respostas poder?o despertar na turma reflex?es e diverg?ncias quanto ?s interpreta??es. Com todas essas nuances, este momento estimular? o desenvolvimento da aprendizagem por meio da leitura, interpreta??o, cria??o e reflex?o.

Professor, este v?deo pode ser utilizado como exemplo para os alunos refletirem e despertar a vontade de escrever uma poesia utilizando os termos estudados neste conjunto de aula. Ap?s a visualiza??o do v?deo, proponha aos aluno a escrever uma poesia. As produ??es poder?o ser apresentadas em sala de aula. Ser? uma oportunidade para a descoberta de talentos que estavam escondidos ou adormecidos.

V?deo "De todo e todo" gravado pela terapeuta Maria Lucia Solla para o Blog do Milton Jung dispon?vel em http://www.youtube.com/watch?v=5cjV0krWK-A  - Acesso em 10/04/12.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Divis?o celular: Mitose Anima??o/simula??o

Recursos Complementares

Sugest?es de links para professores:

?

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula

?

Recurso do Portal relacionado a aula que podem ser utilizados por professores

                                                   

Avaliação

Entendemos que a avalia??o deve acontecer durante todo o processo, considerando a participa??o, o desempenho e a colabora??o dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, ap?s o desenvolvimento das atividades:

1.  Verificar a capacidade dos alunos para realizarem pesquisa.

2. Valorizar a busca de informa??es sobre o tema em sites de pesquisa, em cada uma das atividades propostas.

3.Constatar se houve a compreens?o dos conceitos estudados.

4. Discutir com os alunos sobre o que mudou em seus pontos de vista com rela??o aos conceitos abordados ap?s a realiza??o de cada atividade. 

5. Observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudan?as significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.

6. Avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.

7. Observar a disponibilidade, iniciativa e colabora??o do aluno ao trabalhar em grupo.