Portal do Professor

Início do Conteúdo

A DEFESA PELOS DIREITOS DOS AFRODESCENDENTES E A QUEST?O RACIAL NO BRASIL

Autor e Co-autor(es)

Alinne Grazielle Neves Costa imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Hist?ria Cidadania e cultura no mundo contempor?neo
Ensino M?dio Hist?ria Cidadania: diferen?as e desigualdades
Ensino M?dio Hist?ria Cultura
Ensino M?dio Hist?ria Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir das atividades de pesquisa desenvolvidas nesta aula, o aluno poder?:

Conhecer as origens e prop?sitos da Frente Negra Brasileira;

Identificar movimentos sociais, organiza??es e institui??es que defendem os direitos dos afrodescendentes;

Refletir sobre a import?ncia da luta contra o preconceito racial em nosso pa?s.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O contexto hist?rico que possibilitou intera??es entre a cultura africana e a cultura brasileira.

A heran?a cultural africana na sociedade brasileira.

Estratégias e recursos da aula

1. A PROPOSTA DE PESQUISA:

A atua??o de movimentos sociais que lutam em defesa dos direitos dos afrodescendentes n?o ? um movimento t?o recente como se imagina. Em 1931, surge no cen?rio brasileiro o primeiro movimento social negro conhecido como Frente Negra Brasileira. Daquele momento em diante, a atua??o dos afrodescendentes na luta por direitos iguais s? aumentou, e hoje temos v?rios movimentos sociais, organiza??es e institui??es que lutam em nossa sociedade contra o preconceito racial.

?

ATIVIDADE 1: 

?

a) Inicie a aula propondo aos alunos uma roda de conversa para uma sondagem dos conhecimentos e opini?es dos alunos sobre a tem?tica que ser? abordada.

b) Prosseguindo, solicite aos alunos que relatem suas impress?es e opini?es iniciais sobre o preconceito racial no Brasil.

c) Durante o debate, levante alguns questionamentos a fim de motivar os alunos a participarem, tais como:

  • A exist?ncia de preconceito em nossa sociedade.
  • Not?cias, novelas, filmes, m?sicas ou outras experi?ncias que os alunos tiveram e que denunciavam algum caso de racismo ou preconceito em nossa sociedade ou em outro pa?s.
  • A opini?o sobre atitudes preconceituosas.

?

d) Depois de ouvir as opini?es dos alunos, ainda em uma roda de conversa, leia para eles a reportagem abaixo:

Entidade do movimento negro protesta em frente ao Grupo P?o de A??car contra discrimina??o racial

"S?o Paulo - Representantes da organiza??o n?o governamental (ONG) Rede de Pr?-Vestibulares Comunit?rios e Educa??o e Cidadania de afrodescendentes e carentes (Educafro), entidade do movimento negro que luta por Justi?a, realizaram no final da manh? de hoje (22) um ato de protesto contra a??es de discrimina??o racial, em frente ao pr?dio do escrit?rio central do Grupo P?o de A??car. O Grupo P?o de A??car divulgou nota informando que entrou em contato com a ONG Educafro e que "reiterou suas diretrizes de rep?dio a qualquer ato discriminat?rio". Segundo a nota, a empresa "pauta suas a??es no respeito aos direitos humanos e ? integridade de todos os que frequentam as suas lojas, bem como os que contribuem com a sua opera??o". A empresa assegurou que "n?o admite qualquer forma de discrimina??o relativa ? ra?a, g?nero, orienta??o sexual, cor, religi?o, idade, origem ?tnica, incapacidade f?sica ou mental ou qualquer outra classifica??o protegida por leis federais, estaduais ou municipais". Com megafones, cartazes e bandeiras, integrantes da Educafro procuraram chamar a aten??o do p?blico e pressionar a diretoria do grupo a marcar uma reuni?o para negociar um meio de coibir a discrimina??o racial. ?Queremos propor um treinamento antirracista para os funcion?rios com o objetivo de erradicar os comportamentos preconceituosos?, disse Marcelo Ant?nio de Jesus, um dos coordenadores do ato. Segundo ele, a organiza??o analisa cinco casos de maus tratos em estabelecimentos comerciais. Entre os processos est? o de duas mulheres - m?e e filha - v?timas de discrimina??o, no ?ltimo dia 7, ap?s fazer compras no Supermercado CompreBem, no bairro de Itaquera, zona leste da cidade. Quando as clientes j? estavam a 100 metros de dist?ncia do local, de acordo com Santos, foram abordadas por um seguran?a. Dizendo-se policial, o homem disse a elas que ?algu?m as viu furtando algo e que seriam suspeitas por serem negras?.

Reportagem dispon?vel na ?ntegra em: agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-07-22/entidade-do-movimento-negro-protesta-em-frente-ao-grupo-pao-de-acucar-contra-discriminacao-racial

Acesso em 14/04/2012

e) Ap?s a leitura do texto, indague os alunos sobre:

Pelo qu? protestava a entidade negra EDUCAFRO? Em sua opini?o, atitudes como essa podem contribuir para a transforma??o social?

f) Depois de ouvir as opini?es dos alunos sobre a reportagem lida, pe?a a eles que se dividam em seis grupos que ficar?o encarregados de trazer para a pr?xima aula materiais jornal?sticos que retratem, por exemplo, situa??es de preconceito e situa??es de lutas cotidianas dos movimentos negros por igualdade de direitos.

g) No segundo momento, os alunos dever?o formar um c?rculo na sala de aula para apresenta??o e debate dos materiais trazidos pelos grupos. Deixe cada grupo livre para conduzir a apresenta??o de suas reportagens e refletirem livremente sobre o conte?do delas. Todos os grupos dever?o ter oportunidade para expor suas not?cias e opini?es.

h) Ao final dessa atividade, coloque no meio do circulo v?rias cartolinas em branco e pe?a para os seis grupos colarem suas reportagens e redigir frases criativas que sintetizem as reflex?es feitas pelos grupos durante o debate.

?

2. PROBLEMATIZA??O DO TEMA:

 Professor, tendo como referencial as discuss?es sobre as reportagens e a cria??o das frases que sintetizaram as discuss?es sobre a tem?tica,  proponha aos alunos  que elaborem quest?es de pesquisa. Voc? pode orient?-los a problematizar a tem?tica, tendo como refer?ncia os seguintes eixos fundamentais:

  • Origens e prop?sitos da Frente Negra Brasileira.
  • Principais movimentos sociais, organiza??es e institui??es que lutam pelos direitos dos afrodescendentes no Brasil atual.

?

3. FONTES E PROCEDIMENTOS PARA A REALIZA??O DA PESQUISA:

Para esta pesquisa a proposta ? o trabalho com as seguintes fontes:

  • Fontes Orais ? entrevistas com integrantes de movimentos negros.
  • Fontes Escritas ? Textos sobre a tem?tica.
  • Fontes Imag?ticas ou Iconogr?ficas: v?deos sobre a tem?tica.

?

A estrat?gia de trabalho inclui as seguintes atividades:

  • Levantamento e an?lise de mat?rias/reportagens/textos/artigos.
  • An?lise das fontes recolhidas durante a pesquisa.
  • Reprodu??o de v?deo/debate sobre o tema.
  • Produ??o de cartazes, hist?ria em quadrinhos digital e telejornal.

?

?

pesquisa

?

4. DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA: 

ATIVIDADE 2: 

a) Apresente aos alunos os v?deos abaixo, os quais relatam uma s?rie de entrevistas com os principais integrantes do movimento social Frente Negra Brasileira, que foi criado em S?o Paulo em 1931.

Professor esses v?deos s?o importantes para a pesquisa porque resgatam alguns dos principais personagens desse maior movimento social p?s-aboli??o no Brasil. Durante as entrevistas, os alunos poder?o compreender que a Frente Negra Brasileira, al?m de ser um dos primeiros movimentos sociais afro-brasileiros, prop?s a participa??o do negro na pol?tica nacional atrav?s do voto. Em um primeiro momento, a luta do movimento se restringia ? participa??o dos negros nas decis?es pol?ticas do pa?s e depois, a Frente Negra passou a denunciar as viola??es dos direitos dos negros dentro da sociedade brasileira atrav?s do jornal ?A voz da Ra?a?. Assim, houve uma amplia??o no n?mero de integrantes dentro do movimento e o objetivo do grupo passou a ser partid?rio e de igualdade social.

Diante do exposto, oriente os alunos a observarem nos v?deos a import?ncia da Frente Negra Brasileira como um dos primeiros movimentos sociais negros do pa?s, os principais personagens desse movimento e as opini?es dos seus v?rios integrantes sobre a quest?o dos direitos dos afrodescendentes em nosso pa?s.

?

?

V?DEO 1:

video MN1

Dispon?vel em:  http://www.youtube.com/watch?v=j4H-dqC4Kug

Acesso em 14/04/2012

?

V?DEO 2:

video MN2

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=E9wfuqzbyfg&feature=relmfu

Acesso em 14/04/2012 

?

b) Ao encerrar a exibi??o dos v?deos, questione os alunos sobre as observa??es que eles fizeram durante a apresenta??o das entrevistas. Veja se eles conseguiram perceber que a Frente Negra Brasileira foi uma das primeiras organiza??es no s?culo XX a exigir igualdade de direitos e participa??o dos negros na sociedade brasileira e que essa organiza??o desenvolvia diversas atividades de car?ter pol?tico, cultural e educacional para os seus integrantes, como palestras, semin?rios, cursos de alfabetiza??o, oficinas de costura, al?m da promo??o de festivais de musica. Ou?a as analises dos alunos sobre os v?deos.

c) Sugira aos alunos que se dividam em cinco grupos. Para este momento da atividade, os alunos devem ter acesso a um computador e ? internet.

d) Pe?a aos grupos que acessem o link abaixo para leitura na ?ntegra do texto:

?

TEXTO: Um ?templo de luz?: Frente Negra Brasileira (1931-1937) e a quest?o da educa??o

Com o golpe de Estado de 3 de outubro de  1930, Get?lio Vargas foi al?ado ao poder no Brasil.  Abriu-se uma conjuntura de polariza??o pol?tica. As for?as pol?ticas mobilizaram-se em duas frentes: a da esquerda e a da direita. Contudo, tanto as organiza??es pol?ticas de base popular quanto os partidos das elites n?o inclu?am em seus programas a luta a favor da popula??o negra. Abandonados pelo sistema pol?tico tradicional e acumulando a experi?ncia de d?cadas em suas associa??es, um grupo de ?homens de cor? fundou a FNB, no dia 16 de setembro de 1931. Quase um m?s depois, em assembleia realizada no sal?o das Classes Laboriosas, foi lido e aprovado o estatuto, que estabelecia em seu primeiro artigo: Fica fundada nesta cidade de S?o Paulo, para se irradiar por todo o Brasil, a Frente Negra Brasileira, uni?o pol?tica e social da Gente Negra Nacional, para afirma??o dos direitos hist?ricos da mesma, em virtude da sua atividade material e moral no passado e para reivindica??o de seus direitos sociais e pol?ticos, atuais, na Comunh?o Brasileira.

Dispon?vel em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n39/08.pdf

Acesso em 14/04/2012

?

Professor, esse texto ir? ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a Frente Negra Brasileira, pois descreve detalhadamente o contexto hist?rico e social no qual se originou esse movimento. Al?m disso, apresenta algumas das grandes contribui??es dessa organiza??o para os afrodescendentes do nosso pa?s, principalmente criando escolas para alfabetizar os negros e tamb?m o jornal Voz da Ra?a. Dessa forma, ao ler o texto, deve ficar claro para o aluno que a FNB foi express?o da capacidade de uni?o e luta da ?popula??o de cor? na d?cada de 1930. Para as lideran?as negras, a educa??o era o que hoje se designa bem inviol?vel. Al?m da integra??o e ascens?o social do indiv?duo na sociedade, ela possibilitaria a elimina??o do preconceito e, no limite, garantiria as condi??es para o exerc?cio da cidadania plena.

e) Os grupos dever?o analisar o texto e selecionar as informa??es que julgarem mais importantes para descrever a hist?ria desse movimento. Para contar a hist?ria da Frente Negra Brasileira, os grupos dever?o faz?-lo criando uma hist?ria em quadrinhos digital.

Para a realiza??o dessa atividade os alunos precisar?o:  

  • Computador conectado ? Internet
  • Baixar o programa Hagaqu? para criar as hist?rias em quadrinhos ou utilizar os servi?os online  como o Comeeko. Ainda, se os alunos quiserem usar desenhos criados por eles ou imagens da internet, dever?o salv?-las no computador para usar o programa gratuito Thredgeholder em quadrinhos.
  • Criar os textos para a narrativa e di?logos da hist?ria em quadrinhos.

?

OBS: Para saber mais, os alunos poder?o consultar os links abaixo, os quais ensinam a montar passo a passo, inclusive com v?deo,  uma historinha digital:

http://blog.professoralex.com/2008/07/softwares-gratuitos-para-criao-de.html

http://info.abril.com.br/noticias/blogs/geek-list/curiosidades/cinco-sites-para-criar-quadrinhos-online/

Acesso em 14/04/2012

?

f) Ap?s a cria??o das hist?rias em quadrinhos, os grupos dever?o socializ?-las em sala de aula para todos da turma. Ao final dessa atividade, os alunos poder?o opinar sobre o que acharam das hist?rias em quadrinhos e se elas foram fi?is aos v?deos e texto sobre a tem?tica.

?

ATIVIDADE 3

?

a) Depois de terem conhecido e compreendido a import?ncia hist?rica e social da Frente Negra Brasileira, os grupos dever?o ampliar sua pesquisa, buscando levantar um material bibliogr?fico em jornais, revistas, livros e internet sobre algum movimento social, ONG ou grupo que defenda, na atualidade, os direitos afrodescendentes no Brasil.

b) Os grupos dever?o analisar os materiais coletados para a pesquisa. ? importante nessa etapa orientar os alunos a focalizarem as quest?es de pesquisa que eles levantaram acerca do tema, para que o objetivo do estudo, ao seu final, seja contemplado.

jornal

c. Para a apresenta??o das informa??es, imagens coletadas e an?lise sobre a pesquisa, os alunos dever?o criar um Telejornal digital. Essa estrat?gia de ensino-aprendizagem possibilita ao aluno desenvolver suas diversas formas de express?o (escrita, oralidade, entre outras)

Para essa atividade, os grupos precisar?o:

  •  Computador conectado ? Internet e equipado com processador de texto (Word) e Windows Movie Maker.
  • Criar um nome para o Telejornal.
  • Selecionar as informa??es que julgarem mais importantes sobre o que pesquisaram, pois dever?o criar um texto informativo.
  • Montar um cen?rio.
  • Escolher dois apresentadores para as mat?rias.
  • Gravar o telejornal.
  • Salvar os v?deos em pendrive ou DVD para entreg?-lo ao professor.

?

Sobre como faz?-lo, oriente os alunos acessarem o link abaixo

Telejornal digital ? o aluno como produtor de informa??o:  http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=617

 Acesso em 14/04/2012

d) Depois de pronta a grava??o do Telejornal pelos grupos, passe em sala de aula todas as programa??es para todos da turma assistirem. Ao final dessa atividade, os alunos poder?o opinar o que acharam dos telejornais, das mat?rias apresentadas e dever?o ainda avaliar se os objetivos da pesquisa foram alcan?ados.

?

trabalho

URL da imagem original: http://www.effectreform.com.br/home/images/stories/trabalho-equipe.gif

?

4. RESULTADOS DA PESQUISA: 

Para finalizar essa atividade, os alunos dever?o fazer um evento de conscientiza??o sobre a import?ncia dos movimentos sociais afrodescendentes. Para essa atividade, dever?o ser convidados alunos, pais e toda comunidade escolar.

Para a realiza??o do evento, os alunos dever?o:

  • Criar um nome para o evento.
  • Os grupos de pesquisa dever?o se juntar para elaborar coletivamente um relat?rio final de pesquisa, apontando os resultados alcan?ados durante esse processo. O relat?rio dever? ser entregue ao professor para aprecia??o e corre??es necess?rias. Depois, o professor devolver? o relat?rio aos alunos que eleger?o um integrante de cada grupo para ler o relat?rio na abertura do evento.
  • Apresentar a historinha em quadrinhos sobre a Frente Negra Brasileira. Selecione alguns alunos para fazerem uma montagem com todas as historinhas, pois assim todos os grupos ter?o seus trabalhos apresentados.
  • Apresentar o telejornal digital. Escolha outros alunos para fazerem uma montagem, juntando as partes mais importantes de cada trabalho. Assim, todos ter?o seus trabalhos apresentados.
  • Convidar algum grupo musical ou art?stico que represente a cultura negra para se apresentar. 

Recursos Complementares

Sugest?o de link para professores e alunos:

Artigo: Movimento negro brasileiro: hist?ria, tend?ncias e dilemas contempor?neos site: UFES

< http://www.ufes.br/ppghis/dimensoes/artigos/Dimensoes21_PetronioDomingues.pdf> Acesso em 14/04/2012

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

O que s?o os movimentos negros? <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=36461> Acesso em 14/04/2012

Movimentos Sociais <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28620> Acesso em 14/04/2012

                             

Avaliação

A avalia??o deve permear toda a atividade pedag?gica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poder? avaliar o aluno segundo sua participa??o em todo o processo de pesquisa e, principalmente, ao colocar em pr?tica os resultados das informa??es coletadas.