Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Artes | Arte Visual: Estruturas morfol?gicas |
Ensino M?dio | Artes | Arte Visual: Estruturas sint?ticas |
Estabelecer os elementos que possibilitaram a forma??o da arte moderna;
Compreender e questionar o processo de ruptura com a arte tradicional;
Levar os alunos a questionarem o que ? o objeto art?stico a partir das investidas modernas;
O professor pode trabalhar anteriormente:
- A aula ?Manet e a ruptura com a arte acad?mica? para introduzir o tema.
Dispon?vel no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26311
?
- Outra possibilidade ? fazer o levantamento das caracter?sticas de alguns movimentos art?sticos modernos, como cubismo, expressionismo, fauvismo, concretismo, surrealismo, dentre outros.
Atividade 1
O professor deve iniciar a aula dividindo a turma em pequenos grupos que trabalhar?o com imagens de diferentes movimentos de arte moderna:
?
Algumas sugest?es de imagens para os grupos:
- Cubismo
Demoiselles D`Avignon ? Pablo Picasso
?
The Guitar Player ? George Braque
http://abstractart.20m.com/Picasso-The_Guitar_Player-Analytic%20Cubism.jpg
?
- Expressionismo
O Grito ? Edvard Munch
http://www.pinturasemtela.com.br/wp-content/uploads/2011/04/o-grito.jpg
?
Marcella - Kirshner
http://uploads0.wikipaintings.org/images/ernst-ludwig-kirchner/marcella.jpg
?
- Dada?smo
Seis formas brancas e uma cinza fazem uma constela??o em um fundo azul - Hans Arp
?
Colagem ? Kurt Schwitters
http://www.nataliedawes.clickgarden.net/wp-content/uploads/2011/02/Kurt-Schwitters-31.jpg
?
- Futurismo
?
Luzes da Rua - Giacomo Balla
http://1.bp.blogspot.com/_a8Ii8lzYu8c/TEKzV8BFIoI/AAAAAAAABj4/_DqzlRQYsB0/s1600/balla.jpg
?
Formas ?nicas na continuidade do espa?o - Umberto Boccioni
?
Cada grupo deve ficar respons?vel por:
No final do trabalho eles devem anotar o que foi discutido pelo grupo para apresenta??o.
Posteriormente cada grupo deve apresentar para os demais as considera??es que fizeram sobre o movimento art?stico sobre o qual trabalharam. Nesse momento ? poss?vel que haja contribui??o de alunos de outros grupos. Se forem para agregar informa??o podem ser incorporadas no papel que o grupo entregar? para o professor.
Ao final das apresenta??es, o professor deve fazer com que os alunos observem como cada movimento tinha caracter?sticas distintas uns dos outros, ainda que fizessem parte do mesmo momento art?stico.
?
Atividade 2:
A partir desse exerc?cio de aproxima??o com as pautas modernas realizado pelos alunos, devem-se estabelecer quais os elementos que possibilitaram a forma??o desses movimentos. O professor pode usar como refer?ncia o livro ?Do Moderno ao Contempor?neo? de K?tia Canton, onde a autora destaca:
?H? dois grandes motores ou molas propulsoras dessa hist?ria modernista. Uma delas busca o novo, num movimento em que cada cria??o procura superar a anterior. A outra busca desenvolver uma linguagem de autonomia para a obra de arte.? (Canton, 2009, p. 17)
O professor pode perguntar aos alunos:
O que tem de novo nesta arte?
Por que esta linguagem ? aut?noma em compara??o com as obras de arte anteriores? Nesse momento podem-se mostrar algumas imagens para que os alunos tenham um comparativo:
Renascimento - Obra de Sandro Botticelli
http://www.grupoescolar.com/a/b/981ED.jpg
?
Barroco - Obra de Peter Paul Rubens
http://www.ricci-art.net/img008/110.jpg
?
Neocl?ssico - Obra de Jacques Louis David
http://rodrigo1.files.wordpress.com/2007/04/jacques-louis_david_oath_of.jpg
Ressaltar que na maioria das vezes associa-se ao racioc?nio de arte moderna a ideia de ruptura, pois se trata de uma arte que rompeu com a id?ia dos efeitos ilus?rios ou figurativos voltando se para o aprofundamento da pr?pria linguagem, se detendo na pintura pela pintura, discutindo quest?es sociais para trabalhar ou simplesmente visando efeitos pl?sticos.
Ainda assim, a ruptura se deu em alguns n?veis, mas em outros n?o, pois se observa a manuten??o de determinados elementos que aconteciam antes da arte moderna. Um exemplo disso s?o os G?neros Pict?ricos. Ainda que desapegados do figurativismo alguns artistas modernos seguiram fazendo retratos, paisagens, naturezas mortas etc.
Para finalizar essa etapa, o professor deve deixar o aluno escolher uma imagem de arte tradicional e uma de arte moderna. O aluno deve estabelecer um coment?rio por escrito, observando as diferen?as entre os dois momentos art?sticos que escolheu.
?
Atividade 3:
Feita esta aproxima??o te?rica, o professor deve pedir aos alunos que recortem de revistas, imagens com as quais eles definiriam arte dentro do contexto debatido na aula.
Ap?s colar as imagens em um papel of?cio, o aluno deve fixar seu trabalho no quadro formando um conjunto com os trabalhos dos demais alunos.
Para finalizar a atividade, o professor deve pedir que cada aluno diga o que aprendeu, o que o motivou a escolher as suas imagens e como ele entende arte depois de conhecer a arte moderna de forma mais ampla.
Canton, K?tia. Do Moderno ao Contempor?neo. S?o Paulo, WMF Martisn Fontes, 2009. (Cole??o temas da arte contempor?nea)
Arte Moderna/ Ita? Cultural:
Observar, nas apresenta??es dos grupos, se os alunos reconhecem as caracter?sticas dos movimentos modernos;
Avaliar nos debates e nas participa??es dos alunos, se eles perceberam os elementos que possibilitaram a forma??o da arte moderna e se eles compreenderam o processo de ruptura e continuidade de quest?es com a entrada da arte moderna;
Avaliar as colagens dos alunos juntamente com sua apresenta??o observando se os alunos perceberam as mudan?as no objeto art?stico a partir da arte moderna;