Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Cidadania e cultura no mundo contempor?neo |
Ensino M?dio | Hist?ria | Cidadania: diferen?as e desigualdades |
Ensino M?dio | Hist?ria | Cultura |
Ensino M?dio | Hist?ria | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
A partir das atividades de pesquisa desenvolvidas nesta aula, o aluno poder?:
N?o ? necess?rio que o aluno tenha conhecimentos pr?vios sobre a tem?tica.
1. A PROPOSTA DE PESQUISA:
Professor, o Dia da Consci?ncia Negra, 20 de novembro, ? feriado em v?rias cidades do nosso pa?s e data oficial do calend?rio escolar brasileiro, a partir de um decreto de lei assinado pelo ex-presidente da Rep?blica Luiz In?cio Lula da Silva (lei 10.639/2003). Essa data celebra a negritude e nos alerta para a necessidade de combatermos o preconceito e as desigualdades sociais e raciais ainda presentes em nossa sociedade brasileira.
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ATIVIDADE 1:
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a) Para esta aula os alunos devem ter acesso a um computador e ? internet.
b) Em trios, os alunos dever?o acessar os links das charges abaixo:
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CHARGE 1:
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Dispon?vel em: http://jakobskind.blogspot.com.br/2009/11/charge-dia-da-consciencia-negra-no.html
Acesso em 15/04/2012
CHARGE 2:
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Dispon?vel em: http://adrianelima.wordpress.com/2008/11/20/consciencia-negra/
Acesso em 15/04/2012.
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Professor, a charge ? um recurso did?tico-pedag?gico poss?vel de ser utilizado em sala de aula no processo ensino-aprendizagem. As charges s?o geralmente encontradas em jornais, revistas e internet e tratam de temas atuais, atemporais, divertindo e marcando ?pocas. Al?m disso, permite que o aluno passe a entender a imagem como discurso, atribuindo-lhe sentidos sociais e ideol?gicos. Nesse sentido, a op??o por essas duas charges se d? pelo teor cr?tico relacionado ? tem?tica da consci?ncia negra. Na primeira charge, temos o desconhecimento do policial sobre o feriado e tamb?m sobre a grande personalidade que marca a hist?ria do dia da consci?ncia negra, Zumbi. J? na segunda charge, o autor denuncia que a transforma??o da data em feriado s? fez com que as pessoas que realmente precisavam ser ?conscientizadas? viajassem, sem sequer refletir no assunto. Essas charges nos leva ? compreens?o de que, embora a comemora??o do dia 20 de Novembro (dia da Consci?ncia Negra) exista, n?o temos usado essa data para uma reflex?o, de fato, sobre a contribui??o do negro na constru??o do pa?s, em seus diversos aspectos, tanto culturais, quanto estruturais e da necessidade de rompermos com todo e qualquer preconceito racial.
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c) Oriente os alunos a observarem com aten??o as charges, procurando perceber os lugares e as pessoas descritas. Depois, pe?a aos alunos para analis?-las, tentando perceber as cr?ticas que est?o sendo feitas, se elas focalizam a realidade e as poss?veis reflex?es que podemos ter com a leitura das charges. Promova um debate sobre essas observa??es.
d) Depois, pe?a aos alunos que postem coment?rios nos blogs onde est?o as charges, emitindo opini?es em rela??o aos conte?dos das mesmas e sobre o que foi discutido durante o debate.
e) Sugira aos trios que criem uma charge sobre o dia da consci?ncia negra, que poder? ser feita em papel, para os alunos que gostam de desenhar, ou poder? ser feita usando alguns recursos do computador, como o Paint.
Professor, aproveite esse momento para explicar um pouco mais sobre o recurso charge.
Sugest?o de texto: A CHARGE NO ENSINO DE HIST?RIA
O termo charge ? proveniente do franc?s ?charger? (carregar, exagerar). Sendo fundamentalmente uma esp?cie de cr?nica humor?stica, a charge tem o car?ter de cr?tica, provocando o hil?rio, cujo efeito ? conseguido por meio do exagero. Ela se caracteriza por ser um texto visual humor?stico e opinativo, criticando um personagem ou fato espec?fico. Segundo (RABA?A e BARBOSA, 1978: 89), a charge ? um tipo de cartum ?cujo objetivo ? a cr?tica humor?stica de um fato ou acontecimento espec?fico, em geral de natureza pol?tica?. De acordo com estes autores, uma boa charge deve procurar um assunto atual e ir direto onde est?o centradas a aten??o e o interesse do p?blico leitor.
Dispon?vel em: http://www.anpuhpb.org/anais_xiii_eeph/textos/ST%2004%20-%20Jos%C3%A9%20Emerson%20Tavares%20de%20Macedo%20TC.PDF . Acesso 15/04/2012.
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f) Todos os trios dever?o socializar suas charges com todos da turma.
g) Depois, todas as charges dever?o ser repassadas ao professor, salvas em pendrive ou em papel para serem digitalizadas. Com essas charges, o professor poder? criar um blog contendo todas as charges dos alunos.
OBS: Para saber como fazer um blog e utiliz?-lo em sala de aula, os sites abaixo poder?o ser consultados:
http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/especial.asp?EditeCodigoDaPagina=4388
http://www.stella-science.eu/mini_units/index.php?miniunit=blog
Todos os links foram acessados em 15/04/2012.
h) Socialize o endere?o eletr?nico do seu blog com os alunos e pe?a que eles postem coment?rios sobre as charges produzidas pela turma.
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2. PROBLEMATIZA??O DO TEMA:
Ap?s esse contato inicial dos alunos com o dia da Consci?ncia Negra por meio das charges, oriente-os a pensar em quest?es fundamentais para o aprofundamento da tem?tica, como por exemplo:
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3. FONTES E PROCEDIMENTOS PARA A REALIZA??O DA PESQUISA:
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Para esta pesquisa a proposta ? o trabalho com as seguintes fontes:
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A estrat?gia de trabalho inclui as seguintes atividades:
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4. DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA:
ATIVIDADE 2:
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a) Para esta aula os alunos devem ter acesso a um computador e ? internet.
b) Os alunos se dividir?o em quatro grupos;
c) Os grupos dever?o acessar os textos abaixo para leitura na ?ntegra:
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TEXTO 1: VALEU ZUMBI, de Ubiratan Castro de Ara?jo
Em 1695, o Quilombo dos Palmares fora destru?do e o seu l?der, Zumbi, morto e decapitado. Passava para a hist?ria o s?mbolo maior de um dirigente pol?tico negro que lutou at? o ?ltimo suspiro contra a escravid?o.
Dispon?vel em: http://www.palmares.gov.br/?page_id=7730 Acesso em 15/04/2012.
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TEXTO2: A Utopia dos Palmares de Cyro de Mattos
Conforme a Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, o Dia Nacional da Consci?ncia Negra ? comemorado em 20 de novembro, pois foi nesse dia, em 1695, que morreu Zumbi, l?der do Quilombo dos Palmares. Ele representou a luta do negro contra a escravid?o no per?odo do Brasil Colonial. Na trama implac?vel dos destinos, marcada de sangue pelos feitos do feroz aventureiro europeu, estava reservado ao Quilombo dos Palmares, na serra da Barriga, em Alagoas, com o seu l?der Zumbi, o lugar onde se deu um caso extremo de resist?ncia ao sistema.
Dispon?vel em:http://www.jornaldireitos.com/ver_artigos.php?artigo=205 Acesso em 15/04/2012.
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TEXTO 3: Quando tudo aconteceu...
?A cada novo 20 de novembro, Zumbi se espraia, amplia o seu territ?rio na consci?ncia nacional, empurra para os subterr?neos da hist?ria seus algozes, que foram travestidos de her?is"
Dispon?vel em: http://www.planalto.gov.br/seppir/20_novembro/apres.htm Acesso em 15/04/2012.
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TEXTO 4: Democracia racial brasileira ? um mito, afirma PNUD
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Dispon?vel em: http://www.pnud.org.br/arquivos/rdh/rdh2005/rdh2005b_geral.pdf Acesso em 15/04/2012.
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d) Diante do exposto, pe?a aos grupos que analisem os textos procurando, atrav?s de uma leitura cr?tica, levantar algumas quest?es fundamentais para a pesquisa e aprofundamento da tem?tica, como por exemplo:
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e) Ao final das leituras e an?lise das fontes, os grupos dever?o produzir um texto, sintetizando suas conclus?es e posicionamentos sobre o tema.
f) Os grupos dever?o escolher um representante da equipe para fazer a leitura do texto para todos da turma.
g) Feita a leitura, a turma dever? produzir coletivamente um folder, sintetizando as principais informa??es levantadas pelos grupos, referentes ao dia da Consci?ncia Negra. Para elaborar o folder, coletivamente, que seja informativo, dobr?vel, contendo imagens e conclus?es, sugira aos alunos que formem grupos:
Imagem dispon?vel em: http://veele.wordpress.com/como-fazer-um-folder-pedagogico/
Professor, para ajudar os alunos nessa atividade, sugira que eles acessem os links abaixo. Al?m de explicar qual a fun??o pedag?gica do folder, eles sugerem algumas dicas de como fazer o folheto:
Folder ? o nome que ? utilizado no Brasil para designar um tipo de impresso publicit?rio parecido com o flyer, s? que com dobras. De acordo com o Dicion?rio Houaiss da l?ngua portuguesa, folder ? um impresso de pequeno porte, constitu?do de uma s? folha de papel com uma ou mais dobras, e que apresenta conte?do informativo ou publicit?rio; folheto ou ainda prospecto dobr?vel.
Imagem e texto dispon?vel em: http://veele.wordpress.com/como-fazer-um-folder-pedagogico/ e http://comofas.com/como-fazer-um-folder/ Acesso em 15/04/2012.
h) Depois de concluir a cria??o do folder, o mesmo dever? ser entregue ? biblioteca para ser utilizado como fonte de pesquisa para os demais alunos da escola. Em outro momento dessa pesquisa, os alunos ir?o socializar esse folder com a sua comunidade escolar.
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ATIVIDADE 3:
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a) Professor, os grupos dever?o se reunir novamente para levantar um material bibliogr?fico em jornais, revistas, livros e internet, para garantir uma variedade de informa??es sobre as poss?veis reflex?es que podemos fazer referentes ? promo??o da igualdade social no dia da Consci?ncia Negra.
b) Os grupos dever?o analisar os materiais coletados para a pesquisa. Em alguns momentos dessa atividade, passe pelos grupos e sensibilize os alunos sobre os enfoques relacionados ao tema, ou seja, lembre-os das quest?es que foram levantadas durante a problematiza??o do tema, para que assim os grupos n?o percam de vista os objetivos dessa pesquisa.
c) Para socializa??o das an?lises dos grupos, eles dever?o produzir um programa de r?dio: Webr?dio .
http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=640
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Para essa atividade os grupos precisar?o:
Computador conectado ? Internet e equipado com software de edi??o de ?udio, microfone e caixas ac?sticas, leitor de CDR, gravador de som com cabo P10/P2 e m?sicas em MP3 e efeitos sonoros.
A pauta ? resultados da an?lise dos materiais coletados durante a pesquisa.
A produ??o - roteiro das falas de cada integrante do grupo, cria??o dos textos para a leitura, intervalo com m?sica sobre a tem?tica: Consci?ncia Negra.
A apresenta??o ? embora o programa seja gravado, todos os integrantes dos grupos dever?o participar, contribuindo com o programa.
OBS: Para saber como criar e usar em sala de aula uma Webr?dio, acesse o link abaixo:
http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=640 Acesso em 15/04/2012.
d) Depois de pronta a grava??o da programa??o de r?dio pelos grupos, passe em sala de aula todas as programa??es para todos da turma ouvirem. Ao final dessa atividade, os alunos poder?o opinar sobre o que acharam das programa??es ouvidas.
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URL da imagem original: http://www.effectreform.com.br/home/images/stories/trabalho-equipe.gif
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5. RESULTADOS DA PESQUISA:
Comemorando o dia da Consci?ncia Negra em sua escola.
1. Fa?a um intervalo cultural durante uma semana em sua escola. Esse ser? um bom momento para socializar com a comunidade escolar as produ??es dos grupos de pesquisa. Os alunos poder?o organizar para esses dias a apresenta??o de:
a) Exposi??o em mural das charges feitas pelos alunos sobre a tem?tica.
b) Folder criado pelos alunos durante a pesquisa, e se for poss?vel impresso, para ser distribu?do na escola.
c) Apresenta??o dos programas da Webr?dio produzidos pelos grupos de pesquisa.
d) Ao final, cria??o de um painel coletivo. Para isso, leve para o local que est? sendo realizado o intervalo cultural um grande peda?o de papel pardo que dever? ser colocado no ch?o. Chame todos os alunos para participar, distribua canetas de diversas cores e pe?a aos alunos que deixem registrado nessa folha, em forma de desenhos e/ou frases, suas opini?es sobre a import?ncia do dia da Consci?ncia Negra em nossa sociedade.Sugest?o de link para professores:
A avalia??o deve permear toda a atividade pedag?gica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poder? avaliar o aluno segundo sua participa??o em todo o processo de pesquisa e principalmente ao colocar em pr?tica os resultados das informa??es coletadas, o que chamamos de pesquisa-a??o, proposta metodol?gica que visa a transforma??o da realidade atrav?s da pr?tica, formando sujeitos pesquisadores, cr?ticos e reflexivos.