Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Cidadania e cultura no mundo contempor?neo |
Ensino M?dio | Hist?ria | Cidadania: diferen?as e desigualdades |
Ensino M?dio | Hist?ria | Cultura |
Ensino M?dio | Hist?ria | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
A partir das atividades de pesquisa desenvolvidas nesta aula, o aluno poder?:
Conhecer as origens e prop?sitos da Frente Negra Brasileira;
Identificar movimentos sociais, organiza??es e institui??es que defendem os direitos dos afrodescendentes;
Refletir sobre a import?ncia da luta contra o preconceito racial em nosso pa?s.
O contexto hist?rico que possibilitou intera??es entre a cultura africana e a cultura brasileira.
A heran?a cultural africana na sociedade brasileira.
1. A PROPOSTA DE PESQUISA:
A atua??o de movimentos sociais que lutam em defesa dos direitos dos afrodescendentes n?o ? um movimento t?o recente como se imagina. Em 1931, surge no cen?rio brasileiro o primeiro movimento social negro conhecido como Frente Negra Brasileira. Daquele momento em diante, a atua??o dos afrodescendentes na luta por direitos iguais s? aumentou, e hoje temos v?rios movimentos sociais, organiza??es e institui??es que lutam em nossa sociedade contra o preconceito racial.
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ATIVIDADE 1:
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a) Inicie a aula propondo aos alunos uma roda de conversa para uma sondagem dos conhecimentos e opini?es dos alunos sobre a tem?tica que ser? abordada.
b) Prosseguindo, solicite aos alunos que relatem suas impress?es e opini?es iniciais sobre o preconceito racial no Brasil.
c) Durante o debate, levante alguns questionamentos a fim de motivar os alunos a participarem, tais como:
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d) Depois de ouvir as opini?es dos alunos, ainda em uma roda de conversa, leia para eles a reportagem abaixo:
Entidade do movimento negro protesta em frente ao Grupo P?o de A??car contra discrimina??o racial
"S?o Paulo - Representantes da organiza??o n?o governamental (ONG) Rede de Pr?-Vestibulares Comunit?rios e Educa??o e Cidadania de afrodescendentes e carentes (Educafro), entidade do movimento negro que luta por Justi?a, realizaram no final da manh? de hoje (22) um ato de protesto contra a??es de discrimina??o racial, em frente ao pr?dio do escrit?rio central do Grupo P?o de A??car. O Grupo P?o de A??car divulgou nota informando que entrou em contato com a ONG Educafro e que "reiterou suas diretrizes de rep?dio a qualquer ato discriminat?rio". Segundo a nota, a empresa "pauta suas a??es no respeito aos direitos humanos e ? integridade de todos os que frequentam as suas lojas, bem como os que contribuem com a sua opera??o". A empresa assegurou que "n?o admite qualquer forma de discrimina??o relativa ? ra?a, g?nero, orienta??o sexual, cor, religi?o, idade, origem ?tnica, incapacidade f?sica ou mental ou qualquer outra classifica??o protegida por leis federais, estaduais ou municipais". Com megafones, cartazes e bandeiras, integrantes da Educafro procuraram chamar a aten??o do p?blico e pressionar a diretoria do grupo a marcar uma reuni?o para negociar um meio de coibir a discrimina??o racial. ?Queremos propor um treinamento antirracista para os funcion?rios com o objetivo de erradicar os comportamentos preconceituosos?, disse Marcelo Ant?nio de Jesus, um dos coordenadores do ato. Segundo ele, a organiza??o analisa cinco casos de maus tratos em estabelecimentos comerciais. Entre os processos est? o de duas mulheres - m?e e filha - v?timas de discrimina??o, no ?ltimo dia 7, ap?s fazer compras no Supermercado CompreBem, no bairro de Itaquera, zona leste da cidade. Quando as clientes j? estavam a 100 metros de dist?ncia do local, de acordo com Santos, foram abordadas por um seguran?a. Dizendo-se policial, o homem disse a elas que ?algu?m as viu furtando algo e que seriam suspeitas por serem negras?.
Reportagem dispon?vel na ?ntegra em: agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-07-22/entidade-do-movimento-negro-protesta-em-frente-ao-grupo-pao-de-acucar-contra-discriminacao-racial
Acesso em 14/04/2012
e) Ap?s a leitura do texto, indague os alunos sobre:
Pelo qu? protestava a entidade negra EDUCAFRO? Em sua opini?o, atitudes como essa podem contribuir para a transforma??o social?
f) Depois de ouvir as opini?es dos alunos sobre a reportagem lida, pe?a a eles que se dividam em seis grupos que ficar?o encarregados de trazer para a pr?xima aula materiais jornal?sticos que retratem, por exemplo, situa??es de preconceito e situa??es de lutas cotidianas dos movimentos negros por igualdade de direitos.
g) No segundo momento, os alunos dever?o formar um c?rculo na sala de aula para apresenta??o e debate dos materiais trazidos pelos grupos. Deixe cada grupo livre para conduzir a apresenta??o de suas reportagens e refletirem livremente sobre o conte?do delas. Todos os grupos dever?o ter oportunidade para expor suas not?cias e opini?es.
h) Ao final dessa atividade, coloque no meio do circulo v?rias cartolinas em branco e pe?a para os seis grupos colarem suas reportagens e redigir frases criativas que sintetizem as reflex?es feitas pelos grupos durante o debate.
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2. PROBLEMATIZA??O DO TEMA:
Professor, tendo como referencial as discuss?es sobre as reportagens e a cria??o das frases que sintetizaram as discuss?es sobre a tem?tica, proponha aos alunos
que elaborem quest?es de pesquisa. Voc? pode orient?-los a problematizar a tem?tica, tendo como refer?ncia os seguintes eixos fundamentais:?
3. FONTES E PROCEDIMENTOS PARA A REALIZA??O DA PESQUISA:
Para esta pesquisa a proposta ? o trabalho com as seguintes fontes:
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A estrat?gia de trabalho inclui as seguintes atividades:
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4. DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA:
ATIVIDADE 2:
a) Apresente aos alunos os v?deos abaixo, os quais relatam uma s?rie de entrevistas com os principais integrantes do movimento social Frente Negra Brasileira, que foi criado em S?o Paulo em 1931.
Professor esses v?deos s?o importantes para a pesquisa porque resgatam alguns dos principais personagens desse maior movimento social p?s-aboli??o no Brasil. Durante as entrevistas, os alunos poder?o compreender que a Frente Negra Brasileira, al?m de ser um dos primeiros movimentos sociais afro-brasileiros, prop?s a participa??o do negro na pol?tica nacional atrav?s do voto. Em um primeiro momento, a luta do movimento se restringia ? participa??o dos negros nas decis?es pol?ticas do pa?s e depois, a Frente Negra passou a denunciar as viola??es dos direitos dos negros dentro da sociedade brasileira atrav?s do jornal ?A voz da Ra?a?. Assim, houve uma amplia??o no n?mero de integrantes dentro do movimento e o objetivo do grupo passou a ser partid?rio e de igualdade social.
Diante do exposto, oriente os alunos a observarem nos v?deos a import?ncia da Frente Negra Brasileira como um dos primeiros movimentos sociais negros do pa?s, os principais personagens desse movimento e as opini?es dos seus v?rios integrantes sobre a quest?o dos direitos dos afrodescendentes em nosso pa?s.
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V?DEO 1:
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=j4H-dqC4Kug
Acesso em 14/04/2012
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V?DEO 2:
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=E9wfuqzbyfg&feature=relmfu
Acesso em 14/04/2012
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b) Ao encerrar a exibi??o dos v?deos, questione os alunos sobre as observa??es que eles fizeram durante a apresenta??o das entrevistas. Veja se eles conseguiram perceber que a Frente Negra Brasileira foi uma das primeiras organiza??es no s?culo XX a exigir igualdade de direitos e participa??o dos negros na sociedade brasileira e que essa organiza??o desenvolvia diversas atividades de car?ter pol?tico, cultural e educacional para os seus integrantes, como palestras, semin?rios, cursos de alfabetiza??o, oficinas de costura, al?m da promo??o de festivais de musica. Ou?a as analises dos alunos sobre os v?deos.
c) Sugira aos alunos que se dividam em cinco grupos. Para este momento da atividade, os alunos devem ter acesso a um computador e ? internet.
d) Pe?a aos grupos que acessem o link abaixo para leitura na ?ntegra do texto:
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TEXTO: Um ?templo de luz?: Frente Negra Brasileira (1931-1937) e a quest?o da educa??o
Com o golpe de Estado de 3 de outubro de 1930, Get?lio Vargas foi al?ado ao poder no Brasil. Abriu-se uma conjuntura de polariza??o pol?tica. As for?as pol?ticas mobilizaram-se em duas frentes: a da esquerda e a da direita. Contudo, tanto as organiza??es pol?ticas de base popular quanto os partidos das elites n?o inclu?am em seus programas a luta a favor da popula??o negra. Abandonados pelo sistema pol?tico tradicional e acumulando a experi?ncia de d?cadas em suas associa??es, um grupo de ?homens de cor? fundou a FNB, no dia 16 de setembro de 1931. Quase um m?s depois, em assembleia realizada no sal?o das Classes Laboriosas, foi lido e aprovado o estatuto, que estabelecia em seu primeiro artigo: Fica fundada nesta cidade de S?o Paulo, para se irradiar por todo o Brasil, a Frente Negra Brasileira, uni?o pol?tica e social da Gente Negra Nacional, para afirma??o dos direitos hist?ricos da mesma, em virtude da sua atividade material e moral no passado e para reivindica??o de seus direitos sociais e pol?ticos, atuais, na Comunh?o Brasileira.
Dispon?vel em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n39/08.pdf
Acesso em 14/04/2012
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Professor, esse texto ir? ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a Frente Negra Brasileira, pois descreve detalhadamente o contexto hist?rico e social no qual se originou esse movimento. Al?m disso, apresenta algumas das grandes contribui??es dessa organiza??o para os afrodescendentes do nosso pa?s, principalmente criando escolas para alfabetizar os negros e tamb?m o jornal Voz da Ra?a. Dessa forma, ao ler o texto, deve ficar claro para o aluno que a FNB foi express?o da capacidade de uni?o e luta da ?popula??o de cor? na d?cada de 1930. Para as lideran?as negras, a educa??o era o que hoje se designa bem inviol?vel. Al?m da integra??o e ascens?o social do indiv?duo na sociedade, ela possibilitaria a elimina??o do preconceito e, no limite, garantiria as condi??es para o exerc?cio da cidadania plena.
e) Os grupos dever?o analisar o texto e selecionar as informa??es que julgarem mais importantes para descrever a hist?ria desse movimento. Para contar a hist?ria da Frente Negra Brasileira, os grupos dever?o faz?-lo criando uma hist?ria em quadrinhos digital.
Para a realiza??o dessa atividade os alunos precisar?o:
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OBS: Para saber mais, os alunos poder?o consultar os links abaixo, os quais ensinam a montar passo a passo, inclusive com v?deo, uma historinha digital:
http://blog.professoralex.com/2008/07/softwares-gratuitos-para-criao-de.html
Acesso em 14/04/2012
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f) Ap?s a cria??o das hist?rias em quadrinhos, os grupos dever?o socializ?-las em sala de aula para todos da turma. Ao final dessa atividade, os alunos poder?o opinar sobre o que acharam das hist?rias em quadrinhos e se elas foram fi?is aos v?deos e texto sobre a tem?tica.
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ATIVIDADE 3
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a) Depois de terem conhecido e compreendido a import?ncia hist?rica e social da Frente Negra Brasileira, os grupos dever?o ampliar sua pesquisa, buscando levantar um material bibliogr?fico em jornais, revistas, livros e internet sobre algum movimento social, ONG ou grupo que defenda, na atualidade, os direitos afrodescendentes no Brasil.
b) Os grupos dever?o analisar os materiais coletados para a pesquisa. ? importante nessa etapa orientar os alunos a focalizarem as quest?es de pesquisa que eles levantaram acerca do tema, para que o objetivo do estudo, ao seu final, seja contemplado.
c. Para a apresenta??o das informa??es, imagens coletadas e an?lise sobre a pesquisa, os alunos dever?o criar um Telejornal digital. Essa estrat?gia de ensino-aprendizagem possibilita ao aluno desenvolver suas diversas formas de express?o (escrita, oralidade, entre outras)
Para essa atividade, os grupos precisar?o:
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Sobre como faz?-lo, oriente os alunos acessarem o link abaixo:
Telejornal digital ? o aluno como produtor de informa??o: http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=617
Acesso em 14/04/2012
d) Depois de pronta a grava??o do Telejornal pelos grupos, passe em sala de aula todas as programa??es para todos da turma assistirem. Ao final dessa atividade, os alunos poder?o opinar o que acharam dos telejornais, das mat?rias apresentadas e dever?o ainda avaliar se os objetivos da pesquisa foram alcan?ados.
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URL da imagem original: http://www.effectreform.com.br/home/images/stories/trabalho-equipe.gif
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4. RESULTADOS DA PESQUISA:
Para finalizar essa atividade, os alunos dever?o fazer um evento de conscientiza??o sobre a import?ncia dos movimentos sociais afrodescendentes. Para essa atividade, dever?o ser convidados alunos, pais e toda comunidade escolar.
Para a realiza??o do evento, os alunos dever?o:
Sugest?o de link para professores e alunos:
Artigo: Movimento negro brasileiro: hist?ria, tend?ncias e dilemas contempor?neos site: UFES
< http://www.ufes.br/ppghis/dimensoes/artigos/Dimensoes21_PetronioDomingues.pdf> Acesso em 14/04/2012
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
Movimentos Sociais <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28620> Acesso em 14/04/2012
A avalia??o deve permear toda a atividade pedag?gica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poder? avaliar o aluno segundo sua participa??o em todo o processo de pesquisa e, principalmente, ao colocar em pr?tica os resultados das informa??es coletadas.