Portal do Professor

Início do Conteúdo

HERAN?AS CULTURAIS DA ?FRICA ANTIGA

Autor e Co-autor(es)

Alinne Grazielle Neves Costa imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Hist?ria Cidadania e cultura no mundo contempor?neo
Ensino M?dio Hist?ria Cultura
Ensino M?dio Hist?ria Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino M?dio Hist?ria Sujeito hist?rico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir das atividades de pesquisa desenvolvidas nesta aula o aluno poder?:

Identificar aspectos da heran?a cultural africana na sociedade brasileira;

Reconhecer a cultura africana como patrim?nio social, hist?rico e cultural da nossa sociedade;

Refletir sobre a import?ncia da valoriza??o da cultura afro-brasileira.

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O tr?fico de escravos africanos entre os s?culos XVI e XIX para o continente americano.

O processo de escraviza??o de africanos no Brasil.

Estratégias e recursos da aula

1. A PROPOSTA DA PESQUISA:

Professor, ? importante que o aluno compreenda que o Brasil possui a maior popula??o de origem africana fora da ?frica. Contribu?ram para a forma??o da popula??o e da cultura do pa?s o grande n?mero de africanos escravizados que vieram para o Brasil durante o per?odo da coloniza??o, assim como os descendentes desses povos. A forte influ?ncia da heran?a africana pode ser percebida em diversas manifesta??es culturais brasileiras e foi fundamental na forma??o da cultura popular e letrada no Brasil.

Inicie a aula comentando sobre a import?ncia da cultura africana na forma??o do povo brasileiro e pergunte aos alunos se eles conseguem perceber a presen?a da cultura africana em nossa sociedade, ou at? mesmo em nosso dia a dia.

?

ATIVIDADE 1: 1? MOMENTO

?

a) Para esta atividade os alunos precisam ter acesso a um computador e ? internet.

b) Divida os alunos em duplas.

c) Pe?a que as duplas acessem o link abaixo do Blog ?frica:

Blog

Imagem e blog dispon?vel em: http://africaportaldoprofessor.wordpress.com/. Acesso em 14/04/2012

?

d) Oriente os alunos a explorarem o blog procurando artigos, textos, not?cias, entrevistas e curiosidades que estejam relacionadas ?s manifesta??es culturais africanas em nossa sociedade e que eles julguem interessantes como possibilidades de tem?ticas para aprofundamento ao longo do processo de pesquisa.

e) Disponibilize um tempo para as duplas navegarem nesse blog. Aproveite para perguntar ?s duplas suas impress?es iniciais sobre o blog e o seu conte?do, a fim de motivar as duplas a buscarem mais informa??es sobre o assunto.

f) Prosseguindo a atividade, sugira aos alunos que criem um mapa conceitual simples, que ? uma ferramenta utilizada para organizar e representar o conhecimento. Esse mapa deve conter apenas palavras que ilustrem as informa??es que os alunos conseguiram encontrar no Blog, relacionadas ?s manifesta??es culturais africanas em nossa sociedade.

Exemplo:

MAPA

Oriente os alunos a colocarem no m?nimo dez palavras relacionadas ?s manifesta??es culturais africanas em nossa sociedade.

Para essa atividade, as duplas precisar?o:

Computador conectado a internet e equipado com o Power Point.

Criar um mapa conceitual simples no Power Point.

Salvar o mapa no computador, com o nome da dupla, para que o professor visualize o trabalho das duplas.

mapa conceitual

?

Aten??o: para orientar o trabalho das duplas, acesse o link abaixo; ele explica o que ? um mapa conceitual e como faz?-lo:

http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=642

?

?

f) Ap?s disponibilizar um tempo para a conclus?o dessa atividade, os alunos dever?o apresentar seus mapas conceituais para todos da turma, exibindo-os em proje??o atrav?s de data-show.

?

2. PROBLEMATIZA??O DO TEMA:

ATIVIDADE 1: 2? MOMENTO

?

a) Ap?s a apresenta??o de todas as duplas, pe?a aos alunos que sugiram quest?es pertinentes que possam ser pesquisadas pela turma. Escolha um aluno da turma para ir anotando as quest?es que forem surgindo.

b) Professor, no processo de elabora??o das quest?es de pesquisa pelos alunos, oriente-os a pensar em quest?es fundamentais para o aprofundamento da tem?tica, como por exemplo:

  • O momento hist?rico em que foi poss?vel a ?entrada? e a intera??o da cultura africana com a cultura brasileira.
  • Os significados das manifesta??es culturais africanas no Brasil e a preserva??o, no presente, de seus sentidos do passado.
  • A import?ncia da intera??o cultural entre africanos e brasileiros para a identidade da sociedade brasileira.

c) Depois de um tempo ouvindo e anotando as sugest?es dos alunos, leia para todos da turma as quest?es que foram levantadas e direcione com os alunos as quest?es mais relevantes para o aprofundamento da tem?tica. 

?

3. FONTES E PROCEDIMENTOS PARA A REALIZA??O DA PESQUISA:

? preciso explicar aos alunos que as fontes para o desenvolvimento da pesquisa podem ser diversas. Confira, abaixo, uma defini??o feita na aula ?Fontes hist?ricas: diferentes tipos? de Ana Fl?via Ribeiro Santana, publicada no Portal do Professor: 

As fontes hist?ricas  nos permitem conhecer, atrav?s da sua observa??o e an?lise, a hist?ria de uma pessoa ou de um acontecimento. Elas podem ser de diversos tipos como:

Fontes Orais: reproduzem em CDs, MP3, DVDs ou anota??es escritas as lembran?as que uma pessoa conta sobre um acontecimento ou tempo passado;

Fontes Escritas: s?o documentos escritos em pap?is  ou digitalizados que registram um acontecimento passado;

Fontes Iconogr?ficas ou Imag?ticas: s?o imagens sobre um acontecimento passado registradas em fotos, DVDs, quadros, cart?es;

Fontes Materiais: s?o objetos usados no passado;

Fontes Arquitet?nicas: s?o casas, monumentos e outras constru??es edificadas no passado. 

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28832  Acesso em 14/04/2012    14/0414

?

Professor, o trabalho com diferentes fontes de pesquisa estimular? o aluno, ao longo do processo de pesquisa, a desenvolver a sua capacidade de descri??o, interpreta??o, explica??o, an?lise e cr?tica.

Para esta pesquisa, a proposta ? o trabalho com as seguintes fontes: 

?

  •  Fontes Orais ? Entrevista com representantes da cultura afro-brasileira na cidade onde os alunos moram.
  •  Fontes Escritas ? Textos sobre a tem?tica.
  • Fontes Imag?ticas ou Iconogr?ficas ? Fotos do franc?s Pierre Verger.

?

A estrat?gia de trabalho inclui as seguintes atividades:

  • Levantamento e an?lise de mat?rias/reportagens/textos/artigos.
  • An?lise das fontes recolhidas durante a pesquisa.
  • Reprodu??o de v?deo/debate sobre o tema.
  • Produ??o de v?deos, fotografias, exposi??o e museu digital.

?

pesquisa

?

4.DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA:  

ATIVIDADE 2:

a) Os alunos dever?o se dividir em 4 grupos.

b) Cada grupo ficar? com uma das influ?ncias africanas em nossa sociedade, abaixo indicadas:

Capoeira

M?sica

Culin?ria

Religi?o

Obs: Os grupos dever?o procurar responder ?s quest?es da pesquisa dando ?nfase ? influ?ncia cultural espec?fica do seu grupo. Exemplificando, o grupo da capoeira dever? identificar em que momento a capoeira entrou no Brasil, se o significado dessa manifesta??o cultural no passado ? o mesmo do presente e a import?ncia da capoeira para a identidade da sociedade brasileira. E assim sucessivamente.  Al?m disso, de acordo com o n?mero de quest?es de pesquisa levantadas pelos alunos, fa?a a divis?o das mesmas entre os grupos, de maneira que cada grupo aprofunde os estudos em uma (ou mais) quest?o espec?fica, diferente dos demais. Posteriormente, os grupos far?o a socializa??o das tem?ticas trabalhadas, referentes ao objeto central de pesquisa.

c) Os grupos se encarregar?o de trazer para a pr?xima aula materiais jornal?sticos, livros did?ticos, enciclop?dias, jornais, revistas, enfim, diversas fontes de pesquisa que os ajudem a construir, nas aulas seguintes, seu conhecimento sobre a tem?tica pesquisada.

?

ATIVIDADE 3:

?

a) Os grupos iniciar?o a aula analisando tr?s v?deos de curta dura??o.

b) Professor, antes da exibi??o dos v?deos abaixo, oriente os alunos para as seguintes quest?es que poder?o ser observadas nos v?deos:  

  • No v?deo I o antrop?logo Marlon Marcos afirma: ?que a ?frica n?o ? essa coisa primitiva que as pessoas vincularam tanto?. Oriente os alunos a observarem atentamente quais os argumentos utilizados pelo antrop?logo para fundamentar a sua afirma??o, para que, posteriormente, no debate, eles possam expor as suas considera??es acerca da quest?o.

?

  • Nos v?deos I e II os alunos dever?o identificar as contribui??es que o museu e as fotografias de Pierre Verger deixaram para a preserva??o da cultura afro-brasileira, al?m de perceber quais os aspectos da cultura africana Pierre Verger gostava de destacar em suas fotografias. Posteriormente, os alunos poder?o se inspirar no trabalho do fot?grafo para produzir as suas pr?prias fotografias acerca da cultura afro-brasileira.

?

  • No v?deo III, os alunos observar?o a import?ncia, para a cultura afro-brasileira, do reconhecimento da capoeira como patrim?nio cultural do Brasil. Posteriormente, durante a pesquisa, os alunos poder?o expor suas considera??es a respeito da possibilidade de que outras manifesta??es afro-brasileiras tenham o mesmo reconhecimento.

?

V?DEO I:

  

afro

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=auhJXas2Zzw

Acesso em 14/04/2012

V?DEO II:

?

afro2

?

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=ndTHjRPiAyY

Acesso em 14/04/2012

V?DEO III:

afro3

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=gRAbcqAYkSY&feature=related

Acesso em 14/04/2012

?

?

c) Ap?s exibi??o dos v?deos, oriente os alunos a se separarem nos quatro grupos de pesquisa.

d) Estabele?a um tempo para que os grupos formem uma opini?o acerca do que foi assistido e depois todos os grupos dever?o redigir um pequeno texto, apresentando sua opini?o sobre os v?deos assistidos.

e) Cada grupo dever? escolher um representante para ler o texto do grupo para todos da turma.

?

ATIVIDADE 4

 

a) Para esta atividade os alunos precisam ter acesso a um computador e ? internet.

b)  Divida os alunos em duplas e pe?a para acessarem o link http://bethccruz.blogspot.com.br/2009/04/fotografias-de-pierre-verger.html. Acesso em 24/04/2012

c) No link indicado acima, os alunos poder?o ver fotos de Pierre Verger e ler o texto dispon?vel. Explique a eles que Pierre Verger foi fot?grafo e etn?grafo franc?s  e nasceu em Paris, em 4 de novembro de 1902. O material dispon?vel no link refere-se ao trabalho realizado pelo fot?grafo no Brasil.  Confira um trecho do texto: ?Em 1946, Pierre Verger conheceu a cidade de Salvador e ficou apaixonado por seu povo e pela cultura afro-brasileira. (...) A partir desse contato, Verger passou a pesquisar e se aprofundar na cultura baiana e africana, o afrodescendente e o candombl? tornaram-se seu foco de interesse e seus trabalhos fotogr?ficos foram em torno desse tema?. Oriente os alunos a anotarem no caderno as ideias principais do texto.

d) As duplas devem escolher duas fotos de Pierre Verger relacionadas ? cultura afro-brasileira, como nos exemplos abaixo:

FOTO 2 FOTO3
Candombl? da Bahia A ginga de Iorub?

?

e) As duplas dever?o salvar essas imagens no computador e dever?o criar uma legenda para cada foto.

Na cria??o da legenda, oriente os alunos a buscarem apreender a mensagem de Pierre Verger em cada fotografia, ou seja, em quais marcas da identidade da cultura afro-brasileira o fot?grafo procurou dar maior ?nfase.

f) Todas as fotos dever?o ser salvas no pendrive do professor que, posteriormente, far? uma apresenta??o com todas as fotos, para que os alunos tenham contato com o trabalho de todas as duplas.

Obs: Professor, se desejar, poder? fazer tamb?m um mural dessas fotos em sala de aula, para que os alunos visualizem o trabalho de todas as duplas. Junto com as fotos os alunos podem escrever algumas ideias j? anotadas no caderno, relativas ao trabalho de Pierre Verger. Esse mural poder? ser feito de papel pardo e afixado na parede da sala de aula.

g) Partindo da proposta de Pierre Verger de fotografar as manifesta??es culturais de v?rias sociedades, cada grupo dever? definir espa?os da sua cidade, incluindo o seu bairro, que eles percorrer?o para fotografar uma manifesta??o afro-brasileira. Lembrando que cada grupo tem uma tem?tica espec?fica da influ?ncia africana para pesquisar: Capoeira/M?sica/Culin?ria/Religi?o e seguindo esses temas ? que dever?o produzir as suas fotografias.

h) Depois, os grupos selecionar?o as suas melhores fotos e montar?o uma apresenta??o em Power Point para todos da turma verem. Nessa apresenta??o, oriente os alunos a criarem legendas para as fotos, as quais expliquem os momentos e os significados que as fotos podem revelar da referida manifesta??o afro-brasileira fotografada.

i) Professor, no item f foi sugerido que os alunos elaborem um mural. Sugira aos grupos que escolham tr?s fotos que mais gostaram do seu trabalho e que expressem bem a manifesta??o afro-brasileira pesquisada e acrescentem ao mural.

?

ATIVIDADE 5:

?

a) Oriente os grupos a se reunirem em sala de aula para analisar os v?deos e a experi?ncia que tiveram na pesquisa de campo e produ??o de fotografias.

b) Proponha aos grupos que aprofundem as quest?es de pesquisa, utilizando tamb?m os recursos bibliogr?ficos sugeridos nos links abaixo:

?

A INFLU?NCIA DO NEGRO NA CULTURA BRASILEIRA

Nesse texto, os alunos conhecer?o as influ?ncias e contribui??es da cultura africana na sociedade brasileira.

Dispon?vel em: http://www.colegiolacordaire.conexaopitagoras.com.br/CF//antenado/especiais/cultura_afro/cultura.html . Acesso em 14/04/2012

Blog ?frica: http://africaportaldoprofessor.wordpress.com/

Sites:

Casa das ?fricas: site que promove e incentiva a cultura, estudos e atividades sobre as sociedades africanas.

Dispon?vel em: www.casadasafricas.org.br .Acesso em 14/04/2012

Funda??o Cultural Palmares:

Funda??o vinculada ao Minist?rio da Cultura, respons?vel por programas e projetos voltados para o reconhecimento e a preserva??o da cultura africana na sociedade brasileira.

Dispon?vel em: www.palmares.gov.br . Acesso em 14/04/2012

Professor, oriente os grupos a acrescentarem ? pesquisa os materiais que coletar?o durante a atividade 2 e a buscarem tamb?m fontes materiais como roupas, instrumentos musicais, imagens, entre outros objetos, para enriquecer ainda mais a pesquisa.

trabalho

URL da imagem original: http://www.effectreform.com.br/home/images/stories/trabalho-equipe.gif

?

5. RESULTADOS DA PESQUISA

1. Os grupos, a partir de todo o material selecionado, analisado e produzido, dever?o montar uma EXPOSI??O em sua escola. Para o sucesso dessa atividade, sugira aos alunos que acessem o link abaixo, para entenderem como ? a organiza??o e o objetivo de uma exposi??o.

Aten??o! Para essa atividade, os alunos poder?o tamb?m contar com o apoio dos professores de Artes e Portugu?s.   

?

Link: "Como montar uma exposi??o"

exposi

Dispon?vel em:  http://arquivo.ese.ips.pt/ese/destaques/historico/exposicao/m_expo/m_esposicao.html

Acesso 14/04/2012

?

2. A partir da leitura do conte?do do link, oriente os grupos a organizarem uma exposi??o em sua escola, que poder? ter como t?tulo: Manifesta??es culturais afro-brasileiras.

Essa exposi??o ficar? sob a responsabilidade dos quatro grupos que dever?o fazer um rod?zio de quatro alunos (um de cada grupo), diariamente.

Os alunos escolhidos dever?o apresentar o material da exposi??o para os visitantes e esclarecer poss?veis d?vidas. Para isso, o hor?rio da exposi??o poder? ser no recreio e tamb?m poder? funcionar durante uma semana no hor?rio de contra turno da turma.

Recursos Complementares

Sugest?o de link para alunos:

V?deo: Influ?ncia Africana no Brasil http://www.youtube.com/watch?v=19FSHZvzs8s

?
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:  

A descoberta da ?frica!: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24935

Ra?zes Africanas na identidade brasileira - contribui??es dos povos angolanos:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25225
?
A diversidade cultural no Brasil: revendo preconceitos e construindo rela??es de toler?ncia:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25232
?
Cole??o:  As influ?ncias culturais africanas no Brasil: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=224

Todos os links foram acessados em 14/04/2012.

Outras refer?ncias para pesquisa sobre a tem?tica:

Revista Africanidades: http://www.africaeafricanidades.com/index.html

Todos os links foram acessados em 14/04/2012.

Livros:

Cultura em movimento: Matrizes africanas e ativismo negro no Brasil ? Cole??o Sankofa ? Volume 2. Livro de Elisa Larkin Nascimento. Editora Selo Negro.

Nossos colonizadores africanos: presen?a e tradi??o negra na Bahia (2? edi??o) de ld?sio Tavares. Editora: EDUFBA

Avaliação

A avalia??o deve permear toda a atividade pedag?gica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poder? avaliar o aluno segundo sua participa??o em todo o processo de pesquisa e, principalmente, ao colocar em pr?tica os resultados das informa??es coletadas.