Portal do Professor

Início do Conteúdo

Projeto inicia??o cient?fica ? Uma lupa na l?ngua ? HIST?RIA DA L?NGUA PORTUGUESA - O ?rabe no Portugu?s

Autor e Co-autor(es)

M?rcio Issamu Yamamoto imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fen?menos e suas inter-rela??es
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Recursos lingu?sticos em uso: fonol?gicos, morfol?gicos, sint?ticos e lexicais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • compreender como foi a invas?o ?rabe na pen?nsula ib?rica, por que ela aconteceu e quais foram as marcas remanescentes na l?ngua portuguesa.
  • identificar palavras provenientes do l?xico ?rabe encontradas no l?xico portugu?s.

Duração das atividades

8 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Dom?nio da leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

  • Apresenta??o de v?deo
  • Discuss?o oral em grupo
  • Pesquisa na Internet

    ?

TEMA

O ?rabe no portugu?s

Imagem dispon?vel em: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS5LP9N-9PWpek5sV-6rJvHTCE8RCQ-r3NUOxM8dbZHCIQd16ne.Acesso em 05 mai. 2012.


INTRODU??O

Professor, imprima o mapa abaixo ou projete-o para seus alunos. Pergunte-lhes o que acham que estes pa?ses t?m em comum. (Resposta: l?ngua ?rabe e religi?o mu?ulmana). Pode ser que alguns arrisquem uma dessas respostas ou alguma diversa. Apresente-lhes tr?s minutos e 24 segundos do v?deo ?rabes - cultura e legado disponivel em : http://www.youtube.com/watch?v=fF7P1dhZWNA. Acesso em 05 jun. 2012

?

Imagem dispon?vel em: http://n.i.uol.com.br/noticia/2011/02/17/mapa-mostra-os-paises-do-norte-da-africa-e-do-oriente-medio-regiao-que-vive-uma-onda-de-protestos-populares-por-reformas-democraticas-e-melhores-condicoes-economicas-1297973592845_560x273.gif.Acesso em 17 abr. 2012.

?

     Imagem dispon?vel em: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQglsVcXpurI6PVd4bYC3xsejVi-dDE8_U9MDqieXG9TDPCmw3MCML87hkAyQ . Acesso em 17 abr. 2012

Ap?s a apresenta??o, diga-lhes que um dos tra?os em comum ? a  l?ngua, que ? o ?rabe. Fa?a-lhes, ent?o, a pergunta abaixo.

  • Qual a religi?o predominante no mundo ?rabe? Digam o que sabem sobre esta religi?o. (Resposta: em Medina, a prega??o de Maom? foi melhor recebida. Formou-se uma comunidade mu?ulmana na cidade sob a lideran?a de Maom?. Medina come?ou ent?o a ser atacada por Meca, que temia o crescimento da nova religi?o fundada por Maom?, a qual condenava o polite?smo praticado em Meca e que gerava grandes lucros para a elite local. Os confrontos se intensificaram at? a vit?ria final de Medina. Em Meca, Maom? destruiu os ?dolos que ficavam no templo da Caaba, preservando somente a Pedra Negra, um meteorito negro de cinquenta cent?metros de di?metro. Maom? decretou que a Caaba, da? em diante, seria o centro da nova religi?o. Professor, utilize a continuidade desta resposta fornecida como guia, e introduza o fato de que os ?rabes conquistaram a Pen?nsula Ib?rica. Isso nos levar? ? PROBLEMATIZA??O.  Os mu?ulmanos n?o se deram por satisfeitos com a conquista de Meca e continuaram sua expans?o conquistando militarmente toda a Pen?nsula Ar?bica, o Oriente M?dio, o norte da ?frica e a P?rsia. Com o apoio dos b?rberes do norte da ?frica, o islamismo alcan?ou a pen?nsula ib?rica no s?culo VIII. Dispon?vel em: http://pt.wikibooks.org/wiki/Islamismo/Hist%C3%B3ria. Acesso em 13 abr. 2012.

?

PROBLEMATIZA??O

Imagem dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/upload/e/Fatores%20Cruzadas%20%20-%20BRESCOLA.jpg. Acesso em 17 abr. 2012.

  • Para essa fase da pesquisa, o professor far? a seguinte pergunta aos alunos:

Em sua opini?o, a ocupa??o mu?ulmana na pen?nsula ib?rica foi nociva ou ben?fica?

?

  • (Professor, deixe que seus alunos se posicionem livremente. Talvez alguns n?o conseguir?o respond?-la, outros ter?o dificuldades, mas pe?a que tentem.)

Ap?s as respostas, sem outros coment?rios, o professor promover? a apresenta??o do v?deo abaixo.

?

V?deo - Os Mu?ulmanos na Pen?nsula Ib?rica

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=-HaPfxCgZOU&feature=related . Acesso em 12 abr. 2012.

Depois da apresenta??o do v?deo, retome a pergunta para ver se houve alguma mudan?a quanto ao posicionamento que eles haviam tomado antes de assisti-lo. Permita um breve momento de di?logo a esse respeito para que eles expliquem o porqu? da mudan?a ou n?o de opini?o.)

Imagem dispon?vel em: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR9gUVvJfF578s37JIXIC7q1K7M3G4fRXauDKieHd9rZ8FPqUQC2A . Acesso em 17 abr. 2012.

?

  • Competi??o para trabalhar o assunto do v?deo

?

Atividade 1

Professor, para realizar esta atividade, sugerimos duas op??es.

Sugest?o 1

O professor pode formular perguntas introdut?rias ao v?deo, como "Quem foram os Mouros?", "Que religi?o professavam","A que atividades se dedicavam?". As respostas dos alunos n?o devem ser confirmadas nem refutadas. Deixe que as confirmem assistindo ao v?deo.

Em seguida ? apresenta??o do v?deo, pergunte a eles o que foi dito sobre as tr?s perguntas iniciais e retome a ?ltima pergunta da atividade 1.

O professor dever? dividir o v?deo em fragmentos de quatro minutos e meio para cada grupo que assistir? ao seu fragmento e criar? 5 perguntas para que os outros grupos as respondam. Os grupos podem preparar as perguntas concernentes ao seu fragmento de v?deo em hor?rio extraclasse, bem como estudar os outros fragmentos e se prepararem para responder perguntas sobre eles. Para isso, os alunos poder?o acessar ao v?deo no endere?o http://www.youtube.com/watch?v=-HaPfxCgZOU&feature=related

Na aula seguinte, proceder aos questionamentos conforme segue.

O grupo respons?vel pelo 1? fragmento faz a 1? pergunta. O primeiro que responder, entre os outros dois grupos, ter? um ponto. Quando o 1? grupo fizer todas as perguntas que preparou, ele passar? a responder junto com o 3? grupo e o 2? grupo far? as perguntas que preparou. Quando o 2? grupo fizer todas as perguntas que preparou, ele passar? a responder junto com o 1? grupo e o 3? grupo far? as perguntas que preparou. Ao final, somam-se os pontos de cada grupo e vence a competi??o o grupo que tiver respondido o maior n?mero de perguntas.

?

Sugest?o 2

O professor pode formular perguntas introdut?rias ao v?deo como: "Quem foram os Mouros?", "Que religi?o professavam","A que atividades se dedicavam?". As respostas dos alunos n?o devem ser confirmadas nem refutadas. Deixe que as confirmem assistindo ao v?deo.

Em seguida ? apresenta??o do v?deo, pergunte a eles o que foi dito sobre as tr?s perguntas iniciais e retome a ?ltima pergunta da atividade 1.

Diga a seus alunos que apresentar? o v?deo novamente e que, em seguida, far? perguntas sobre o v?deo. Diga-lhes para formarem 3 a 4 grupos. Pe?a que escolham um representante. O representante de grupo que primeiro levantar o bra?o ap?s a leitura da pergunta e responder corretamente marcar? um ponto.

O grupo que tiver mais pontos vence a competi??o.

?

Perguntas para a competi??o.

?

  1. Quem eram os Mouros e de onde vieram?  Da Maurit?nia.

  2. Que atividades praticavam?  Eram n?mades ou comerciantes.

  3. Quais os produtos que percorriam as rotas comerciais do imp?rio ?rabe? Sedas da p?rsia, trigo e linho do Egito, porcelanas da China, marfim e escravos da Eti?pia, especiarias e pedras preciosas da China

  4. Quais os motivos que os levaram a conquistar outras terras?  Estavam em busca de terras mais f?rteis e queriam espalhar sua religi?o.

  5. Quando invadiram a pen?nsula? Em 711.

  6. Como penetraram na pen?nsula ib?rica? Atrav?s do Estreito de Gibraltar.

  7. Como conseguiram conquistar a pen?nsula ib?rica em apenas cinco anos?  Devido ? divis?o existente entre os povos peninsulares.

  8. Como foi o avan?o da reconquista da pen?nsula ib?rica pelos crist?os?  Foi lenta devido ? resist?ncia dos mu?ulmanos e ? desuni?o dos crist?os.

  9. Como eram as aldeias do norte? E as do sul? No norte as comunidades de crist?os organizadas nos reinos de Le?o, Castela, Navarra, Arag?o e da Catalunha, vivendo da agricultura e da cria??o de gado, comercializando o indispens?vel. Eram muito pequenas aldeias quase sem cidades. No sul, nas ricas cidades de Lisboa, ?vora, Granada e Silves, abundantes de alimentos e de mercadorias diversas ligadas ?s grandes rotas comerciais do imp?rio, utilizavam moedas de ouro nas suas trocas comerciais.

  10. Como os mu?ulmanos conseguiram melhorar a produtividade do novo terreno? Desenvolveram t?cnicas de rega como a nora, a picota e os canais de rega que ainda hoje s?o usados em algumas regi?es

  11. Quais as culturas que os mu?ulmanos introduziram ao ocidente? Laranjeiras, limoeiros, cultura de arroz, cana-de-a??car, amendoeira, alfarrobeira e figueira.

  12. Quais ?reas afins receberam influ?ncia de voc?bulos ?rabes? Nomes de localidades, produtos agr?colas e termos ligados ao com?rcio.

  13. Na ci?ncia, que contribui??es foram citadas? Seus ge?grafos nos deixaram a b?ssola, os matem?ticos, os n?meros romanos, palavras como algarismo, a ?lgebra e o zero.

  14. Que outras contribui??es foram citadas? Salicultura, pesca e a arquitetura.

  15. Segundo a apresentadora, o que escava??es arqueol?gicas recentes descobriram? Descobriram parte de um bairro dos finais do per?odo mu?ulmano.

  16. Quanto tempo os mu?ulmanos permaneceram na pen?nsula? 800 anos.

?

HIP?TESE

O professor pode enfatizar que apesar da ocupa??o ter sido invasiva e arbitr?ria, trouxeram avan?os inquestion?veis em v?rias ?reas que ser?o exploradas adiante.

?

A partir do que foi anteriormente exposto, os alunos j? t?m elementos suficientes para pensar sobre o questionamento:

  • "Como teria sido o desenvolvimento da pen?nsula ib?rica sem as contribui??es feitas pelos ?rabes?"

?

Professor, neste momento, enfatizaremos as ?reas afins que foram privilegiadas atrav?s do interc?mbio cultural com os mu?ulmanos.

Os grupos anteriormente formados, agora, produzir?o uma apresenta??o em power point que retrate estas influ?ncias nessas diversas ?reas afins e no l?xico remanescente da invas?o ?rabe na pen?nsula ib?rica.

Para motivar a atividade, fa?a com eles o levantamento de algumas dessas ?reas que foram citadas no v?deo. Escreva-as no quadro ? medida que elas forem citadas. Pe?a que comentem a import?ncia dessas ?reas. Ap?s esta atividade motivadora, distribua os t?picos aos grupos conforme abaixo.

Grupo 1: ind?stria de armamentos, de couros e arreios; fundi??o do ferro; t?cnicas agr?colas; cavalo ?rabe.

Imagem dispon?vel em: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTbFKG89ZsSmsUOHXsVLNvF2b0RusEAO2LTA4GkgDQQDqOYAdZG . Acesso em 17 abr. 2012.

Grupo 2: constru??o civil; constru??o naval; com?rcio; setor administrativo.

Imagem dispon?vel em: http://puzzles.flima.com.pt/i. Acesso em 17 abr. 2012.

Imagem dispon?vel em: mages/uploads/A301.jpg. Acesso em 17 abr. 2012.

?

Grupo 3: matem?tica; astronomia; arte; bem-estar; medicina.

Imagem dispon?vel em: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTh7sktMqEXkUw1RLGu4ZNL9-TOZLlRI8cne2eEmtezAXDJ5r_HXg. Acesso em 17 abr. 2012.

?

METODOLOGIA

Os grupos dever?o fazer pesquisa em sites sugeridos em recursos complementares e em sites de suas pr?prias buscas. Colher?o dados e imagens que organizar?o em forma de apresenta??o de power point que aborde o tema sorteado de maneira organizada e informativa. A apresenta??o dever? ter dura??o m?nima de 25 minutos e m?xima de 40 minutos e o professor dever? orientar cada grupo para que registrem em sua apresenta??o de Power Point o objetivo geral e o objetivo espec?fico do trabalho com a influ?ncia do ?rabe no portugu?s.

Atividade 1

Professor, determine a cria??o da apresenta??o em Powerpoint e a data da apresenta??o. A partir dessa data, os grupos mostrar?o seus trabalhos nas aulas subsequentes, at? que todos os grupos tenham apresentado. Utilize os minutos restantes ap?s cada apresenta??o para que os alunos que a assistiram comentem o que viram, a import?ncia das contribui??es da cultura ?rabe nos t?picos apresentados ou fa?am perguntas ao grupo que apresentou. Nesse momento, professor, levante quest?es abordadas na apresenta??o para que seus alunos opinem, caso seja necess?rio encorajar a participa??o deles.

Encerre a orienta??o com a apresenta??o do trecho abaixo.

Ap?s oito s?culos de presen?a moura no continente europeu, especificamente na pen?nsula ib?rica, o prov?vel aconteceu, as culturas mu?ulmana e europeia-crist? fundiram-se parcialmente, o que, consequentemente, fomentou o interc?mbio cultural-cient?fico. Os europeus tiveram os primeiros contatos com o cientificismo maometano, matem?tica, astronomia, alquimia, engenharia, arquitetura, agricultura e medicina.(...) Os alquimistas, precursores dos qu?micos atuais, evidenciaram a descoberta de v?rias subst?ncias como ?lcool et?lico, a am?nia, o ?cido n?trico e tantas outras subst?ncias farmac?uticas. A medicina apresentava contornos da praxis atual. Comp?ndios da ?poca comprovam descri??es m?dicas perfeitamente aplic?veis aos dias de hoje.

Dispon?vel em: http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_3749/artigo_sobre_influencia_arabe_na_europa_medieval. Acesso em 12 de abr. 2012.

?

Atividade 2

Professor, imprima a atividade avaliativa abaixo, lembrando-se de n?o imprimir os sites disponibilizados para que eles n?o tenham a resposta imediata. Entregue uma c?pia a cada aluno. Pe?a a eles que pesquisem e respondam em casa. Marque a entrega para a aula seguinte.

  • Professor, esta folha de exerc?cios deve servir como instrumento avaliativo. Marque a entrega para a aula seguinte, lembre-se de recolh?-la, revis?-la e devolv?-la aos alunos em uma semana. Lembre-se que o esfor?o do aluno deve ser reconhecido. Estipule uma pontua??o para os que forem pontuais na entrega.

Imagem dispon?vel em: http://bbel.uol.com.br/upload_2009/conteudo/comidaarabe1.jpg. Acesso em 17 abr. 2012.

Aluno:_________________________________________________________________________ Turma:_________________________ Pontos:

Atividade Avaliativa

1. No vocabul?rio do dia a dia em portugu?s, persiste o emprego de palavras ?rabes denominado arabismo. Pesquise o significado das palavras abaixo e as distribua na tabela conforme a ?rea lexical a que pertencem.

?reas lexicais

 Palavras

Guerra

                    

                                                                   

Mar e embarca??es

?

?

?

Justi?a, administra??o e impostos

?

?

Casa, ferramentas e of?cios

?

?

Vestu?rio

?

?

Ind?stria

?

?

Agricultura

?

?

Plantas e flores

?

?

Frutas

?

?

Comida

?

?

Bebidas

?

?

Instrumentos de m?sica

?

?

Topon?mia

?

?

Pesos e medidas

?

?

Alferes, ginete, alfange, alarido, tafueira, almoxarife, xaveco, alfaiate, aldrava, almirante, adarga, alf?ndega, arrais, alcova, albornoz, Alvor, a?afate, almofa?a, algeroz, almofada, a?acaia, a?ucena, azeitona, atalaia, azagaia, alfitra, alicerce, ceroula, Alverca, almexia, arsenal, alfageme, algazarra, alcaide, aljuba, albarda, alforge, sanefa, adiafa, andaime, Albufeira, quintal, xarope, t?mara, arroba, Algarve, tambor, aletria, Alfama, a??car, acepipe, lim?o, alfinete, baldaquim, almece, alfazema, algod?o, laranja, a?afr?o, alcatifa, almofariz, azenha, alm?ndega, anadel, Alc?ntara, rabeca, arroz, rom?, a?orda, a?ude, falua, marlota, bolota, nora, argola, alardo, alfarroba, tremo?o, regueifa, ala?de, alqueire, adufe,  Almada,  alicate, alecrim, alcavala, alvazir, tabique, toldo.

Dispon?vel em: http://ipsantarem.academia.edu/MadalenaTeixeira/Papers/1023870/Os_Estrangeirismos_No_Lexico_Portugues_Uma_Perspectiva_Diacronica. Acesso em 17 abr. 2012.

2. Muitas palavras j? conhecidas pelos ibero-romanos sofreram influ?ncia ?rabe alterando-se foneticamente. Pesquise as palavras abaixo e descubra a qual palavra correspondem atualmente, ap?s ter sofrido influ?ncia da fon?tica ?rabe.

Admorsus -_______________________

Sacchar -________________________

Chemeia -________________________

Oryza -__________________________

Xeron -__________________________

Dispon?vel em: http://www.filologia.org.br/revista/artigo/2%284%2945-51.html. Acesso em 12 abr. 2012.

?

Resposta da atividade 2

Guerra - Alferes, anadel, atalaia, adarga, alfange, alardo, alarido, algazarra, azagaia, ginete.

Mar e embarca??es  -   Almirante, arrais, arsenal, falua, tafueira, xaveco.

Justi?a, administra??o e impostos - Alvazir, alcaide, almoxarife, alf?ndega, alcavala, adiafa, alfitra.

Casa, ferramentas e of?cios - Alcova, aldrava, algeiroz, alicate, alicerce, alfageme, alfaiate, almofa?a, andaime, argola, tabique.

Vestu?rio - Albornoz, aljuba, almexia, ceroula, marlota.

Ind?stria - A?afate, alamar, albarda, alcatifa, alfinete, alforge, almofada, almofariz, baldaquim, sanefa, toldo.

Agricultura - A?acaia, a?ude, azenha, nora.

Plantas e flores - A?afr?o, a?ucena, alecrim, alfazema, algod?o.

Frutas - Alfarroba, azeitona, bolota, laranja, lim?o, rom?, t?mara, tremo?o.

Comida - Acepipe, a?orda, a??car, aletria, alm?ndega, arroz, regueifa.

Bebidas - Almece, xarope.

Instrumentos de m?sica -  Adufe, ala?de, rabeca, tambor.

Topon?mia - Albufeira, Alc?ntara, Alfama, Algarve, Almada, Alverca, Alvor.

Pesos e medidas - Alqueire, arroba, quintal.

?

Resposta da atividade 3

Admorsus -_______________________ (resposta: almo?o)

Sacchar -________________________ (resposta: a??car)

Chemeia -________________________(resposta: alquimia)

Oryza -__________________________ (resposta: arroz)

Xeron -__________________________ (resposta: alixir)

?

Atividade 3

Professor, apresente aos alunos as interjei??es Oxal?, que quer dizer "se Deus quiser"; arre, que indica raiva e ? empregada para fazer as bestas de carga andem e rua, que ? usada para expulsar algu?m do recinto, todas provenientes do ?rabe. Enfatize que o n?mero de arabismos ? t?o grande na l?ngua portuguesa que, muito provavelmente, estar?o presentes em qualquer bate-papo informal de alguns minutos. Apresente a eles mais arabismos atrav?s do link de aula do portal abaixo:

"UCA - As letras L e U em final de s?labas. Qual usar?" http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22394

Divida a turma em grupos de 5 alunos e proponha que os grupos criem um di?logo informal ou uma narrativa com, no m?nimo, 10 arabismos. O professor dever? assessorar os grupos fazendo a corre??o ortogr?fica das produ??es.

Socializa??o dos resultados

A turma dever? criar um Blog da turma para postar os di?logos ou narrativas produzidas, bem como publicar os autores. Cada arabismo dever? ser publicado em negrito nos textos e o nome do Blog deve evocar o tema desta aula. Ap?s a cria??o do Blog  e postagem dos textos, o Blog dever? ser anunciado atrav?s de cartaz em mural da escola e de visita ?s outra salas. Pe?a que os alunos das outras turmas da escola o acessem e votem no melhor texto at? uma data estipulada, quando o grupo vencedor ser? anunciado no pr?prio Blog!

Imagem dispon?vel em: http://1.bp.blogspot.com/_NmFs_fuwpNg/S3MeSJun9iI/AAAAAAAAAwQ/hjNb5YsMfgc/s400/arabes.jpg. Acesso em 17 abr. 2012.

Recursos Complementares

Sugest?es de links para professores

? Artigo "Os Estrangeirismos No L?xico Portugu?s - Uma Perspectiva Diacronica" - http://ipsantarem.academia.edu/MadalenaTeixeira/Papers/1023870/Os_Estrangeirismos_No_Lexico_Portugues_Uma_Perspectiva_Diacronica. Acesso em 17 abr. 2012.

? Artigo "?rabes e Arabismos" - http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=es&u=http://homepages.wmich.edu/~ppastran/4900/4900-wk4-3-arabes_y_arabismos%282%29.pdf&ei=pwuNT5vgFIHk9ASfwISrDg&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=10&ved=0CG0Q7gEwCTgU&prev=/search%3Fq%3Darabismos%252Bedu%26start%3D20%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26hs%3DoaN%26sa%3DN%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26biw%3D1280%26bih%3D788%26prmd%3Dimvns. Acesso em 17 abr. 2012.

? Aula do portal "UCA - As letras L e U em final de s?labas. Qual usar?" http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22394. Acesso em 20 abr. 2012.

Sugest?es de links para alunos

? Artigo "L?ngua, express?es lingu?sticas e diversidade cultural"-http://www.oi.acidi.gov.pt/docs/Col_Percursos_Intercultura/3_PI_Cap6.pdf. Acesso em 17 abr. 2012.

? Artigo "Contribui??o ?rabe na forma??o do portugu?s" - http://www.filologia.org.br/revista/artigo/2%284%2945-51.html. Acesso em 12 abr. 2012.

? Artigo "O Legado ?rabe no Brasil" -  http://www.estudosibericos.com/arquivos/iberica16/legado-arabe-portugal.pdf. Acesso em 12 abr. 2012.

Avaliação

O professor poder? avaliar seus alunos, por meio dos trabalhos propostos durante a aula, que constituem-se de prepara??o de v?deo e atividades escritas e orais com os seguintes crit?rios:

  • Pontualidade na entrega do trabalho.
  • Qualidade de produ??o.
  • Envolvimento com o grupo.
  • Participa??o espont?nea nas atividades orais.