Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Pontuação |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
É importante que o aluno esteja no nível silábico alfabético da escrita e tenha habilidades básicas de leitura e de escrita, pois serão propostas situações as quais terá necessidade de interpretá-las. Consideramos importante que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do laptop Classmate do Projeto UCA.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, um Projeto de Iniciação Científica pode ser planejado e organizado de diferentes formas. O objeto de Investigação Científica deve, antes de tudo, ser atraente e desafiador, precisa ser planejado a partir de um rico processo de negociação coletiva, envolvendo professores e alunos. Não importa quem propõe o tema a ser pesquisado, se o/s aluno/s ou o professor, o que se deve considerar é que a questão central precisará viabilizar um processo que transforme esse tema em problema/s coletivo/s. Quando trabalhamos com Projetos há uma possibilidade de estabelecermos relações com outras áreas do conhecimento. Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir algumas dicas pedagógicas de como utilizar a interdisciplinaridade http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=640 e http://educador.brasilescola.com/orientacoes/ . Na prática da sala de aula, competirá a você adequar cada passo ao nível do ano e da turma, devendo suprimir o que ainda não é possível executar. Não há uma fórmula ou um modelo pronto de como desenvolver Pesquisa Científica em sala de aula, mas sim, uma postura coerente na forma de compreender e vivenciar a experiência escolar. Por fim, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental o professor deve orientar os alunos quanto a importância e a seriedade do trabalho de investigação. O aluno precisa perceber a importância deste tipo de trabalho e a sua utilidade na construção do seu conhecimento. Assim, em qualquer Projeto, após a escolha do tema, três momentos são indispensáveis: