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Vamos aprender a classificar as palavras quanto ao n?mero de s?labas?

Dina Mara Pinheiro Dantas

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Diana Di?genes G?is

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Nara Luiza de Almeida Cunha

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Herm?nio Borges Neto

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Luzia Michelle Nunes da Silva

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Viviane Silva de Andrade

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MARACANAU - CE

FLAVIO PONTE EEFM PROFESSOR

ANA MARIA ALBUQUERQUE DE ARA?JO

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Mylene Ribeiro Moura Miranda

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Jacinta Macena de Sousa

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

MARA PAULA SANTOS SILVA

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Dayany Barros Ferreira

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Mara Paula Santos Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Compreender a forma??o de palavras;

  • Identificar o n?mero de s?labas das palavras;

  • Classificar palavras quanto ao n?mero de s?labas.

Duração das atividades

3 horas-aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para participar desta aula a crian?a deve conhecer as letras que comp?em o alfabeto.

Estratégias e recursos da aula

AMBIENTE: Sala de aula

ATIVIDADE 1

PREPARA??O DO AMBIENTE:

Para esta atividade ser?o utilizados os seguintes materiais:

  • folhas coloridas;

  • canetinhas;     

  • tesouras;

  • revistas;

  • cola.

Observa??o: Os alunos dever?o usar as folhas coloridas para colar as figuras e palavras encontradas.

Para o desenvolvimento desta atividade ? importante que o professor combine algumas regras com os alunos:

  • respeitar todos os envolvidos na atividade;

  • dividir os alunos em 6 grupos conforme a orienta??o do professor;

  • participa??o ativa na atividade.

DESCRI??O DA ATIVIDADE:

O professor deve orientar os grupos a formarem palavras do seu cotidiano, contemplando todas as letras do alfabeto na escrita inicial do voc?bulo utilizando folhas coloridas. Os grupos devem procurar figuras que tenham rela??o com as palavras formadas e depois colar as imagens ao lado de cada palavra correspondente.

MOMENTO DO ALUNO:

Os alunos estar?o formando as palavras e procurando figuras para associar com as palavras encontradas. Podem surgir dificuldades na escrita das mesmas corretamente. O professor deve auxiliar os alunos propondo questionamentos semelhantes a estes: ?Se tivermos as letras C ? A ? S ? A, que palavra poder? formar? Se tivermos a figura de um gato, como podemos escrever essa palavra? Com as letras B ? T ? A, podemos formar alguma palavra??.  

DISCUSS?O:

O professor deve reunir os alunos para apresentarem as palavras e figuras, expondo as d?vidas que tiveram ao fazer a rela??o proposta. Algumas quest?es s?o sugestivas para esse momento: ?O que foi mais dif?cil, formar palavras ou associ?-las com figuras? Por qu?? As palavras formadas possuem a mesma quantidade de letras??.

SISTEMATIZA??O:

O professor dever? sistematizar o conte?do abordado, explicando que as palavras s?o formadas por consoantes e vogais possuindo a finalidade de nomear os seres e objetos. Sugest?o: O professor poder? dar exemplos de figuras e pedir que os alunos escrevam os respectivos nomes, como tamb?m fazer um ditado de palavras para observar a escrita dos alunos.

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AMBIENTE: Sala de aula

ATIVIDADE 2

PREPARA??O DO AMBIENTE:

Para esta atividade ser?o utilizados os seguintes materiais:

  • revistas;

  • cola;

  • tesoura;

  • cartolina;

  • canetinhas.

Observa??o: os alunos dever?o procurar em revistas os temas propostos pelo professor, depois colar na cartolina e finalizar com as canetinhas.

Para a realiza??o desta atividade ? importante que o professor combine algumas regras com os alunos:

  • participa??o ativa na atividade desenvolvida;

  • os alunos ser?o divididos em duplas a crit?rio do professor.

DESCRI??O DA ATIVIDADE:

O professor deve orientar as duplas a procurarem palavras em revistas a partir de temas diversos, como os exemplos a seguir: escola, amigo, fam?lia, brinquedo, divers?o, terra, ?gua, animais, tr?nsito e ecologia. Ap?s essa fase, devem construir cartazes com as palavras encontradas, contar quantas s?labas tem cada uma delas e colocar os respectivos n?meros de s?labas.

MOMENTO DO ALUNO:

Os alunos estar?o procurando as palavras em revistas e associando aos temas propostos. Podem surgir dificuldades na separa??o das palavras em rela??o aos seus respectivos temas. O professor deve auxiliar os alunos questionando-os: ?A palavra carro, por exemplo, tem a ver com qual dos temas propostos? E a palavra pai se enquadra em qual tema??.

DISCUSS?O:

O professor deve reunir os alunos e orient?-los a apresentarem as palavras encontradas, expondo a rela??o que fizeram com os temas e as dificuldades que tiveram no percurso da atividade. Recomenda-se que o professor estimule uma discuss?o sobre a atividade realizada, a partir de questionamentos semelhantes a estes: ?Que rela??o h? entre as palavras encontradas e os temas propostos? Voc?s tiveram dificuldades na contagem das s?labas? Quais? Todas as palavras t?m o mesmo n?mero de s?labas??.  

SISTEMATIZA??O:

O professor deve sistematizar o conte?do abordado explicando que a contagem das s?labas se d? conforme a entona??o da pron?ncia de cada uma. Depois o docente deve apresentar palavras curtas e longas e pedir para que os alunos contem as s?labas e escrevam no quadro as palavras e n?meros referentes ? quantidade de s?labas ao lado, como por exemplo:

Palavra: Macaco: 3 s?labas

             Porco: 2 s?labas

             Agradecer: 4 s?labas

             Paralelep?pedo: 7 s?labas

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AMBIENTE: Laborat?rio de Inform?tica Educativa

ATIVIDADE 3

PREPARA??O DO AMBIENTE:

Para esta atividade ser?o utilizados os seguintes materiais:

  • lousa;

  • cartolina;

Observa??o: Se o Laborat?rio de Inform?tica Educativa n?o dispuser de lousa, o professor pode usar uma cartolina.

  • pincel ou giz;

  • computador com o v?deo ?Mais Educa??o ? S?labas?.

Para o desenvolvimento desta atividade ? importante que o professor combine algumas regras com os alunos:

  • respeitar todos os envolvidos na atividade;

  • dividir os alunos em 5 grupos conforme a orienta??o do professor;

  • participa??o ativa na atividade.

ORIENTA??ES QUANTO AO USO DO OBJETO EDUCACIONAL:

O v?deo ?S?labas? (figura abaixo) ? composto por uma explica??o sobre a constitui??o das palavras quanto ao n?mero de s?labas e apresenta tamb?m a separa??o das palavras em grupos distintos. O v?deo tem dura??o de um minuto.

Figura 1 - Imagem do v?deo ?S?labas - Mais Educa??o?

Figura 1 - Imagem do v??deo ???S??labas - Mais Educa????o???

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PARA A INSTALA??O DO V?DEO:

  1. Fazer o download do v?deo ?S?labas? atrav?s do site do BIOE: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3793

Observa??o: O plugin Windows Media Player ? necess?rio para a utiliza??o do v?deo proposto. Caso o computador n?o tenha, ? poss?vel fazer o download no link disponibilizado no item 1.

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DESCRI??O DA ATIVIDADE:

O professor dever? orientar os alunos a assistirem o v?deo e anotarem as s?labas e palavras visualizadas. Ap?s esse momento, cada grupo dever? escrever 5 palavras com as s?labas do v?deo e separ?-las por quantidade de s?labas, organizando-as em quadros como no exemplo abaixo:

Tabela 1 ? Contagem de s?labas
Palavras   N?mero de s?labas
? ?
? ?
? ?
? ?
Fonte: Cria??o da autora

MOMENTO DO ALUNO:

Os alunos estar?o assistindo ao v?deo, fazendo as anota??es e separando as palavras conforme o n?mero de s?labas. Podem surgir dificuldades em palavras que tem som e escrita aparentemente semelhantes, como por exemplo, a palavra arroz, pronuncia-se como se fosse ?arroz?, por?m a escrita n?o tem a letra ?i?. O professor deve auxiliar os alunos fazendo questionamentos como estes: ?Na palavra ?espanhola? quantas vezes movimentamos a boca para pronunci?-la? Se movimentamos a boca tr?s vezes para pronunciar a palavra cavalo, ent?o ? correto dizer que ? uma palavra monoss?laba? Por qu?? E a palavra paralelep?pedo, quantas vezes fazemos movimentos labiais??.

DISCUSS?O:

O professor deve reunir os alunos com o intuito de auxili?-los nas apresenta??es, e propor questionamentos semelhantes a estes: ?Conseguiram formar palavras com as s?labas encontradas? Quais? Existem diferen?as na escrita? Como realizaram a separa??o das palavras por s?labas? Quais as maiores dificuldades que voc?s encontraram??.       

SISTEMATIZA??O:

Com a finalidade de sistematizar o conte?do apresentado na atividade, o professor deve explicar que a entona??o da voz ao pronunciar as palavras auxilia no reconhecimento e contagem das s?labas. E explicar tamb?m que as palavras s?o classificadas conforme os grupos apresentados no v?deo: monoss?labas (palavras com uma s?laba), diss?labas (duas s?labas), triss?labas (tr?s s?labas) e poliss?labas (a partir de quatro s?labas). Recomenda-se que o professor oriente cada grupo a citar exemplos de 4 palavras para cada classifica??o na lousa.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
S?labas V?deo

Recursos Complementares

Atividades referentes ? proposta da atividade 3 (Classifica??o das s?labas quanto ao n?mero de s?labas) s?o encontradas nos sites http://pro-eve.blogspot.com/2008/03/atividades-de-lingua-portuguesa.htmlhttp://profa-val.blogspot.com/2006/08/separao-e-classificao-de-slabas.html (Acessos em 27/10/2011)

No site http://smartkids.com.br/jogos-educativos/silabas.html ? poss?vel encontrar jogos que podem auxiliar na forma??o de palavras referentes ? atividade 2 (forma??o de palavras). (Acesso em 27/10/2011)

Avaliação

Na atividade 1, sugere-se que o professor verifique se os alunos compreenderam o processo forma??o de  palavras. Na atividade 2, prop?e-se que o professor avalie se os alunos identificam o n?mero de silabas das palavras. O professor deve lembrar que na atividade 1 eles aprenderam a formar as palavras e na atividade 2 aprenderam a contar o n?mero de s?labas das palavras formadas. Na atividade 3, recomenda-se que o professor identifique se os alunos classificam as palavras quanto ao n?mero de  s?labas.